Nogueira (Juglans regia): o que é e benefícios

A Nogueira é uma árvore com diversas qualidades, oferecendo benefícios também para a nossa saúde. Você já conhece os efeitos dela ou quais partes são utilizadas na fitoterapia? Sabia que ela pode ajudar nos índices glicêmicos, dores reumáticas e pressão? Neste artigo, vamos aprender com mais detalhes o que é a Nogueira e para que serve!

 

Comprar Nogueira

O que é a Nogueira?

As propriedades terapêuticas da Nogueira talvez não sejam tão conhecidas aqui no Brasil, mas essa espécie tem muitas características que a tornam valiosa.

Primeiramente, é importante enfatizar o papel ecológico da Nogueira nos biomas em que ela cresce espontaneamente, incluindo na alimentação de animais e abrigo de aves. Sua madeira é considerada de alta qualidade, sendo utilizada na construção civil, na fabricação de móveis, pisos e até instrumentos musicais ou itens de cozinha.

O nome científico da espécie que estamos falando é Juglans regia L., da família Juglandaceae. Pode ser conhecida como Nogueira comum, Nogueira-da-Índia e Nogueira Persa. Pelos últimos nomes, é perceptível que a árvore é oriunda do Sudoeste e Sudeste Asiático, percorrendo a Europa e levada até a Inglaterra pelos antigos romanos durante a Antiguidade. Mas vale lembrar que o crescimento dessa espécie é lento, portanto a exploração de seus benefícios deve ser feita de uma forma consciente e sustentável.

A noz da Nogueira é deliciosa e faz bem para o corpo. Além disso, as outras partes da árvore contribuem com nossa saúde — por exemplo, as folhas.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a Nogueira, leia a seguir mais informações sobre como ela pode ser aproveitada em fitoterápicos feitos a partir de suas folhas.

 

Comprar Nogueira

Nogueira: para que serve

Tradicionalmente, podem ser usadas diversas partes da árvore da Nogueira, por exemplo sua casca, as folhas, a noz, os brotos, as raízes e as folhas. Cada uma dessas partes da árvore terá suas indicações, por exemplo a noz — que é recomendada na alimentação para melhora da saúde cardiovascular, devido à presença de Ômega-3 na sua composição.

Os usos tradicionais também indicam certos benefícios que ainda não foram elucidados por métodos científicos, como a redução de febre pela aplicação de folhas na pele do paciente.

Aqui, vamos falar do uso medicinal das folhas desta espécie, cujos componentes principais são:

 

A Nogueira possui ações:

 

Ela é vendida na forma de tintura.

Comprar Nogueira

E quais são as indicações de uso da Nogueira?

Conforme mencionado anteriormente, a Nogueira apresenta várias indicações de uso na medicina tradicional através do aproveitamento de diferentes partes da árvore. Para a tintura das folhas, há indicações de uso mais estabelecidos:

Uso interno:

Uso externo:

 

Hulda Clark indica o uso dessa planta para protocolos de desparasitação, embora não existam evidências científicas que comprovem sua teoria parasitária.

 

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Nogueira da melhor forma.

 

Comprar Nogueira

Nogueira: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, a Nogueira é bem tolerada pelo organismo e existem poucos relatos de reações adversas graves. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre irritação dérmica e ocular, náusea, vômitos e desconfortos gástricos, principalmente pela presença de taninos. Portanto, quem tem gastrite ou demais condições no estômago deve atentar-se a esse componente, ainda que a Nogueira também tenha indicações de alívio leve de dores de gastroenterite.

Existem outros cuidados importantes para o consumo desse fitoterápico:

 

Comprar Nogueira

Nogueira: preço e onde comprar

Você pode comprar a Nogueira no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Bibliografia

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0926669013005529

https://www.scielo.br/j/cta/a/Gj9fyvCL8VyFn5JnHjBqTjs/?format=pdf&lang=en

https://wikifarmer.com/pt-br/informacoes-sobre-arvore-de-noz/

http://www.mitra-nature.uevora.pt/Especies-e-habitats/Plantas/Lenhosas/Arvores/Juglandaceae/Juglans-regia

https://www.mdpi.com/2075-1729/13/2/380

https://www.wjpsonline.com/index.php/wjps/article/view/juglans-regia-phytopharmacological-review/587

https://academicjournals.org/journal/AJMR/article-full-text-pdf/780F32128347.pdf

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5628521/

https://www.woodlandtrust.org.uk/trees-woods-and-wildlife/british-trees/a-z-of-british-trees/walnut/

https://www.wood-database.com/english-walnut

https://temperate.theferns.info/plant/Juglans+regia

https://www.erboristeriacomo.it/en/2021/06/16/juglans-regia/

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos