Você sabia que a Silimarina é extraída do Cardo Mariano?

A Silimarina é um nome já bastante conhecido como remédio para o fígado, mas muitos desconhecem que esse medicamento tem origem em uma planta conhecida há séculos.

O Cardo Mariano (Silybum marianum) é originário da área mediterrânea (Sul da Europa, Norte da África), sendo introduzido posteriormente na América do Norte (costa oeste), América do Sul e em vários outros locais.

cardo mariano plantaÉ uma planta comestível e os frutos secos são para uso  medicinal.

O nome foi dado por Dioscórides (Pedânio Dioscórides (fl.  50-70 d.C.) foi um autor greco-romano, considerado o  fundador da farmacognosia através da sua obra De matéria  médica, a principal fonte de informação sobre drogas  medicinais desde o século I até ao século XVIII.)

 

Acreditava-se que a Virgem Maria amamentava Jesus sob uma árvore de Cardo, daí as manchas brancas nas folhas. Além disso, era indicada para a lactação e por Dioscórides como emética (provoca vômitos). É conhecida também por Cardus Marianus, Cardo-Branco, Cardo de Leite, Cardo Leiteiro, Cardo de Nossa Senhora, Alcachofra Selvagem e Milk Thistle (inglês).

cardo mariano flor

Possui receptáculo floral comestível como a alcachofra e por ser hepatoprotetor sua cultura se disseminou pelo mundo, nos séculos XVI e XVII.

A silimarina é o nome genérico de um grupo de compostos naturais (silibina, silidianina e silicristina) extraída do fruto da planta medicinal Cardo mariano, reconhecida por sua atividade anti-hepatotóxica. A silimarina protege contra as mais severas necroses hepáticas.

É indicado em casos de cirrose hepática incipiente por abuso de álcool, hepatite viral, hepatopatias crônicas de diferente etiologia (tóxicas, metabólicas, infecciosas) e esteatose hepática.

Possui baixa toxicidade em humanos, não tendo demonstrado qualquer efeito tóxico em animais de laboratório. Pode causar discreta diarreia no início do tratamento por aumentar a atividade colerética (aumento da secreção biliar).

Além da atividade hepatoprotetora, possui ação hipolipemiante, venotônico, cardiotônico suave, ajuda nos quadros de dificuldade de memorização e concentração e aumenta a imunidade.

Por: Eliza Tomoe Harada

Comentários


  • Maikel Moreira
    Posso utilizar as folhas em saladas. Obrigado
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Maikel. Nunca vi essa planta aqui. O Cardo Mariano (Silybum marianum) é originário da área mediterrânea (Sul da Europa, Norte da África), sendo introduzido posteriormente na América do Norte (costa oeste), América do Sul e em vários outros locais. A planta do Cardo Mariano é comestível e os frutos secos são para uso medicinal. Se você tem certeza de que é a planta certa, pode usar sim.
  • Jacilene
    A Silimarina pode ser tomada durante o período de gestação? Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Jacilene, o uso dela não é indicado na gestação. Nesse período todo medicamento deve ser usado apenas com a autorização do seu medico. Qualquer duvida estamos a disposição.
  • Maria Sueli
    Estou usando a silimarina e sentindo bem com a mesma.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria. Que bom saber que está tendo bons resultados com a Silimarina. Estamos à sua disposição sempre que precisar.
  • Maria chahin
    Gostei do comentario
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria.Seu retorno é muito importante para nós, para que possamos saber se o nosso trabalho está sendo efetivo. Nossa missão é levar informação para que as pessoas possam aprender a se cuidar.Ficamos a disposição.
  • Julio Pinheiro
    Bom dia, o fruto é comestível? De que parte podemos chá medicinal? O que podemos aproveitar dessa planta,? Qual a maneira correta para aproveitar toda essa planta? Obrigado pela atenção!!!!
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Júlio. A parte usada como medicinal são os frutos, contudo a planta toda parece ser comestível. Como ela não é originária do Brasil, não conhecemos essa planta de perto. O Cardo Mariano é originário da área mediterrânea (Sul da Europa, Norte da África), sendo introduzido posteriormente na América do Norte (costa oeste), América do Sul e em vários outros locais. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br Estamos à disposição.
  • Silvana
    Como faço pra encontrar essa planta
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Silvana. O Cardo Mariano não é cultivado no Brasil, mas é fácil de encontrar por ser uma planta muito comercializada. A Silimarina, que é o ativo principal dessa planta também pode ser encontrada para uso. Deixo aqui o link de nossa farmácia com esses produtos e qualquer dúvida, você pode entrar em contato conosco. https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
  • roselene andrade
    boa tarde,gostaria de tomar em cha
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Rosilene. Infelizmente não trabalhamos o Cardo Mariano na forma de chá, apenas em capsulas e em tintura (gotas). Porem a ação é a mesma mudando apenas a forma farmacêutica. Qualquer duvida entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.
  • Valéria Gonçalves Tavares
    comprei as capsulas de cardo mariano e gostaria de saber qual a melhor forma de toma-las, assim tambe´m com relação ao chá de roma. Obrighada
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Valéria. Pode tomar 1 cáps de Cardo mariano 400mg após café, almoço e jantar. Quanto ao chá de romã, ele é indicado para fazer gargarejos em caso de dor de garganta. O uso interno pode prender o intestino. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Vivian
    Apareceu uma planta dessa no meu quintal...
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Vivian. Existem plantas muito parecidas, mas é importante verificar se é a espécie certa, pois o Cardo Mariano é originário da área mediterrânea (Sul da Europa, Norte da África), sendo introduzido posteriormente na América do Norte (costa oeste), América do Sul e em vários outros locais. Nunca vi aparecer espontaneamente aqui na região sudeste do Brasil. Vi isso no Marrocos, então depende de onde você mora. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Adriana
    Boa noite estou sabendo agora, comprei cardo Mariano em cápsulas. Gostaria de saber se o efeito em cápsulas é o mesmo que o chá da erva. Pois tenho esteatose hepática grau 2. Morro de medo do meu quadro piorar e minha gordura só aumentar. Estou na academia fazendo musculação, e esteira . Estou indo todos os dias. Me ajudem falando se realmente este remédio ajuda a retirar está gordura no meu fígado por favor, pq dieta n consigo fazer muito. Obrigado beijo
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Adriana. Essa é a planta mais indicada para tratar esteatose. Pode tomar 1 cáps no café, almoço e jantar. Geralmente recomendamos tomar junto com o Picão Preto, 1 cáps também 3 vezes ao dia. Se você não tiver em cápsulas, faz o chá mesmo. Depois troque o Cardo Mariano pela Silimarina, que é o ativo concentrado dessa planta, e o efeito será mais efetivo. Qualquer dúvida, nossos fitoterapeutas estão à disposição pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
  • Cristiana Machado
    Boa noite, gostaria de saber se a pessoa q não tem vesícula biliar pode usar esse ativo do cardo mariano, já que ela estimula a produção da bile? Essa planta pode ser cultivada em Salvador na Bahia? Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Cristiana. Pode usar essa planta sim, pois ela tem ação de proteção do fígado. Quanto ao cultivo, eu não sei como é a adaptação para o clima e solo da sua região. Também não conheço onde encontrar as sementes ou mudas para cultivo. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
  • Ana Vieira
    Cardo mariano ou cardo Santo ,O chá desta erva cura botulismo ,doença que acomete animais por ingestão de alimentos estragados, O botulismo causa paralisia dos membros(Cai os quartos)Os veterinários costumam diagnosticar como infecção intestinal ,Mas na verdade se trata de botulismo Doença de difícil curar . O Chá de cardo mariano age na corrente sanguínea limpando todas as toxinas , Chá de cardo Santo é milagroso ele cura o botulismo .
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Ana. Que informação mais valiosa que você nos passou! Cada dia aprendemos mais um pouco. Muito obrigada.
  • Daiane aguirre
    Da pra fazer o chá das folhas ?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Daiane. Como a Silimarina é o ingrediente ativo do Cardo Mariano, é mais utilizado na forma de capsulas . Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.
  • Márcio
    Tenho esteatose hepática severa. Voltei a dieta e a caminhar. O cardo Mariano e a Silimarina vé a mesma coisa? Qtos mg e qtas vezes devo tomar ao dia?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Marcio. A Silimarina é ingrediente ativo do Cardo Mariano, sua ação é melhor por ser o ativo isolado. Na dosagem de 140mg a sugestão de uso é de 1 cápsula 3x/dia . Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Naiany Cristina
    Olá Boa Noite, Minha mãe tá cm pedra na Visícula e tá muito inflamada essa planta pode ajudá-la?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Naiany. Para pedra na vesícula, as plantas mais indicadas são a Carqueja e o Boldo do Chile. Se quiser falar com nosso fitoterapeuta, pode entrar em contato pelo email e informar com mais detalhes o caso dela. Assim poderemos orientar. Estamos à disposição.
  • Isabella
    Oi pessoal! Estou com gordura no fígado e já ouvi falar bastante dessa erva. Vocês poderiam me informar como tomar as gotas? Quantas vezes ao dia?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Isabella. A tintura pode ser em torno de 40 gotas em água no almoço e jantar, diluídas em um pouco de água morna para evaporar o álcool. Pode associar o uso do Picão Preto ou Eclipta alba. Qualquer dúvida, entre em contato conosco para que possamos te orientar de forma personalizada. Estamos à disposição.
  • Nicole Sá Muller
    Olá! Soubemos que essa erva é estimulante para produção do leite materno. Qual a posologia diária para esse benefício?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Nicole. Existem plantas com essa ação. Segue aqui alguma informações: Plantas medicinais como o feno grego (Trigonella foenicum-graecum), o cardo mariano (Silybum marianum), o funcho (Foeniculum vulgare) e a camomila (Matricaria recutita) têm sido estudadas como recurso para aumentar o volume de leite produzido. O algodoeiro (Gossypium herbaceum) tem seu uso na Fitoterapia por tradicionalidade no Brasil. Se quiser usar a Silimarina, tome a cáps de 140mg pela manha. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Você sabia que a Silimarina é extraída do Cardo Mariano?