Lipia (Lippia alba) é sedativa e antidepressiva

Nome Científico:. Lippia alba ( Mill ) N. E. Brown.

Origem: A espécie Lippia alba, originária da América do Sul, também ocorre no Brasil e é uma das mais estudadas do gênero Lippia. Ela floresce durante o ano todo e recebe grande destaque no gênero, devido às suas inúmeras propriedades medicinais. 
Parte Utilizada: Folhas.
Princípio Ativo: Óleo essencial, geraniol, niral, cariofileno, citronelol, alcalóides, flavonóides, saponina, tanino, mucilagem.
Indicação: cólica ( dor de barriga ), antiespasmódico, estomáquico, gases, insônia, digestivo, calmante, ansiolítico, sedativo, antidepressivo suave, anticonvulsivante suave, carminativo, relaxante, alivia os efeitos da pressão alta ( faz baixar a pressão ) e asma. Coadjuvante na TPM e palpitações de origem nervosa.
Contra-Indicação: Não se recomenda o uso por hipotensos ( pressão baixa ).
Posologia: 1 colher de sopa de folhas frescas para cada 500 ml d`água, tomar 4 a 6 xic. de chá ao dia.
Tintura: 1 a 4 gotas/kg/dia em 3 tomadas. Pó: 20 a 40mg/kg/dia em 3 tomadas.
Eliza Tomoe Harada

Família: Verbenaceae

Nome Popular: chá-de -tabuleiro, alecrim-do-campo, alecrim-selvagem, alecrim, cidreira-brava, falsa-melissa,capitão-do-mato, salva-limão, sálvia-de-gripe, erva-cidreira-de-arbusto, lípea.

Origem: A espécie Lippia alba, originária da América do Sul, também ocorre no Brasil e é uma das mais estudadas do gênero Lippia. Ela floresce durante o ano todo e recebe grande destaque no gênero, devido às suas inúmeras propriedades medicinais. 

Parte Utilizada: Folhas.

Princípio Ativo: Óleo essencial, geraniol, niral, cariofileno, citronelol, alcalóides, flavonóides, saponina, tanino, mucilagem.

Indicação: cólica ( dor de barriga ), antiespasmódico, estomáquico, gases, insônia, digestivo, calmante, ansiolítico, sedativo, antidepressivo suave, anticonvulsivante suave, carminativo, relaxante, alivia os efeitos da pressão alta ( faz baixar a pressão ) e asma. Coadjuvante na TPM e palpitações de origem nervosa.

Contra-Indicação: Não se recomenda o uso por hipotensos ( pressão baixa ).

Posologia: 1 colher de sopa de folhas frescas para cada 500 ml d`água, tomar 4 a 6 xic. de chá ao dia.Tintura: 1 a 4 gotas/kg/dia em 3 tomadas. Pó: 20 a 40mg/kg/dia em 3 tomadas.


Eliza Tomoe Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Hermano
Li em outro site que ela é hipnótica. Acho que é mesmo! Tem um pé aqui em casa, só de sentir o cheirinho já dá vontade de deitar pra dormir. Rsrsrs Nessa finalidade, pra mim, ela é melhor do que a camomila!
⇒ Oficina de Ervas: Oi Hermano. É verdade! A Lipia é hipinótica e o seu aroma é devido aos óleos essenciais voláteis, que tem ação terapêutica também. Sua ação como ansiolítica também é muito boa. Já a Camomila é mais leve, e por isso pode ser usada por crianças também. Agradeço por seu comentário e ficamos à disposição.


• Filo
Bom dia. Trará benefícios para doenças hepáticos, tipo cirrose e hepatites? Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá Filo. A lípia não tem efeitos sobre o fígado. Ela é calmante e ansiolítica. Para problema de fígado (cirrose ou hepatites) tem outras plantas mais específicas, como o Cardo Mariano (Silimarina), Picão Preto, Boldo do Chile e Alcachofra. Para uma orientação mais segura, você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas e informar com mais detalhes o caso. Nosso contato é farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.


• Fátima jacintha ribas
Gostaria de receber uma muda de lippia
⇒ Oficina de Ervas: Olá Fátima.Infelizmente não trabalhamos com mudas,a Líppia temos na forma de capsula,tintura(gotas) e chá.Qualquer duvida entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whatsapp (16)98197-0073 . Estamos a disposição.


• Elenir
Olá! Tenho um pé de lipia. É maravilhoso. Melhor chá para curar insônia. Tomamos sempre aqui em casa.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Elenir. Ficamos felizes que tenha tido bons resultados com a Lippia. Agradecemos por seu comentário. Estamos à disposição para qualquer dúvida.


• Luiz Carlos Teixeira Lopes
Produzimos mudas de Lippia alba e doamos para quem necessitar. .LUIZ
⇒ Oficina de Ervas: Olá Luiz. Muito nobre sua atitude, é muito importante ajudar o próximo. Abraços.


• Carlos
Como se toma a cápsula da Lipia de 250 mg, uma ou duas vezes ao dia.
⇒ Oficina de Ervas: Carlos, a sugestão é de 1 cápsula de 250 mg 1 a 3 vezes ao dia. Para maiores informações entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br.


• Luis Carlos Marques
Eu tenho capim santo e Me lista, mas tenho a Alba lippia aqui,;tenho muito carinho por ela,,e uma planta que não exige cuidados, gosta de sol e adapta-se a qualquer tipo de solo. O chá dela e um dos melhores do mundo.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Luís. É verdade, a lípia tem um sabor muito bom e seu efeito relaxante é melhor ainda. Agradeço por seu comentário. Abraços.


• Irineu
Olá gostaria de saber se tem vários tipos de Lipia. Pois tenho no meu Jardim Lipia com folhas com 6 a 7 centímetros de comprimento e na literatura diz que as folhas tem 3cm de comprimento.. Desde já agradeço pela sua atenção
⇒ Oficina de Ervas: Olá Irineu. Só tem um tipo de lipia, a "Lippia alba". A literatura aponta folhas de 3 a 6cm, depende do ambiente e de sua adaptação. Para mais informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos à disposição.


• Jaime
O alecrim do campo serve também para combater a diabetes,ouvi dizer que existe dois tipos de alecrim,o alecrim caseiro,cultivado em vasos em casa,e o alecrim do campo,encontrado nas beiras das Rodovias, obrigado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Jaime. Existem duas espécies de Alecrim, o do campo (Baccharis dracunculifolia) e o Rhosmarinus officinalis. Porém, dentro da fitoterapia existem plantas melhores para controle de glicemia, como a Gimena, Pata de Vaca e Melão de São Caetano. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• Sirlene
Gostaria de saber se está planta ajuda os cães em crise epiletica?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Sirlene. Não é qualquer planta que pode dar para cachorro, eles podem ter crises alérgicas e até mesmo intoxicação. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• Ana Carolina Souza de Almeida Colman
Como ansiolitico, pode ser usado em crianças? Qual a diferenca extrato e tintura?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Ana. Depende da idade da criança. Tem outras plantas seguras para crianças que são indicadas como ansiolítico também. O extrato fluido é a forma mais concentrada. Ela corresponde a 100% da planta. Já a tintura é preparada a 20% conforme a Farmacopeia Brasileira. Para te orientar quanto ao uso para crianças, peço que entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo email ou whatsapp (16) 98234-0111. Estamos à disposição.


• Elivete
Minha filha acabou de ter bebe ta amamentando posso dar esse cha pra ela
⇒ Oficina de Ervas: Olá Elivete. Não recomendamos o uso de fitoterápicos na fase de amamentação. Os chás que podem ser usados sem risco são os de camomila, funcho e erva doce. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas e relatar qual a necessidade da sua filha. assim poderemos orientar. Estamos à disposição.


• Lima
Em um dentista acabei infectado por herpes na gengiva, o alivio num dos ataques consegui mascando folhas dessa planta, logo ela possui efeito antiviral....
⇒ Oficina de Ervas: Olá Lima. Essa planta tem ação antibiótica e muitos estudos seguem em curso por apresentar uma grande quantidade de ativos. É muito bom saber sobre a sua experiência. Agradeço pelo seu relato. Estamos à disposição.


• Guilhermina
Gostaria de ter alguma indicação de plantas para cachorro com crises de epilepsia e a dosagem .. desde já agradeço muito
⇒ Oficina de Ervas: Olá Guilhermina. Uma planta indicada para tratamento de epilepsia é a Artemisia vulgaris, mas a indicação deve ser sempre cautelosa, levando em consideração os medicamentos que a pessoa já toma, qual o grau e causa das crises. Em caso de cachorro, depende também do peso, idade, causas e medicamentos que já usa. Estamos à disposição para qualquer orientação pelo email.


• vivian
Uso para controlar a pressão alta
⇒ Oficina de Ervas: Olá Vivian, A Lippia pode contribuir em casos de hipertensão leve sem reduzir a forção de contração do coração.


• Maria Eudes
Tenho dos pé de lippia alba, uma tem cheiro de limão e a outra tem cheiro de hotela. as flores e folha são iguais , mas elas tembém tem gosto diferente.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria. Mande uma foto para nossos fitoterapeutas das duas plantas para tentarmos identificar. WhatsApp: (16) 9.8234.0111. Estamos à disposição.


• Cris
Bom dia! Têm chá de Lipia Alba? Tenho dificuldades em encontrar o mesmo nas lojas ou até nas farmácias! Cumprimentos
⇒ Oficina de Ervas: Olá Cris, Nós temos sim o chá de Lippia alba, é orgânico e está R$8,00 o pacotinho com 30g. Para dúvidas e orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• vivian
Sou hipertensa e tomava 2 comprimidos de Losartana de 50mg por dia, comecei a tomar o chá desta planta e depois de 1 mês de uso continuo minha pressão começou a ficar muito baixa, o médico reduziu minha dose de Losartana par 1 comprimido de 50mg ao dia.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vivian. Seu relato é muito interessante, pois como a Lippia possui ação calmante, provavelmente a sua pressão é alta por nervosismo ou estresse. Com o uso da planta, você conseguiu controlar a pressão com metade da dose de Losartana. Agradeço pelo seu relato. Se você precisar de qualquer orientação, pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição


• Daniela
Gostaria muito de receber muda de lippia, tenho convulsões, além de ser muito ansiosa. Compro geralmente secas, e me ajudam bastante, gostaria de saber se posso dar para minha bebe de 1 aninho.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Daniela Para qual finalidade deseja dar a Lippia para sua bebê? Como ela é bebê ainda, é bom conversar com o pediatra antes de administrar qualquer substância, mesmo que seja chá. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Eliana
Minha filha tomou uns goles de cha dessa planta tem problema
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eliana Como você informou que sua filha só tomou "uns goles" não terá problemas. Caso sinta algum desconforto procure um médico. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Terezinha Gomes de Souza
Esse remédio serve para quem tem refluxo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Terezinha Existem fitoterápicos mais específicos para refluxo, como a Espinheira Santa. Clique no link abaixo para mais informações sobre a Espinheira Santa: https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Vinícius
Uso essa planta como antipirético, muito bom pra diminuir os sintomas da gripe, o melhor que conheço até agora, mas é um chá quente, tomar ele de noite, precisa cuidar pra não pegar vento.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vinícius. Muito bom saber dessa forma de uso da Lippia alba. Agradecemos pelo seu comentário e ficamos à disposição.


• Wallisson Aguiar Pereira
Eu tenho o pezinho dela aqui. Nasce igual mato. A gente poda e joga muitos ramos fora porque da demais. Sou apaixonado, faço suco geladinho com as folhas dela, chá. Estou sempre usando.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Wallisson. Ficamos felizes em saber que você faz uso dessa planta e aproveita de seus benefícios. Agradecemos pelo seu comentário e ficamos à disposição sempre que precisar!


• Margareth
Olá, bom dia! Gostaria de saber se ela tbm é conhecida como alfavaca? Grata!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Margareth Nós trabalhamos com a Lipia com o nome cientifico de (Lippia alba) e trabalhamos com a Alfavaca (Ocimum basilicum). Clique no link abaixo para mais informações sobre a Alfavaca: https://www.oficinadeervas.com.br/basilicao-manjericao-alfavaca Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos