Graviola - conheça os benefícios da fruta e da árvore

A Gravioleira ou Graviola (Annona muricata L.) é uma árvore de pequeno porte, com altura de 4 a 8 metros, de copa pequena, poucos ramos e folhagem compacta. Suas folhas são alternadas e suas flores são amareladas, em duas séries de três. Ela produz frutos grandes, que chegam a pesar 8kg, são bastante aromáticos e de sabor agradável.

Essa fruteira, da família Annonaceae, é originária da América Tropical, mais especificamente das Antilhas, e atualmente é cultivada na região amazônica e encontrada em florestas tropicais.

As espécies do gênero Annona são utilizadas em diversas culturas para tratar diferentes doenças.

Comprar Graviola

Benefícios da Graviola

Todas as partes da gravioleira são usadas na medicina natural na área tropical, incluindo os galhos, folhas, frutas e sementes. Diferentes povos da região usam cada parte para uma função, mas há benefícios parecidos que estão presentes em todas as partes da planta.

A gravioleira possui diversos compostos bioativos que são os responsáveis pelos benefícios da planta. Os principais componentes são:

Os benefícios da graviola, presentes em toda a planta, são:

Além dessas ações gerais, há os benefícios específicos de cada parte da planta também.

Benefícios da fruta Graviola

A fruta graviola é utilizada também para ajudar no tratamento de:

A parte de dentro da fruta graviola, além de gostosa, também é muito nutritiva, contendo potássio, fibras e vitaminas B, B2 e C. Ela é feita de 80% de água, 1% de proteína, 18% de carboidratos.

Benefícios de cada parte da árvore de Graviola

Os galhos e cascas da árvore, além dos benefícios gerais, também são usados para agitação e problemas gastrointestinais, como diarreia e gases.

A folha da gravioleira é a parte mais utilizada na medicina natural da região, na forma de chá ou tintura (garrafada). Além das ações gerais, os benefícios das folhas de graviola também ajudam no tratamento de:

Sendo assim, é possível tirar benefícios da graviola como um todo, sem desperdícios. 

Comprar Graviola

Graviola cura câncer?

A acetogenina, presente nas folhas, galhos e sementes da gravioleira, é uma substância que já era estudada, mas vem ganhando destaque no mundo acadêmico devido ao seu grande potencial na prevenção e tratamento de diversos tipos de câncer.

Estudos têm mostrado que a acetogenina possui atividade citotóxica em células cancerígenas, ou seja, a substância consegue selecionar as células cancerígenas para matá-las sem afetar as células saudáveis. Já foram feitas pesquisas em câncer de mama, pâncreas, próstata, pulmão, fígado e pele. Em algumas pesquisas, também foi observado que a acetogenina ajudou a inibir metástase, regular o sistema imunológico e reduzir inflamação causada pelo câncer.

A graviola pode ser usada como um substituto do Crajiru, planta comumente utilizada para as mesmas finalidades antitumorais no tratamento de câncer, mas que é difícil de ser encontrada por ser nativa do norte do país e pouco conhecida fora dessa região. (Saiba mais sobre o Crajiru aqui.)

Apesar desses estudos muito promissores, ainda não se pode descartar o tratamento convencional do câncer. O uso de graviola para tratamento de câncer deve ser acompanhado pelo médico especializado e a pessoa deve seguir suas orientações. Mas ainda é possível usar a graviola para prevenção de câncer pois, além da acetogenina, a planta possui alcaloides, que também ajudam a prevenir a doença.

Comprar Graviola

Graviola emagrece?

A graviola pode ajudar a emagrecer como um reflexo de sua ação antidiabética. Apesar de serem duas coisas distintas, ambas têm algo em comum: uma enzima produzida no intestino delgado que se chama alfa-glucosidase.

A enzima alfa-glucosidase é liberada no intestino delgado para quebrar as moléculas grandes de carboidratos que a gente come, como o açúcar. Quando os carboidratos são quebrados, ficam mais fáceis de serem absorvidos pelo nosso corpo. Então quanto mais enzima o nosso intestino produzir, mais açúcar e outros carboidratos nosso corpo vai absorver.

Quando o intestino delgado libera menos alfa-glucosidase, os carboidratos demoram mais tempo para serem absorvidos e as moléculas grandes que sobram são eliminadas nas fezes. É justamente assim que a graviola age no organismo. Alguns de seus compostos bioativos diminuem a liberação da enzima alfa-glucosidade, reduzindo a absorção de carboidratos, controlando o nível de açúcar no sangue e, por consequência, ajudando no emagrecimento.

Lembrando que a graviola pode ser usada para ajudar no emagrecimento, mas não vai resolver tudo sozinha. É importante fazer exercícios com frequência e ter uma alimentação saudável para manter a saúde e o bem-estar.

Comprar Graviola

Como consumir Graviola: Tomar em cápsulas, chá ou suco

Existem diversas formas de ingerir a graviola e obter seus benefícios. Leve em consideração qual parte da planta deseja consumir, quais propriedades você busca para decidir como comer a graviola.

A fruta pode ser consumida in natura ou na forma de sucos, sorvetes, compotas, etc. Comer graviola e produtos derivados com frequência é uma forma gostosa e fácil de obter nutrientes e prevenir doenças. Mas, para tratamentos de saúde, a fruta pode não ter ativos suficientes, pois é composta por 80% de água como citamos acima.

Outras partes da gravioleira podem ser consumidas na forma de chá, em cápsulas, tintura e extrato. Essas formas são mais concentradas e são melhores para ajudar em tratamentos. Dentre as opções, os extratos são os que possuem maior concentração de substâncias benéficas para o organismo. Além disso, consumir a graviola a partir do chá, em cápsulas, tintura e extratos, também ajuda a pessoa a padronizar melhor a dosagem diária da planta que é consumida.

Para fazer o chá de graviola, você pode usar a seguinte receita

Receita de chá de graviola:

Adicione 1 colher das folhas secas em uma xícara de água fervente. Tampe a xícara, espere 5 minutos e coe. Se quiser, pode adoçar o chá antes de beber, mas tomar sem açúcar é ainda melhor.

Como tomar graviola em cápsulas, tintura ou extrato

A cápsula de graviola pode ser tomada 3 vezes ao dia.

Já a tintura e extrato de graviola são consumidos em forma de gotas. Você pode consumir de 15 a 20 gotas de tintura ou extrato 3 vezes ao dia.

Comprar Graviola

Preço e onde comprar Graviola

A fruta graviola pode ser comprada em mercados e feiras. Ela é relativamente fácil de ser encontrada, porém o preço varia bastante de uma região para outra. Já as outras partes da planta não são muito consumidas, por isso são mais difíceis de se encontrar na forma fresca. É mais comum encontrá-las na forma desidratada (secas) ou a graviola em cápsulas, chás, extratos e tinturas.

Você pode encontrar esses produtos manipulados de graviola aqui na Farmácia Oficina de Ervas, com garantia de qualidade e a preços acessíveis.

Para comprar graviola, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Patrícia
Amo graviola e sabendo que faz bem a saúde consumo mas ainda
⇒ Oficina de Ervas: Oi Patrícia. Realmente essa planta é muito benéfica à saúde. Abraços.


• Marcos Antônio Costa Feitosa
"Tudo que Deus fez é bom"
⇒ Oficina de Ervas: Concordamos.


• Fabricia Maria silva
Tenho dois pé de graviola ñ sabia que era tão boa pra saude
⇒ Oficina de Ervas: A Graviola tem ação no controle de diabetes. Anti-tumoral. Não existe evidência definitiva para mostrar que a Graviola funciona como a cura para o câncer. Entretanto, em alguns estudos de laboratórios, os extratos de Graviola foram capazes de eliminar alguns tipos de células de câncer de fígado e câncer de seio que normalmente são resistentes a algumas drogas quimioterápicas específicas. Os estudos mostraram ainda que, ao contrário destas drogas, a Graviola atacava as células doentes, mas não danificava as saudáveis.


• JB Medeiros
Eu tenho 7m pé em casa mas é daquela que dá do tamanho da palma das mãos.. gostaria de ter informações sobre a flor amarela espinhosa que dá antes do fruto nascer.. Agradeceria muito se houvesse uma resposta..
⇒ Oficina de Ervas: Olá, JB. Existem muitas espécies do gênero Anona, como a fruta do Conde, Atemoia, Pinha, entre outras. Nós não sabemos informar qual espécie possui essa flor amarela, espinhosa e nem se essa flor possui alguma ação terapêutica. Para maiores informações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• Aracy Albolea
Onde obter extrato, cápsulas. Qual a diferença de extrato e tintura?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Aracy. Você pode obter a Graviola em nosso site, e-mail ou pelo WhatsApp:(016)98234.0111. A diferença entre extrato fluido e tintura é que o primeiro há maior concentração de princípios ativos, sua concentração é na proporção 1:1. Já a tintura é mais diluída, na proporção 1:5. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• Anastasia
Hi , My name is Anastasiya . I live in Canada. I would like to purchase Graviola fruit in large quantities regularly. Please let me know if it’s doable and the cost of it. Warm Regards
⇒ Oficina de Ervas: Hi Anastasia. We don´t work with Graviola fruit. We have only graviola leaves. Best regards.


• Alex M A Borges
Posso fazer o chá com as folhas verdes?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Alex, Pode sim usar as folhas da Graviola, mas sé melhor desidratá-la. Deixe secar bem na sombra e guarde depois em um local bem fechado e longe da luz do sol. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Para ver mais informações sobre a Graviola, clique no link abaixo (temos ela também em cápsula, tintura e extrato fluido): https://www.oficinadeervas.com.br/graviola Estamos à disposição.


• Benasser
Bom dia, estou tomando a tintura de graviola para prevenir o câncer de próstata, mas tenho receio de usar ela direto. Por quanto tempo posso usar a tintura? Há a necessidade de ciclar? Qual a toxidade? Agradeço muito se me ajudar. Bom dia!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Benasser É interessante usar por 90 dias e pausar por 20 dias. Se quiser, nesses 20 dias de pausas pode usar a Quercetina ou a Crajiru. Deixo abaixo os links das plantas que mencionei, caso queira ler mais informações sobre: https://www.oficinadeervas.com.br/quercetina https://www.oficinadeervas.com.br/crajiru Clique no link abaixo para tirar dúvidas e receber orientações com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• SANZIO ALVES
A tintura de graviola pode ser usada contra a gota? o uso deve ser diário e continuo?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sanzo Existem plantas mais específicas para diminuir o ácido úrico, como por exemplo a Salsaparrilha, Quebra Pedra e a Urtiga. Deixo abaixo os links com mais informações sobre as plantas que mencionei acima: https://www.oficinadeervas.com.br/salsaparrilha https://www.oficinadeervas.com.br/quebra-pedra https://www.oficinadeervas.com.br/urtiga Para orientações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Carolina
Tem contraindicação?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Carolina Ela não é indicada para câncer no fígado e para que tem hipoglicemia, porque abaixa a glicemia. Por isso ela também é indicada para quem tem diabetes tipo II. Para mais informações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Elisabete
Boa tarde ! Por gentileza , gostaria de saber se o extrato ou a capsula da graviola , ajuda no tratamento do lupus sistemico ??? Tenho sofrido muito com os sintomas e preciso de orientaçao . Seria aconselhavel iniciar o consumo da graviola ? Capsulas , folhas ou extrato no meu caso ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Elisabete. Não conheço a indicação da Graviola para tratamento do Lupus sistêmico. Alguém indicou para você? Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe sua idade, que tratamento faz, que sintomas apresenta, qual a sua rotina, etc. Assim poderemos entender melhor o seu caso e te orientar. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Célia Ribeiro
Boa tarde eu tenho um pé no quintal da minha casa trouxe do Pará já deu várias graviola
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Célia Além da fruta ser deliciosa é possível aproveitar as folhas também, que são medicinais. Ajuda a baixar glicemia, tem ação antitumoral e é antioxidante. Aproveite seu pé de Graviola. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Daniel Cardoso dos Santos
Estou procurando para comprar as folhas da graviola. Como e onde conseguir?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Daniel Nós trabalhamos com a Graviola para fazer chá, temos também cápsula, tintura e extrato fluido (forma líquida 5 x mais forte que a tintura). O extrato fluido é o mais indicado. Para ver mais informações e adquirir a Graviola clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/graviola Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Waldir
Eu uso tintura para controle da pressão, estou sentindo ótimo.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Waldir Ficamos felizes com o resultado alcançado. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Teresa
Quando posso colher a fruta para consumir.quando fica madura??
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Teresa Para comer a fruta espere amadurecer, porém como uso medicinal é recomendado o uso das folhas. Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Roberto Alves
Fiquei feliz de saber os benefícios desta maravilhosa árvore, e dos comentários das pessoas. Agradeço muito pelas informações e também dos comentários recebidos.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Roberto Ficamos felizes em saber que nosso informativo foi importante para você. Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos a disposição.


• NELSIMAR GARCIA COELHO COSTA
Olá gostaria de saber quais as frutas ajudam a desinflamar os intestinos e estômago, remover pólipos?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Nelsimar. Precisamos saber qual a origem dessas inflamações para poder orientar. Também é importante saber o tratamento que você faz e que medicamentos está usando, além dos sintomas que apresenta. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e relate com detalhes o seu problema. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ilméa Puccinelli
Nasceu um pé de graviola no meu quintal e é o segundo ano que dá fruto. Nunca percebi as flores. Será que são umas pétalas amarecas que caem? Amo essa fruta e vou começar atomar o chá. Obrigada pelas informações
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ilméa. A flor da graviola é amarela sim. O chá das folhas também baixam a glicemia, portanto, se sua glicemia estiver normal ou baixa, não abuse deste chá, pois você poderá sentir os sintomas da hipoglicemia (tremores, tontura, sonolência). https://www.oficinadeervas.com.br/graviola Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Antônio Coutinho Afonso
gostei da explicação, não conhecia vocês, minha mulher também é de França. vou entrar em contato com vocês mais vezes e adquirir algus produtos. grato
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Antônio Ficamos felizes com seu comentário, deixo abaixo o link da pagina inicial do nosso site: https://www.oficinadeervas.com.br/ Para dúvidas e como adquirir o produto, clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta O nosso whatsapp: 16 98234-0111 Estamos à disposição.


• José João dos Santos
Prezados, bom dia. Meu despertar para graviola é que eu tenho diabetes tipo 2. Minhas taxas giram em torno dos 100, e já cheguei aos 140. Chá de das folhas da graviolas, acredito ser o mais indicado para o meu caso. Contudo, o chá não é tão prático, penso em cápsulas para a mesma função do chá. Poderia me indicar as cápsulas verdadeiramente genuínas? Aguardo resposta URGENTE.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, José A posologia usual para diabéticos é a seguinte: Graviola (pó) 300mg - tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia (antes do café, almoço e jantar). Clique no link abaixo para ver as opções e adquirir: https://www.oficinadeervas.com.br/graviola Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Helena
Gostaria de saber tudo sobre como usar graviola pra saúde e receitas de chá e se posso utilizar as raízes e a raspas das casca da árvore. Grata
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Helena. A graviola pode ser usada na forma de chá das folhas ou da casca. Não conheço a utilização das raízes. Adicione 1 colher das folhas secas em uma xícara de água fervente. Tampe a xícara, espere 5 minutos e coe. Pode tomar 3 vezes ao dia, mas ela pode baixar a glicemia e causar mal estar. O consumo da fruta também é benéfica à saúde. Esta planta é muito procurada para tratar alguns tipos de câncer, mas pode ser usada para diabetes, pressão alta, reumatismo, tosse e outros problemas de saúde. https://www.oficinadeervas.com.br/graviola Qualquer dúvida, estamos à disposição.


• Maricelma da Silva Lima
Como faço para desidratar a folha da graviola?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maricelma. Coloque as folhas em um ambiente com circulação de calor para fazer a secagem. Quando pegar a folha e se tornar quebradiça, já está pronta. Estamos à disposição.


• Luiz Henrique
Olá gostaria de saber se o extrato ou outra forma de consumir, os benefício desta planta pode ajudar na recuperação pós tratamento de quimioterapia
⇒ Oficina de Ervas: Olá Luiz Henrique Qualquer umas das formas farmacêuticas que for utilizar, irá obter o mesmo efeito. A Graviola auxilia no tratamento contra o câncer e controle do diabete. Para maiores informações entre em contato com os nossos fitoterapeutas pelo link abaixo https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos a disposição.


• Sirle
Gostaria de saber qual o produto que vocês têm pra ajudar no câncer de pulmão?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sirle. Além de seguir a tratamento proposto pelo médico, pode ser usado alguns fitoterápicos como coadjuvante ao tratamento contra o câncer de pulmão. Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos