Melão de São Caetano

Conheça nossas fórmulas magistrais para Melão de São Caetano. Veja nossa lista de opções:
90 cápsulas de 300mg (pó das folhas),   120 cápsulas de 300mg (pó das folhas),   Tintura (folhas) 60 mL,   

O que é o Melão de São Caetano?

O Melão de São Caetano, conhecido cientificamente como Momordica charanthia, é uma planta que faz parte da família das cucurbitaceae e é originária de partes como leste da Índia e sul da China. Em todo o Brasil, também vem a ser reconhecido por nomes populares como erva de São Caetano, fruto de cobra, erva das lavadeiras, Erva de São Vicente, pepino amargo, Bitter melon (inglês), Ku Gua (Chinês) e melãozinho.

Melão de São Caetano é comestível?

É uma trepadeira de cheiro desagradável que possui flores amareladas ou esbranquiçadas, folhas palmatífidas e fruto dourado que abre-se em válvulas espinhosas, possuindo carnosidade mole em seu interior, que torna-se amarelo avermelhada quando madura.

O melão de são caetano pode ser facilmente encontrado em locais como pomares, hortas, cafezais, cercas, alambrados e terrenos baldios. Foi largamente utilizado pela medicina popular e pelas tribos do amazonas. Principalmente pelas lavadeiras para clarear roupas e tirar manchas. Muitas pessoas utilizam na alimentação, comendo os frutos maduros.

Veja produtos de Melão de São Caetano aqui

Quais são os benefícios e propriedades do Melão de São Caetano?

O Melão de São Caetano possui função: Adstringente, afrodisíaca, aperitiva, estomáquica, anticarbunculosa, anti-hemorroidário, antidiabética, antimicótica, antifebrífuga, antileucorréico, anti-reumática, antiflatulenta, anticatarral, antipirética, cicatrizante, colerética, depurativa do sangue, emenagoga, febrífuga, hipotensora, hipoglicêmica, laxante, purgativa, antitumoral e antiviral.

Melão de São Caetano emagrece?

Algumas pessoas afirmam que possui ação coadjuvante no emagrecimento, pela ação depurativa, purgativa e por reduzir a taxa de glicemia, no entanto, não é uma planta indicada especificamente para esse fim.

Veja produtos de Melão de São Caetano aqui

Como usar o Melão de São Caetano?

Parte utilizada: Frutos, hastes, folhas e sementes.

Posologia: O uso do pó varia de 20 a 40mg/kg/dia, em 3 tomadas diárias.

Pode usar o Melão de São Caetano fazendo o chá das folhas, na forma de cápsulas do pó e na forma de tintura.

Quais os efeitos colaterais que o Melão de São Caetano pode apresentar?

Contraindicações/cuidados: gestantes, nutrizes e crianças; as sementes contêm compostos tóxicos e teratogênicos, não devendo ser ingeridas em grandes quantidades, pois também é abortivo e inibidor da síntese proteica. Também é contra indicada para pessoas que querem ter filhos. Não administrar em diabéticos que utilizam insulina, pois tem efeitos hipoglicêmicos e portadores de diarreia crônica, pois aumenta o número de evacuações e provoca a diarreia pastosa. As sementes têm compostos tóxicos e não devem ser ingeridas em grandes quantidades. Causa alterações nos testes laboratoriais do sangue-glicosúria falso-negativo em exames que usem fitas oxididantes-reagentes e reagentes de Benedict; embora não tenha efeitos sobre as leveduras e fungos; seu uso prolongado pode prejudicar a flora bacteriana fisiológica levando ao crescimento de certas leveduras oportunistas, como a cândida.

Efeitos colaterais: causa queda drástica da taxa de glicose sanguínea (hipoglicemia) em poucas horas; pode ter ação teratogênica; in vitro, é um inibidor da síntese proteica; pode causar aborto.

Veja produtos de Melão de São Caetano aqui

 

Por: Eliza Harada

Comentários


  • Amir Avelino dos santos

    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Amir, tudo bem? Tem alguma dúvida? Você pode entrar em contato com nosso fitoterapeuta através do nosso whatasapp (16) 98234-0111 ou pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Gracilene Carneiro
    Olá, eu tenho usado as folhas batidas no liquidificador com pouca água, para o tratamento da malária, me indicaram essa erva melão de São Caetano. Tenho sentido melhoras.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Gracilene. Eu não conheço a indicação do Melão de São Caetano para tratamento da malária, mas deve ajudar bastante, pois além de ser uma planta que controla a febre, ela tem também uma ação que melhora a digestão e o mal-estar. Se quiser falar com nosso fitoterapeuta, pode entrar em contato pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Isa Oliveira
    Bom dia! eu posso fazer cha das frutas que estão dentro do melão?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Isa. É mais indicado o uso das folhas para fazer o chá. As sementes contêm compostos tóxicos e teratogênicos, não devendo ser ingeridas em grandes quantidades, pois também é abortivo e inibidor da síntese proteica. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16)98234-0111. Estamos à disposição.
  • Geraldo Alves de Araujo
    Faz-se o chá dos ramos e folhas secos?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Geraldo. O Chá pode ser preparado com as folhas secas. Pode ter ramos finos junto, mas as folhas são a parte principal. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo nosso whats (16)98234-0111. Estamos à disposição.
  • Messias Araújo
    Quero baixar um pouco o açúcar. ..Posso fazer chas das folhas do melão de São Caetano
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Messias. Pode fazer o chá das folhas e tomar 1 xícara no almoço e jantar. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Roberto
    Onde encontro o óleo dessa planta?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Roberto. Não conheço o óleo de melão de são caetano. Para que você precisa? Pode entrar em contato com nossa equipe pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Eloiza Masulli
    Olá, gostaria de saber se ingerir o chá das folhas e ramos por muito tempo pode causar anemias em pessoas que tem com problemas de infecções estomacais?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Eloiza. Qual a finalidade desse uso prolongado? Tem algumas restrições sim, independente de ter uma infecção estomacal. Para tirar todas as suas dúvidas, entre em contato com nossa equipe de fitoterapeutas e informe detalhadamente o caso. Nosso contato é farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Khadijah Mubarak bint Manuel
    Boa noite Quem tem ipertensão. ¿ pode tomar o chá da planta?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Manuel. Não há restrição dessa planta para quem é hipertenso. Contraindicações/cuidados: gestantes, nutrizes e crianças; as sementes contêm compostos tóxicos e teratogênicos, não devendo ser ingeridas em grandes quantidades, pois também é abortivo e inibidor da síntese proteica. Também é contra indicada para pessoas que querem ter filhos. Não administrar em diabéticos que utilizam insulina, pois tem efeitos hipoglicêmicos e portadores de diarreia crônica, pois aumenta o número de evacuações e provoca a diarreia pastosa. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Mauricio
    Olá, boa noite ! Pela primeira vez estou lendo algo à respeito deste Melão de São Caetano. Tenho uma filha que ha 12 anos , hoje ela tem 31, foi diagnosticada com diabetes tipo I . Todos os dias ela se aplica insulina lantus e insulina rápida quando come coisas que elevam o índice glicêmico. Peço encarecidamente ao Senhores informação séria à respeito deste Melão de São Caetano pois gostaria de diminuir o sofrimento da minha filha que diariamente fura seus dedos já endurecidos pelas furadas. No aguardo de informações. Cordialmente Mauricio Matulevicius
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Maurício. Li sobre a sua filha. A informação que temos é que o melão pode baixar demais a glicemia para quem já usa a insulina. Então, nesse caso, é arriscado ela usar o Melão de São Caetano. Se quiser conversar com nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br Estamos à disposição
  • Viviane
    Gostaria de dar as cápsulas para o meu pai como ajuda ao tratamento pois ele está com câncer. Qual seria a posologia?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Viviane. Por favor, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br e informe com detalhes o problema dele. Tem outras plantas que podem ajudar e temos que avaliar o estado dele. Estamos no seu aguardo.
  • Selma
    Tenho diabete 2 e queria saber muito se posso usar o chá para saber se mesmo tendo a de número 2, poderia usá-la em alguma forma para baixar minha taxa de açúcar, o chá das folhas. Tenho muito no meu quintal o Melão de São Caetano.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Selma. Se você tem o diabetes tipo 2 e não está controlado ainda, pode fazer o chá das folhas e tomar 1 a 2 vezes ao dia. Faça o acompanhamento da glicemia para que não ocorra uma hipoglicemia. Não deve ser usado caso você faça uso de insulina, pois pode baixar muito. Qualquer dúvida, entre em contato pelo whats (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
  • Paulo
    Faço uso de glifage (prediabetico)Vou interromper o uso do medicamento. Após 15 dias fazendo novo exame de glicemia, cujo objetivo é obter novos parâmetros. Por quanto tempo devo usar o melão de são Caetano e se uma doze de chá e suficiente.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Paulo. Quando a pessoa já usa algum medicamento alopático, o desmame deve ser lento e com o acompanhamento dos níveis de glicemia, pois a reação de cada organismo depende do tempo que já faz uso do glifage, do controle alimentar, dos níveis atuais de glicemia usando o glifage, da rotina e exercícios físicos. O mais sensato seria ter o acompanhamento médico nesse teste. Sem acompanhamento, pode começar a fazer o uso de glifage um dia e o chá do melão em outro, na dosagem de 1 xícara após o almoço e jantar. Preparar o chá sempre no mesmo dia de uso. Depois de 10 dias alternando, se tudo estiver normal, pode começar a tomar 2 dias do chá e assim sucessivamente até substituir. Repare se consegue o controle total, mesmo que tome o chá 3xx/dia. Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou fale com seu médico. Estamos à disposição.
  • Aldo M Silva
    Olá!Posso dar chá para minha bebê de 1 ano e 5 meses..... Ela se encontra com uma tosse crônica já algumas semanas! Obrigado
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Aldo. Não é recomendado o uso em crianças por falta de estudos. A tosse crônica pode ser provocada por refluxo, mas o médico deve fazer o diagnóstico antes de mais nada. Fico à disposição.
  • Valdir
    Boa noite. Quanto a fruta melão são caetano, eu consumo diariamente. De que forma: Sim da melhor forma possível, vc retira toda parte do miolo, ou seja a parte branca de melão sempre verdinhos, após lavar bem, coloque em uma vasilha com água gelada e sal grosso , uma colher cheia, aguardar uma hora, em seguida coloque em uma vasilha de vidro ou seja curtido com temperos ervas finas, alho, cebola, água, vinagre, sal, uma pitada de sal, uma de açúcar e um golinho de cachaça, que é para conservar....Deixe descansar por uma semana na geladeira....depois vc come como salada ou coloca junto com as outras saladas.......muito bom..........ou então refogadinho igual fazer quiabo...ummmmm.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Valdir. Muitas pessoas utilizam como alimento. Adorei sua receita e creio que será usada por muitos de nossos clientes. Agradeço por seu comentário. abraços.
  • FELIPE MARTINS DE OLIVEIRA
    E vdd q o malao são Caetano e indicado para hemorróidas
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Felipe. É indicado para tratamento de hemorroidas também, mas existem outras plantas indicadas para esse problema, como o hamamelis, castanha da índia e erva de bicho. Se quiser falar com nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
  • Teresinha do Socorro de Novais
    Olá boa tarde. Por gentileza me tire uma dúvida, comprei umas capsulas do Melão São Caetano de 250mg tomar duas vezes ao dia, posso tomar com estômago vazio ou já feitas as refeições ?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Teresinha. Pode tomar antes ou após a refeição. Qualquer dúvida, entre em contato direto com nossa equipe pelo farmacia@oficinadeervas.com.br Estamos à disposição.
  • Elisabete
    Gostaria de saber como fazer o xarope do melão de São Caetano, pois fiquei sabendo que é ótimo para tosse crônica. obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Elisabete. O que conheço para tosse é o guaco, mas depende muito da origem da tosse, que pode ser por refluxo, por problema respiratório, alergias, etc. O xarope é preparado com o extrato fluido ou a tintura da planta, misturando mo mel ou no xarope base de açúcar. Tem gente que faz o xarope de guaco fervendo as folhas em solução de água com açúcar, mas nunca vi o preparo com o melão de são caetano. Qualquer dúvida, entre em contato pelo farmacia@oficinadeervas.com.br Estamos à disposição.
  • Luzineti
    Ola gostaria de saber se é melhor fazer uso em cápsulas ou em forma de chá?? E ele é anti inflamatório tbm ?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Luzinete. Pode usar das duas formas, pois a ação é a mesma. Ela é anti-inflamatória também. Antidiabético, coadjuvante no tratamento de obesidade (emagrecimento), aumenta a tolerância à glicose e sua assimilação direta. Diminui colesterol e triglicerídeos. Dermatoses em geral, furunculoses de repetição. Cardiotônico suave, diurético, anti-inflamatória, digestivo, vermífugo, laxativo, febrífugo, antitumoral e antiviral. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo farmacia@oficinadeervas.com.br Estamos à disposição.
  • Jane Cláudia
    Comecei agora a fazer uso da erva melão de São Caetano. Estou aguardando alguns dias pra ver a evolução. Chá amargo... Mas vou me acostumando. Gostaria de saber se faz mal pois também como a batata yacon. O chá estou tomando duas vezes ao dia. Almoço e jantar como vi indicações aqui mesmo.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Jane. Pode continuar com o yacon também. Faça o acompanhamento da glicemia para avaliar. Se quiser tomar em cápsulas, o efeito é o mesmo. Qualquer dúvida, entre em contato pelo farmacia@oficinadeervas.com.br Estamos à disposição.
  • MÁRCIA
    Quero saber se esta planta é boa prós ossos também
    ⇒ Oficina de Ervas: Márcia, tudo bem? O Melão de São Caetano é utilizado para tratamento do diabetes, colesterol e triglicérides. Mas, talvez possamos ajudar com o que procura, entre em contato com nossos fitoterapeutas, nossos canais de comunicação são: e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br / telefone: 16 2133-4455 / Whatsapp: 16 99159-9056.
  • Cleide Cabello
    Tive câncer de ovário agressividade IV. Já fiz 3 cirurgias para retirada do ovario e demais mestatases.Acabei de concluir minha 18 quimioterapia. Meus exames de CA 125 deu tudo normal.(10/09/2019) Gostaria de saber se melao de são caetano me ajudaria a não ter mais mestatase? Alguma dica talvez de outra planta?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Cleide! O Melão de São Caetano tem uma ação anti-tumoral. A planta que tem uma ação mais específica para tumores metastáticos é a Unha de Gato, vou deixar o link caso queira dar uma lida sobre ela: https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato .
  • hianna
    eu estou amamentando posso tomar o chá do melão de São Caetano?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Hianna, tudo bem ? O ideal seria verificar com seu medico para ver se ele autoriza o uso. Qualquer duvida entre em contato conosco pelo telefone (16) 2133-4455 ou pelo whatsapp (16) 98234-0111 . Ficamos a disposição.
  • Andreia
    Ola, adquiri neste site o melao de sao caetano em capsulas, minha glicose estava em 157 o endocrino passou glifage 500 2 x ao dia, a pergunta e a seguinte posso usar tb as capsulas do melao de sao caeano juntamente com o glifage ou eu alterno?
    ⇒ Oficina de Ervas: Andreia, a senhora já esta fazendo uso do Glifage? Como esta a glicose? Tem que avaliar quais os resultados com o Glifage pra ver a necessidade de complementar com o Melão de São caetano. Entre em contato conosco através do e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br ou Whatsapp 16 98234-0111.
  • Danielle
    Serve para queda de cabelo?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Danielle. Essa planta não é indicada para essa finalidade. Converse com nosso fitoterapeuta, caso queira orientações. Estamos à disposição pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br
  • TATIANE LOURENCO MADUREIRA
    Bom dia gostaria de saber qual é a melhor forma de fazer o chá para emagrecer do melão são Caetano?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Tatiane. Tudo bem? Essa planta pode ajudar a emagrecer, aumenta a tolerância à glicose e sua assimilação direta. Diminui colesterol e triglicerídeos. No entanto, se quiser fazer um regime de emagrecimento, podemos orientar com plantas específicas para a sua necessidade. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br e informar sua idade, peso, altura, se toma algum medicamento, se faz dieta, se tem retenção de líquidos, se o intestino funciona bem, se tem ansiedade ou compulsão alimentar, etc. Caso queira usar somente o chá do melão de são caetano, pode preparar 1 xícara do chá das folhas e tomar no almoço e jantar. Estamos à disposição.
  • Antonio rodrigues da silva
    melão de são caetano é bom para quem dores nas articulações, tenho dores no joelho e nos pés, não sei se é ácido úrico.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Antonio. Tem plantas mais específicas para dores e inflamações, como a Canela de Velho, Unha de Gato, Garra do Diabo e Boswellia serrata. Se a causa for por ácido úrico, pode acrescentar o uso da Salsaparrilha, por ser uma planta depurativa. Deve tomar bastante água e diminuir a ingestão de carnes, embutidos e outras fontes de proteínas. Caso queira uma orientação com nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16)98234-0111. Estamos à disposição.
  • Antonio rodrigues da silva
    melão de são caetano é bom para as articulações, tenho muitas dores no joelho e nos pés.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Antônio. Respondi ao seu comentário sobre as plantas analgésicas, mas caso essas dores sejam provenientes de desgaste nas articulações, o que você pode tomar junto é o UC II 40mg. Estamos à disposição nos contatos que te informei.
  • Ana Carla
    Oi, gostaria de saber se serve para caspa e se servi como usar?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Ana Carla, O melão de são caetano por ser usado em dermatoses em geral pode ser que auxilie .Trabalhamos com um shampoo anti-capas que possui em sua formulação Hamamelis (adstringente e anti-oleosidade), Babosa (hidratante e cicatrizante), Calêndula (antisséptico e cicatrizante) e piritionato de zinco, ele é mais especifico para esse finalidade. Caso tenha alguma duvida entre em contato conosco através de nosso whatsapp (16) 98234-0111 ou em nosso e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Ficamos a disposição.
  • AMILTON
    Bom dia a todos, gostaria de saber o seguinte: A taxa máxima de glicose(açúcar no sangue) vai até 99, a minha geralmente fica em torno de 103 a 128 por diversos anos, por obséquio me responda como EU poderia fazer o uso do MELÃO SÃO CAETANO? Obrigado desde já!
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Amilton. Se quiser usar o Melão de São Caetano para controlar a glicemia, pode tomar 3 a 4 cápsulas ao dia, antes das refeições. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Fátima Ramos de Souza
    Gostaria de saber se posso tomar o cha da fruta do melão do sao caetano pra infecção urinária?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Fátima. O melão de são caetano não é a planta mais indicada para infecção urinária. Nesse caso costumamos usar o óleo de copaíba, o própolis, o chá de abacateiro e o Cranberry. Também é importante melhorar a imunidade se estiver baixa. Pode ser com a Equinácea ou a Unha de Gato. Observe se a infecção ocorre por causa de TPM. Se quiser relatar o seu caso com detalhes para nosso fitoterapeuta, entre em contato pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou whats (16) 98234-0111 Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Melão de São Caetano