Cáscara Sagrada: para que serve e efeitos colaterais

Faz tempo que você não vai ao banheiro evacuar ou sente dor enquanto defeca? São sinais de constipação! E para te ajudar a aliviar esse desconforto, existe a Cáscara Sagrada. Trata-se de uma planta da América do Norte cuja casca tem efeitos laxativos. Quer saber mais sobre as propriedades e benefícios da Cáscara Sagrada? Então descubra neste artigo especial sobre ela.

 

Comprar Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiana)

O que é a Cáscara Sagrada?

A Cáscara Sagrada é uma opção dentro da medicina tradicional há muito tempo, conhecida por sociedades indígenas na América do Norte, mais especificamente na costa oeste dos Estados Unidos e Canadá. Desempenha grande papel ecológico como alimento de animais — desde sua casca até folhagem e frutos — e também como abrigo.

Ela é uma árvore que alcança até 10 metros de altura, com flores esverdeadas e frutos púrpuras. Musgos e líquens aderem-se às cascas, o que levanta a hipótese da possibilidade de que isso interfira nas propriedades terapêuticas da Cáscara Sagrada. Seu nome científico é Rhamnus purshiana, da família botânica Rhamnaceae, e conta com sinonímias científicas como Frangula purshiana. O nome popular, por sua vez, varia entre Cáscara Sagrada, cascara santa, cascara, bearberry e chitticum stick.

A quantidade de Cáscaras Sagradas diminuiu com o extrativismo das cascas de árvores nativas, já que em determinadas áreas a demanda do mercado era grande. Outro ponto é a seleção humana de variedades de Cáscara Sagrada comercialmente mais interessantes, fato que pode acarretar impactos evolutivos a longo prazo na espécie. Por isso é importante estimular a exploração de benefícios de plantas através de técnicas conscientes e sustentáveis: assim, o ser humano cuida da natureza enquanto cuida da própria saúde!

Hoje, ela é reconhecida como fitoterápico para constipação pelo SUS! E agora que você sabe de mais detalhes da Cáscara Sagrada, vamos aprofundar nos seus benefícios para o nosso organismo.

Comprar Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiana)

Cáscara Sagrada: para que serve

Por possuir ação laxativa, a principal serventia da Cáscara Sagrada é para combater a prisão de ventre, melhorando a frequência de visitas ao banheiro para evacuar.

As partes utilizadas medicinalmente são as cascas do caule e dos ramos. Com menos frequência, são usadas as raízes. Após a extração da casca, é necessário deixá-las envelhecer por 1 ano para evitar o efeito de cólicas, vômitos ou diarréias. Ou então, as cascas são colocadas em estufas a 100ºC por 1 hora. De modo geral, seus componentes são:

A Cáscara Sagrada é manipulada e vendida na forma de cápsulas e tintura. Se você já tem interesse em adquirir a Cáscara Sagrada, basta clicar aqui.

 

Comprar Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiana)

E quais são as indicações de uso da Cáscara Sagrada?

Assim como outras plantas com efeito laxante, o principal uso medicinal da Cáscara Sagrada é para Constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre, intestino preso e obstipação. Além disso, ela pode ser utilizada para:

 

Os componentes da Cáscara Sagrada estimulam a motilidade do intestino, aprimorando o trânsito intestinal e o peristaltismo. Em uma linguagem mais popular, ela solta o intestino. Também acentua a concentração de líquidos e eletrólitos em uma região do intestino, sendo mais fácil para o bolo fecal ser evacuado. A Cáscara Sagrada também age sobre a vesícula biliar, melhorando sensivelmente o processo da digestão.

 

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do quadro da sua saúde, pois a constipação pode ser mais intensa ou não. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar Cáscara Sagrada da melhor forma.

 

Comprar Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiana)

A Cáscara Sagrada ajuda a emagrecer ou engorda?

A ação laxativa da Cáscara Sagrada atua da seguinte forma no emagrecimento: Se você está com o intestino preso e não evacua, você está retendo o peso de fezes e talvez até líquidos. Não há indícios que a Cáscara Sagrada altere especificamente a gordura corporal, mas melhorando o funcionamento do intestino e evacuando corretamente, você elimina esse peso. Outro aspecto da Cáscara Sagrada é sua capacidade sensível de fazer o organismo absorver menos gordura, já que estimula a vesícula biliar.

Portanto, pode auxiliar sim em regimes de emagrecimento! Inclusive, a Cáscara Sagrada pode ser associada ao Sene, Carqueja e Maracujá em uma fórmula manipulada com ação diurética, laxante, digestiva e ansiolítica. Para ter acesso a essa fórmula, basta clicar aqui.

Existem outros fitoterápicos que também podem te ajudar no objetivo de emagrecer. Confira nossas 7 Dicas de emagrecimento saudável com plantas!

Comprar Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiana)

Cáscara Sagrada: efeitos colaterais e contraindicações

Dentro das dosagens recomendadas, o consumo de Cáscara Sagrada é considerado seguro. Também é importante lembrar a orientação de não consumir a Cáscara Sagrada — ou qualquer outro componente laxativo — em períodos que sejam inconvenientes para você: por exemplo durante o expediente de trabalho ou uma longa viagem e demais situações em que ir ao banheiro possa ser complicado. O efeito ocorre, geralmente, após algumas horas e sua dosagem interfere no efeito purgativo ou laxativo.

Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre dores abdominais, vômitos, diarreia e gases. As dores abdominais podem ocorrer pelo estímulo do peristaltismo e trânsito intestinal.

Se o consumo de Cáscara Sagrada for excessivo, tanto em dose quanto a frequência de consumo, é possível que o paciente sofra de diarreias mais severas e possa entrar em desequilíbrio eletrolítico e perder ou deixar de absorver vitaminas.

Outras precauções são:

 

Comprar Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiana)

Cáscara Sagrada: preço e onde comprar

Você pode comprar a Cáscara Sagrada no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

EUROPEAN MEDICINES AGENCY. European Union herbal monograph on Rhamnus purshiana DC, 2020. Disponível em: https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-monograph/final-european-union-herbal-monograph-rhamnus-purshiana-dc-cortex-revision-1_en.pdf. Acesso em: 1 de nov. 2022.

Tradução não-oficial disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/medicamentos/fitoterapicos-dinamizados-e-especificos/monografias-traduzidas/rhamnus_purshiana_cortexp.pdf . Acesso em: 1 de nov. 2022.

FRANGULA purshiana. In: Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Frangula_purshiana . Acesso em: 1 de nov. 2022.

LOBO, Clariane Ramos. Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiana): Uma Revisão de Literatura. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v.1, n.2, p.171-178, 2012. Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/28/23. Acesso em: 1 de nov. 2022.

SANTOS, Jaqueline Souza. Estudo da Espécie Rhamnus purshiana DC: Conhecida Cáscara Sagrada. Tese (Graduação em Farmácia). – Universidade de Uberaba UNIUBE. Uberaba, p. 34. 2019. Disponível em: https://repositorio.uniube.br/bitstream/123456789/849/1/ESTUDO%20DA%20ESPÉCIE%20Rhamnus%20purshiana%20DC%20CONHECIDA%20CÁSCARA%20SAGRADA.pdf. Acesso em: 1 de nov. 2022.

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/conjur/demandas-judiciais/notas-tecnicas/notas-tecnicas-medicamentos/notas-tecnicas/c/c-scara-sagrada-rhamnus-purshiana.pdf/view

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Ricardo Gonçalves de Lima
Texto sútil. Entretanto, necessito pesquisar mais para confrontar as informações..
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ricardo Abaixo do texto você encontra as referências para poder se aprofundar. Em caso de dúvidas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos