Nome Científico: Cassia angustifolia
Familia: Caesalpiniaceae

Histórico e Curiosidades: O sene também é conhecido como cássia sena, sene-da-índia, entre outros nomes regionais. Esta platna é originada do norte da África, inclusive já era muito utilizada pelos curadores do Egito antigo. Foi levado até a Índia por médicos árabes, sendo que já por muito tempo foi incluída na Medicina Tradicional Indiana. Atualmente os maiores produtores são a Índia e países do norte da África.       

Botânica: O sene é um arbusto de pequeno porte, em média atigindo cerca de 1 m de altura. Suas folhas são compostas, pequenas, medindo cerca de 3cm de comprimento por 0,5 a 0,8 cm de largura,  no formato elíptico, bem finas e de cor verde claro. Suas flores são em cachos, de cor amarela dourado medindo cerca de 2 a 3 cm de diâmetro. Seus frutos, são do tipo legume (vagem), medindo cerca de 3 a 4 cm de comprimento, por 1 a 2 cm de largura, e são bem finos, além de possuir uma cor escura. Existem cerca de 400 espécies do gênero Cassia, sendo que muitas são empregadas como laxativos.

Cultivo e Colheita: Não encontramos muitas informações sobre o cultivo do sene. Não é cultivado no Brasil, o preço pago pela planta é muito baixo, o que provavelmente não tenha despertado interesse. Seu cultivo se estende da Índia à África. A multiplicação se dá por sementes ou estaquias. Colhe-se tano as folhas quanto as vagens. As folhas devem ser colhidas antes ou mesmo durante a floração, já os frutos na época do outono.
 
Parte Utilizada: As folhas e os frutos, denominados no mercado de "folículos". Industrialmente e mesmo nas farmácias de manipulação empregam-se mais as folhas, sendo que os folículos são empregados mais na foram de chá ou em maceração a frio.

Princípios Ativos: Antraquinonas 3 a 5%(senosídeos A, B, C, D, senidinas A e B, aloemodina, crisofanol, reína, antranol), mucilagens, galactomanan, flavonoides(kempferol), saponinas, resinas, glicosídeos naftalênicos, fitosteróis, ácido crisofânico e catartico, catartina, feoretina, senacrol, senapicrina, minerais.

Ação Farmacológica e Indicações: Possui ação purgativa ou laxativa, dependendo da dose utilizada e da sensibilidade da pessoa. Os senosídeos são reduzidos pela flora intestinal em reinantrona. Esta por sua vez é responsável pelo aumento do peristaltismo do cólon, e posteriormente oxidados em senidinas. Inibem a reabsorção de água e sódio, enquanto aumenta a excreção de potássio. Estimula a liberação de histamina na luz intestinal, que tem a propriedade de aumentar o peristaltismo.

Efeitos Colaterias: Pode ocorrer cólicas abdominais. Pode provocar diarréias. As antraquinonas podem escurecer a urina e pigmentar o cólon. É conta indicado nos casos de obstrução intestinal, enterite, colite e hipocalemia (diminuição de K no sangue). Não deve ser usado em gestantes, lactantes e crianças com menos de 7 anos. No período menstrual pode aumentar o fluxo.

Ademar Menezes Junior

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos