2001-01-01

Pata de Vaca

Pata de Vaca (Bauhinia forficata)
Estamos diante de uma planta que normalmente gera muita confusão entre as pessoas que a procuram. Estamos falando da Pata-de-Vaca, arbórea que pode chegar a 6 metros de altura, copa frondosa, bonita, e que, em determinada época do ano, lança flores brancas que são muito parecidas com orquídeas. A Pata-de-Vaca pertence ao gênero Bauhinia, que é muito rico em nosso país. Possui várias espécies distribuídas em quase todo território brasileiro, e muitas delas são muito parecidas entre si. O que caracteriza as plantas deste gênero é o formato de suas folhas, que se parece muito com uma pata ou unha de vaca. Se por uma lado esta característica torna fácil a identificação destas plantas, por outro gera uma confusão enorme, pois para a população todas estas plantas recebem o mesmo nome popular "Pata-de-Vaca", mas a composição química e conseqüentemente suas ações terapêuticas não são as mesmas, podendo levar a resultados frustrantes no tratamento.
A espécie que estamos tratando é a que possui dois espinhos no ramo onde fica aderido o pecíolo de cada folha, formando uma espécie de forca, daí o nome Bauhinia forficata. Esta espécie já foi muito estudada por pesquisadores financiados com recursos da extinta CEME (Central de Medicamentos do Ministério da Saúde), e o que foi confirmado é sua ação para o controle da diabetes. Não se conhece muito bem como é a ação desta planta em nível fisiológico, mas o pouco que já se conhece permite colocá-la como um grande medicamento da flora brasileira.
No início dos estudos imaginava-se que esta planta ativava as células do pâncreas a produzir mais insulina. Posteriormente alguns pesquisadores informaram que esta planta era rica em Cromo, e era por isso que funcionava no tratamento da diabetes, pois este elemento parece estimular o aumento da produção de insulina. Mais recentemente descobriram que esta planta possui uma molécula quase que idêntica à insulina humana, tanto é que foi denominada de insulina vegetal. Isto foi realmente uma grande descoberta, pois mais uma vez a ciência confirma aquilo que a população já conhecia a muito tempo.
Não queremos que as pessoas abandonem seu tratamento convencional da diabetes e passe a usar a Pata-de-Vaca de uma forma descontrolada, pois isso pode levar a problemas. Sugerimos que as pessoas entrem em contato com seus médicos e peçam a eles para realizar uma substituição monitorada, para que possam ficar tranqüilas neste processo. Um grave problema que poderia acontecer seria a troca de plantas, ou seja, a pessoa utilizar a Pata-de-Vaca empregada na arborização urbana pensando que é a Bauhinia forficata. O cuidado na compra da matéria-prima por parte das farmácias é de fundamental importância para o sucesso no tratamento, pois como não existe cultivo desta espécie, a sua totalidade ainda é coletada nas matas, podendo levar a possíveis coletas de espécies diferentes da desejada.
É importante salientar que a Pata-de-Vaca não possui um efeito curativo, ou seja, a planta não vai curar a diabetes, mas vai manter a taxa de glicose controlada, e para isso deve-se manter o consumo diário da planta.

Ademar Menezes Junior
Pata de Vaca

Comentários


  • Rosangela
    Gostaria d saber como fazer o chá d pata d vaca e como tomar?????
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Rosângela

    Se for para hipertensão arterial, use 1/4 da palma da suamão das folhas picadas para 200mL de água. Tome 1 dose 3 vezes ao dia, antes das refeições. Totalizando 600mL ao dia.

    Para sua comodidade trabalhamos com a Pata de Vaca em cápsula e formas líquidas (tintura e extrato fluido). Clique no link abaixo para conferir:

    https://www.oficinadeervas.com.br/pata-de-vaca

    Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Paulo
    Nao Conheço Ainda
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Paulo.

    A Pata de Vaca ajuda a controlar a Glicemia. Ela pode ser usada quando for fazer a pausa do Melão de São Caetano. Outras plantas também são indicadas para o controle glicêmico, como a Gimena, Jambolão, Carqueja e Graviola.

    Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Pata de Vaca