Benefícios da Bacopa: para que serve e como tomar

A Bacopa é uma erva utilizada pela humanidade desde muito tempo atrás na medicina ayurvédica, sendo indicada para potencializar funções cognitivas. Veja neste artigo para que serve a Bacopa, efeitos colaterais e como consumir.

 

Comprar Bacopa

O que é a Bacopa

A Bacopa foi descrita pela primeira vez em livros em sânscrito sobre medicina, mais especificamente na trilogia de samhitas como Caraka Samhita, Sushrita Samhita e Astanga Hridaya. Já nessa época, em torno de 2 a 6 A.C., a Bacopa era indicada para melhorar a memória.

O seu nome científico é Bacopa monnieri, da família Plantaginaceae, e é uma planta perene e rastejante, comum em locais mais úmidos e pantanosos às margens de águas doces. Suas flores são pequenas e brancas, já suas folhas são suculentas. Serve para impedir a erosão de solos e é alimento de aves e peixes.

Pode ser chamada comumente de bacopa ou bacopinha, embora também possua o nome popular de "água hissopo", “hissopo d’água” e "brahmi"; sendo que este último nome também tem relação com a cultura hindu e está relacionado ao deus Brahma. A Bacopa é também encontrada fora da Índia, aparecendo em outros locais como China e Vietnã; e também fora da Ásia, por exemplo no sul da África, assim como no Caribe e América do Sul.

Além de ser uma planta adaptógena com diversos efeitos positivos na nossa plasticidade cerebral e retenção de memória, também é uma espécie cultivada em aquários para fins ornamentais. Vamos conhecer então com mais detalhes a Bacopa e como ela age em nosso organismo!

 

Comprar Bacopa

Bacopa: para que serve

Na medicina tradicional, a planta inteira é utilizada no preparo de doses medicinais; já na medicina convencional, o caule e as folhas são secas e processadas até formar um pó com forte ação nootrópica (que potencializa a capacidade cognitiva). Seus componentes são:

A Bacopa possui ações:

E é vendida na forma de cápsulas pela Oficina de Ervas.

 

Comprar Bacopa

E quais são as indicações de uso da Bacopa?

Pesquisas apontam que esta erva possui efeito positivo sobre as funções cognitivas do cérebro por aumentar o nível de neurotransmissores. Associado com o efeito antioxidante, que combate a ação de radicais livres e a degeneração celular, a Bacopa ajuda a manter a saúde neural. Veja abaixo outras indicações de uso da Bacopa:

Como podemos ver, a Bacopa é indicada para potencializar o aprendizado e atenção. Sua ação na neuroplasticidade do cérebro é extremamente benéfica para problemas de memória associados ao envelhecimento, assim como também traz efeitos positivos para quem estuda - independente da idade.

Comprar Bacopa

Bacopa dá sono?

Não necessariamente. Alguns pacientes relatam melhora da rotina do sono, possivelmente pelo efeito ansiolítico e redução de estresse associados à Bacopa. No entanto, há pacientes que relatam o oposto. Por isso, é bom observar como seu corpo reage para tomar a Bacopa em um horário que seja mais conveniente para você: durante o dia ou à noite.

Comprar Bacopa

 
Bacopa: efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos adversos mais comuns associados a Bacopa são dor de cabeça, náusea, distúrbios gastrointestinais, sede, fadiga muscular e palpitações.

No entanto, não existe consenso sobre a frequência destas reações e não há relatos de toxicidade na dosagem recomendada.

Possivelmente, a Bacopa cause a redução da fertilidade masculina por reduzir a quantidade e motilidade de espermatozóides. Mas isto é reversível após a interrupção do uso. Portanto, caso o paciente deseje ter filhos no momento, recomenda-se evitar ou suspender o uso de Bacopa.

Pessoas sensíveis ou alérgicas devem evitar o consumo, assim como não indica-se à gestantes ou lactantes. Pessoas que tomam outros tipos de medicações devem ficar atentas a quaisquer sinais de reações adversas.

 

Comprar Bacopa

Como tomar Bacopa: dosagem usual recomendada

No caso do extrato seco em cápsulas, a recomendação é de 75 a 150 mg, três vezes ao dia.

Lembramos que os efeitos desejados da Bacopa podem levar algumas semanas a serem notados.

 

Comprar Bacopa

Bacopa: preço e onde comprar

Você pode comprar a Bacopa no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Bibliografia

https://www.ufrgs.br/floracampestre/bacopa-monnieri-2/

https://consultaremedios.com.br/bacopa-monnieri/bula

https://www.oficinadeervas.com.br/arquivos/bacopa-monnieri-1.pdf

https://www.healthline.com/nutrition/bacopa-monnieri-benefits#TOC_TITLE_HDR_2

https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/rej.2013.1431

https://entity-health.com/history-of-bacopa-monnieri/

https://wearefeel.com/blogs/learn/what-is-bacopa-monnieri

https://www.smh.com.au/national/fish-tank-plant-boosts-memory-20070615-gdqe7u.html

https://aquaticarts.com/products/moneywort

https://www.sociedadeglobal.org.br/bacopa-monnieri/

https://www.greenmebrasil.com/usos-beneficios/4698-bacopa-monnieri-brahmi/

https://www.researchgate.net/publication/303851233_A_Short_Review_on_Physico-Chemical_Properties_of_Bacopa_monnieri_L

https://www.researchgate.net/profile/Pushpendra-Jain-4/publication/303883137_PHARMACOGNOSTIC_AND_PHARMACOLOGICAL_ASPECT_OF_BACOPA_MONNIERI_A_REVIEW/links/575ab08c08aed884620d8c79/PHARMACOGNOSTIC-AND-PHARMACOLOGICAL-ASPECT-OF-BACOPA-MONNIERI-A-REVIEW.pdf

https://doi.org/10.1089/rej.2013.1431

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ptr.6684

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Kátia Overcenko
A Bacopa tem alguma contra indicação? Pode-se toma-la preventivamente, para melhorar a memória, por quanto tempo? Tem um prazo limite, ou não faz mau?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Kátia. Existem contraindicações da Bacopa sim. Bacopa: efeitos colaterais e contraindicações Os efeitos adversos mais comuns associados a Bacopa são dor de cabeça, náusea, distúrbios gastrointestinais, sede, fadiga muscular e palpitações. No entanto, não existe consenso sobre a frequência destas reações e não há relatos de toxicidade na dosagem recomendada. Possivelmente, a Bacopa cause a redução da fertilidade masculina por reduzir a quantidade e motilidade de espermatozóides. Mas isto é reversível após a interrupção do uso. Portanto, caso o paciente deseje ter filhos no momento, recomenda-se evitar ou suspender o uso de Bacopa. Pessoas sensíveis ou alérgicas devem evitar o consumo, assim como não indica-se à gestantes ou lactantes. Pessoas que tomam outros tipos de medicações devem ficar atentas a quaisquer sinais de reações adversas. O uso como preventivo de doenças degenerativas e problemas de memória pode ser feito, e nesse caso, pode ser na dosagem mínima de 75mg do extrato seco 3 vezes ao dia. Caso sinta alguns dos sintomas descritos acima, suspenda o uso e após 10 dias, tente diminuir as tomadas. Geralmente sugerimos uma pausa de 15 dias a cada 3 meses de uso contínuo, mesmo não sendo necessário segundo a literatura. https://www.oficinadeervas.com.br/bacopa Deixo aqui um informativo sobre memória e concentração: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/hoje-o-tema-e-memoria-nao-va-esquecer-de-ler-este-informativo-hein Caso queira outras opções, entre em contato conosco e nos informe a sua idade, rotina, se está com cansaço ou estresse, se apresenta algum sintoma. Você pode falar com nossos fitoterapeutas pelo WhatsApp (016) 9.8234.0111 ou clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Dilma torres franca
Bacopa pode ser utilizada por crianças de 9 anos? Pergunto porque minha filha tem DPAC e me disseram q pode ajudar.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Dilma, A Bacopa pode ser usada em crianças de 9 anos com uma dosagem mais baixa na forma de xarope. A Bacopa Potencializa a memória, aprendizagem e concentração; Redução do estresse;Auxilia na prevenção da doença de Alzheimer; Anti-inflamatório, dores crônicas; Sedativo; Cardiotônico; Anti-ulceroso, aumenta vida útil das células da mucosa gástrica; Hepatoprotetor; Auxilia na síndrome de cólon irritável; Antioxidante; Vasoconstritor (contração dos vasos sanguíneos); Tratamento de bronquite; Auxilia no tratamento da epilepsia. Para maiores informações entre em contato pelo link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/?utm_source=site&utm_medium=link-footer&utm_campaign=link&utm_content=footer


• carlos
boa noite tendo eu varias plantas, pergunto posso fazer chã das folhas ou como consumir.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Carlos, Se é da Bacopa que esta se referindo seria interessante usar na forma de cápsulas. Para mais informações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Marisa Mazzolli
Pessoas com insuficiência renal pode tomar Bacopa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marisa Pessoas que tomam outros tipos de medicações devem ficar atentas a quaisquer sinais de reações adversas. Não há relato de restrição do uso da Bacopa nesse caso, mas é bom consultar o seu médico antes de tomar, por se tratar de um problema sério. Caso deseje falar com um de nossos fitoterapeutas, acesse o link abaixo e informe as suas condições de saúde e as suas necessidades com detalhes. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria da Conceição Silva Borges
Quanto tempo posso toma bacopa e e quanto tempo e a pausa.Posso tomar juntamente comHeartWellnesse
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Geralmente o uso é por 3 meses e a pausa pode ser de 20 a 30 dias. O início do tratamento deve ser com dosagem mais baixa, para algumas pessoas. Não conhecemos esse produto que você citou, mas você pode informar a composição aos nossos fitoterapeutas e pedir orientações sobre o uso, através do link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Elza Aparecida Silvério Hiroi
Olá. comprei o bacopa de 60 caplets. Posso tomar uma capsula três vezes ao dia?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Elza O uso da Bacopa deve ser iniciado com dosagens baixas para não correr o risco de provocar cefaleia. Então, dependendo da dosagem que você comprou, comece usando somente 1 cáps ao dia. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Andreia Teixeira
Pessoas com hipertensão e a tomarem medicação para a mesma, podem tomar bacopa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Andreia. Se a pressão continua alterada, mesmo com o uso de medicação, é melhor não usar a Bacopa. Caso a pressão esteja regulada com o uso do medicamento, pode iniciar o uso com baixa dosagem para depois adequar a dose diária da Bacopa. Caso queira orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a sua idade, que sintomas ou necessidades apresenta, que medicamentos usa, como está a pressão arterial, que rotina você tem. Deixo o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Nádia
Olá! Eu e meu marido, ambos com 53 queremos fazer uso da Bacopa e também meu filho, 14 anos, estudante. Queremos somente para melhorar a concentração e memorização. Nenhum de nós temos problemas de saúde. Pergunto: qual a dosagem indicada para cada um de nós? Desde já, muito obrigada.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Nádia Entre em contato com nossos fitoterapeutas, informe quantos kg seu filho está pesando e quais dificuldades ele apresenta, como memorização, concentração,etc. Link para falar com os fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Neusa Romano
Eu tomo fluoxetina20mg posso parar de tomar e usar só bacopa obrigada!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Neusa Somente o seu médico poderá alterar ou suspender o uso da Fluoxetina, pois se trata de um medicamento controlado e a suspensão pode causar efeitos indesejados. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Neusa Romano
Estou usando a fluoxetina 20mg e a bocopa 75mg as vezes me da dor de cabeça a noite .Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Neusa Dores na cabeça é umas das reações adversas da Bacopa. O que pode fazer é diminuir a dosagem da Bacopa. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Glayton Aaron Mello
Já que a Bacopa pode reduzir a fertilidade masculina durante o seu uso, então a minha pergunta é: “A BACOPA AJUDA AO HOMEM QUE TEM DISFUNÇÃO ERÉTIL A MELHORAR O SEU DESEMPENHO SEXUAL OU PODE PIORAR O PROBLEMA DE DISFUNÇÃO ERÉTIL EM UM HOMEM QUE ESTÁ FAZENDO USO DA BACOBA”?????? Por, gentileza, responda-me através do meu e-mail que eu cadastrei aqui, por favor!!! Glaytonaaronmellosantana@gmail.com
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Glayton A Bacopa não tem essa função em ajudar no desempenho sexual, existem plantas mais especificas para esses casos como a Xanthoparmelia. Para mais informações sobre a Xanthoparmelia clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/xanthoparmelia-scabrosa Para dúvidas e orientações posológicas, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Anderson honorato
Vc tem algum estudo feito com criança 6 anos TDAH (Substituindo risperidona)?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Anderson Não há relatos na literatura sobre uma possível substituição do Rispiridona. Existem plantas que auxiliam na concentração como a Bacopa e a Acariçoba. Clique no link abaixo para mais informações sobre a Bacopa. https://www.oficinadeervas.com.br/bacopa https://www.oficinadeervas.com.br/acaricoba Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• hilton
Boa noite. Aínda não uso gostaria de saber se posso usar juntamente com vicog 5 mg ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Hilton Não é aconselhado usar com o Vicog que é um vasodilatador, pode causar cefaléia. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• LUCINHA MENEZES
A pessoa portadora de Dodença Mista o Tecido Conjuntivo, Sindrome de Raynoud, Sindrome de Jogren, Esclerodormia e Hashimoto pode tomar Bacopa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Lucinha Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e quais medicamentos faz uso. Estamos à disposição.


• Lucinha de Freitas Almeida
Bom dia 💐 O Bacopa começa a a agir em quanto tempo? Obrigado
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Lucinha O tempo de ação depende do seu organismo, usando a dosagem e posologia correta sua ação não deve demorar. Clique no link abaixo para mais informações sobre a Bacopa: https://www.oficinadeervas.com.br/bacopa Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria Gizelda de Oliveira Tavares
Tomo ácido acetil salicílico e losartana posso tomar Bacopa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria. Pode tomar a Bacopa, desde que seja em dosagem usual. https://www.oficinadeervas.com.br/bacopa Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Dinea
Tenho 60 anos. Sou muito distraída, dispersa. Não consigo me focar , me organizar, ando mais esquecida . . Tomo neural como um dosado de humor. Gostaria de saber mais sobre Bacopa para meu caso. Agradeço
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Dinea. A Bacopa pode ajudar a melhorar o desempenho da memória. Comece tomando 1 cápsula de 75mg pela manhã durante uma semana. Aumente as tomadas aos pouco até chegar em 3 tomadas ao dia. https://www.oficinadeervas.com.br/bacopa Qualquer dúvida ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Miguel De Sena Rosa Filho
Boa tarde, estou escrevendo porque sinto falta de foco, concentração e aprendizagem tenho 52 anos peso 60kg quero acompanhamento de um farmacêutico
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Miguel Você pode fazer o uso da Bacopa para potencializar a concentração e a aprendizagem. Clique no link abaixo para mais informações e adquirir a Bacopa: Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Caso faça uso de algum medicamento nós informe para ver se é necessário rever o fitoterápico. Estamos à disposição.


• Helena
Tomo medicação para a tensão, mas está controlada Tomo também Atorvastatina, Choliatron, Alprazolam e Triticum, posso tomar Bacopa? Aguardo Obrigado
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Helena Por causa de alguns medicamentos que você faz uso, a Bacopa não ira resolver se o seu problema for perda da memória. Para maiores informações entre em contato com os nossos itoterapeutas pelo link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ficamos a disposição.


• Kátia
Boa noite! As reações comuns, houve algum relato de que aconteceu? Eu uso Selozok 100 mg, posso usar o Bacopa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Kátia. Como a Bacopa ajuda no controle de hipertensão, não há problema de usar com o Selosok, mas fique atenta para qualquer sintoma de pressão baixa, que pode ocorrer pelo efeito complementar. Quanto aos efeitos colaterais, já ocorreu de causar dor de cabeça no início do tratamento. Por este motivo, orientamos que se inicie o uso em doses menores para o organismo se acostumar. https://www.oficinadeervas.com.br/bacopa Caso você queira mais informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo e descreva as suas necessidades. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Fatima
Tenho bradicardiaca, pressão baixa, refluxo, gastrite, hipotiroidismo e uma pequena nefrose nos rins posso tomar a Bacopa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Fátima Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem outro problema de saúde, quais medicamentos faz uso e sobre como está sua função renal. Estamos à disposição.


• Ida
Tomo pramipexol ,posso fazer o uso de bacopa? Tenho 79 anos. agradeço
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ida Pode sim fazer o uso da Bacopa. Para mais informações e adquirir o fitoterápico: https://www.oficinadeervas.com.br/bacopa Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Tina Sturmer
Olá! Faço uso de tinturas de ervas medicinais como, erva- botão,dente de leão, colônia,erva- balleira! Tenho 68 anos,uso colírio pra evitar o glaucoma,, medicações para controle da pressão arterial! Gostaria se possível receber a resposta pelo whatsapp! 51999244200! Obrigada!
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Tina, Um de nossos farmacêuticos fitoterapêutas entrará em contato com você através do Whatsapp, conforme solicitado. Segue abaixo o link com maiores informações a respeito das plantas que tem interesse: Eclipta: https://www.oficinadeervas.com.br/eclipta Colônia:https://www.oficinadeervas.com.br/colonia-alpinia Dente de Leão:https://www.oficinadeervas.com.br/dente-de-leao-taraxacum-officinalis Erva Baleeira:https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira Segue abaixo link de nossos fitoterapêutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• Fabiana
Meu filho tem 3 anos... prematuro de 26 semanas com muito atraso motor/cognitivo. Ele pode consumir Bacopa?caso sim.. como proceder?
⇒ Oficina de Ervas: Boa tarde Fabiana A Bacopa auxiliaria muito nesse processo, mas para crianças nessa idade precisa de prescrição médica. Procure seu pediatra e troque uma idéia com ele. Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• Luciana
Olá. Quem fez transplante de rim, utiliza imuno supressores de medicação pode tomar?
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Luciana No caso de transplantes de rim, tudo o que você for usar tem que ter a autorização do médico que acompanha seu caso.É arriscado o uso de qualquer medicamento , seu médico deve ter ciência do que pretende usar. Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos