Melissa

Resumo:

Melissa combate a ansiedade, insônia e agitação. Melhora a qualidade do sono e ajuda a relaxar. Externamente usada como adstringente, calmante e refrescante.
Ver descrição completa

Preço Especial A partir de R$ 11,00

Disponível

 

Ainda em dúvida? Clique aqui e fale com nosso fitoterapeuta

Veja para que serve Melissa

Melissa (Melissa officinalis)

AÇÃO E INDICAÇÃO:

Combate a ansiedade, insônia e agitação. Melhora a qualidade do sono e ajuda a relaxar. Externamente usada como adstringente, calmante e refrescante.

FORMAS UTILIZADAS:

- Cápsula (pó da planta)

- Tintura (líquido a 20%)

- Extrato Fluido (líquido a 100%)

- Chá (rasura)

- Xarope


*Não se trata de propaganda, e sim de descrição do produto, consulte sempre um especialista. **Venda Sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a resolução 586/2013 do conselho de farmácia. Consulte-o. Sugestão de uso e benefícios desenvolvidos por profissional habilitado. Todo produto deste site possui dosagens dentro dos padrões usuais.

Melissa: para que serve e benefícios

Tem ansiedade ou insônia? Dá para incluir a Melissa no seu tratamento! Essa erva medicinal tem propriedades que ajudam a trazer mais calma para o coração. Neste artigo, veremos para que serve a Melissa, seus benefícios e como tomar. Vamos lá?

 

O que é a Melissa?

Essa planta é bem popular e seu cheirinho é muito gostoso! E para entender melhor as características da Melissa, primeiro vamos comentar as semelhanças e diferenças dela com outras ervas, por exemplo a Lípia. Enquanto a Melissa é originária do sul da Europa, no Mediterrâneo, percorrendo até a Ásia Central, a Lípia surgiu nas Américas.

A Melissa também pode ser confundida com o Capim-Limão devido ao seu aroma e variações de seu nome popular, mas ainda são espécies diferentes. Enquanto o Capim-Limão — conhecido por capim-santo ou capim-cidreira — possui o nome científico Cymbopogon citratus, a Melissa tem o nome científico Melissa officinalis. A aparência dessas duas ervas, também, é bem diferente: enquanto o Capim-Limão é uma touceira e parece, de fato, um capim, a Melissa forma folhas pequenas, bem esverdeadas e até flores.

Só para recapitular e ninguém ter mais dúvidas:

  • A Melissa se chama, cientificamente, Melissa officinalis. Mas também é chamada de erva-cidreira, cidreira e cidreira verdadeira.
  • O Capim-Limão se chama, cientificamente, Cymbopogon citratus. Mas também pode ser chamado de capim-cidreira, capim-santo e erva-cidreira — e por isso a confusão com a Melissa.

  • Já a Lípia é chamada cientificamente de Lippia alba. E alguns de seus nomes populares são cidreira, melissa brasileira e... erva-cidreira também.

O que essas plantas têm de semelhante, além de seus nomes populares, é o efeito calmante que podem trazer à nossa rotina. São três opções populares de chá!

Melissa Lipia Capim Limao Erva Cidreira

Vamos entender ainda mais como podemos aproveitar a Melissa na nossa saúde? Descrevemos mais detalhes sobre ela abaixo!

 

Melissa: para que serve

Existe mais de um uso tradicional da Melissa, pois ela pode ajudar no alívio de sintomas gripais e dores abdominais (desconfortos gástricos e cólicas). Ainda assim, seu uso principal é para aliviar a sensação de angústia e agitação.

A planta inteira pode ser utilizada na fitoterapia, principalmente suas folhas. Em geral, seus componentes são:

  • Óleos essenciais
  • Flavonóides
  • Resinas
  • Taninos
  • Ácidos fenilcarboxílicos

 

A Melissa possui ações:

  • Sedativas (leve)
  • Antivirais
  • Antiespasmódicas
  • Carminativas
  • Antioxidantes
  • Anti-inflamatórias (leve)
  • Ansiolíticas

 

Ela é vendida na forma de chá, cápsulas (extrato e pó da planta), extrato fluido, tintura e xarope. Se você algum dia teve dúvidas sobre onde encontrar essa planta, a Oficina de Ervas tem várias opções para você consumir a Melissa da melhor forma!

Quer entender mais sobre as formas farmacêuticas disponíveis? Leia nosso artigo "Formas Farmacêuticas na Fitoterapia: o que são e como usar" clicando aqui.

E se ainda sobrar alguma dúvida, lembre-se de falar com nossos fitoterapeutas clicando aqui.

Melissa para que serve

E quais são as indicações de uso da Melissa?

Conforme a descrição feita, a Melissa é uma excelente aliada para quem busca maior relaxamento. Veja as indicações mais específicas abaixo:

 

Mas como isso acontece? Os compostos fenólicos da Melissa, como seus flavonoides, possuem um conjunto de efeitos no corpo, por exemplo a ação anti-inflamatória da inibição da ciclo-oxigenase, uma enzima participante do processo inflamatório. O ácido rosmarínico em sua composição modula os famosos receptores GABA, causando uma reação depressora e relaxante, melhorando o bem-estar.

Melissa beneficios enxaqueca

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a algum problema específico, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Melissa da melhor forma.

Abaixo, estão dosagens usuais da Melissa:

  • Infusão: usar de 2 a 5g de Melissa em 100mL de água aquecida (quando começar a formar bolhas durante o aquecimento), tampar e aguardar entre 5 a 10 minutos, coar e consumir via oral.

  • Extrato Fluido: 1 gota/kg/dia em 3 tomadas diárias.

  • Tintura: 2 gotas/kg/dia de 3 a 4 tomadas diárias.

  • Cápsulas (pó): de 20 a 40 mg/kg/dia em 3 tomadas diária

Melissa beneficios

Melissa: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, a Melissa é bem tolerada pelo organismo, sendo uma opção muito popular de chá. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre hipotensão, náusea, vômitos e diarreia.

E alguns de seus efeitos podem ser desejados ou não, depende de sua intenção ou horário em que será consumido; por exemplo: a sonolência provocada pela Melissa não é recomendada antes de realizar tarefas que exigem atenção, reflexo e concentração, como dirigir ou operar máquinas.

Alguns pacientes podem consumir a Melissa justamente por sua capacidade ansiolítica antes de provas, testes, vestibulares ou concursos, porém a possibilidade de sonolência pode impactar o desempenho. Existem outros cuidados importantes para o consumo da Melissa:

  • Não recomenda-se a Melissa à gestantes ou lactantes.

  • Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.

  • Não é recomendado para pacientes com hipotireoidismo, seja a condição já diagnosticada ou em fase de exames laboratoriais. Então, se você está prestes a fazer exames para avaliar se você tem hipotireoidismo ou se já possui hipotireoidismo, evite o consumo de Melissa.

  • Pacientes com hipotensão (pressão baixa) devem tomar cuidado ao consumir a Melissa pela possibilidade de diminuição da pressão.

  • Não recomenda-se o consumo de Melissa antes de atividades que exijam atenção e reflexo.

 

Melissa: preço e onde comprar

Você pode comprar Melissa no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Melissa como tomar e onde comprar

Bibliografia

http://biotae.com.br/extratos-botanicos-como-auxiliares-a-saude-mental/

https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/1426/1/000348260-Texto%2BCompleto-0.pdf

https://www.conhecer.org.br/enciclop/2010b/plantas.pdf

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378874116302732

https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UFES_beffb6c2bfc631b32b5f66d90773ef65

Melissa combate a ansiedade, insônia e agitação. Melhora a qualidade do sono e ajuda a relaxar. Externamente usada como adstringente, calmante e refrescante. Pague em até 6 x s/juros, Aproveite!

Melissa officinalis  Calmante  Relaxante  Adstringente  Melissa  Melissa officinalis  7 ervas  Emagrecimento  Ansiedade  Insonia  Agitação  Sono  Relaxar  Refrescante  Kit ansiedade 

Deixe sua avaliação

Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico (Informe Cientifico do fornecedor).

Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia.

- Produto adjuvante e suplemento alimentar. A prática de atividade física regular e bons hábitos alimentares são imprescindíveis para manutenção da saúde;

- A(s) imagen(s) que indica(m) o(s) produto(s) é (são) meramente ilustrativa(s), sem nenhuma alusão técnica e/ou científica;

- De acordo com as normas da Anvisa, todo produto deve ser manipulado de acordo com o pedido do comprador, portanto será manipulado após o recebimento e aprovação do nosso farmacêutico;

- Trata-se de descrição do produto e não propaganda. Somos uma Farmácia de manipulação. Portanto, os produtos naturais anunciados neste site serão produzidos sob encomenda;

- Não faça uso de medicamentos ou produtos sem orientação de um profissional médico ou farmacêutico;

Aproveite as formas de comunicação do nosso site e saiba mais detalhes com nossa equipe farmacêutica:

Por e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br
Telefone: (16) 2133-4455
WhatsApp: (16) 98234-0111

- Se persistirem os sintomas, o médico ou farmacêutico deverá ser consultado;
- Evite a automedicação. O medicamento mesmo livre de obrigação de prescrição médica merece cuidado.
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto;
- Consulte sempre um especialista;
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e nos laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela Anvisa.

Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação de prescrição de profissional habilitado ou cópia digital;

1- Mantenha todo e qualquer medicamento ou produtos para adultos longe do alcance de crianças;
2- Manter esse produto longe de fontes de umidade, calor, luz ou eletromagnéticas. Temperatura de melhor conservação: 15 a 30º C;
3- Não partir ou mastigar esse produto;
4- Tomar sempre com quantidades generosas de líquido;
5- Mantenha seus exames médicos em dia. A ação de fitoterápicos orais pode ser alterada em portadores de problemas de tireoide, síndrome metabólica, obesidade mórbida entre outros.
6- Exercite-se regularmente e alimente-se com bom senso. Isso garante a manutenção de sua saúde a longo prazo;
7- Não use nenhum produto com o prazo de validade vencido;
8- Mulheres grávidas ou amamentando e crianças devem consultar médico ou farmacêutico antes de utilizar este produto;
9- Os fitoterápicos, de maneira geral, possuem efeitos terapêuticos mais suaves, o que pode explicar a redução dos efeitos colaterais. Porém, alguns efeitos colaterais não descritos na literatura podem ocorrer;
10- Pessoas com hipersensibilidade às substâncias contidas na formulação não devem ingerir o produto;
11- Em caso de hipersensibilidade, recomenda- se interromper o uso e consultar o médico.

ATENÇÃO:

É permitida às farmácias e drogarias a entrega de medicamentos por via postal desde que atendidas as condições sanitárias que assegurem a integridade e a qualidade dos produtos, conforme legislação vigente.

O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário o direito à informação e orientação quanto ao uso de medicamentos solicitados por meio remoto.

RDC 44 de 17 de agosto de 2009

A dispensação de plantas medicinais é privativa das farmácias e ervanarias, observados o acondicionamento adequado e a classificação botânica e adequada orientação de profissional da saúde.

As embalagens não podem ter alegações terapêuticas.

(Lei 5991/73)

Mais Procurados