Equinacea
Resumo:
Equinácea indicada para resfriados, gripes e problemas respiratórios. A Equinácea fortalece o sistema imunológico.
Ver descrição completa
Preço Especial A partir de R$ 20,00
Disponível
- Imagens meramente ilustrativas
- Todo produto será manipulado após o recebimento e aprovação do farmacêutico
- Ainda em dúvida? Clique aqui e fale com nosso fitoterapeuta
Veja para que serve Equinacea
Equinácea (Echinacea purpurea)
AÇÃO E INDICAÇÃO:
Indicada nos casos de resfriados, gripes e problemas respiratórios. Fortalece o sistema imunológico.
Xarope em mel de Guaco, Tanchagem e Eucalipto 250mL + Extrato Fluido de Equinácea 100mL
Sugestão de uso (adulto):
Xarope de Guaco + Tanchagem + Eucalipto para tosse: Tomar 1 colher de sopa do xarope 3 vezes ao dia até parar de tossir.
Extrato Fluido de Equinácea para aumentar imunidade: Tomar de 10 a 15 gotas 3 vezes ao dia por 60 dias. Fazer pausa de 20 dias e repetir novamente o ciclo de 60 dias. Se precisar, fazer nova pausa e repetir o ciclo por mais 60 dias.
FORMAS UTILIZADAS:
- Cápsula (pó da planta)
- Tintura (líquido a 20%)
- Extrato Fluido (líquido a 100%)
- Xarope (para resfriado e gripe)
- Enxaguatório bucal (Equinácea, Sálvia, Malva, Zedoária, Calêndula, Romã, Stevia e Óleo Essencial de Menta)
Equinácea é uma das principais ervas naturais indicadas para tratamento de resfriado e gripe.
*Não se trata de propaganda, e sim de descrição do produto, consulte sempre um especialista. **Venda Sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a resolução 586/2013 do conselho de farmácia. Consulte-o. Sugestão de uso e benefícios desenvolvidos por profissional habilitado. Todo produto deste site possui dosagens dentro dos padrões usuais.
Equinácea
Equinácea: o que é?
Echinacea angustifolia / Echinacea purpurea / Echinacea pallida
A Equinácea é uma planta originária da América do Norte, sendo utilizada a séculos pelos indígenas como cicatrizante de ferimentos e para neutralizar o veneno de cobras. Com a chegada dos colonizadores europeus, estes também passaram a se valer das virtudes desta planta, e rapidamente a incluíram em seu arsenal terapêutico. Os resultados eram tão impressionantes, que rapidamente estava sendo difundida pela Europa como um excelente medicamento para qualquer tipo de doenças infecciosas.
O gênero Echinacea possui 9 espécies, sendo que apenas 3 (Echinacea angustifolia, E. purpurea e E. pallida) são utilizadas como plantas medicinais. Normalmente possuem porte baixo, chegando a 60 cm de comprimento, muito parecidas a uma touceira de margarida.
Apresentam flores de extrema beleza, com pétalas de coloração púrpura voltadas para baixo, e muito visitada por insetos polinizadores, principalmente pelas abelhas que vão atrás de seu rico néctar e pela abundância de pólen.
Com o surgimento dos antibióticos esta planta foi deixada de lado, quase que caiu no esquecimento. Mas agora com o retorno das terapias menos invasivas e mais naturais, a Equinácea voltou a ocupar um lugar de destaque na fitoterapia. Atualmente é uma das plantas mais produzidas e comercializadas no mundo todo. No Brasil sua entrada é relativamente recente. O preço muito caro a impedia de se tornar mais popular, mas com cultivos comerciais realizados por pessoas responsáveis aqui no Brasil, tem conseguido abaixar o preço de maneira significativa, podendo um número maior de pessoas se beneficiarem de suas qualidades terapêuticas.
Benefícios da Equinácea: para que serve?
Na verdade ela age como um antibiótico natural e um grande imunoestimulante, ajudando a combater bactérias, fungos, vírus e outros tipos de agentes causadores de doenças. A Equinácea estimula de várias formas o sistema imunológico do organismo, que é fundamental para combater as doenças infecciosas. Além disso aumenta a produção de uma proteína produzida pelos leucócitos para interferir na replicação de vírus, bactérias e fungos, sendo um agente anti-viral.
Porém, como estes efeitos são por um período muito curto, recomenda-se utilizar a Equinácea várias vezes ao dia. Além disso não se recomenda o uso por mais de 2 meses seguidos, pois o organismo não responderá mais com a mesma intensidade. Nestes casos recomenda-se ficar 1 ou 2 semanas sem seu consumo ou então substituir por outra planta, com as mesmas qualidades, como o Cogumelo-do-Sol, Ganoderma, Ipê-Roxo ou qualquer planta com ação imunoestimulante.
Normalmente utiliza-se a Equinácea para resfriados, gripes (saiba a diferença entre gripe e resfriado aqui), e problemas infecciosos recidivantes, como:
- infecções vaginais por fungos;
- infecções das vias urinárias;
- amidalite;
- bronquite;
- sinusite;
- herpes genital;
- herpes oral e até mesmo o herpes-zóster.
Existem alguns estudos mostrando que a Equinácea poderia ser utilizada para combater a Síndrome do Cansaço Crônico, auxiliar no tratamento da AIDS, e em alguns tipos de câncer, principalmente nos casos onde o sistema imunológico fica abalado devido ao tratamento com a radioterapia ou quimioterapia.
Partes utilizadas da Equinácea
Como droga pode-se utilizar praticamente a planta toda, desde as raízes até as partes aéreas.
Como tomar Equinácea
No comércio encontra-se a planta em forma de cápsula, tintura, extrato fluído, extrato seco e até mesmo em xarope. Com tanta riqueza não dá para deixar de lado uma planta como esta, não importando sua origem, pois as fronteiras políticas quem inventou não foi o Criador e sim os homens.
Ademar Menezes Junior
Informações técnicas sobre a Equinácea
Echinacea purpurea (L.) Moench
Identificação da Equinácea
Família: Asteraceae.
Nomenclatura popular: Equinácea.
Indicações terapêuticas da Equinácea
Preventivo e coadjuvante no tratamento dos sintomas de resfriados.
Contraindicações
Devido à possível ativação de agressões auto-imunes e outras respostas imunes hiper-reativas, o fitoterápico não deve ser administrado em pacientes com esclerose múltipla, olagenose, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), tuberculose, pacientes em uso de medicamentos imunossupressores e outras desordens auto-imunes. Contraindicado para crianças, grávidas e pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes do fitoterápico.
Precauções de uso
Esse fitoterápico não deve ser utilizado por grávidas e lactantes sem orientação médica.Não deve ser utilizado em casos de doenças auto-imunes (encefalites difusa, eritema nodoso, trombocitopenia imunomediada, síndrome de Evans, síndrome de Sjögren com disfunção tubular renal), infecções por HIV e tuberculose. Leucopenia pode ocorrer pela utilização a longo prazo (mais de 8 semanas).
Efeitos adversos
Pode causar febre e distúrbios gastrointestinais, como náusea, vômito e paladar desagradável logo após a ingestão. Raras reações alérgicas tais como prurido e agravamento de quadros asmáticos. Reações de hipersensibilidade foram relatadas, como dermatite atópica, urticária, Síndrome de Stevens Johnson, angioedema da pele, edema Quincke e broncoespasmo.
Interações medicamentosas
Deve ser administrado com cautela em associação com fármacos cujo metabolismo é dependente das enzimas CYP.
Tempo de utilização
Não utilizar por mais que 8 semanas sucessivas.
Superdosagem
Não foram encontrados dados descritos na literatura consultada sobre problemas decorrentes de superdosagem. Em caso de administração acima das doses recomendadas, suspender o uso e manter o paciente sob observação.
Prescrição
Fitoterápico somente sob prescrição médica.
Principais classes químicas
Fenilpropanoides, polissacarídeos, sesquiterpenos.
Fonte: Farmacopéia Brasileira 1° Edição - Memento Fitoterápico
Onde comprar Equinácea
Você pode comprar a Equinácea no nosso site mesmo. É só clicar aqui.
Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico (Informe Cientifico do fornecedor).
Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia.
- Produto adjuvante e suplemento alimentar. A prática de atividade física regular e bons hábitos alimentares são imprescindíveis para manutenção da saúde;
- A(s) imagen(s) que indica(m) o(s) produto(s) é (são) meramente ilustrativa(s), sem nenhuma alusão técnica e/ou científica;
- De acordo com as normas da Anvisa, todo produto deve ser manipulado de acordo com o pedido do comprador, portanto será manipulado após o recebimento e aprovação do nosso farmacêutico;
- Trata-se de descrição do produto e não propaganda. Somos uma Farmácia de manipulação. Portanto, os produtos naturais anunciados neste site serão produzidos sob encomenda;
- Não faça uso de medicamentos ou produtos sem orientação de um profissional médico ou farmacêutico;
Aproveite as formas de comunicação do nosso site e saiba mais detalhes com nossa equipe farmacêutica:
Por e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br
Telefone: (16) 2133-4455
WhatsApp: (16) 2133-4455
- Se persistirem os sintomas, o médico ou farmacêutico deverá ser consultado;
- Evite a automedicação. O medicamento mesmo livre de obrigação de prescrição médica merece cuidado.
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto;
- Consulte sempre um especialista;
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e nos laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela Anvisa.
Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação de prescrição de profissional habilitado ou cópia digital;
1- Mantenha todo e qualquer medicamento ou produtos para adultos longe do alcance de crianças;
2- Manter esse produto longe de fontes de umidade, calor, luz ou eletromagnéticas. Temperatura de melhor conservação: 15 a 30º C;
3- Não partir ou mastigar esse produto;
4- Tomar sempre com quantidades generosas de líquido;
5- Mantenha seus exames médicos em dia. A ação de fitoterápicos orais pode ser alterada em portadores de problemas de tireoide, síndrome metabólica, obesidade mórbida entre outros.
6- Exercite-se regularmente e alimente-se com bom senso. Isso garante a manutenção de sua saúde a longo prazo;
7- Não use nenhum produto com o prazo de validade vencido;
8- Mulheres grávidas ou amamentando e crianças devem consultar médico ou farmacêutico antes de utilizar este produto;
9- Os fitoterápicos, de maneira geral, possuem efeitos terapêuticos mais suaves, o que pode explicar a redução dos efeitos colaterais. Porém, alguns efeitos colaterais não descritos na literatura podem ocorrer;
10- Pessoas com hipersensibilidade às substâncias contidas na formulação não devem ingerir o produto;
11- Em caso de hipersensibilidade, recomenda- se interromper o uso e consultar o médico.
ATENÇÃO:
É permitida às farmácias e drogarias a entrega de medicamentos por via postal desde que atendidas as condições sanitárias que assegurem a integridade e a qualidade dos produtos, conforme legislação vigente.
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário o direito à informação e orientação quanto ao uso de medicamentos solicitados por meio remoto.
RDC 44 de 17 de agosto de 2009
A dispensação de plantas medicinais é privativa das farmácias e ervanarias, observados o acondicionamento adequado e a classificação botânica e adequada orientação de profissional da saúde.
As embalagens não podem ter alegações terapêuticas.