Benefícios do Cranberry: para que serve e como tomar

Vontade de ir ao banheiro com frequência e, no fim, poucas gotinhas com ardência: pode ser infecção urinária! Ela é muito comum, mas existem várias dicas para ajudar na sua prevenção, e o Cranberry é uma delas. Saiba mais sobre os benefícios do Cranberry, para que serve e como tomar!

 

Comprar Cranberry

O que é o Cranberry?

Uma frutinha pequena, vermelha e capaz de ajudar a saúde humana: É assim o Cranberry! Você não vai encontrá-lo com muita facilidade no Brasil porque a espécie é nativa do Hemisfério Norte e melhor aclimatada às temperaturas de lá. Quando finalmente chega no nosso país, exibe um preço mais elevado nas versões desidratadas ou em suco.

Ainda bem que a opção em cápsulas é mais acessível e, apesar de não contar com o sabor da fruta, pode ainda oferecer benefícios para quem toma.

O seu nome popular foi dado pelos colonizadores dos Estados Unidos devido a semelhança das flores com o formato de um pássaro, o “crane” — que, na realidade, designa uma família de pássaros, os grous — mas a fruta já era conhecida pelos povos nativos, por exemplo o povo Narragansett. Esse povo, que fala a língua algonquina, chamava o Craneberry de sasemineash e a utilizava como alimento, tintura e componente de remédios tradicionais.

Com o tempo, essa fruta foi ganhando maior popularidade e é consumida anualmente nos Estados Unidos no Dia de Ação de Graças, como geléia que acompanha o peru.

Já seu nome científico é Vaccinium macrocarpon, da família botânica das Ericáceas. Em português, pode ser chamado de oxicoco (nome que vem de outra espécie do mesmo gênero), airela ou arando, mas o mais comum é que seja encontrado por seu nome em inglês, Cranberry.

Os arbustos geralmente são baixos e perenes, com folhas verde-escuras e flores de tons rosa que florescem entre final de Junho e Julho. Os frutos, portanto, vem depois: entre Setembro e Outubro. O melhor solo para Cranberries prosperarem são solos pantanosos com pH baixo e turfa, necessitando de períodos de clima mais frio do que o Brasil conseguiria oferecer.

 

Comprar Cranberry

Cranberry: para que serve

Infecções do trato urinário são bem comuns, especialmente em mulheres, devido à anatomia do corpo feminino: a uretra é mais curta e os micro-organismos conseguem chegar à bexiga mais rápido. No entanto, homens também podem ser atingidos por infecções urinárias que, além de serem doloridas, podem ser reincidentes e evoluir para quadros mais graves se não forem devidamente tratadas.

Além de se hidratar bastante e ter cuidado com a higiene para prevenir futuras infecções, é possível consumir o Cranberry para auxiliar no tratamento e trabalhar na prevenção! Veja seus componentes e mecanismos de ação a seguir.

As partes utilizadas são seus frutos, e seus componentes são:

 

O Cranberry possui ações antioxidante e inibidora de adesão bacteriana.

Ele é vendido na forma de cápsulas, uma opção mais prática no seu dia a dia. Se você tem dúvidas de como tomar, não se desespere: Seja em casa ou no trabalho, não será necessário mais do que alguns instantes para você tirar a cápsula da embalagem e consumí-la.

Comprar Cranberry

E quais são as indicações de uso do Cranberry?

O principal uso do Cranberry é para prevenção de infecções urinárias! É utilizado também no tratamento, embora a prevenção seja mais indicada para o fitoterápico. E não é só isso! Os componentes antioxidantes desta baga auxiliam a nossa saúde de outras formas. O Cranberry também tem sido associado à:

 

Se você já está com infecção urinária, procure ajuda de um profissional para receber um tratamento individualizado e eficaz. Infecções são tratadas comumente com antibióticos, mas existe uma dosagem e uma duração correta para o uso dessa classe de medicamentos. O consumo incorreto pode acarretar problemas.

Se cistites e infecções urinárias são recorrentes na sua vida, avalie os benefícios de incorporar o Cranberry na sua rotina. Há evidências que essa fruta reduz a taxa de reincidência de infecções urinárias!

Por evitar a adesão de bactérias às paredes e superfícies celulares dos órgãos, o Cranberry impede que estes micro-organismos (geralmente E. coli) causem infecções. Existe a maior probabilidade desses agentes patogênicos não se prenderem à bexiga!

Comprar Cranberry

Cranberry emagrece?

Não. O Cranberry, sozinho, não possui evidência científica associada à redução de taxas de gordura corporal, nem mesmo à ação diurética.

Se consumido como fruta, tanto fresco quanto desidratado, pode ser associado à uma alimentação mais rica e fará muito bem ao seu corpo, pois possui vitaminas muito benéficas. No entanto, muitas opções no mercado comercializam o Cranberry com açúcar — por exemplo sucos ou versões desidratadas com adição de açúcar — e, se ingerida em excesso, pode impactar negativamente em dietas de emagrecimento.

Então, se você encontrar Cranberry como fruta ou suco para consumir, confira as taxas de açúcar.

Comprar Cranberry

Cranberry aumenta a imunidade?

A maior parte das pesquisas do Cranberry são associadas a infecções urinárias e como as bactérias deixam de se proliferar (ou não) no corpo. Até o momento, o que se tem maior evidência é que o Cranberry não exatamente combate a bactéria que está ali já instalada no organismo, mas evita a adesão de bactérias, por exemplo, na bexiga e inibe a criação de biofilmes — que são agregações de micro-organismos com uma estrutura diferenciada e capazes de dificultar a ação do sistema imunológico do corpo.

Outro aspecto importante do Cranberry é que os polifenóis e vitaminas que o compõem podem ajudar a resposta imunológica. Um estudo com suco de Cranberry indicou melhor resposta de síntese de células T e podem auxiliar na redução de sintomas de resfriados e gripes leves.

É necessário maior aprofundamento de pesquisas científicas para determinar os mecanismos de ação do Cranberry, portanto até o momento é possível dizer que esta fruta auxiliará na prevenção de cistites e infecções urinárias, trazendo benefícios de forma sistêmica para o seu corpo com a ação antioxidante.

Comprar Cranberry

Cranberry: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, o consumo de Cranberry é bem tolerado, pois trata-se de uma opção que também é alimentícia. Efeitos colaterais variam entre náusea e vômito. No entanto, não se recomenda o extrato de Cranberry a:

Existe interação medicamentosa entre os componentes do Cranberry e o efeito anticoagulante da varfarina. Esse efeito pode ser potencializado, portanto não se recomenda para quem consome esse tipo de medicamento.

Diabéticos devem prestar atenção nas opções de Cranberry com adição de açúcar.

O uso em excesso pode levar o corpo a excretar medicamentos que o paciente esteja tomando, como psicotrópicos (antidepressivos, antipsicóticos) e analgésicos. Avalie com profissionais da saúde o uso de Cranberry caso consuma outros tipos de medicamento e atenha-se à dosagem correta.

Não deixe de buscar orientação médica em casos de infecções urinárias! Cuide bem de si e saiba que você pode contar com a Oficina de Ervas para te ajudar.

 

Comprar Cranberry

Cranberry: preço e onde comprar

Você pode comprar Cranberry no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://www.cranberryinstitute.org

https://link.springer.com/article/10.2165/00003495-200969070-00002

https://seer-adventista.com.br/ojs3/index.php/RBSF/article/view/1478/1039

https://www.ndtv.com/health/can-dried-cranberries-help-you-lose-weight-nutritionist-explains-2052190

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/11/10/exotico-e-nutritivo-cranberry-ajuda-na-prevencao-da-infeccao-urinaria.htm

https://web.archive.org/web/20171208003544/http://www.apsnet.org/publications/apsnetfeatures/Pages/Cranberries.aspx

https://saude.abril.com.br/medicina/infeccao-urinaria-aqui-nao/

https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/os-efeitos-terapeuticos-do-cranberry/

https://www.mountsinai.org/health-library/herb/cranberry

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Beatriz GuimarãEs
PREZADOS AMIGOS... ESTOU ENCANTADA E SUPER FÃ DE CRAMBERRY... TENHOS UMA HORTA E NA VARANDA TUDO QUE É TEMPERO... COMO PODERIA ADQUIRIR A PLANTA? A PILULA TEM AQUI EM ANGRA DOS REI (ONDE MORO)... MAS É DIFÍCIL A FRUTINHA... ESTOU COM 83, SAUDÁVEL, COM APENAS ACHAQUES... TIPO CISTITE... DESDE JÁ MUITO OBRIGADA... ATENCIOSAMENTE BEATRIZ
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Beatriz Não sabemos dizer onde encontrar a planta. Mas, provavelmente, deve ter alguém na internet que venda. Dê uma pesquisada no google. Aqui trabalhamos com o Cranberry em cápsula. Para dúvida e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• ANGELA MARIA FANTONI DE FARIA
Qual é a recomendação de capsulas diárias? Uma por dia Para prevenção?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Angela A dosagem usual para a prevenção de infecção de urina é 1 cápsula de Cranberry 300mg ao dia. Para mais informações sobre o Cranberry clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/cranberry Para dúvidas e orientações fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Claudineia
Boa tarde, Gostaria de saber melhor porque o cranberry é contra indicado para possoas com históricos de calculo renais.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Claudineia. O Cranberry não é indicado para quem tem cálculos renais. Entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo, para que eles possam te orientar: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos à disposição.


• Rosemeire
Eu tomo resuvastatina posso tomar camberry?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rosemeire Pode sim fazer o uso, Cranberry é um considerado um alimento. Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Mirian
Sou diabética posso tomar cramberry
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mirian. Pode tomar o Cranberry na forma de cápsulas de extrato seco. Em caso de infecção urinária, faça o tratamento convencional e tome o Cranberry E.S. 400mg 2 vezes ao dia. Se você quiser usar como preventivo de infecção urinária, pode tomar a dose menor de 300mg 2 vezes ao dia. Esse produto protege a bexiga e impede a fixação da bactéria em suas paredes. https://www.oficinadeervas.com.br/cranberry Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Silvana
Eu tomo bissulfato de clopidogrel pq tive trombose posso tomar o chamberry?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Silvana Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe qual (is) problema (s) de saúde apresenta e se usa algum medicamento além do Clopidogrel. Estamos à disposição.


• Joselia Mattos
Eu já tomava mais de um ano,fiz bariatrica a dois meses posso volta a toma
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Joselia Não recomendamos a volta do uso, ainda é muito recente. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ivonete
Minha mãe teve falta de vitamina b12 terminou o tratamento,e agora ela ficou com incontinência urinária ,ela ajuda nesse caso?de incontinência?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ivonete Há alguns fitoterápicos que podem auxiliar nesse caso, como a Centella Asiática, Óleo de Copaíba e o Ipê Roxo. Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe a idade dela, se tem outro problema de saúde e se faz uso de medicamentos: se afirmativo, cite-os. Estamos à disposição.


• Izabel de Fátima Fróes
Eu tomo sertralina,e somalgim,e Selozok, posso tomar cranberry?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Izabel Na literatura não há menção de interação medicamentosa entre essas substâncias. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• José Aparecido Alves de Oliveira
Sou diabetico e hipertenso posso usar o cramberry?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, José Não há literatura nenhum menção de que o Cranberry influencie negativamente na diabetes e hipertensão. Clique no link abaixo para ver mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/cranberry Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Assim podemos encontrar outro fitoterápico para você. Estamos à disposição.


• Ivanir Clem
estou ficando sem dormir por ir ao banheiro, mutas vezes durante a noite, tenho incontinência urinária, quando consigo dormir ,ja levanto pra ir ao banheiro, será que cramberry vai resolver?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ivanir Como tentativa, para incontinência urinária, o Ipê Roxo e o Óleo de Copaíba podem ajudar. Deixo abaixo os links com mais informações sobre esses fitoterápicos e valores: https://www.oficinadeervas.com.br/ipe-roxo https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-copaiba Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos