Benefícios da Aroeira ou Árvore da Pimenta Rosa

A Pimenta Rosa é uma queridinha da gastronomia e aparecem em diversas receitas, incluindo coquetéis. Mas você sabia que ela vem de uma árvore chamada Aroeira e que ela oferece diversos benefícios para nossa saúde? Isso mesmo! A Aroeira tem uso medicinal e pode nos ajudar na redução de inflamações e dificuldades na digestão. Neste artigo, vamos entender as características da Aroeira e como aproveitar seus benefícios.

 

Comprar Aroeira

O que é Aroeira (pimenta rosa)?

Nativa da América do Sul, a Aroeira é uma espécie com muitos nomes populares e grande apreciação ornamental, além do uso culinário de suas sementes, as famosas pimentas-rosas. Essas sementes não são consideradas pimentas verdadeiras dentro da botânica, mas o nome é extremamente comum e seu sabor levemente picante reforça o uso deste termo.

Mas não é só o paladar que pode aproveitar a Aroeira! Essa árvore tem mais características conhecidas pela medicina tradicional, que vem gradativamente atraindo maior atenção da Ciência como alternativa mais natural para cuidar da saúde.

O nome científico dela é Schinus terebinthifolius, da família Anacardiaceae. Pode ser conhecida apenas como aroeira ou então aroeira-pimenteira, aroeira-vermelha ou aroeirinha. Seus nomes variam também de acordo com o país e idioma, por exemplo, em inglês é chamada de brazilian peppertree, já em francês é poivre-rose.

Sua altura é média e os frutos adquirem a cor vermelha quando maduros. Além de ter excelente potencial apícola — já que as flores atraem abelhas pelo seu pólen e néctar, e em sequência é produzido mel de ótima qualidade — a Aroeira também desempenha grande papel ecológico por servir de alimentação e abrigo de aves, e para recuperação de solos e matas ciliares. Sua madeira é utilizada na construção civil, na fabricação de móveis e até instrumentos musicais.

O uso medicinal é conhecido já há anos pelas populações nativas da América do Sul, com chás de infusão e decocção. Ela também aparece na primeira edição da Farmacopéia Brasileira (1926). Vamos entender a seguir para que serve a Aroeira e como aproveitar suas qualidades!

 

Comprar Aroeira

Aroeira (pimenta rosa): para que serve

E agora, para que serve a Aroeira? Como importante anti-inflamatório e cicatrizante, a Aroeira tem indicações tanto internas quanto externas.

A parte utilizada dentro da medicina tradicional é a sua casca, cujos principais componentes são:

 

A Aroeira possui ações:

 

Com base em conhecimentos empíricos na etnobotânica, o uso do decocto da casca é utilizado em banhos de assento como anti-inflamatório e cicatrizante, para candidíase e vaginose. Além desta forma de uso, bochechos e gargarejos são usados tradicionalmente para aliviar inflamações nas gengivas e garganta

Ela é vendida na forma de tintura pela Oficina de Ervas!

 

Comprar Aroeira

Quais são as indicações de uso da Aroeira?

A aroeira não é indicada para infeção urinária.

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do que você necessita da Aroeira (pimenta rosa). Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.

 

Comprar Aroeira

Aroeira (pimenta rosa): efeitos colaterais e contraindicações

Existem precauções e recomendações importantes sobre o consumo de Aroeira (pimenta rosa), mesmo que seja um item fitoterápico. Atente-se aos pontos a seguir:

 

Comprar Aroeira

Aroeira (pimenta rosa): preço e onde comprar

Você pode comprar a Aroeira (pimenta rosa) no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

ABREU, F.J. Abreu. LORENZI, Harri. Plantas Medicinais no Brasil: nativas e exóticas. 2. ed. Nova Odessa. SP: Plantarum, 2002.

https://www.folhape.com.br/colunistas/vida-plena/voce-conhece-todas-as-propriedades-da-aroeira-veja-como-e-quando-utilizar-esta-planta-medicinal/32611/

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0926669015305756#preview-section-cited-by

https://hortodidatico.ufsc.br/aroeira/

https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/83973-pimenta-rosa-tempero-beneficios-como-usar/

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Adriane dos santos pinto
A pimenta rosa da pra usar em quem tem diabetes tipo 2
⇒ Oficina de Ervas: Olá Adriane. Não tem problema usar a aroeira em diabéticos, mas ela não controla a glicemia. Se você quiser orientações sobre a aroeira ou qualquer outro fitoterápico, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Leles Mendes Caires
Posso tomar juntos a agua da casca de aroeira junto com a agua a casca da ciriguela?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Leles. A Aroeira é uma planta que apresenta ação adstringente e por isso pode causar prisão de ventre, sendo contraindicado para pessoas que tenham intestino preso. Quanto à seriguela, não temos conhecimento da sua indicação, pois não trabalhamos com esse produto. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos