Licopeno: benefícios e como tomar

O Licopeno aparece principalmente no tomate e está associado a muitos benefícios à nossa saúde, como atividade antioxidante e a prevenção de doenças degenerativas. E quais são suas indicações principais? Se quer saber mais, leia nosso artigo para entender para que serve o Licopeno e como tomar.

 

O que é Licopeno

Você acha que não conhece o Licopeno? Pois conhece sim! Ele é muito presente em nossa alimentação, pois aparece principalmente no tomate, embora também esteja em outros alimentos como cenouras, melancias, mamões, goiabas, damascos...

E se você notou que todos esses vegetais são pigmentados, essa hipótese está correta: O Licopeno é um pigmento natural que confere essa coloração laranja ou avermelhada para esses vegetais. Sua função nas plantas é oferecer proteção contra os efeitos da luz em excesso e da oxidação do ar.

O nome vem do nome científico do tomate, Solanum lycopersicum L, pois justamente o tomate é a principal fonte desse carotenóide. Os carotenóides são muito pesquisados pela sua capacidade de atuar como antioxidantes dentro do organismo humano, evitando danos causados por radicais livres - que por sua vez, em excesso, são associados a doenças degenerativas.

Apesar do Licopeno não ser transformado em vitamina A pelo nosso corpo, ele é considerado o carotenóide com maior capacidade antioxidante, trazendo inúmeros benefícios para nossa saúde.

Licopeno: para que serve

Esse carotenóide tem ligações em sua molécula que são altamente capazes de captar o oxigênio com elétrons mais reativos soltos em nosso corpo, responsável pela oxidação das células e suas possíveis mutações.

Portanto, sua principal ação do Licopeno no corpo é sua ação antioxidante, que por sua vez gera um efeito cascata positivo em outros aspectos do nosso organismo, prevenindo doenças associadas a danos e envelhecimento celular, como doenças degenerativas. De modo geral, os Licopenos também modulam e inibem a proliferação celular de câncer, aumentando a qualidade da resposta imunológica.

A oferta de Licopeno de tomate é maior em molhos e extratos do que na fruta crua e a biodisponibilidade é melhor com gordura, ou seja, o Licopeno é melhor absorvido pelo corpo quando ingerido com alimentos oleosos. Também pode variar a concentração de Licopeno de acordo com a região onde o alimento foi cultivado, sendo maior em regiões quentes.

 

Então como vamos consumi-lo da melhor forma? Tem que comer molho de tomate todo dia?

Apesar do molho de tomate ser uma delícia, não precisa comer todo dia, em todas as refeições. Seria cansativo! Você pode aproveitar os benefícios do licopeno em cápsula, que é uma opção prática para ingerir tanto em casa quanto no trabalho — ou qualquer outro lugar que você esteja. A absorção é melhor quando consumido com gordura, então dá para ingerir antes de refeições e associar com abacate ou nozes.

E quais são as indicações de uso do Licopeno?

O Licopeno possui diversas indicações. Veja abaixo algumas de suas ações:

 

 

Licopeno emagrece?

Não há evidências de que o Licopeno promova uma ação de emagrecimento no corpo, por mais que melhore o metabolismo celular devido a sua ação antioxidante. Se você busca especificamente a redução de medidas ou gordura corporal, uma alimentação saudável associada a atividades físicas é sempre recomendada. Existem também plantas mais recomendadas para o emagrecimento, as quais você confere no nosso artigo: 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

Licopeno: efeitos colaterais e contraindicações

Não existem ainda contraindicações detalhadas ou efeitos colaterais para o licopeno, sendo considerado seguro e muito presente na alimentação. Porém, gestantes e lactantes devem somente realizar a suplementação de Licopeno com acompanhamento médico.

 

Licopeno: como tomar

O licopeno pode ser tomado na forma de cápsulas. A dosagem usual segura do extrato seco 10% é de 3mg a 10mg, duas vezes ao dia.

 

Tem interesse no Licopeno? Quer saber o preço?

Você pode comprar o Licopeno manipulado no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/nutricao-pratica/post/licopeno-e-seus-beneficios-ao-organismo.html

https://www.scielo.br/j/rn/a/sJ6qRLvhXvkQR6CjnKgZN7K/?lang=pt#

https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/LICOPENO-2.pdf

https://www.sociedadeglobal.org.br/licopeno/#aws

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• carlos Roberto venancio
preço de cada flasco quantos comprimido vem a cada flasco
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Carlos Clique no link abaixo para ver as opções de quantidade, valor e adquirir: https://www.oficinadeervas.com.br/licopeno Para esclarecimento de dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Giusepe Crispiniano
Estou com problema de próstata, e fui informado Sobre o Licopeno de tomate, as cápsulas são de 5 mg. Quantos mg devo tomar? Devo tomar na refeição (no almoço ou no jantar? )
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Giuseppe A dosagem usual segura do extrato seco 10% é de 3mg a 10mg, duas vezes ao dia. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Romildo Lourenco
Quero saber se fazer efeitos logo tomando os comprimidos
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Romildo O tempo do efeito depende muito de cada organismo. Clique no link abaixo para mais informações sobre o Licopeno: https://www.oficinadeervas.com.br/licopeno Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Amélia menezes
Tomei licopeno durante 4 meses tive muito mais disposição e as dores q tinha nas pernas e tornozelos desapareceram
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Amélia. Agradeço pelo seu comentário e fico feliz que tenha conseguido bons resultados. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos