Cardo Mariano, conheça o que essa erva pode fazer: ela protege contra as mais severas necroses hepáticas

Cardo Mariano (Silybum marianum) é originário da área mediterrânea (Sul da Europa, Norte da África), sendo introduzido posteriormente na América do Norte (costa oeste), América do Sul e em vários outros locais.

A planta do Cardo Mariano é comestível e os frutos secos são para uso medicinal.

O nome veio de Dioscórides (Pedânio Dioscórides (fl. 50-70 d.C.) foi um autor greco-romano, considerado o fundador da farmacognosia através da sua obra De matéria médica) e acreditava-se que a virgem Maria amamentava Jesus sob uma árvore de Cardo, daí as manchas brancas nas folhas. Além disso, era indicada para a lactação e por Dioscórides como emética.

Possui receptáculo floral comestível como a alcachofra e por ser hepatoprotetor sua cultura se disseminou pelo mundo, nos séculos XVI e XVII.

Silimarina: o extrato do Cardo Mariano

Silimarina é o nome genérico de um grupo de compostos naturais (silibina, silidianina e silicristina) extraída do fruto da planta medicinal Cardo mariano, reconhecida por sua atividade anti-hepatotóxica. A silimarina protege contra as mais severas necroses hepáticas.

 

Silimarina: para que serve?

É indicado em casos de cirrose micromodular e fibromatose hepática por abuso de álcool, hepatite viral, hepatopatias crônicas de diferente etiologia (tóxicas, metabólicas, infecciosas, alcoólicas) cirrose e esteatose.

 

Cardo Mariano (Silimarina): como tomar?

Posologia usual:

Adultos: 70 a 140mg (extrato seco) ou 20 gotas (tintura) 3 vezes/dia, durante 5 a 6 semanas.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• DIONE
Olá, gostaria de saber quem toma o chá do Cardo Mariano pode associar ele com a pariparoba ou picão preto ou alcachofra. Em partes iguais para não perde o efeito de cada um. Pois eu tenho esteatose hepática gordura no fígado grau 2 mas está moderado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Dione, Pode associar sim. É bom misturar no máximo umas duas plantas no chá, e pode ir revezando. Um dia você usa duas plantas, no outro dias usa outras duas. Nós trabalhamos com as plantas que mencionou também em forma de cápsula e tintura, caso prefira entre em contato conosco para adquirir ou compre direto pelo nosso site. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Sandro Lyrio Monteiro
Gostaria de saber como administrar o extrato para aves
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sandro Geralmente as dosagens são calculadas conforme o peso corporal. Não sei se essa planta pode ser administrada para aves, mas caso tenha sido uma indicação do veterinário, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Podemos orientar o uso na forma de tintura em água. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Cláudia
Gostaria de saber se há artigos que recomendem seu uso na metástase hepática
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cláudia. Há alguns estudos indicando a ação antitumoral da Silimarina para alguns tipos de câncer, como o de próstata, de mamas e fígado. A ação mais importante é a proteção hepática, pois existem outras plantas com ação antitumoral. Alguns trabalhos sobre a ação anticâncer da Silimarina segue abaixo: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2156587215571116 https://www.researchgate.net/publication/266211306_Phytotherapeutic_properties_of_milk_thistle_seeds_An_overview Caso queira alguma orientação de nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo link abaixo e relate o estado do paciente. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria perpétua Almeida da Silva
Eu queria encomendar cardo Mariano em gotas pq eu tenho gordura no fígado
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria. Clique no link abaixo para ver mais informações e adquirir em nosso site: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos