Pata de Vaca erva indicada para diabetes
Pata de Vaca (Bauhinia forficata)
Estamos diante de uma planta que normalmente gera muita confusão entre as pessoas que a procuram. Estamos falando da Pata-de-Vaca, arbórea que pode chegar a 6 metros de altura, copa frondosa, bonita, e que, em determinada época do ano, lança flores brancas que são muito parecidas com orquídeas. A Pata-de-Vaca pertence ao gênero Bauhinia, que é muito rico em nosso país. Possui várias espécies distribuídas em quase todo território brasileiro, e muitas delas são muito parecidas entre si. O que caracteriza as plantas deste gênero é o formato de suas folhas, que se parece muito com uma pata ou unha de vaca. Se por uma lado esta característica torna fácil a identificação destas plantas, por outro gera uma confusão enorme, pois para a população todas estas plantas recebem o mesmo nome popular "Pata-de-Vaca", mas a composição química e conseqüentemente suas ações terapêuticas não são as mesmas, podendo levar a resultados frustrantes no tratamento.
A espécie que estamos tratando é a que possui dois espinhos no ramo onde fica aderido o pecíolo de cada folha, formando uma espécie de forca, daí o nome Bauhinia forficata. Esta espécie já foi muito estudada por pesquisadores financiados com recursos da extinta CEME (Central de Medicamentos do Ministério da Saúde), e o que foi confirmado é sua ação para o controle da diabetes. Não se conhece muito bem como é a ação desta planta em nível fisiológico, mas o pouco que já se conhece permite colocá-la como um grande medicamento da flora brasileira.
No início dos estudos imaginava-se que esta planta ativava as células do pâncreas a produzir mais insulina. Posteriormente alguns pesquisadores informaram que esta planta era rica em Cromo, e era por isso que funcionava no tratamento da diabetes, pois este elemento parece estimular o aumento da produção de insulina. Mais recentemente descobriram que esta planta possui uma molécula quase que idêntica à insulina humana, tanto é que foi denominada de insulina vegetal. Isto foi realmente uma grande descoberta, pois mais uma vez a ciência confirma aquilo que a população já conhecia a muito tempo.
Não queremos que as pessoas abandonem seu tratamento convencional da diabetes e passe a usar a Pata-de-Vaca de uma forma descontrolada, pois isso pode levar a problemas. Sugerimos que as pessoas entrem em contato com seus médicos e peçam a eles para realizar uma substituição monitorada, para que possam ficar tranqüilas neste processo. Um grave problema que poderia acontecer seria a troca de plantas, ou seja, a pessoa utilizar a Pata-de-Vaca empregada na arborização urbana pensando que é a Bauhinia forficata. O cuidado na compra da matéria-prima por parte das farmácias é de fundamental importância para o sucesso no tratamento, pois como não existe cultivo desta espécie, a sua totalidade ainda é coletada nas matas, podendo levar a possíveis coletas de espécies diferentes da desejada.
É importante salientar que a Pata-de-Vaca não possui um efeito curativo, ou seja, a planta não vai curar a diabetes, mas vai manter a taxa de glicose controlada, e para isso deve-se manter o consumo diário da planta.

Ademar Menezes Junior

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Paulo
Nao Conheço Ainda
⇒ Oficina de Ervas: Olá Paulo. A Pata de Vaca ajuda a controlar a Glicemia. Ela pode ser usada quando for fazer a pausa do Melão de São Caetano. Outras plantas também são indicadas para o controle glicêmico, como a Gimena, Jambolão, Carqueja e Graviola. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Rosangela
Gostaria d saber como fazer o chá d pata d vaca e como tomar?????
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rosângela Se for para hipertensão arterial, use 1/4 da palma da suamão das folhas picadas para 200mL de água. Tome 1 dose 3 vezes ao dia, antes das refeições. Totalizando 600mL ao dia. Para sua comodidade trabalhamos com a Pata de Vaca em cápsula e formas líquidas (tintura e extrato fluido). Clique no link abaixo para conferir: https://www.oficinadeervas.com.br/pata-de-vaca Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Eni Gomes da Silva
Fiz exame de sangue no final de 2023 e deu 6,0 da glicemia glicada, gostaria de saber se posso tomar pata de vaca. E qual a dosagem. Obrigada!
⇒ Oficina de Ervas: Boa tarde Eni A Pata de Vacapode ser tomada na dosagem de 300mg - até três vezes ao dia, antes das refeições. Segue abaixo link com mais inofrmações sobre a Pata de Vaca: PATA DE VACA: https://www.oficinadeervas.com.br/pata-de-vaca Se você já fizer uso de algum outro medicamento para controle da diabetes, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas pelos links abaixo para orientarmos de forma mais personalizada. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos