A Silimarina é um nome já bastante conhecido como remédio para o fígado, mas muitos desconhecem que esse medicamento tem origem em uma planta conhecida há séculos.
O Cardo Mariano (Silybum marianum) é originário da área mediterrânea (Sul da Europa, Norte da África), sendo introduzido posteriormente na América do Norte (costa oeste), América do Sul e em vários outros locais.
É uma planta comestível e os frutos secos são para uso medicinal.
O nome foi dado por Dioscórides (Pedânio Dioscórides (fl. 50-70 d.C.) foi um autor greco-romano, considerado o fundador da farmacognosia através da sua obra De matéria médica, a principal fonte de informação sobre drogas medicinais desde o século I até ao século XVIII.)
Acreditava-se que a Virgem Maria amamentava Jesus sob uma árvore de Cardo, daí as manchas brancas nas folhas. Além disso, era indicada para a lactação e por Dioscórides como emética (provoca vômitos). É conhecida também por Cardus Marianus, Cardo-Branco, Cardo de Leite, Cardo Leiteiro, Cardo de Nossa Senhora, Alcachofra Selvagem e Milk Thistle (inglês).

Possui receptáculo floral comestível como a alcachofra e por ser hepatoprotetor sua cultura se disseminou pelo mundo, nos séculos XVI e XVII.
A silimarina é o nome genérico de um grupo de compostos naturais (silibina, silidianina e silicristina) extraída do fruto da planta medicinal Cardo mariano, reconhecida por sua atividade anti-hepatotóxica. A silimarina protege contra as mais severas necroses hepáticas.
É indicado em casos de cirrose hepática incipiente por abuso de álcool, hepatite viral, hepatopatias crônicas de diferente etiologia (tóxicas, metabólicas, infecciosas) e esteatose hepática.
Possui baixa toxicidade em humanos, não tendo demonstrado qualquer efeito tóxico em animais de laboratório. Pode causar discreta diarreia no início do tratamento por aumentar a atividade colerética (aumento da secreção biliar).
Além da atividade hepatoprotetora, possui ação hipolipemiante, venotônico, cardiotônico suave, ajuda nos quadros de dificuldade de memorização e concentração e aumenta a imunidade.
Por: Eliza Tomoe Harada
⇒ Oficina de Ervas: Oi Maikel. Nunca vi essa planta aqui. O Cardo Mariano (Silybum marianum) é originário da área mediterrânea (Sul da Europa, Norte da África), sendo introduzido posteriormente na América do Norte (costa oeste), América do Sul e em vários outros locais. A planta do Cardo Mariano é comestível e os frutos secos são para uso medicinal. Se você tem certeza de que é a planta certa, pode usar sim.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Jacilene, o uso dela não é indicado na gestação. Nesse período todo medicamento deve ser usado apenas com a autorização do seu medico. Qualquer duvida estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria. Que bom saber que está tendo bons resultados com a Silimarina. Estamos à sua disposição sempre que precisar.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria.Seu retorno é muito importante para nós, para que possamos saber se o nosso trabalho está sendo efetivo. Nossa missão é levar informação para que as pessoas possam aprender a se cuidar.Ficamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Júlio. A parte usada como medicinal são os frutos, contudo a planta toda parece ser comestível. Como ela não é originária do Brasil, não conhecemos essa planta de perto. O Cardo Mariano é originário da área mediterrânea (Sul da Europa, Norte da África), sendo introduzido posteriormente na América do Norte (costa oeste), América do Sul e em vários outros locais. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Silvana. O Cardo Mariano não é cultivado no Brasil, mas é fácil de encontrar por ser uma planta muito comercializada. A Silimarina, que é o ativo principal dessa planta também pode ser encontrada para uso. Deixo aqui o link de nossa farmácia com esses produtos e qualquer dúvida, você pode entrar em contato conosco. https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
⇒ Oficina de Ervas: Olá Rosilene. Infelizmente não trabalhamos o Cardo Mariano na forma de chá, apenas em capsulas e em tintura (gotas). Porem a ação é a mesma mudando apenas a forma farmacêutica. Qualquer duvida entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Valéria. Pode tomar 1 cáps de Cardo mariano 400mg após café, almoço e jantar. Quanto ao chá de romã, ele é indicado para fazer gargarejos em caso de dor de garganta. O uso interno pode prender o intestino. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Vivian. Existem plantas muito parecidas, mas é importante verificar se é a espécie certa, pois o Cardo Mariano é originário da área mediterrânea (Sul da Europa, Norte da África), sendo introduzido posteriormente na América do Norte (costa oeste), América do Sul e em vários outros locais. Nunca vi aparecer espontaneamente aqui na região sudeste do Brasil. Vi isso no Marrocos, então depende de onde você mora. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Adriana. Essa é a planta mais indicada para tratar esteatose. Pode tomar 1 cáps no café, almoço e jantar. Geralmente recomendamos tomar junto com o Picão Preto, 1 cáps também 3 vezes ao dia. Se você não tiver em cápsulas, faz o chá mesmo. Depois troque o Cardo Mariano pela Silimarina, que é o ativo concentrado dessa planta, e o efeito será mais efetivo. Qualquer dúvida, nossos fitoterapeutas estão à disposição pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Cristiana. Pode usar essa planta sim, pois ela tem ação de proteção do fígado. Quanto ao cultivo, eu não sei como é a adaptação para o clima e solo da sua região. Também não conheço onde encontrar as sementes ou mudas para cultivo. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ana. Que informação mais valiosa que você nos passou! Cada dia aprendemos mais um pouco. Muito obrigada.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Daiane. Como a Silimarina é o ingrediente ativo do Cardo Mariano, é mais utilizado na forma de capsulas . Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Marcio. A Silimarina é ingrediente ativo do Cardo Mariano, sua ação é melhor por ser o ativo isolado. Na dosagem de 140mg a sugestão de uso é de 1 cápsula 3x/dia . Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Naiany. Para pedra na vesícula, as plantas mais indicadas são a Carqueja e o Boldo do Chile. Se quiser falar com nosso fitoterapeuta, pode entrar em contato pelo email e informar com mais detalhes o caso dela. Assim poderemos orientar. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Isabella. A tintura pode ser em torno de 40 gotas em água no almoço e jantar, diluídas em um pouco de água morna para evaporar o álcool. Pode associar o uso do Picão Preto ou Eclipta alba. Qualquer dúvida, entre em contato conosco para que possamos te orientar de forma personalizada. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Nicole. Existem plantas com essa ação. Segue aqui alguma informações: Plantas medicinais como o feno grego (Trigonella foenicum-graecum), o cardo mariano (Silybum marianum), o funcho (Foeniculum vulgare) e a camomila (Matricaria recutita) têm sido estudadas como recurso para aumentar o volume de leite produzido. O algodoeiro (Gossypium herbaceum) tem seu uso na Fitoterapia por tradicionalidade no Brasil. Se quiser usar a Silimarina, tome a cáps de 140mg pela manha. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Na homeopatia é o Cardo Mariano. Para maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
⇒ Oficina de Ervas: Olá Daiani. O preparo dos fitoterápicos são feitos através de secagem. Em alguns casos, a secagem pode ser forçada em estufas, mas com temperatura controlada para não ocorrer a perda de princípios ativos. Caso queira saber mais, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Regina. Se você encontrou somente o pó do Cardo mariano, pergunte para sua biomédica que dosagem deve usar no preparo de chá e quantas vezes ao dia. Caso queira usar a silimarina, que é o ativo da planta, poderá comprar pelo nosso site. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
⇒ Oficina de Ervas: Marize, se a pressão estiver controlada pode usar a Silimarina. Para maiores informações é só entrar em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
⇒ Oficina de Ervas: Olá Luci. Eu vi que essa associação pode dar reações adversas. As mais comuns são vômitos e as coceiras são mais raras. Até hoje não tivemos casos de alergia com a Silimarina e seus efeitos adversos não são de alergia, mas pode ocorrer náuseas, gases ou diarreia no início do tratamento, segundo informações. Caso você queira conversar com nossos fitoterapeutas, estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Marluci. A Silimarina não contém ácido acetil salicílico pois é um ativo isolado da planta Cardo Mariano. De qualquer forma pacientes alérgicos devem tomar cuidado com qualquer medicamento. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ivani. Realmente a silimarina é eficaz para problemas de fígado. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Marize. Não é comum reações com a Silimarina, porém cada organismo reage de uma forma a medicamentos ou alimentos. Portanto, você pode suspender o uso por 10 dias e depois voltar a tomar, para ver se a coceira volta. Qualquer dúvida ou se precisar de orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Marize, bom dia. É melhor conversar com seu médico, pois ela pode alterar o efeito de alguns fármacos. Estamos à disposição para esclarecer mais dúvidas.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Maurício. A Silimarina serve para fígado gorduroso. Para diabetes têm algumas opções, como a Pata de Vaca e Melão de São Caetano. Peço que entre em contato com nossos fitoterapeutas para maiores esclarecimentos. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Mônica. A Silimarina é o princípio ativo isolado da planta Sylibum marianum, também chamado de Cardo Mariano. Por se tratar de ativo isolado, a ação da Silimarina é mais eficaz em casos mais agudos. A escolha depende de cada caso e as dosagens mudam também. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: olá Branca. Você pode usar 1/4 da palma da sua mão de cada planta para 250mL, tomar 1 dose até 3 vezes ao dia. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.