2022-05-26

Óleo de Copaíba: benefícios e contraindicações

Conheça nossas fórmulas magistrais para Óleo de Copaíba.
Veja nossa lista de opções:
Óleo 10mL,     60 cápsulas de Óleo de Copaíba 500mg,     

A biodiversidade no Brasil é realmente vasta, tanto que existem muitas espécies que podem ser aproveitadas de inúmeras formas, incluindo para fins medicinais. É o caso do Óleo de Copaíba! Extraído da copaibeira, este óleo é utilizado tradicionalmente há mais de 500 anos, indicado como antisséptico das vias urinárias e para tratamento de afecções respiratórias. Conheça todos seus benefícios, contraindicações e como usar!

Oleo de Copaiba tratamentos como tomar

O que é Óleo de Copaíba?

O Óleo de Copaíba é um óleo extraído da copaibeira, uma árvore comumente chamada só de Copaíba ou bálsamo, bálsamo-de-copaíba, cupiúva, oleiro, pau-de-óleo e podoi. As copaíbas são árvores grandes e encontradas na região Amazônica, no Centro-Oeste e Sudeste. De 96 espécies registradas no mundo, 32 duas estão no Brasil! Mas também existem Copaíbas no restante da América Latina e em algumas regiões da África Ocidental.

A espécie que tratamos aqui é a Copaifera langsdorfii, da família Fabaceae. Pode alcançar até 35 metros de altura, embora seja menor quando presente no Cerrado ou Caatinga. O termo "Copaíba" é originado no tupi, "kupa´iwa", que significa árvore-jazida, em alusão ao óleo resinoso em seu interior.

As suas propriedades medicinais já eram experimentadas e difundidas por indígenas muito antes da dominação europeia nas Américas, passando também a serem aproveitadas e descritas por portugueses, como os jesuítas. É possível que a primeira citação europeia do Óleo de Copaíba tenha ocorrido em 1534, em uma carta destinada ao Papa Leão X. E é claro que não parou por aí: o uso do Óleo de Copaíba foi muito comum no decorrer da História do Brasil, compilando muito do conhecimento empírico.

Esse tipo de conhecimento, também chamado de conhecimento etnobotânico, é uma herança rica que deve ser alimentada ainda hoje. Portanto, é muito satisfatório saber que existem pesquisas contemporâneas que reconhecem o valor medicinal do Óleo de Copaíba, atualmente também presente em cosmocêuticos. De modo geral, é indicado oralmente para afecções respiratórias e tratamento das vias urinárias.

E não é só isso! A Copaíba é uma árvore que interessa bastante o setor de construção civil e para fabricação de móveis, pois sua madeira possui qualidades como durabilidade, resistência à umidade e ataque de insetos - como cupins. Em alguns lugares, o óleo também serve como combustível e iluminação.

Agora que você conhece mais sobre essa árvore que dá origem ao Óleo de Copaíba, vamos entender mais sobre suas propriedades medicinais!

Oleo de Copaiba de onde vem

Óleo de Copaíba: para que serve

Tradicionalmente, o Óleo de Copaíba é utilizado de maneira tópica, para a cicatrização de ferimentos, alívio de dores e antisséptico para úlceras cutâneas. Oralmente, também combate inflamações e afecções respiratórias.

A parte mais utilizada da Copaibeira para fins medicinais é seu óleo, que deve ser extraído de maneira cuidadosa e responsável para não prejudicar a árvore. Seus componentes mais importantes para fins medicinais são:

  • Sesquiterpenos
  • Diterpenos

 

O Óleo de Copaíba possui ações:

  • Cicatrizante
  • Anti-inflamatória
  • Antimicrobiana (antifúngica, antibacteriana, antiprotozoária)
  • Gastroprotetora
  • Expectorante
  • Analgésica

 

Ele é vendido na forma de cápsulas de óleo ou o óleo em si, em um vidro de 10ml.

 

E quais são as indicações de uso do Óleo de Copaíba?

Oralmente, o Óleo de Copaíba é usado para:

  • Tratamento das vias urinárias (adjuvante no tratamento de cistites, por exemplo)
  • Afecções respiratórias (por exemplo tosse, gripe, resfriado, bronquite, asma)
  • Garganta inflamada
  • Tratamento de úlceras no tubo digestivo
  • Gastrite

Oleo de Copaiba o que ?

Óleo de Copaíba aumenta a imunidade?

O Óleo de Copaíba auxilia o corpo a se proteger de micro-organismos através de suas ações antibacteriana, antifúngica e antiprotozoária. Não há evidência que ele estimule diretamente o sistema imunológico (por exemplo, na proliferação de linfócitos ou macrófogos), mas sim, que atinja os componentes dos micro-organismos em si.

Quer aumentar a imunidade? Confira a Equinácea (ver produto) e o Astragalus (ver produto)!

 

Óleo de Copaíba trata melasma?

Embora o Óleo de Copaíba esteja presente em muitos cosmecêuticos com grande sucesso e eficácia, não foram encontrados estudos específicos para o tratamento de Melasma. Se você tem dúvidas sobre o Melasma e deseja saber de alternativas para um tratamento mais natural, confira o nosso conteúdo “Melasma: como tratar e se proteger” clicando aqui.


Óleo de Copaíba emagrece?

Não há evidências que o Óleo de Copaíba sirva especialmente para redução de taxas de gordura corporal em metas de emagrecimento. Se você tem interesse em adquirir um estilo de vida mais saudável e tem o objetivo de emagrecer, existem plantas mais adequadas! Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas!

Oleo de Copaiba emagrece

Dosagem usual recomendada e como usar

A dosagem usual depende do que você necessita do Óleo de Copaíba! Converse com nossos fitoterapeutas para uma sugestão mais específica para seu caso. Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.

Óleo de Copaíba: efeitos colaterais e contraindicações

Não recomenda-se o uso de Óleo de Copaíba a gestantes, lactantes e crianças devido à falta de estudos específicos e conclusivos que atestem a segurança de uso de pacientes nestas condições. Também não é indicado para pessoas que apresentem hipersensibilidade aos seus componentes.

De modo geral, o Óleo de Copaíba é bem tolerado. Caso seja utilizado em excesso, pode provocar reações adversas como desconfortos gastrointestinais, vômitos, náuseas ou diarréia com cólicas.

 

Óleo de Copaíba: preço e onde comprar

Você pode comprar Óleo de Copaíba no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Oleo de Copaiba para que serve e benefícios

Bibliografia

https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/14428/9696

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0753332217324575#section-cited-by

https://www.scielo.br/j/rbpm/a/54wyKL9fqFpDcfSpshDVv5G/?format=html&lang=pt

https://uniciencias.pgsskroton.com.br/article/view/9567

http://www.icbim.ufu.br/system/files/conteudo/copaifera_v9_08-10-2021.pdf

https://saude.abril.com.br/medicina/copaiba-ganha-cartilha/

https://oglobo.globo.com/saude/copaiba-conheca-os-beneficios-da-planta-medicinal-que-chama-atencao-de-cientistas-1-25399038

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0753332217359292

Comentários


  • Berenice Barreto
    Maravilhosas as informações deste site. Gratidão , que Deus abençoe a todos.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Berenice.

    Ficamos muito felizes em saber que você gosta do nosso trabalho de levar informação e conhecimento sobre a fitoterapia.
    Agradecemos imensamente pelo seu depoimento e carinho. São pessoas como você que nos encorajam a enfrentar todos os obstáculos que existem nesse caminho.
    Deus abençoe você e todos os seus!

Deixe seu comentário sobre:
Óleo de Copaíba: benefícios e contraindicações