2022-05-24

Astragalus: para que serve e efeitos colaterais

Conheça nossas fórmulas magistrais para Astragalus.
Veja nossa lista de opções:
90 Cápsulas de 300mg Extrato Seco,     90 Cápsulas de 300mg Extrato Seco (Kit com 2 frascos),     

Você conhece o Astragalus? Encontrada principalmente na Ásia, essa planta oferece muitos benefícios para a nossa saúde, pois é indicada para fortalecer o sistema imunológico e promover maior longevidade. Ou seja, tem características importantes para nossa qualidade de vida! Confira neste artigo para que serve e seus efeitos colaterais.

 

O que é Astragalus?

Conhecido há séculos na medicina tradicional chinesa, o Astragalus vem sendo gradualmente mais difundido no Ocidente e também mais pesquisado cientificamente, a fim de averiguar os inúmeros benefícios conhecidos empiricamente na cultura asiática. Essa espécie é encontrada na China, Coréia, Mongólia e na Sibéria, sendo utilizada como um tônico herbal para auxiliar as defesas naturais do corpo e aumentar a longevidade, além de outros usos tradicionais.

O seu nome popular aqui no Ocidente é Astragalus ou Astrágalo, devido ao seu nome científico Astragalus membranaceus, mas também pode ser conhecido como ervilhaca de leite, chifre de cabra, dragão verde ou também por seu nome em outros idiomas, principalmente “Huang-qi”.

Este último nome se destaca por apresentar dicas de sua importância na medicina chinesa: “Huang” significa amarelo, na alusão à cor do interior da raiz; já "Qi" — um termo polissêmico — significa líder, evidenciando sua posição superior de tônicos medicinais.

O uso tradicional desta raiz foi relatado em um livro de medicina e práticas de agricultura na China — o Shen Nong Ben Cao Jing — escrito e compilado entre 200 a.C. e 100 d.C, assim como o Ginseng (ver produto) e o Icariin (ver produto).

De modo geral, a raiz é indicada para aumentar a imunidade e reduzir a fadiga, revigorando a força vital.

Astragalus o que ?

Essa planta é perene e faz parte da família botânica Fabaceae. Alcança no máximo 150 centímetros e suas raízes têm seções retas, longas e cilíndricas. Floresce entre Junho e Julho. Infelizmente, é uma espécie que não encontra-se com frequência de maneira espontânea na natureza, embora seja cultivada justamente por seus aspectos medicinais, tornando-se um adaptógeno popular.

Vamos conhecer outros detalhes do Astragalus?

 

Astragalus: para que serve

De modo geral, o Astragalus serve para aumentar a resposta imunológica e favorecer a nossa reação ao estresse. No entanto, existem outros detalhes desta planta que iremos apresentar abaixo!

Astragalus aumento da imunidade

As partes utilizadas do Astragalus são suas raízes. A composição é variada e, até o que os estudos mais recentes indicam, os componentes mais importantes são:

  • Polissacarídeos
  • Saponinas (astragalosídeos)
  • Flavonoides
  • Glicosídeos
  • Aminoácidos
  • Sais minerais

 

O Astragalus possui ações:

  • Adaptógena
  • Antioxidante
  • Imunomoduladora
  • Anti-inflamatória
  • Cardioprotetora
  • Hepatoprotetora
  • Hipotensora leve
  • Hipoglicemiante leve

 

Ele é vendido na forma de cápsulas, que contém seu extrato seco!

 

E quais são as indicações de uso do Astragalus?

A principal indicação do Astragalus é a melhora da resposta imunológica e sensação de energia. Veja todas as suas indicações com maior profundidade:

  • Adjuvante em tratamentos de quimioterapia — pois promove sensação de bem estar em pacientes e melhora resposta imunológica.
  • Prevenção de doenças cardiovasculares — reduz a adesão de placas de colesterol em células endoteliais, localizadas nos vasos sanguíneos no sistema vascular. Assim, é considerado um cardioprotetor! Sempre associado a uma dieta saudável e prática de atividade física.
  • Adjuvante no tratamento e controle de níveis de açúcar no sangue em diabéticos, pois diminui resistência à insulina.

 

Boa parte das ações mencionadas do Astragalus são causadas por suas saponinas (ênfase nos astragalosídeos), polissacarídeos e flavonoides. Cabe aqui dizer também que o Astragalus continua a ser pesquisado para que todos os seus mecanismos de ação sejam identificados e não descarta-se um funcionamento sinérgico.

Por exemplo, os polissacarídeos favorecem a proliferação e diferenciação de linfócitos, que fazem parte do sistema imunológico. Também regula a síntese de macrófagos.

Os flavonóides possuem ações antioxidantes e anti-inflamatórias, que por sua vez, desencadeiam outros resultados positivos em nossa saúde. Ao neutralizar os radicais livres, diminui-se o envelhecimento celular e o risco de surgimento de doenças degenerativas.

Em relação ao estresse, os astragalosídeos são capazes de interferir no sistema dopaminérgico. Em adição a isso, há indícios de ácido gama-aminobutírico (GABA), que promove maior relaxamento ao inibir excesso de atividade cerebral — sem que suas funções sejam prejudicadas. Assim, fica mais fácil lidar com o estresse do cotidiano!

Astragalus bem estar resist?ncia a estresse

Ouvi falar sobre rejuvenescimento e sobre telômeros. Qual é a relação com o Astragalus?

É provável que você já tenha ouvido falar de cromossomos, então fica mais fácil entender o que são os telômeros: são as extremidades deles — as pontinhas — que carregam parte repetitiva do DNA, porém não são codificantes. Os telômeros protegem o restante da estrutura cromossômica e o encurtamento deles está relacionado à natural senescência celular — e também ao envelhecimento em geral.

Portanto, é fácil cair no seguinte raciocínio: manter os telômeros saudáveis, sem danos, protege melhor o restante dos cromossomos e, por consequência, mantém a saúde a nível celular. E há pesquisas relacionando o Astragalus com a preservação ou regeneração de telômeros devido a um componente chamado cicloastragenol (TA-65), supostamente capaz de promover a telomerase — que contrapõe o encurtamento dos tais telômeros. Seria a chave para o rejuvenescimento?

Astragalus rejuvenescimento tel?meros

Calma. As pesquisas são esparsas e iniciais, e mais: boa parte das pesquisas que envolvem telômeros está voltada à cura de doenças raras causadas por mutações genéticas relacionadas à telômeros curtos. Portanto, estudos com telômeros não tem fins de rejuvenescimento, principalmente o estético. Então não, o Astragalus sozinho não irá alongar telômeros de maneira muito significativa ou promover o rejuvenescimento.

Isso não significa que essa planta não traga benefícios para a longevidade e qualidade de vida! Conforme discorremos ao longo deste artigo, o Astragalus te auxiliará na resposta imunológica e tem ainda atividade antioxidante, relacionada à prevenção de várias doenças. Isso também é saúde!


Astragalus ajuda contra Covid-19?

O Astragalus consegue melhorar sua resposta imunológica, mas sua saúde também depende de seus hábitos e medidas de biossegurança. Portanto, apesar deste fitoterápico ser capaz de auxiliar na sua imunidade, ele não irá te deixar absolutamente invulnerável contra Covid-19. Ele pode, porém, ser avaliado por fitoterapeutas como coadjuvante durante o tratamento.

Astragalus imunidade e Covid

Dosagem usual recomendada e como tomar

Cápsula de extrato seco  — Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia, alcançando o máximo de 700mg por dia. É indiferente se você toma durante as refeições ou não.

 

Astragalus: efeitos colaterais e contraindicações

O Astragalus é bem tolerado pelo organismo humano e reações adversas não são comuns. Quando ocorrem, variam entre desconforto gastrointestinal, coceira, náusea e diarreia; e todos esses sintomas negativos são revertidos com a suspensão do consumo.

O uso do Astragalus não é recomendado para:

  • Gestantes, lactantes e crianças  - pela falta de estudos que comprovem o consumo seguro para pacientes destas categorias.
  • Pacientes que apresentam hipersensibilidade a algum de seus componentes.
  • Pacientes que possuem algum tipo de doença autoimune ou tomam medicamentos imunossupressores não devem consumir Astragalus, assim como não indica-se este fitoterápico para pacientes transplantados ou que irão passar em breve por alguma cirurgia (envolvendo ou não transplantes).
  • Há possibilidade de interação medicamentosa com ciclofosfamida, lítio, remédios hipotensores e antidiabéticos. Não inicie um tratamento com Astragalus sem a devida orientação profissional médica.

 

Astragalus: preço e onde comprar

Você pode comprar Astragalus no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Astragalus para que serve adapt?geno

Bibliografia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7168059/

https://www.thehealthcloud.co.uk/health-benefits-astragalus/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5758356/

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0254627213601892?via%3Dihub

http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.464.1351&rep=rep1&type=pdf

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fphar.2020.00349/full

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/%28SICI%291099-1573%28199709%2911%3A6<411%3A%3AAID-PTR132>3.0.CO%3B2-6

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ptr.5188

https://www.shine.cn/news/metro/2204305016/

https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/congrepics/2017/TRABALHO_EV076_MD4_SA4_ID1269_04092017115916.pdf

https://www.worldscientific.com/doi/epdf/10.1142/S0192415X16500014

https://www.thehealthcloud.co.uk/health-benefits-astragalus/

https://www.mountsinai.org/health-library/herb/astragalus

https://www.nccih.nih.gov/health/astragalus

https://www.philadelphia-acupuncture.com/the-use-of-astragulus-in-chinese-herbal-medicine/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2766712/

https://www.bbc.com/portuguese/geral-43601735

https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/4658

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7168059/

https://saude.abril.com.br/medicina/a-receita-da-longevidade-segundo-uma-premio-nobel-de-medicina/

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Astragalus: para que serve e efeitos colaterais

Deixe seu comentário sobre:
Astragalus: para que serve e efeitos colaterais