Fucus: benefícios e para que serve

O Fucus é uma alga de cor castanha, extremamente abundante nos rochedos das costas do Atlântico, Pacífico e Mar do Norte, onde a sua acumulação atinge 15-20cm de espessura. Ele é arrancado dos rochedos pelas marés cheias e de novo lançado sobre estes. Seu nome científico é Fucus vesiculosus L. e ele pertence à família Fucaceae.

Ele parece uma substância gelatinosa e é rico em alginatos e iodo. Foi usado por muito tempo na forma de cinzas, como fonte de iodo em pacientes com bócio endêmico. No século XVIII, as pessoas usavam o fucus para o tratamento da asma e das doenças de pele. Atualmente, o fucus é utilizado devido a sua riqueza em elementos, que são absorvidos do seu meio natural e transferidos para o nosso organismo quando o ingerimos.

O fucus é constituído basicamente por:

Comprar Fucus

Fucus: benefícios e para que serve

O fucus possui um alto teor de iodo, que estimula a tireoide e regulariza a produção do hormônio tireotrofina, que acelera o metabolismo de glicose e ácidos graxos. Esse processo ajuda no tratamento de obesidade e ajuda em regimes de emagrecimento.

Além disso, o fucus é indicado no tratamento de:

Comprar Fucus

Fucus emagrece?

Para um emagrecimento saudável, é preciso seguir uma alimentação balanceada e fazer exercícios físicos regularmente. Quem fala que fucus seca barriga, não está sendo sincero sobre a ação da planta. O fucus ajuda a emagrecer, mas não sozinho.

Comprar Fucus

Como tomar fucus?

O fucus em pó pode ser usado por via oral, de 500mg a 2000mg ao dia, dividido em duas tomadas (almoço e janta). O ideal é tomar a cápsula por volta de meia hora antes das refeições. É preciso ingerir, no mínimo, 2 litros de água ao dia para facilitar a formação do bolo fecal e evitar constipação.

Comprar Fucus

Fucus: contraindicação

Fucus é contra indicado para pessoas que fazem tratamento com hormônios tireoidianos e pessoas com:

Também não é recomendado o uso do fucus para grávidas e mulheres em fase de amamentação.

Podem ocorrer reações adversas em pessoas que possuem hipersensibilidade ao iodo. Por isso, devem consumir o fucus apenas com orientação médica. Nesse caso, é preciso interromper o uso e procurar um médico.

A superdosagem pode conduzir ao hipertireoidismo, tremores, pulsação aumentada e pressão sanguínea elevada.

Comprar Fucus

Onde comprar fucus

Você pode comprar o fucus em cápsulas ou em tintura no nosso site mesmo, clicando aqui.

 

Bibliografia

https://infinitypharma.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Fucus%20Vesiculosos.pdf

http://www.lepuge.com.br/Arquivos/Produto/fucus-vesticulosos-po.pdf

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• gilvania goncalves souza
Juro que não entendi, uma hora e bom pra quem tem hipo outra hora não,, quem usa hormonio não pode.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Gilvania. Ela é indicada para quem tem hipotireoidismo, mas se a pessoa já faz uso de hormônios sintéticos para regular a tireoide, não pode complementar com o Fucus. Por esse motivo, é muito importante avaliar cada caso. Qualquer dúvida, estamos à disposição.


• Denise
Boa noite tenho nódulos na tireoide e vi que ingerir alimentação rica em iodo e bom e também li.a respeito do fucus meus hormônios T3 T4 e TSH estão normais será que posso tomar não sou hipertensa nem cardiopata mais estou pre diabética.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Denise. Se você tem nódulos na tireoide não deve tomar nada, a não ser com orientação do seu médico. Estamos à disposição.


• Malena Garcia
Tenho HIPOTIREOIDISMO, faço uso de levotiroxina 200mcg desde ago/2019, porém meu organismo não está absorvendo o remédio, vemos pelos resultados dos exames, o máximo deve ser 4,96 e o meu está entre 22/23, tenho predisposição a trombose, mas não faço uso de nenhum remédio para a mesma, posso sugerir ao meu médico a troca???
⇒ Oficina de Ervas: Malena, boa tarde Você pode sim conversar com seu médico e fazer essa sugestão. Qualquer dúvida entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Elisangela Balduino de Jesus
Bom dia. meu exame de tiroxina deu 0,88 e meu tsh ultra.sensivel 5,86 não me senti bem com a levotiroxina, dor nompeito, diarréia, falta de ar. Gostaria de saber se usar o fucus somente me ajudaria. Já que os valores não estão tão alto. Desde já agradeço.
⇒ Oficina de Ervas: Elisângela, boa tarde Por se tratar da tireóide, uma glândula muito sensível, é importante acompanhamento médico para usar o Fucus. Além disso, não deixe de usar o medicamento sem conversar com o endocrinologista, pois pode desregular a tireóide. Estamos à disposição.


• Sonia
Nossa! Vi no comentároo acima, que quem tem nódulos na tireóide, não pode tomar fucus? Eu tenho nódulos( benignos) e, numa ocasião criei bócio e apavorada passeu a tomar fucus e o bócio desapareceu. Mas ao mesmo tempo, fazia uso de 2 castanhas do Pará por dia junto com o fucus...Sei que aquela bola( bócio) no pescoço sumiu...Portanto, devo ou não fazer uso do fucus? Tomo apenas 1 cápsula p/ dia antes das refeições...Obrigada!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sônia Provavelmente só ingerindo a Castanha do Pará você já consiga um meio de obtenção de iodo. Se não atingir um limite favorável, aí você pode usar uma cápsula do Fucus. Mas é muito importante que você faça acompanhamento médico, para que essas dosagens sejam quantificadas. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Clique no link abaixo para ver mais informações sobre o Fucus: https://www.oficinadeervas.com.br/fucus Estamos à disposição.


• Vânia
Já uso levotiroxina 25mcg posso tomar fucus também
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vânia É importante que converse com seu médico. Pois pode ocorrer interação medicamentosa entre a Levotiroxina e o Fucus. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Eliana Soares
Pelo que entendi, quem tem hipertensão não pode fazer o uso do fucus???? Será que uma cápsula só seria recomendável?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Eliana, O Fucus é uma alga marinha e por isso não recomendamos o uso para quem é hipertenso. Para avaliarmos a possibilidade do uso, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Informe para qual necessidade você quer usar o Fucus, qual a sua idade, se toma medicamentos para hipertensão, se a pressão está controlada, se tem algum problema de saúde. Entre em contato clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Marta de Oliveira Dias
Oi tenho hipotireoidismo tomo levotiroxina 125 mcg, minha tiróide esta controlada faço exame todos os meses, estou muito acima do peso, quero saber se posso tomar fucus para emagrecer, desde já agradeço.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Marta, É bom conversar com seu endocrinologista antes de tomar o Fucus. Como a tireóide é uma glândula sensível, ela pode desregular facilmente. Para mais informações entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Cleudize
Oi sou Cleudize estava me sentindo doente não sabia de que e muito cansada mesmo sem trabalhar e sem fazer tarefas de casa tem três dias que tomo fucus e me sinto ótimo graças a DEUS
⇒ Oficina de Ervas: Olá Cleudize, Provavelmente o Fucus acelerou seu metabolismo, devolvendo seu ânimo e vontade de realizar as tarefas. Que bom saber. Caso necessite de mais orientações e esclarecimento de dúvidas, entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição sempre que precisar.


• Tania Angelina Santana
Boa tarde me chamo Tânia, eu estou muito acima do peso, e com colesterol alto também, vou começar a usar o lucus para ver se me ajuda a emagrecer um pouco. Eu já passei ao cardiologista recentemente e tenho que emagrecer uns 20 kilos, estou na face da menopausa e nada me emagrece, mas estou confiante que esse fucus vai me ajudar e vou fazer uma alimentação controlada também. Dando certo eu volto para dizer ok obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Tania O Fucus acelera o metabolismo e se tomado em cápsula antes da refeição, ajuda a diminuir a fome porque forma um gel no estômago. Ele vai funcionar bem se o seu caso for de metabolismo lento, mas não é indicado para quem tem pressão alta. Se preferir, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe com detalhes a sua situação. Precisamos saber se você toma algum tipo de medicamento ou hormônio, se tem retenção de líquidos, se faz exercícios físicos, se o intestino funciona bem, como é sua alimentação, se tem ansiedade ou estresse, etc. Fale com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Irceme Vieira
Eu tenho hipotireoidismo e tomo T4 75 meu metabolismo e muito lento posso tomar o fucus
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Irceme Não tome o Fucus, pois ele pode descontrolar o seu hipotireoidismo. Como você já toma o T4, é aconselhável que o seu médico acerte a dosagem para o seu organismo. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Tatiane Soares Santos
Estava lendo os comentários. Sou hipertensa, mas mh pressão é 10x6 desde que comecei a tomar a medicação ela fica assim. Endocrinologista receitou fucus com outras formulas estou pré diabética. Então preciso eliminar 14 kg disse a médica. Estou em acompanhamento médico, posso tomar fucus msm sendo hipertensa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Tatiane. você poderá usar o Fucus, desde que siga a prescrição do seu médico. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Sonia maria
Tenho hipotireoidismo, pluram estava fazendo mal, pesquisei e fui mandar fazer manipulado ,o químico fez glóbulos 43xdia. Tô tomando um mês.mudei porque o pluram está atacando meu esôfago.tenho gastrite.fiz certo?ajuda por favor
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sônia Eu não entendi. Você substituiu o Puran por glóbulos de que? A tireóide é uma glândula muito sensível, que desregula facilmente. Sendo assim, sugiro não deixar de usar o medicamento prescrito pelo médico. Se está fazendo mal para o seu esôfago, deve relatar isso a seu endocrinologista e ele mudará o medicamento, provavelmente. Para mais orientações clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• RITA MADUREIRA
Sou alergica a camarao e frutos do mar, posso tomar cápsulas de fucus
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rita. O Fucus pode desencadear reação alérgica em você, já que você apresenta alergia a frutos do mar. Para qual finalidade você quer usar o Fucus? Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe suas necessidades, sua idade, se faz uso de algum medicamento e se tem algum problema de saúde. Clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Malena Garcia
Sempre esqueço do comprimido da janta, posso tomar depois de jantar???
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Malena O ideal é tomar 30 minutos antes das refeições. Lembrando que o uso do Fucus deve ser feito com acompanhamento médico, principalmente se tiver alguma disfunção na tireóide. Para mais orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Elen
Fiz o exame e deu um pequeno nódulo na tireóide do lado esquerdo queria saber se eu posso tomar fucus ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Elen O Fucus é indicado para hipotiroidismo. Se seu nódulo for benigno, é só fazer acompanhamento médico, não tem necessidade de usar nada. Se for maligno, existem plantas com ação antitumoral. Clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Samira
Oi minha mãe tem tireoide e queria toma o cha do fucus para normalizar o hormônio da tireoide mais ela tbm tem problema de coração será que ela pode tomar
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Samira Se ela faz tratamento para a tireoide, não pode tomar o Fucus, pois corre o risco de interação medicamentosa. Em caso de problema de coração, melhor não usar o Fucus, pois é uma alga marinha e pode provocar alteração da pressão arterial causando mal estar. Para maiores esclarecimentos, entre em contato com nossos fitoterapeutas e relate o caso dela com detalhes. Assim poderemos avaliar o caso dela e talvez apresentar outras plantas. Deixo aqui o link para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Thaís
Olá! Eu tenho hipertireoidismo estou perdendo muito peso não consigo recuperar não sei mais o que fazer ! Comecei a pesquisar sobre esse remédio mas vi agora que ele só serve para quem tem a hipo né? Porque no meu caso eu queria ganhar peso! Não faço uso mais de levotiroxina porque ele me fazia perder mais peso.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Thaís. Você não deve usar o Fucus, pois acelera mais ainda o seu metabolismo. Para podermos te orientar, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a sua idade, que medicamentos você toma, como é a sua rotina, qual o seu peso e altura, que sintomas você apresenta. Deixo aqui o link de contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Rilze pitanga sech
Boa noite! Faço o uso do pura T4,mas estou ganhando muito peso,posso substituir por fucus?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rilze A tireóide é uma glândula sensível e é difícil de regular. Como você já usa o Puran, teria que conversar com seu médico sobre a substituição, para analisar se daria certo para seu caso. Para mais informações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria joana
Bom dia Tenho gordura no fígado,posso usar o chá de funcus?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Existem plantas mais específicas para gordura no fígado, como a Silimarina (Ingrediente ativo do Cardo Mariano). Clique no link abaixo para mais informações sobre a Silimarina: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• ESTELA Soares santos
Vou começar à tomar fucos por causa do meu metabolismo muito lento tenho 55 anos e engordei 12 k e quero perder peso gostaria de saber quanto tempo tenho que fazer uso pra alcançar essa meta se pode usar muitos meses ,anos.......
⇒ Oficina de Ervas: Olá Estela, Existem alguns fatores que precisamos saber se você pode ou não usar o Fucus. Pedimos que entre em contato com os nossos fitoterapeutas para maiores informações. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• joycelene Meireles Neves
Caso o fucus deu alteração na tireóide, parando dê usar ela volta ao normal?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Joycelene Clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Carla correia da annunciação Tavares
Boa tarde! eu comecei a usar hj fucus,mas só tenho um rin e outro rin funciona perfeitamente, teria algum risco para meu rin ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Carla. O Fucus é uma alga marinha, e por isso pode conter quantidade de sal que pode afetar quem tem problema renal. Mesmo que o seu outro rim tenha funcionamento normal, faça uso em dosagem reduzida e suspenda o uso se aparecer qualquer sintoma. É mais seguro consultar o seu médico antes de usar, caso faça acompanhamento com relação às restrições alimentares. https://www.oficinadeervas.com.br/fucus Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Carolina
Olá ,pelo que entendi ,quem faz uso de puran para regular a tiróide, não pode tomar o fucus,mas se a pessoa parar de tomar o puran,pode tomar o fucus,pq ele é Natural,e vou fazer essa experiencia , pois tomo puran é regulada nos exames, porém tenho fadiga, cansaço,e sobre peso,e o Médico falou que mesmo a tireóide estando regulada,no exame , acontece isso mesmo ,de ter cansaço,e etc,ele recomendou fazer exercícios físicos, quais já estou fazendo,até desinchei um pouco,pq quem tem hipotireoidismo, mesmo a tireóide estando controlada,tem inchaço no corpo .... Mas já parei de tomar o puran e vou tomar só o fucus,por 3 meses e vou fazer exame,e vou ver tbm como meu corpo reage no dia a dia como vai ser .... Daqui 15 dias volto aqui para relatar, minha experiência ....
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Carolina. Dependendo da dosagem que você necessita do Puran, se você parar de tomar, pode desregular demais o seu nível hormonal e piorar os sintomas. O Fucus funciona muito bem quando a pessoa descobre o problema no início e faz o tratamento natural antes de necessitar a complementação com o medicamento alopático. É aconselhável conversar com o seu médico sobre isso e talvez ele te libere para procurar usar fitoterápicos que possam aliviar os sintomas decorrentes do hipotireoidismo (cansaço, inchaço, sobrepeso, etc), sem abandonar o tratamento que você já faz. Caso você queira maiores informações ou orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Francyele
Quem tem hipertensão pode fazer uso do fucus ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Francyele. Não recomendamos o uso do Fucus para quem tem hipertensão severa ou instável. Se quiser entrar em contato com nossos fitoterapeutas para maiores informações ou orientações, você pode descrever suas necessidades e para qual finalidade queria usar o Fucus. Assim poderemos analisar se temos outras plantas para a mesma finalidade. Segue o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ismael Dias
Meu médico me receitou fucus mesmo eu sendo cardíaco e hipertenso lendo as recomendações fiquei em dúvidas
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ismael Se usada na concentração correta não vai interferir. Clique no link abaixo para ver mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/fucus-beneficios-e-para-que-serve Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria Lúcia
Comecei a tomar chá de fucus em agosto/2022, pq minha tireoide estava lenta e a médica disse pra eu não tomar remédio pq era recente.. então pesquisei na Internet e vi sobre o fucus que acelera o metabolismo. comprei as algas secas e até o mês de dezembro emagreci 16 kg pq acelerou meu metabolismo. Continuei até março de 2023 e já emagreci 22 kg, tbm fiz uma dieta balanceada e caminhada. Agora dei uma parada com o fucus, e me controlo na alimentação, o bom é que não engordei mais.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Lúcia Ficamos felizes em saber dos seus resultados obtidos através desse fitoterápico. Uma observação, não é recomendado utilizar ele junto com outro tipo de medicação para tireoide. Qualquer dúvida, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ivanilde
Vi que o fucus emagrece. O meu T-SHIRT está alto, mesmo tomando Puran . Será que posso tomar fucus, se já estou abaixo do peso? Tenho hipotireoidismo.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ivanilde. Como já uso do Puran não é indicado usar o Fucus. Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Sonia Maria
Bom dia, minha filha tem hipotiroidismo de hashimoto, ela pode fazer uso do fucus?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sônia Não é indicado para crianças por falta de estudos. Se ela não fizer uso de nenhum medicamento para tireóide pode experimentar tomar o Fucus. Dosagem usual: Fucus 550mg, tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia. Link com mais informações sobre o Fucus: https://www.oficinadeervas.com.br/fucus Para dúvidas e orientações clique em um dos links abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos