Panaceia: O que é e para que serve

Será que a Panaceia é sinônimo de cura para todas as enfermidades? Calma, a Oficina de Ervas vai explicar! Essa planta possui benefícios para o corpo humano, sendo útil para cólicas renais e gastrites leves. E quais são as ações dessa poderosa planta? Venha entender agora mesmo o que é a Panaceia, para que serve e desvende todas as qualidades dela para sua saúde.

 

Comprar Panacéia

O que significa o nome Panaceia?

Antes de falarmos sobre essa planta medicinal tipicamente brasileira, vamos esclarecer um pouco esse seu nome popular que promete tantos benefícios!

A Panaceia vem de uma palavra grega, "panakeia", que veio a partir da junção de "pan" (todos) e "akos" (cura, remédio, alívio). Então já dá para entender que panaceia é uma palavra que significa alívio para todos os males. E apesar de ser uma palavra comum no português e usada até em metáforas, outro detalhe curioso é que esse termo também é o nome de uma deusa grega: a Panaceia.

Você já deve conhecer o símbolo da Medicina, que é o bastão de Asclépio, um deus grego também. Para relembrar, é um bastão enrolado por uma serpente. Essa entidade é pai de figuras notáveis, entre elas Hígia e Panaceia. Hígia representa a higiene, limpeza e saúde; Panaceia representa a cura por meio de remédios.

Essas três figuras — Asclépio, Hígia e Panaceia — apareciam no Juramento de Hipócrates até 1948, que é o juramento solene que médicos fazem na formatura, jurando exercer a Medicina honestamente:

"...Juro por Apolo Médico, por Asclépio, por Hígia, por Panacéia e por todos os deuses e deusas que acato este juramento e que o procurarei cumprir com todas as minhas forças físicas e intelectuais..."

A partir de 1948, através da Declaração de Genebra, o juramento foi atualizado para ser mais próximo da nossa realidade social e científica.

Mas será que a planta serve para todos os males? Afinal, esse nome traz uma grande responsabilidade!

A resposta é não. Embora a panaceia seja um termo para algo que serve, teoricamente, para tudo, a realidade é diferente. Mesmo que essa planta tenha esse nome e tenha diversas indicações de uso diferentes, ela não irá curar todas as doenças.

 

Comprar Panacéia

O que é a Panaceia

A Panaceia é uma planta medicinal brasileira, encontrada em todos os estados do Sudeste e alguns do Sul, Nordeste e Centro-Oeste. O nome científico dela é Solanum cernuum, da família botânica Solanaceae. É um arbusto ereto, com até 3 metros, cujos caules são bem pilosos e com flores que saem de pequenas cimeiras, com muitos "pelos".

Por causa disso, ela é comparada a alguns animais e recebe outros nomes populares: braço-de-preguiça, folha-de-onça, barba-de-bode, erva-carneira.

A medicina tradicional aponta o uso da Panaceia para combater fungos, limpar fígado, tratar doenças de pele e até gonorreia. E gradualmente, essa espécie vem despertando mais interesse da Ciência, que ainda estuda os mecanismos que a tornam uma opção interessante para a saúde.

Vamos conferir abaixo mais detalhes!

 

Comprar Panacéia

Panaceia: para que serve

De modo geral, a Panaceia é indicada para cólicas e problemas renais, também auxiliando o funcionamento biliar e ajudando em problemas de pele por sua ação depurativa.

Na medicina tradicional, podem ser utilizadas as raízes e folhas da planta. Mas, é mais comum utilizar-se as folhas em chás e tinturas. Seus componentes em geral são:

 

A Panaceia possui ações:

 

E ela é vendida na forma de tintura e chá!

 

Comprar Panacéia

E quais são as indicações de uso da Panaceia?

A Panaceia costuma ser utilizada para:

 

Existem outras indicações tradicionais como o uso de Panaceia para melhorar estados nervosos e arritmia, ajudando também no combate a gonorreia, reumatismo e obstruções do fígado. No entanto, essa planta carece de pesquisas mais aprofundadas para determinar seus mecanismos de ação e segurança de consumo para avaliar a eficácia dessas indicações presentes na medicina popular.

Então, se você quer saber se é bom para diabetes, se é bom para infecção de urina ou se é bom para os rins, saiba que é necessário cautela nessas alegações. Embora tenha propriedades antioxidantes e indícios de atividade antimicrobiana, existem outras plantas mais estudadas que podem te ajudar de forma mais específica.

 

Comprar Panacéia

Como tomar a Panaceia

Tradicionalmente, o chá da Panaceia é consumido pelas suas propriedades medicinais, mas o aroma dele é forte e muitas pessoas podem evitar consumi-lo. O sabor também é intenso. Por isso, não é uma alternativa tão bem aceita.

Existe a técnica de tostar levemente as folhas, antigamente em forno à lenha, para melhorar o sabor do chá. É provável que a razão desse costume seja a evaporação dos óleos da planta ao ser aquecida, atenuando o sabor intenso.

Mas se você não tem problemas com isso ou já se acostumou com fitoterápicos com sabores intensos, a tintura pode ser utilizada facilmente. Pingar a tintura na água morna também é uma forma de deixá-la mais amena, evaporando o álcool presente na composição.

 

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Panaceia da melhor forma.

 

Comprar Panacéia

Panaceia emagrece ou engorda?

O consumo de Panaceia — principalmente na forma de chás — pode levar à diurese pelo fato de você ingerir mais líquido. Certas ervas também possuem ações diuréticas, que é relatada no uso tradicional da Panaceia. É possível que o simples fato de tomar um chá favoreça mais visitas ao banheiro e diminua a retenção de líquidos que agregam peso, no entanto não há evidências que essa erva sirva especialmente para redução de taxas de gordura corporal em metas de emagrecimento.

Então, apesar de combater a retenção de líquidos sensivelmente, ela não é capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável. Seu impacto é indireto e leve.

Portanto, recomendamos sempre uma rotina saudável (com exercícios frequentes e alimentação balanceada) e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

 

Comprar Panacéia

Panaceia: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, a Panaceia é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos e diarreia.

 

Comprar Panacéia

Panaceia: preço e onde comprar

Você pode comprar a Panaceia no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Bibliografia

https://www.ufmg.br/mhnjb/ceplamt/bancodeamostras/panaceia/

https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/cimplamt/cimplamt%202/CIMPLANT_ed_6.pdf

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60138/tde-25092015-151741/publico/Tese_Completa_corrigida.pdf

https://en.wikipedia.org/wiki/Panacea

https://www.theoi.com/Ouranios/AsklepiasPanakeia.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Juramento_de_Hipócrates

https://www.dicionarioetimologico.com.br/panaceia/

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Flávia
eu estou usando, para fazer chá, e porque tenho pedras nos rins por isso pesquisei, pra ve se não estava tomando algo venenoso obrigado pela explicação!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Flávia É sempre bom acompanhar o tamanho dos cálculos para saber se tem condições de ser expelida naturalmente ou se é necessário intervenção médica. Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Celia
Eu uso pananceia a anos e o unico que tira as pedras do rins e melhora as dores.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Celia Realmente é um fitoterápico muito rico. Ficamos felizes com seus resultados. Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria Cristina Ferreira Vernasche
Faz 2 anos que eu sofro com dermatite atôpica , gostaria de saber se serve para curar ou apenas aliviar as coceiras e feridas . Existe algo melhor? Ir em dermatologista ,ja não adianta mais, você só gasta dinheiro.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria A Panacéia ajuda por apresentar ações depurativa e anti-inflamatória leve. Porém é possível associar a outras plantas para melhores resultados. Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se usa algum medicamento. Estamos à disposição.


• Miriam
Tenho psoriase ha 25 anos agora.ela ta mais agressiva comigo Comprei extrato panacéia e to esperando resultados
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Miriam A Panacéia ajuda bastante a controlar psoríase, melhor ainda se usada por uso interno e tópico. Além da Panacéia, existem outras plantas que podem ser associada para melhores e mais rápidos resultados. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria Madalena Almeida
Tenho psoríase e gastrite e refluxo muito forte, posso tomar a panacéia? Moro no norte do Brasil e não tem ela aqui, posso tomar tintura ou qual o melhor pra eu pedir pelo correio
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Madalena Você pode estar usando a Panacéia para psoríase e a Espinheira Santa para os problemas do estômago . Entre em contato com os nossos fitoterapeutas através do link abaixo para obter maiores informações . https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ou através do WhatsApp (16) 9.8234.0111. Estamos à disposição.


• KLEOSTENIS JOSE DA SILVA
Gostaria de saber se posso usar o óleo de panaceia para tratar a psoriase
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Kleostenis Não conheço o óleo de panaceia, mas é uma planta indicada para o tratamento de psoríase. https://www.oficinadeervas.com.br/panaceia Podemos preparar um creme para uso tópico, 3 vezes ao dia, com os seguintes componentes: Panacéia, Óleo de Copaíba, Babosa, Cúrcuma, Ipê Roxo, Óleo de Maracujá, Vitamina B12, Vitamina D, Niacinamida, Pantenol D, Hidroviton e Alfabisabolol. Além do tratamento de uso externo, é importante observar o estado emocional e aderir a um tratamento adequado. São as chamadas doenças psicossomáticas: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/doencas-psicossomaticas-questoes-emocionais-podem-causar-problemas-de-saude Caso queira alguma orientação, entre em contato conosco pelos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição.


• Gaspar Carneiro de Araújo
Panaceia desinflama próstata inchada ? 0
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gaspar. Em caso de próstata inchada (HPB), as plantas indicadas são o Saw palmetto, Cavalinha, Óleo de Semente de abóbora, Pygeum africanum e Urtiga. Desde que seja benigno, o uso do Saw pametto é o mais indicado. Ele pode ser associado ao Pygeum africanum nos primeiros meses. O Óleo de Semente de abóbora pode ser usado como preventivo de câncer de próstata. A Urtiga entra no tratamento, caso esteja ocorrendo a infecção urinária. Deixo abaixo mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/hiperplasia-prostatica-benigna-o-que-e-quais-os-sintomas-e-tratamentos https://www.oficinadeervas.com.br/saw-palmetto https://www.oficinadeervas.com.br/cavalinha https://www.oficinadeervas.com.br/pygeum-africanum https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-de-semente-de-abobora https://www.oficinadeervas.com.br/urtiga Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• Nelson marques
Eu tenho um cálculo no rim a esquerda de 1cm e estou sentindo muita que vai e vem o chá da panacéia resolve
⇒ Oficina de Ervas: Boa tarde Nelson. Se o tamanho do cálculo fosse inferior a 0,7 cm, poderia ser usado a Panacéia para ajudar a controlar a intensidade da dor da cólica renal, folhas do Abacateiro para dilatar o canal do sistema urinário e a Quebra pedra para reduzir a formação do cálculo. Veja em nosso site a página de cada fitoterápico citado, através dos links disponibilizados abaixo. PANACÉIA - https://www.oficinadeervas.com.br/panaceia a FOLHAS DO ABACATEIRO - https://www.oficinadeervas.com.br/abacate QUEBRA PEDRA - https://www.oficinadeervas.com.br/quebra-pedra Caso necessite de mais alguma orientação, você pode estar entrando em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• Janaína Paula Otávio
Minha mãe tem diabetes e cirrose hepática. E uma pequena alteração na função renal que faz com que ela fique um pouco inchada às vezes. É seguro tomar o chá de panacéia, mesmo tendo cirrose?
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Janaína No caso da Cirrose o uso da Panacéia não vai interferir. Existem plantas específicas para problemas hepáticos, inclusive cirrose, como: Cardo Mariano: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano Eclipta:https://www.oficinadeervas.com.br/eclipta É importante ter critério com o uso de qualquer produto uma vez que menciona que sua mãe apresenta alterações renais para que não agrave o quadro. Entre em contato com um de nossos fitoterpêutas pelos links abaixo para poder ter uma orientação mais personalizada. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos