2021-09-17

Benefícios da Bacopa: para que serve e como tomar

Conheça nossas fórmulas magistrais para Bacopa.
Veja nossa lista de opções:
90 cápsulas - Bacopa E.S 75 mg,     90 cápsulas - Bacopa E.S 150 mg ,     

A Bacopa é uma erva utilizada pela humanidade desde muito tempo atrás na medicina ayurvédica, sendo indicada para potencializar funções cognitivas. Veja neste artigo para que serve a Bacopa, efeitos colaterais e como consumir.

 

O que é a Bacopa

A Bacopa foi descrita pela primeira vez em livros em sânscrito sobre medicina, mais especificamente na trilogia de samhitas como Caraka Samhita, Sushrita Samhita e Astanga Hridaya. Já nessa época, em torno de 2 a 6 A.C., a Bacopa era indicada para melhorar a memória.

O seu nome científico é Bacopa monnieri, da família Plantaginaceae, e é uma planta perene e rastejante, comum em locais mais úmidos e pantanosos às margens de águas doces. Suas flores são pequenas e brancas, já suas folhas são suculentas. Serve para impedir a erosão de solos e é alimento de aves e peixes.

Bacopa para memoria e atencao

Pode ser chamada comumente de bacopa ou bacopinha, embora também possua o nome popular de "água hissopo", “hissopo d’água” e "brahmi"; sendo que este último nome também tem relação com a cultura hindu e está relacionado ao deus Brahma. A Bacopa é também encontrada fora da Índia, aparecendo em outros locais como China e Vietnã; e também fora da Ásia, por exemplo no sul da África, assim como no Caribe e América do Sul.

Além de ser uma planta adaptógena com diversos efeitos positivos na nossa plasticidade cerebral e retenção de memória, também é uma espécie cultivada em aquários para fins ornamentais. Vamos conhecer então com mais detalhes a Bacopa e como ela age em nosso organismo!

 

Bacopa: para que serve

Na medicina tradicional, a planta inteira é utilizada no preparo de doses medicinais; já na medicina convencional, o caule e as folhas são secas e processadas até formar um pó com forte ação nootrópica (que potencializa a capacidade cognitiva). Seus componentes são:

  • Saponinas, dando destaque para bacosídeos
  • Alcalóides
  • Compostos fenólicos
  • Glicosídeos
  • Flavonóides

Casal idoso usando notebook

A Bacopa possui ações:

  • Nootrópica
  • Antioxidante
  • Hipotensora
  • Anti-inflamatória
  • Neuroprotetora
  • Cardiotônica
  • Antiulcerosa
  • Antiepiléptica
  • Sedativa (leve)
  • Espasmolítica

E é vendida na forma de cápsulas pela Oficina de Ervas.

 

E quais são as indicações de uso da Bacopa?

Pesquisas apontam que esta erva possui efeito positivo sobre as funções cognitivas do cérebro por aumentar o nível de neurotransmissores. Associado com o efeito antioxidante, que combate a ação de radicais livres e a degeneração celular, a Bacopa ajuda a manter a saúde neural. Veja abaixo outras indicações de uso da Bacopa:

  • Auxilia na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e possivelmente o Parkinson;
  • Melhora o foco, memória e aprendizado (podendo ser útil em casos de déficit de atenção - TDAH);
  • Ajuda na prevenção de episódios de epilepsia;
  • Aumenta vida útil das células da mucosa gástrica;
  • Previne espasmos no músculo liso intestinal, através da inibição de provenientes dos canais da membrana celular. Assim, auxilia no controle da síndrome de cólon irritável.

Como podemos ver, a Bacopa é indicada para potencializar o aprendizado e atenção. Sua ação na neuroplasticidade do cérebro é extremamente benéfica para problemas de memória associados ao envelhecimento, assim como também traz efeitos positivos para quem estuda - independente da idade.

Idosa professora

Bacopa dá sono?

Não necessariamente. Alguns pacientes relatam melhora da rotina do sono, possivelmente pelo efeito ansiolítico e redução de estresse associados à Bacopa. No entanto, há pacientes que relatam o oposto. Por isso, é bom observar como seu corpo reage para tomar a Bacopa em um horário que seja mais conveniente para você: durante o dia ou à noite.

 
Bacopa: efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos adversos mais comuns associados a Bacopa são dor de cabeça, náusea, distúrbios gastrointestinais, sede, fadiga muscular e palpitações.

No entanto, não existe consenso sobre a frequência destas reações e não há relatos de toxicidade na dosagem recomendada.

Possivelmente, a Bacopa cause a redução da fertilidade masculina por reduzir a quantidade e motilidade de espermatozóides. Mas isto é reversível após a interrupção do uso. Portanto, caso o paciente deseje ter filhos no momento, recomenda-se evitar ou suspender o uso de Bacopa.

Pessoas sensíveis ou alérgicas devem evitar o consumo, assim como não indica-se à gestantes ou lactantes. Pessoas que tomam outros tipos de medicações devem ficar atentas a quaisquer sinais de reações adversas.

 

Como tomar Bacopa: dosagem usual recomendada

No caso do extrato seco em cápsulas, a recomendação é de 75 a 150 mg, três vezes ao dia.

Lembramos que os efeitos desejados da Bacopa podem levar algumas semanas a serem notados.

 

Bacopa: preço e onde comprar

Você pode comprar a Bacopa no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bacopa flor

 

Bibliografia

https://www.ufrgs.br/floracampestre/bacopa-monnieri-2/

https://consultaremedios.com.br/bacopa-monnieri/bula

https://www.oficinadeervas.com.br/arquivos/bacopa-monnieri-1.pdf

https://www.healthline.com/nutrition/bacopa-monnieri-benefits#TOC_TITLE_HDR_2

https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/rej.2013.1431

https://entity-health.com/history-of-bacopa-monnieri/

https://wearefeel.com/blogs/learn/what-is-bacopa-monnieri

https://www.smh.com.au/national/fish-tank-plant-boosts-memory-20070615-gdqe7u.html

https://aquaticarts.com/products/moneywort

https://www.sociedadeglobal.org.br/bacopa-monnieri/

https://www.greenmebrasil.com/usos-beneficios/4698-bacopa-monnieri-brahmi/

https://www.researchgate.net/publication/303851233_A_Short_Review_on_Physico-Chemical_Properties_of_Bacopa_monnieri_L

https://www.researchgate.net/profile/Pushpendra-Jain-4/publication/303883137_PHARMACOGNOSTIC_AND_PHARMACOLOGICAL_ASPECT_OF_BACOPA_MONNIERI_A_REVIEW/links/575ab08c08aed884620d8c79/PHARMACOGNOSTIC-AND-PHARMACOLOGICAL-ASPECT-OF-BACOPA-MONNIERI-A-REVIEW.pdf

https://sci-hub.se/https://doi.org/10.1089/rej.2013.1431

Comentários


  • Kátia Overcenko
    A Bacopa tem alguma contra indicação? Pode-se toma-la preventivamente, para melhorar a memória, por quanto tempo? Tem um prazo limite, ou não faz mau?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Kátia.

    Existem contraindicações da Bacopa sim.

    Bacopa: efeitos colaterais e contraindicações

    Os efeitos adversos mais comuns associados a Bacopa são dor de cabeça, náusea, distúrbios gastrointestinais, sede, fadiga muscular e palpitações.

    No entanto, não existe consenso sobre a frequência destas reações e não há relatos de toxicidade na dosagem recomendada.

    Possivelmente, a Bacopa cause a redução da fertilidade masculina por reduzir a quantidade e motilidade de espermatozóides. Mas isto é reversível após a interrupção do uso. Portanto, caso o paciente deseje ter filhos no momento, recomenda-se evitar ou suspender o uso de Bacopa.

    Pessoas sensíveis ou alérgicas devem evitar o consumo, assim como não indica-se à gestantes ou lactantes. Pessoas que tomam outros tipos de medicações devem ficar atentas a quaisquer sinais de reações adversas.

    O uso como preventivo de doenças degenerativas e problemas de memória pode ser feito, e nesse caso, pode ser na dosagem mínima de 75mg do extrato seco 3 vezes ao dia.
    Caso sinta alguns dos sintomas descritos acima, suspenda o uso e após 10 dias, tente diminuir as tomadas.

    Geralmente sugerimos uma pausa de 15 dias a cada 3 meses de uso contínuo, mesmo não sendo necessário segundo a literatura.

    https://www.oficinadeervas.com.br/bacopa

    Deixo aqui um informativo sobre memória e concentração:
    https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/hoje-o-tema-e-memoria-nao-va-esquecer-de-ler-este-informativo-hein

    Caso queira outras opções, entre em contato conosco e nos informe a sua idade, rotina, se está com cansaço ou estresse, se apresenta algum sintoma.

    Você pode falar com nossos fitoterapeutas pelo WhatsApp (016) 9.8234.0111 ou clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.

  • Dilma torres franca
    Bacopa pode ser utilizada por crianças de 9 anos? Pergunto porque minha filha tem DPAC e me disseram q pode ajudar.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Dilma,
    A Bacopa pode ser usada em crianças de 9 anos com uma dosagem mais baixa na forma de xarope. A Bacopa Potencializa a memória, aprendizagem e concentração; Redução do estresse;Auxilia na prevenção da doença de Alzheimer; Anti-inflamatório, dores crônicas; Sedativo; Cardiotônico; Anti-ulceroso, aumenta vida útil das células da mucosa gástrica; Hepatoprotetor; Auxilia na síndrome de cólon irritável; Antioxidante; Vasoconstritor (contração dos vasos sanguíneos); Tratamento de bronquite; Auxilia no tratamento da epilepsia. Para maiores informações entre em contato pelo link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/?utm_source=site&utm_medium=link-footer&utm_campaign=link&utm_content=footer

Deixe seu comentário sobre:
Benefícios da Bacopa: para que serve e como tomar