Melissa: para que serve e benefícios

Tem ansiedade ou insônia? Dá para incluir a Melissa no seu tratamento! Essa erva medicinal tem propriedades que ajudam a trazer mais calma para o coração. Neste artigo, veremos para que serve a Melissa, seus benefícios e como tomar. Vamos lá?

 

Comprar Melissa

O que é a Melissa?

Essa planta é bem popular e seu cheirinho é muito gostoso! E para entender melhor as características da Melissa, primeiro vamos comentar as semelhanças e diferenças dela com outras ervas, por exemplo a Lípia. Enquanto a Melissa é originária do sul da Europa, no Mediterrâneo, percorrendo até a Ásia Central, a Lípia surgiu nas Américas.

A Melissa também pode ser confundida com o Capim-Limão devido ao seu aroma e variações de seu nome popular, mas ainda são espécies diferentes. Enquanto o Capim-Limão — conhecido por capim-santo ou capim-cidreira — possui o nome científico Cymbopogon citratus, a Melissa tem o nome científico Melissa officinalis. A aparência dessas duas ervas, também, é bem diferente: enquanto o Capim-Limão é uma touceira e parece, de fato, um capim, a Melissa forma folhas pequenas, bem esverdeadas e até flores.

Só para recapitular e ninguém ter mais dúvidas:

O que essas plantas têm de semelhante, além de seus nomes populares, é o efeito calmante que podem trazer à nossa rotina. São três opções populares de chá!

Vamos entender ainda mais como podemos aproveitar a Melissa na nossa saúde? Descrevemos mais detalhes sobre ela abaixo!

 

Comprar Melissa

Melissa: para que serve

Existe mais de um uso tradicional da Melissa, pois ela pode ajudar no alívio de sintomas gripais e dores abdominais (desconfortos gástricos e cólicas). Ainda assim, seu uso principal é para aliviar a sensação de angústia e agitação.

A planta inteira pode ser utilizada na fitoterapia, principalmente suas folhas. Em geral, seus componentes são:

 

A Melissa possui ações:

 

Ela é vendida na forma de chá, cápsulas (extrato e pó da planta), extrato fluido, tintura e xarope. Se você algum dia teve dúvidas sobre onde encontrar essa planta, a Oficina de Ervas tem várias opções para você consumir a Melissa da melhor forma!

Quer entender mais sobre as formas farmacêuticas disponíveis? Leia nosso artigo "Formas Farmacêuticas na Fitoterapia: o que são e como usar" clicando aqui.

E se ainda sobrar alguma dúvida, lembre-se de falar com nossos fitoterapeutas clicando aqui.

Comprar Melissa

E quais são as indicações de uso da Melissa?

Conforme a descrição feita, a Melissa é uma excelente aliada para quem busca maior relaxamento. Veja as indicações mais específicas abaixo:

 

Mas como isso acontece? Os compostos fenólicos da Melissa, como seus flavonoides, possuem um conjunto de efeitos no corpo, por exemplo a ação anti-inflamatória da inibição da ciclo-oxigenase, uma enzima participante do processo inflamatório. O ácido rosmarínico em sua composição modula os famosos receptores GABA, causando uma reação depressora e relaxante, melhorando o bem-estar.

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a algum problema específico, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Melissa da melhor forma.

Abaixo, estão dosagens usuais da Melissa:

Comprar Melissa

Melissa: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, a Melissa é bem tolerada pelo organismo, sendo uma opção muito popular de chá. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre hipotensão, náusea, vômitos e diarreia.

E alguns de seus efeitos podem ser desejados ou não, depende de sua intenção ou horário em que será consumido; por exemplo: a sonolência provocada pela Melissa não é recomendada antes de realizar tarefas que exigem atenção, reflexo e concentração, como dirigir ou operar máquinas.

Alguns pacientes podem consumir a Melissa justamente por sua capacidade ansiolítica antes de provas, testes, vestibulares ou concursos, porém a possibilidade de sonolência pode impactar o desempenho. Existem outros cuidados importantes para o consumo da Melissa:

 

Comprar Melissa

Melissa: preço e onde comprar

Você pode comprar Melissa no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

http://biotae.com.br/extratos-botanicos-como-auxiliares-a-saude-mental/

https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/1426/1/000348260-Texto%2BCompleto-0.pdf

https://www.conhecer.org.br/enciclop/2010b/plantas.pdf

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378874116302732

https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UFES_beffb6c2bfc631b32b5f66d90773ef65

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• wanda silveira lima
ótima i Informação
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Wanda Ficamos felizes que nosso informativo foi importante para você. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos