Você sabia que a Silimarina é extraída do Cardo Mariano?

O que é Silimarina

A Silimarina é um nome já bastante conhecido como remédio para o fígado, mas muitos desconhecem que esse medicamento tem origem em uma planta conhecida há séculos.

O Cardo Mariano (Silybum marianum) é originário da área mediterrânea (Sul da Europa, Norte da África), sendo introduzido posteriormente na América do Norte (costa oeste), América do Sul e em vários outros locais.

É uma planta comestível e os frutos secos são para uso medicinal.

O nome foi dado por Dioscórides (Pedânio Dioscórides (fl.  50-70 d.C.) foi um autor greco-romano, considerado o  fundador da farmacognosia através da sua obra De matéria  médica, a principal fonte de informação sobre drogas  medicinais desde o século I até ao século XVIII.)

Acreditava-se que a Virgem Maria amamentava Jesus sob uma árvore de Cardo, daí as manchas brancas nas folhas. Além disso, era indicada para a lactação e por Dioscórides como emética (provoca vômitos). É conhecida também por Cardus Marianus, Cardo-Branco, Cardo de Leite, Cardo Leiteiro, Cardo de Nossa Senhora, Alcachofra Selvagem e Milk Thistle (inglês).

Possui receptáculo floral comestível como a alcachofra e por ser hepatoprotetor sua cultura se disseminou pelo mundo, nos séculos XVI e XVII.

A silimarina é o nome genérico de um grupo de compostos naturais (silibina, silidianina e silicristina) extraída do fruto da planta medicinal Cardo mariano, reconhecida por sua atividade anti-hepatotóxica. A silimarina protege contra as mais severas necroses hepáticas.

 

Para que serve a Silimarina

É indicado em casos de cirrose hepática incipiente por abuso de álcool, hepatite viral, hepatopatias crônicas de diferente etiologia (tóxicas, metabólicas, infecciosas) e esteatose hepática.

Possui baixa toxicidade em humanos, não tendo demonstrado qualquer efeito tóxico em animais de laboratório. Pode causar discreta diarreia no início do tratamento por aumentar a atividade colerética (aumento da secreção biliar).

Além da atividade hepatoprotetora, possui ação hipolipemiante, venotônico, cardiotônico suave, ajuda nos quadros de dificuldade de memorização e concentração e aumenta a imunidade.

Por: Eliza Tomoe Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Maikel Moreira
Posso utilizar as folhas em saladas. Obrigado
⇒ Oficina de Ervas: Oi Maikel. Nunca vi essa planta aqui. O Cardo Mariano (Silybum marianum) é originário da área mediterrânea (Sul da Europa, Norte da África), sendo introduzido posteriormente na América do Norte (costa oeste), América do Sul e em vários outros locais. A planta do Cardo Mariano é comestível e os frutos secos são para uso medicinal. Se você tem certeza de que é a planta certa, pode usar sim.


• Jacilene
A Silimarina pode ser tomada durante o período de gestação? Obrigada.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Jacilene, o uso dela não é indicado na gestação. Nesse período todo medicamento deve ser usado apenas com a autorização do seu medico. Qualquer duvida estamos a disposição.


• Maria Sueli
Estou usando a silimarina e sentindo bem com a mesma.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria. Que bom saber que está tendo bons resultados com a Silimarina. Estamos à sua disposição sempre que precisar.


• Maria chahin
Gostei do comentario
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria.Seu retorno é muito importante para nós, para que possamos saber se o nosso trabalho está sendo efetivo. Nossa missão é levar informação para que as pessoas possam aprender a se cuidar.Ficamos a disposição.


• Julio Pinheiro
Bom dia, o fruto é comestível? De que parte podemos chá medicinal? O que podemos aproveitar dessa planta,? Qual a maneira correta para aproveitar toda essa planta? Obrigado pela atenção!!!!
⇒ Oficina de Ervas: Olá Júlio. A parte usada como medicinal são os frutos, contudo a planta toda parece ser comestível. Como ela não é originária do Brasil, não conhecemos essa planta de perto. O Cardo Mariano é originário da área mediterrânea (Sul da Europa, Norte da África), sendo introduzido posteriormente na América do Norte (costa oeste), América do Sul e em vários outros locais. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br Estamos à disposição.


• Silvana
Como faço pra encontrar essa planta
⇒ Oficina de Ervas: Oi Silvana. O Cardo Mariano não é cultivado no Brasil, mas é fácil de encontrar por ser uma planta muito comercializada. A Silimarina, que é o ativo principal dessa planta também pode ser encontrada para uso. Deixo aqui o link de nossa farmácia com esses produtos e qualquer dúvida, você pode entrar em contato conosco. https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano


• roselene andrade
boa tarde,gostaria de tomar em cha
⇒ Oficina de Ervas: Olá Rosilene. Infelizmente não trabalhamos o Cardo Mariano na forma de chá, apenas em capsulas e em tintura (gotas). Porem a ação é a mesma mudando apenas a forma farmacêutica. Qualquer duvida entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.


• Valéria Gonçalves Tavares
comprei as capsulas de cardo mariano e gostaria de saber qual a melhor forma de toma-las, assim tambe´m com relação ao chá de roma. Obrighada
⇒ Oficina de Ervas: Oi Valéria. Pode tomar 1 cáps de Cardo mariano 400mg após café, almoço e jantar. Quanto ao chá de romã, ele é indicado para fazer gargarejos em caso de dor de garganta. O uso interno pode prender o intestino. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.


• Vivian
Apareceu uma planta dessa no meu quintal...
⇒ Oficina de Ervas: Olá Vivian. Existem plantas muito parecidas, mas é importante verificar se é a espécie certa, pois o Cardo Mariano é originário da área mediterrânea (Sul da Europa, Norte da África), sendo introduzido posteriormente na América do Norte (costa oeste), América do Sul e em vários outros locais. Nunca vi aparecer espontaneamente aqui na região sudeste do Brasil. Vi isso no Marrocos, então depende de onde você mora. Estamos à disposição para qualquer dúvida.


• Adriana
Boa noite estou sabendo agora, comprei cardo Mariano em cápsulas. Gostaria de saber se o efeito em cápsulas é o mesmo que o chá da erva. Pois tenho esteatose hepática grau 2. Morro de medo do meu quadro piorar e minha gordura só aumentar. Estou na academia fazendo musculação, e esteira . Estou indo todos os dias. Me ajudem falando se realmente este remédio ajuda a retirar está gordura no meu fígado por favor, pq dieta n consigo fazer muito. Obrigado beijo
⇒ Oficina de Ervas: Olá Adriana. Essa é a planta mais indicada para tratar esteatose. Pode tomar 1 cáps no café, almoço e jantar. Geralmente recomendamos tomar junto com o Picão Preto, 1 cáps também 3 vezes ao dia. Se você não tiver em cápsulas, faz o chá mesmo. Depois troque o Cardo Mariano pela Silimarina, que é o ativo concentrado dessa planta, e o efeito será mais efetivo. Qualquer dúvida, nossos fitoterapeutas estão à disposição pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.


• Cristiana Machado
Boa noite, gostaria de saber se a pessoa q não tem vesícula biliar pode usar esse ativo do cardo mariano, já que ela estimula a produção da bile? Essa planta pode ser cultivada em Salvador na Bahia? Obrigada.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Cristiana. Pode usar essa planta sim, pois ela tem ação de proteção do fígado. Quanto ao cultivo, eu não sei como é a adaptação para o clima e solo da sua região. Também não conheço onde encontrar as sementes ou mudas para cultivo. Qualquer dúvida, estamos à disposição.


• Ana Vieira
Cardo mariano ou cardo Santo ,O chá desta erva cura botulismo ,doença que acomete animais por ingestão de alimentos estragados, O botulismo causa paralisia dos membros(Cai os quartos)Os veterinários costumam diagnosticar como infecção intestinal ,Mas na verdade se trata de botulismo Doença de difícil curar . O Chá de cardo mariano age na corrente sanguínea limpando todas as toxinas , Chá de cardo Santo é milagroso ele cura o botulismo .
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ana. Que informação mais valiosa que você nos passou! Cada dia aprendemos mais um pouco. Muito obrigada.


• Daiane aguirre
Da pra fazer o chá das folhas ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Daiane. Como a Silimarina é o ingrediente ativo do Cardo Mariano, é mais utilizado na forma de capsulas . Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.


• Márcio
Tenho esteatose hepática severa. Voltei a dieta e a caminhar. O cardo Mariano e a Silimarina vé a mesma coisa? Qtos mg e qtas vezes devo tomar ao dia?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Marcio. A Silimarina é ingrediente ativo do Cardo Mariano, sua ação é melhor por ser o ativo isolado. Na dosagem de 140mg a sugestão de uso é de 1 cápsula 3x/dia . Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.


• Naiany Cristina
Olá Boa Noite, Minha mãe tá cm pedra na Visícula e tá muito inflamada essa planta pode ajudá-la?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Naiany. Para pedra na vesícula, as plantas mais indicadas são a Carqueja e o Boldo do Chile. Se quiser falar com nosso fitoterapeuta, pode entrar em contato pelo email e informar com mais detalhes o caso dela. Assim poderemos orientar. Estamos à disposição.


• Isabella
Oi pessoal! Estou com gordura no fígado e já ouvi falar bastante dessa erva. Vocês poderiam me informar como tomar as gotas? Quantas vezes ao dia?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Isabella. A tintura pode ser em torno de 40 gotas em água no almoço e jantar, diluídas em um pouco de água morna para evaporar o álcool. Pode associar o uso do Picão Preto ou Eclipta alba. Qualquer dúvida, entre em contato conosco para que possamos te orientar de forma personalizada. Estamos à disposição.


• Nicole Sá Muller
Olá! Soubemos que essa erva é estimulante para produção do leite materno. Qual a posologia diária para esse benefício?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Nicole. Existem plantas com essa ação. Segue aqui alguma informações: Plantas medicinais como o feno grego (Trigonella foenicum-graecum), o cardo mariano (Silybum marianum), o funcho (Foeniculum vulgare) e a camomila (Matricaria recutita) têm sido estudadas como recurso para aumentar o volume de leite produzido. O algodoeiro (Gossypium herbaceum) tem seu uso na Fitoterapia por tradicionalidade no Brasil. Se quiser usar a Silimarina, tome a cáps de 140mg pela manha. Estamos à disposição.


• SOl
Olá, poderia informar se a silimarina (cardo mariano) pode ter correspondente homeopático? Trato meu gato com homeopatia e ele precisa tomar silimarina. Muito grata!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Na homeopatia é o Cardo Mariano. Para maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br


• Daiani
Como é feito o pó das sementes de cardo? As sementes são torradas e moídas ou trituradas sem torrar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Daiani. O preparo dos fitoterápicos são feitos através de secagem. Em alguns casos, a secagem pode ser forçada em estufas, mas com temperatura controlada para não ocorrer a perda de princípios ativos. Caso queira saber mais, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• REGINA
OLÁ IREI COMEÇAR A USAR POR INDICAÇÃO DA BIOMEDICA, MAS SO ENCONTREI ONDE MORO EM PÓ. COMO POSSO USAR?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Regina. Se você encontrou somente o pó do Cardo mariano, pergunte para sua biomédica que dosagem deve usar no preparo de chá e quantas vezes ao dia. Caso queira usar a silimarina, que é o ativo da planta, poderá comprar pelo nosso site. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.


• MARIZE LOPES BRANCO
Bom dia so hinpertensa gostaria de saber se posso tomar a Silimarina .pois tenho esteatose hepática
⇒ Oficina de Ervas: Marize, se a pressão estiver controlada pode usar a Silimarina. Para maiores informações é só entrar em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br


• Luci Mara Santos
Tomei a silimarina com racemetionina, receita da pelo meu médico é me deu reação alérgica. Será que se mandar manipular só a silimarina vai fazer mal?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Luci. Eu vi que essa associação pode dar reações adversas. As mais comuns são vômitos e as coceiras são mais raras. Até hoje não tivemos casos de alergia com a Silimarina e seus efeitos adversos não são de alergia, mas pode ocorrer náuseas, gases ou diarreia no início do tratamento, segundo informações. Caso você queira conversar com nossos fitoterapeutas, estamos à disposição.


• Marluci
Gostaria de saber se o paciente tiver alergias a dipirona, Sonrisal, Engov e Ibuprofeno, poderá tomar Silimarina.Li que tem componentes do Acetilsalicílico. o.Obrigada!
⇒ Oficina de Ervas: Oi Marluci. A Silimarina não contém ácido acetil salicílico pois é um ativo isolado da planta Cardo Mariano. De qualquer forma pacientes alérgicos devem tomar cuidado com qualquer medicamento. Estamos à disposição para qualquer dúvida.


• Ivani
Já uso Silimarina, sinto me bem.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ivani. Realmente a silimarina é eficaz para problemas de fígado. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• MARIZE LOPES BRANCO
Bom dia estou tomando Silimarina a uma semana estou com um pouco de coceira pode ser da Silimarina
⇒ Oficina de Ervas: Olá Marize. Não é comum reações com a Silimarina, porém cada organismo reage de uma forma a medicamentos ou alimentos. Portanto, você pode suspender o uso por 10 dias e depois voltar a tomar, para ver se a coceira volta. Qualquer dúvida ou se precisar de orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• MARIZE LOPES BRANCO
Bom dia estou tomando Silimarina o médico passou amoxicilina e claritromicina. Posso tomar msm tomando a Silimarina . não tem problema de tomar juntos.
⇒ Oficina de Ervas: Marize, bom dia. É melhor conversar com seu médico, pois ela pode alterar o efeito de alguns fármacos. Estamos à disposição para esclarecer mais dúvidas.


• Maurício
Boa noite meu filho tem gordura no fígado e ipotiroidismo e diabetes ele pode ou (deve) tomar a Silimarina e o que vcs me indica para a diabetes. Desde já grato
⇒ Oficina de Ervas: Oi Maurício. A Silimarina serve para fígado gorduroso. Para diabetes têm algumas opções, como a Pata de Vaca e Melão de São Caetano. Peço que entre em contato com nossos fitoterapeutas para maiores esclarecimentos. Estamos à disposição.


• monica
pode-se dizer então que sylibum marianum e a mesma coisa que silimarina?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Mônica. A Silimarina é o princípio ativo isolado da planta Sylibum marianum, também chamado de Cardo Mariano. Por se tratar de ativo isolado, a ação da Silimarina é mais eficaz em casos mais agudos. A escolha depende de cada caso e as dosagens mudam também. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• branca
Olá, boa tarde, já compro há um mes as semente de cardo mariano para fazer o cha contra a gordura no figado, agora estou colocando junto o picao preto (um punhado), está correto? Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: olá Branca. Você pode usar 1/4 da palma da sua mão de cada planta para 250mL, tomar 1 dose até 3 vezes ao dia. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• Ornilo Costa Jr
Gostaria de saber se o picão preto e a serralha são "parentes" do cardo mariano. Além disso, quais as propriedades medicinais de cada uma dessas duas plantas?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ornilo. Essas plantas pertencem à família asteraceae, porém são espécies diferentes, apresentando constituintes químicos diferentes. Não trabalhamos com a Serralha, mas ela é usada popularmente para problemas do fígado, desintoxicante e anti-inflamatória. O Picão Preto é indicado para problemas do fígado e usado até em crianças com icterícia, na forma de banhos. Muito usado para controlar a esteatose hepática, associando o seu uso com o Cardo Mariano. https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto O Cardo Mariano é uma planta muito indicada para problemas hepáticos, e a vantagem é que existe o princípio ativo isolado chamado de Silimarina. Portanto, a atividade da Silimarina garante maior eficácia nos quadros mais agudos ou de maior gravidade, sendo possível associar o uso de outras plantas coadjuvantes como o Picão Preto, Dente de Leão e Alcachofra. https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano Se quiser tirar suas dúvidas ou conversar com um de nossos fitoterapeutas, é só entrar em contato conosco clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos sempre à disposição.


• Nilza Marli dos Santos Mayer
Estou internada com obstrução no canal da vesícula, muito amarela. Devo tomar Silimarina?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Nilza, Não use a Silimarina, pois ela estimula a secreção biliar. Entre em contato com nossos fitoterapeutas contando como está sua bilirrubina direta e indireta. Se possível, envie seus exames de enzimas do fígado e hemograma. Talvez seja melhor usar o Picão Preto. Você pode falar com nossos fitoterapeutas pelo WhatsApp (16) 9.8234.0111 ou por e-mail clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Tatiana
Gostaria de saber se posso fazer uso contínuo da Silimarina em cápsulas. Desde já agradeço.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Tatiana, A Silimarina é usada por 6 semanas, faz uma pausa de 20 dias podendo usar novamente. No caso de fazer o uso continuo vai depender do diagnóstico do seu médico e o tipo de tratamento proposto por ele. Para maiores informações entre em contato pelo llink https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/?utm_source=site&utm_medium=link-footer&utm_campaign=link&utm_content=footer


• Ana Maria
Só encontrei o fruto torrado parece arroz selvagem como fazer o chá é preciso triturar as sementes pois estou com fígado gordo grau 2
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Ana Maria Para ter efetividade, os frutos não podem ser torrados. Entre em contato com um de nossos fitoterapêutas para ter orientações mais específicas para o tratamento da esteatose. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Marli
Boa noite, comprei silimarina 500mg gostaria de saber qts cápsulas aí dia.Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá Marli, Não é comum a Silimarina estar na dose de 500 mg, se foi prescrito por médico, siga as orientações do mesmo. Para maiores informações peço que entre em contato com os nossos fitoterapeutas através do link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ficamos a disposição.


• Joelma
Eu gostaria de saber se posso fazer uso da Silimarina , pois eu não tenho mais a vesícula .
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Joelma Pode usar a Silimarina. Clique no link abaixo para ver mais informações este fitoterápico: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano Para mais orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Raquel Pereira Marcelino
olá edtou vom pedra na visicula e tenho esteatose grau 3 já tomo uns remefios manipulados de ervas receitado pelo mefico sera que pisso tomar a silimarina
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Raquel Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde, se usa algum medicamento e o tamanho do cálculo. Estamos à disposição.


• luiz henrique marques de oliveira macagnan
posso triturar as sementes de cardo mariano e colocar em cápsulas de gelatina para tomar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luiz Para sua comodidade trabalhamos com as cápsulas do pó das sementes do Cardo Mariano. Clique no link abaixo para ver mais informações e as opções: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• AntonioPereira
Gostaria de saber se o melhor remédio para o fígado de quem bebe muito álcool para ter uma recuperação melhor e Silimarina ou tem outro melhor? desde já agradeço pela atenção
⇒ Oficina de Ervas: Antônio, bom dia Costumamos sugerir a Silimarina como fitoterápico de primeira linha. Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe a idade da pessoa, se tem algum problema de saúde e se usa algum medicamento. Estamos à disposição.


• Alessandra Rodrigues da Silva Rosa
Por favor gostaria de saber qual seria o melhor tratamento para quem tem esteatose hepática ,com alteração grande das enzimas GamaGT 229,TGP50e tGo31,triglicérides 204 e agora começou aumentar insulina tbem .Pessoa não bebe ,não fuma ,é sedentária ,nunca teve glicemia alta e tbem tem uma alimentação mais para saudável ,baixo carboidrato e índice glicêmico .Gostaria de usar a Silimarina em gotas sem álcool ,teria?Ou então a Silimarina isolada em cápsulas na maior dosagem .Quero comprar de vcs .Comecei ontem usar as sementes,que eu mesma triturei e coloco 1/2 colher de sopa em uma xícara de água fervida e aguardo 10 minutos e couo.Ta certo ?Sei que as plantas utilizadas para melhor seria o cardo Mariano isolado o princípio Silimarina ,a alcachofra ,dente de leão ,picão preto e a erva botão .Só estou tomando alcachofra folha ,dente de leão folha seca e a semente do cardomariano que triturei .Me ajudem estou precisando muito .Desde já agradeço
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Alessandra O fitoterápico mais indicado é a Silimarina (ativo isolado - em cápsula). Os chás que está usando pode continuar, mas use em períodos alternados. Clique no link abaixo para ver mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano Qualquer dúvida ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Sarita
Eu estava com gordura no fígado grau 3. Uso silimarina em cápsulas há uns 5 meses. Fiz exames e agora moderado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sarita. Ficamos felizes com o seu resultado. Você conseguirá obter melhores resultados futuramente, usando a Silimarina e cuidando dos hábitos alimentares e exercícios físicos. Durante o período de pausa da Silimarina, você poderá substituir pelo Picão Preto. https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Valdo
Já fiz uso de Silimarina em solução oral 64mg/5ml tipo xarope. Oq vcs indicariam com dosagem semelhante.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Valdo Queremos entender melhor a sua necessidade, para poder orientar melhor. Pedimos que entre em contato com os nossos fitoterapeutas através do link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Abaixo deixo o link da nossa página da Silimarina para que você possa ler mais a respeito. https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos