Chapéu de Couro: para que serve e como usar

O Chapéu de Couro é bem popular, mas é bom para quê? Pois é, essa planta nativa da América do Sul é uma aliada constante nos cuidados com a saúde, porém existe mais de uma finalidade e as pessoas podem se confundir com os seus benefícios. Aumenta a pressão? Baixa a pressão? E será que o Chapéu de Couro é bom para infecção urinária? Neste artigo, vamos aprender mais para que serve essa planta tão querida e como usar. Vamos lá?

 

O que é Chapéu de Couro?

O Chapéu de Couro é uma planta nativa das Américas, sendo mais comum aqui, na América Latina. Leva esse nome popular devido ao aspecto áspero das folhas, que foram associadas à aparência de couro. Enquanto espera-se que plantas do tipo, rústicas e com folhas grossas, apareçam em locais mais áridos — como a Caatinga e o Cerrado — na verdade, o Chapéu de Couro vegeta em solos alagados, pois precisa de muita água no solo para se desenvolver bem.

Por isso, essa planta surge em várzeas, lagoas e também beiradas de córregos. O desmatamento no Sudeste é um problema para o desenvolvimento dessa planta, já que muitas matas ciliares são devastadas nesse processo. Mas o Chapéu de Couro ainda é encontrado com relativa facilidade na Serra do Mar, que abrange o litoral do Rio de Janeiro até o começo do Rio Grande do Sul.

O nome científico do Chapéu de Couro é Echinodorus macrophyllus, da família botânica Alismataceae. A coloração das folhas é intensa, de um verde escuro muito bonito, e também floresce em racemos na cor branca. As folhas podem chegar até meio metro de diâmetro!

Pode ser usada de forma ornamental para aquários e também é utilizada na produção de refrigerantes nacionais. Mas, além de sua beleza e até uso tradicional na culinária de seus rizomas, as folhas são usadas com fins medicinais!

Vamos conferir quais são?

 

Chapéu de Couro: para que serve

Essa planta serve principalmente para tratar doenças das vias urinárias e também pedra nos rins. Mas, além dessas indicações tradicionais, também pode servir para outras finalidades devido a suas ações terapêuticas, como hipertensão e excesso de ácido úrico.

As partes utilizadas para uso medicinal são as folhas, e seus componentes em geral são:

O Chapéu de Couro possui ações:

 

Ele é vendido na forma de cápsulas, chá, extrato fluido e tintura!

Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico manipulado para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem todas essas opções e também te orienta a conversar com nossos fitoterapeutas para conferir a melhor escolha para você!

E quais são as indicações de uso do Chapéu de Couro?

O Chapéu de Couro tem mais de um tipo de uso! Veja abaixo:

 

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Afinal, o Chapéu de Couro tem formas farmacêuticas distintas e indicações de uso variadas. Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar o Chapéu de Couro da melhor forma.

 

Chapéu de Couro emagrece?

O Chapéu de Couro não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo. Não há estudos que atestem sua capacidade específica de emagrecer, nem de engordar.

Um benefício é a eliminação de retenção de líquidos através de seu efeito diurético, que pode ajudar na redução de peso — em pessoas que lidam com esse tipo de inchaço.

No entanto, essa planta sozinha não é capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável. Seu impacto é indireto e leve.

Portanto, recomendamos sempre uma rotina saudável e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas usadas para emagrecimento no nosso informativo: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

 

 

Como fazer o chá de Chapéu de Couro?

O método de preparo do chá de Chapéu de Couro é a infusão, que é o método de preparo que utiliza as partes mais delicadas da planta, como flores e folhas. Para preparar, basta adicionar água fervente sobre a erva, tampar o recipiente e deixar em repouso por aproximadamente 5 minutos. Depois, é só coar e consumir.

Para o chá de Chapéu de Couro, a proporção usual é de 5g de Chapéu de Couro para cada xícara (250ml) de água.

 

 

Chapéu de Couro: efeitos colaterais e contraindicações

Apesar de bem popular e de uso seguro nas dosagens recomendadas, o Chapéu de Couro necessita de cuidados básicos de consumo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, queda excessiva da pressão e diarréia. Esses efeitos são associados ao consumo exagerado!

Lembre-se de buscar orientação profissional para uma indicação correta e manter o uso de acordo com a posologia recomendada!

 

Chapéu de Couro: preço e onde comprar

Você pode comprar Chapéu de Couro no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

 

Referências

https://hortodidatico.ufsc.br/chapeu-de-couro/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chapéu-de-couro

https://www.ufmg.br/mhnjb/ceplamt/bancodeamostras/chapeu-de-couro/

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAP/56566/1/FOL82.pdf

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/r4NzYnTMQ9SbPcjb8kvf4bG/?lang=pt

https://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/2974/1805

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos