Embaúba: para que serve e onde comprar

Precisa de aliados para tratar hipertensão? Hora de conhecer a Embaúba! Existem 60 espécies diferentes do gênero desta planta e 40 delas estão no Brasil. Além de ser muito útil na marcenaria e fazer parte de iniciativas de reflorestamento, essa árvore também tem propriedades de uso medicinal que melhoram o controle da pressão alta.

Quer saber para que serve a Embaúba? Entenda tudo sobre ela nesse artigo e onde comprar.

 

O que é Embaúba?

A Embaúba é nativa das Américas, aparecendo desde o México até o sul do continente — e o Brasil não fica de fora, abrigando aproximadamente 40 das 60 espécies conhecidas desse gênero botânico. Inclusive, a primeira edição da Farmacopeia Brasileira tem uma das espécies listadas, cujo nome científico é Cecropia hololeuca Miquel, conhecida popularmente como embaúba branca, embaúba prateada, ambaitinga e embaubaçu. Faz parte da família Urticaceae.

Já que existem diversas espécies em vários regiões, é possível encontrar outros nomes populares: figueira-de-sururinan, ibaíba, ibaítuga, torém, umbaubeira, ambahi, ambaitinga, ambati, ambaigba, árvore-da-preguiça, pau-de-lixa.

E apesar de suas variações, em geral elas têm usos medicinais muito semelhantes e também apresentam características parecidas, como sua altura — chegando até 15 metros — e sua capacidade de se espalhar rapidamente, já que são pouco exigentes no solo. São leves e de tronco oco, com frutos atrativos para aves, macacos (bugios), morcegos e até peixes.

Devido ao tronco oco, essa árvore também estabelece uma simbiose com as formigas, que moram dentro dela e acabam por protegê-la de animais herbívoros que possam prejudicá-la. Por conta disso, a embaúba pode receber o nome hormigo ou hormiguillo, em alusão às formigas (hormigas, em espanhol). Mas o próprio nome mais famoso por aqui, embaúba, vem do Tupi "ambaíba", cuja tradução é "árvore oca".

O gênero botânico Cecropia tem o nome inspirado em Cécrope, um rei mítico de Atenas. Inclusive, segundo algumas fontes, esse rei foi o mesmo que estava presente na competição entre Poseidon e Atena para decidir o padroeiro da cidade, escolhendo a Oliveira, que também é outra espécie que ajuda a saúde cardiovascular.

É importante falar sobre a Embaúba porque ela desempenha um grande papel ecológico nos diversos biomas em que aparece. Não está ameaçada de extinção, sendo até uma das espécies escolhidas para estágios iniciais de reflorestamento — afinal, é um tipo de árvore pioneira, que justamente aparece primeiro em clareiras ou áreas desmatadas, suportando muita luz, vento e altas temperaturas.

O ciclo de vida delas é muito curto e, mesmo que não vivam por tanto tempo, as Embaúbas oferecem condições melhores para outras plantas crescerem, oferecendo sombra e posteriormente substratos.

Para o ser humano, os benefícios da Embaúba vão além da extração de sua madeira para produção de celulose, construção de caixas, canoas e jangadas, brinquedos ou até uso das cascas para o curtume de couro. Afinal, suas propriedades terapêuticas são conhecidas há muito tempo pelos povos originários do continente e oferecem benefícios para nossa saúde ainda hoje!

Agora que você já conhece a história da Embaúba, confira quais são suas propriedades e seus benefícios!

 

Embaúba: para que serve

A Embaúba é utilizada em tratamentos de pressão alta (hipertensão), sendo útil também para tosses e bronquite. Pode ser uma aliada no tratamento de diabetes, embora necessite de mais estudos nesse aspecto.

Na medicina tradicional, as partes utilizadas da Embaúba são suas cascas e folhas. Em geral, os componentes mais presentes nas folhas são:

 

A Embaúba possui ações:

 

Ela é vendida na forma de chá, extrato fluido e tintura.

Se você tinha dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico manipulado para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem estas versões para você escolher.

 

E quais são as indicações de uso da Embaúba?

A Embaúba pode ser utilizada para:

 

As atividades cardiovasculares (ou cardiotônicas) da Embaúba estão relacionadas a uma série de mecanismos que ainda estão sendo estudados.

Por exemplo, com seus componentes agindo como bloqueadores de canal de cálcio dentro do organismo. Isso não significa necessariamente a perda de absorção desse mineral, ainda que exista a redução da concentração do cálcio dentro das células — o que ocasiona a dilatação dos vasos sanguíneos. Esse mecanismo também está relacionado com seu efeito broncodilatador, utilizado em tratamentos de afecções respiratórias como tosses e asma.

Também existem indícios de componentes inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA), que justamente bloqueiam os efeitos da angiotensina II e relaxam os vasos sanguíneos, ajudando a diminuir a pressão arterial.

Lembramos também que a atividade antioxidante auxilia na prevenção de diversas doenças associadas a danos e envelhecimento celular, por exemplo doenças degenerativas.

Os mecanismos da melhora sensível do índice glicêmico ainda estão sendo pesquisados. Por um lado, aponta-se o ácido clorogênico, também encontrado em outras fontes como o café. Esse ácido é muito associado à redução de risco de diabetes (entre outras associações, como redução de pressão arterial também), devido a diminuição de do índice glicêmico. Mas não há um consenso quanto à quantidade de suplementação de ácido clorogênico, então não seria também uma das principais indicações da Embaúba.

 

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar a Embaúba da melhor forma.

 

Embaúba emagrece?

A Embaúba não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo. Não há estudos que atestem sua capacidade específica de emagrecer, nem de engordar.

Um benefício é a eliminação de retenção de líquidos através de seu efeito diurético, que pode ajudar na redução de peso em pessoas que lidam com esse tipo de inchaço.

No entanto, essa planta sozinha não é capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável. Seu impacto é indireto e leve.

Portanto, recomendamos sempre uma rotina saudável e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

 

Embaúba: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, a Embaúba é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, estão relacionados com o consumo em grande quantidade e variam entre reações alérgicas, desidratação, cefaléia (dor de cabeça) e pressão baixa.

Veja abaixo as contraindicações:

 

Embaúba: preço e onde comprar

Você pode comprar a Embaúba no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Referências

https://www.embrapa.br/agrossilvipastoril/sitio-tecnologico/trilha-ecologica/especies/embauba

https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/987449/1/COMTEC246.pdf

https://journals.sagepub.com/doi/epdf/10.1177/1934578X1100600637

https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=Cecropia+sp+medicinal+uses&btnG=

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/livro-infantil-fala-da-importancia-da-embauba-para-a-floresta.ghtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Embaúba_(árvore)

https://en.wikipedia.org/wiki/Cecropia

https://www.sanarmed.com/resumo-de-anti-hipertensivos-bloqueadores-dos-canais-de-calcio-bcc-colunistas

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/231702/1/Especies-Arboreas-Brasileiras-vol-1-Embauba-Prateada.pdf

https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jafc.5b00621

https://biologiadapaisagem.com.br/2022/02/22/arvores-pioneiras-quem-sao-e-como-sao-aplicadas-no-paisagismo

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Marcelo Lopes Névoa
Para produção de fumaça branca, atóxica e e não irritativa, de uso no fumigador no manejo de abelhas. Não existe nenhum outro combustível de fumigador de melhor qualidade
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marcelo Obrigada por compartilhar essa curiosidade conosco. Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• Julcimar Zanchet
Como fazer chá pr asma e bronquite
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Lucimar As principais orientações de uso da Embaúba são: Hipotensora, auxilia no controle da pressão alta, cardiotônica e diurética. Segue abaixo link para conhecer um pouco mais sobre o produto: EMBAÚBA: https://www.oficinadeervas.com.br/embauba Para auxiliar no tratamento de Asma e Bronquite, os seguintes fitoterápicos são recomendados: GUACO: https://www.oficinadeervas.com.br/guaco MANGA:https://www.oficinadeervas.com.br/manga ASSA PEIXE:https://www.oficinadeervas.com.br/assa-peixe Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos