Melão de São Caetano

Conheça nossas fórmulas magistrais para Melão de São Caetano. Veja nossa lista de opções:
90 cápsulas de 300mg (pó das folhas),   120 cápsulas de 300mg (pó das folhas),   Tintura (folhas) 60 mL,   

O que é o Melão de São Caetano?

O Melão de São Caetano, conhecido cientificamente como Momordica charanthia, é uma planta que faz parte da família das cucurbitaceae e é originária de partes como leste da Índia e sul da China. Em todo o Brasil, também vem a ser reconhecido por nomes populares como erva de São Caetano, fruto de cobra, erva das lavadeiras, Erva de São Vicente, pepino amargo, Bitter melon (inglês), Ku Gua (Chinês) e melãozinho.

Melão de São Caetano é comestível?

É uma trepadeira de cheiro desagradável que possui flores amareladas ou esbranquiçadas, folhas palmatífidas e fruto dourado que abre-se em válvulas espinhosas, possuindo carnosidade mole em seu interior, que torna-se amarelo avermelhada quando madura.

O melão de são caetano pode ser facilmente encontrado em locais como pomares, hortas, cafezais, cercas, alambrados e terrenos baldios. Foi largamente utilizado pela medicina popular e pelas tribos do amazonas. Principalmente pelas lavadeiras para clarear roupas e tirar manchas. Muitas pessoas utilizam na alimentação, comendo os frutos maduros.

Veja produtos de Melão de São Caetano aqui

Quais são os benefícios e propriedades do Melão de São Caetano?

O Melão de São Caetano possui função: Adstringente, afrodisíaca, aperitiva, estomáquica, anticarbunculosa, anti-hemorroidário, antidiabética, antimicótica, antifebrífuga, antileucorréico, anti-reumática, antiflatulenta, anticatarral, antipirética, cicatrizante, colerética, depurativa do sangue, emenagoga, febrífuga, hipotensora, hipoglicêmica, laxante, purgativa, antitumoral e antiviral.

Melão de São Caetano emagrece?

Algumas pessoas afirmam que possui ação coadjuvante no emagrecimento, pela ação depurativa, purgativa e por reduzir a taxa de glicemia, no entanto, não é uma planta indicada especificamente para esse fim.

Veja produtos de Melão de São Caetano aqui

Como usar o Melão de São Caetano?

Parte utilizada: Frutos, hastes, folhas e sementes.

Posologia: O uso do pó varia de 20 a 40mg/kg/dia, em 3 tomadas diárias.

Pode usar o Melão de São Caetano fazendo o chá das folhas, na forma de cápsulas do pó e na forma de tintura.

Quais os efeitos colaterais que o Melão de São Caetano pode apresentar?

Contraindicações/cuidados: gestantes, nutrizes e crianças; as sementes contêm compostos tóxicos e teratogênicos, não devendo ser ingeridas em grandes quantidades, pois também é abortivo e inibidor da síntese proteica. Também é contra indicada para pessoas que querem ter filhos. Não administrar em diabéticos que utilizam insulina, pois tem efeitos hipoglicêmicos e portadores de diarreia crônica, pois aumenta o número de evacuações e provoca a diarreia pastosa. As sementes têm compostos tóxicos e não devem ser ingeridas em grandes quantidades. Causa alterações nos testes laboratoriais do sangue-glicosúria falso-negativo em exames que usem fitas oxididantes-reagentes e reagentes de Benedict; embora não tenha efeitos sobre as leveduras e fungos; seu uso prolongado pode prejudicar a flora bacteriana fisiológica levando ao crescimento de certas leveduras oportunistas, como a cândida.

Efeitos colaterais: causa queda drástica da taxa de glicose sanguínea (hipoglicemia) em poucas horas; pode ter ação teratogênica; in vitro, é um inibidor da síntese proteica; pode causar aborto.

Veja produtos de Melão de São Caetano aqui

 

Por: Eliza Harada

Comentários


  • Amir Avelino dos santos

    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Amir, tudo bem? Tem alguma dúvida? Você pode entrar em contato com nosso fitoterapeuta através do nosso whatasapp (16) 98234-0111 ou pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Gracilene Carneiro
    Olá, eu tenho usado as folhas batidas no liquidificador com pouca água, para o tratamento da malária, me indicaram essa erva melão de São Caetano. Tenho sentido melhoras.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Gracilene. Eu não conheço a indicação do Melão de São Caetano para tratamento da malária, mas deve ajudar bastante, pois além de ser uma planta que controla a febre, ela tem também uma ação que melhora a digestão e o mal-estar. Se quiser falar com nosso fitoterapeuta, pode entrar em contato pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Isa Oliveira
    Bom dia! eu posso fazer cha das frutas que estão dentro do melão?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Isa. É mais indicado o uso das folhas para fazer o chá. As sementes contêm compostos tóxicos e teratogênicos, não devendo ser ingeridas em grandes quantidades, pois também é abortivo e inibidor da síntese proteica. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16)98234-0111. Estamos à disposição.
  • Geraldo Alves de Araujo
    Faz-se o chá dos ramos e folhas secos?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Geraldo. O Chá pode ser preparado com as folhas secas. Pode ter ramos finos junto, mas as folhas são a parte principal. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo nosso whats (16)98234-0111. Estamos à disposição.
  • Messias Araújo
    Quero baixar um pouco o açúcar. ..Posso fazer chas das folhas do melão de São Caetano
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Messias. Pode fazer o chá das folhas e tomar 1 xícara no almoço e jantar. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Roberto
    Onde encontro o óleo dessa planta?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Roberto. Não conheço o óleo de melão de são caetano. Para que você precisa? Pode entrar em contato com nossa equipe pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Eloiza Masulli
    Olá, gostaria de saber se ingerir o chá das folhas e ramos por muito tempo pode causar anemias em pessoas que tem com problemas de infecções estomacais?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Eloiza. Qual a finalidade desse uso prolongado? Tem algumas restrições sim, independente de ter uma infecção estomacal. Para tirar todas as suas dúvidas, entre em contato com nossa equipe de fitoterapeutas e informe detalhadamente o caso. Nosso contato é farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Melão de São Caetano