Sene: o que é e para que serve

O Sene é uma planta muito conhecida por nos ajudar a evacuar. Que alívio! Afinal, a prisão de ventre acomete muitas pessoas uma hora ou outra na vida, por razões diferentes, e traz muita irritação. E se você tem outras dúvidas sobre os benefícios do Sene e efeitos colaterais desse aliado poderoso, leia nosso artigo para descobrir!

 

O que é Sene?

O Sene é uma planta nativa da região da Península Arábica, Yêmen, Somália e também do Egito à oeste, mas se espalhou por outras regiões como a Índia — que, por sua vez, é um dos maiores países produtores desta planta. Foi incorporada à medicina tradicional indiana com facilidade, sendo justamente indicada como medicamento para casos de obstipação. Além de aparecer nas tradições medicinais ayurvédicas e unani, não demorou para que fosse aceita em outras farmacopeias no mundo, como a europeia.

O nome científico do Sene é Cassia angustifolia, da família Fabaceae. Por se espalhar internacionalmente, possui variações de seu nome popular de acordo com o idioma.

Trata-se de um arbusto pequeno, com uma média de 1 metro de altura. A cor verde de suas folhas é intensa. Suas flores em cachos são amarelas e podem chegar a 3 centímetros de diâmetro. Os frutos, por sua vez, são escuros e chegam a 4 centímetros de comprimento, no formato de vagens. Preferem solos bem drenados e com textura franca, ou seja, que possuem proporções iguais de areia, argila e silte.

Agora que você entende melhor o que é o Sene, vamos conferir mais detalhes de sua ação laxativa no nosso organismo!

 

Sene: para que serve

Essa planta serve para combater a constipação e melhorar a frequência de visitas ao banheiro para evacuar. As partes utilizadas medicinalmente são seus folículos e folhas, e seus componentes em geral são:

O Sene possui ações:

 

Ele é manipulado e vendido na forma de cápsula, tintura e chá (folículos e folhas). Não tenha mais dúvidas onde adquirir Sene! A Oficina de Ervas oferece as melhores opções para você. Se já quiser adquirir, basta clicar aqui.

 

E quais são as indicações de uso do Sene?

O principal uso medicinal do Sene é para constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre, intestino preso e obstipação. Confira todos os usos do Sene:

 

O efeito do Sene ocorre, geralmente, após algumas horas e sua dosagem interfere no efeito purgativo ou laxativo. Os senosídeos de sua composição estimulam o peristaltismo, melhorando a movimentação do intestino e o trânsito intestinal. Assim, seu corpo se prepara para ir ao banheiro e evacuar o que precisa!

 

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do quadro da sua saúde, pois a constipação pode ser mais intensa ou não. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.

Sene ajuda a emagrecer? Engorda?

Assim como outras plantas com ação laxativa, vamos esclarecer sobre sua atuação no emagrecimento: Se você está com o intestino preso e não evacua, você está retendo o peso de fezes e talvez até líquidos. Não há indícios que o Sene altere especificamente a gordura corporal, mas melhorando o funcionamento do intestino e evacuando corretamente, você elimina esse peso.

Portanto, pode auxiliar sim em regimes de emagrecimento! Inclusive, o Sene pode ser associado à Cáscara, Carqueja e Maracujá em uma fórmula manipulada com ação diurética, laxante, digestiva e ansiolítica. Para ter acesso a essa fórmula, basta clicar aqui.

Existem outros fitoterápicos que podem te ajudar no objetivo de emagrecer. Confira nossas 7 Dicas de emagrecimento saudável com plantas!

 

Sene: efeitos colaterais e contraindicações

O Sene não apresenta toxicidade e seu consumo controlado é considerado seguro, embora seja recomendada atenção para não consumir o Sene em períodos que sejam inconvenientes para você: por exemplo durante o expediente de trabalho ou uma longa viagem e demais situações em que ir ao banheiro possa ser complicado.

Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre dores abdominais e gases. Então se você tem dúvida se Sene dá cólica, saiba que dores abdominais moderadas podem ocorrer pelo estímulo do peristaltismo e trânsito intestinal. O consumo alto do Sene pode causar dores abdominais fortes.

Existem outros pontos importantes a serem considerados no consumo deste fitoterápico:

 

Sene: preço e onde comprar

Você pode comprar Sene no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

BRICKMANN, Josef. SMITH, Tyler. Senna: Cassia angustifolia and Cassia senna (syn. Cassia acutifolia, Senna alexandrina). Herbagram, v.120, p. 6-13, 2018. Disponível em: https://www.herbalgram.org/resources/herbalgram/issues/120/table-of-contents/hg120-herbpro-senna/. Acesso em: 31 de out. 2022.

PINHEIRO, Antônia Karmiles. Constipação Intestinal: Tratamento com Fitoterápicos. Revista Científica FAEMA, v.9, n. edição especial, p. 559-564, jun. 2018. Disponível em: https://repositorio.faema.edu.br/handle/123456789/2169. Acesso em: 31 de out. 2022.

TRIPATHI, Y.C. Cassia augustifolia, a versatile medicinal crop. International Tree Crops Journal, v.10, n.2, p. 121-129, abril 1999. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01435698.1999.9752999. Acesso em: 31 de out. 2022.

UPADHYAY, Anubha et al. Sennoside contents in Senna (Cassia angustifolia Vahl.) as influenced by date of leaf picking, packaging material and storage period. Journal of Stored Products and Postharvest Research, v.2, n.5, p.97-103, maio 2011. Disponível em: https://academicjournals.org/article/article1379943316_Upadhyay%20et%20al.pdf. Acesso em: 31 de out. 2022.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Jair Oliveira
Exmos. Exmas. Clarifiquem-me uma dúvida: No email que me foi enviado hoje sobre o “SENE” é afirmado que este ajuda no tratamento das hemorróidas. Porém ao abrir o “Saiba mais” que envia para o site, este indica que o “SENE” é contra indicado para o tratamento das hemorróidas. Obrigado! Jair Oliveira
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Jair O Sene vai melhorar se a hemorróida foi causada por fezes grandes e duras. Entretando, se a hemorróida for causada por irritação intestinal ele pode piorar. Sendo assim, vai depender do caso. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos