O boldo é originário da região dos Andes do sul, principalmente nos Andes chilenos. Planta arbustiva, podendo alcançar até 6 metros de altura, mas sendo encontrada na maioria das vezes com 2 ou 3 metros. Suas folhas são coriáceas, de uma cor verde acinzentado, com presença de glândulas ricas em óleo essencial de odor bem marcante, lembrando levemente a cânfora. Esta planta gosta de solos pedregosos, com pouca umidade, e com uma altitude em torno de 1.000 a 1.500 metros. Condições esta encontradas em pouquíssimas regiões, sendo portanto, restrito o seu cultivo a Itália, Marrocos e Chile.

O boldo já era utilizado pelas populações indígenas dos Andes Chilenos, sendo denominada de peumo, e foi "descoberta" pelo botânico espanhol D. Boldo, daí a origem do nome Peumus boldus. Esta população empregava o boldo para dores reumáticas e em casos de luxações. Já em 1869 o boldo era empregado na Europa como estomáquico, hepatoprotetor, antisifilítico, antiedematoso e nos casos de otitis. Interessante observar o conteúdo de princípios ativos do boldo. A sua riqueza química proporciona uma ampla aplicação terapêutica.
Indicado para hipo-acidez e dispepsias. Aumenta a produção de bile e promove a proteção hepática. Possui ação desintoxicante do fígado e pode ser usado em casos de ingestão alcoólica exagerada.

O Boldo do Chile (Peumus boldus) é o verdadeiro boldo, muito indicado para se ter em casa nessa época de festas, pois muitos ainda acabam exagerando na ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos, congestionando o fígado.

O boldo é originário da região dos Andes do sul, principalmente nos Andes chilenos. Planta arbustiva, podendo alcançar até 6 metros de altura, mas sendo encontrada na maioria das vezes com 2 ou 3 metros. Suas folhas são coriáceas, de uma cor verde acinzentado, com presença de glândulas ricas em óleo essencial de odor bem marcante, lembrando levemente a cânfora. Esta planta gosta de solos pedregosos, com pouca umidade, e com uma altitude em torno de 1.000 a 1.500 metros. Condições esta encontradas em pouquíssimas regiões, sendo portanto, restrito o seu cultivo a Itália, Marrocos e Chile.

O boldo já era utilizado pelas populações indígenas dos Andes Chilenos, sendo denominada de peumo, e foi "descoberta" pelo botânico espanhol D. Boldo, daí a origem do nome Peumus boldus. Esta população empregava o boldo para dores reumáticas e em casos de luxações. Já em 1869 o boldo era empregado na Europa como estomáquico, hepatoprotetor, antissifilítico, antiedematoso e nos casos de otites. Interessante observar o conteúdo de princípios ativos do boldo. A sua riqueza química proporciona uma ampla aplicação terapêutica.

As princiapais indicações são para hipoacidez e dispepsias (sensação de empanzinamento). Aumenta a produção de bile e promove a proteção hepática. Possui ação desintoxicante do fígado e pode ser usado em casos de ingestão alcoólica exagerada.

Pode ser usado na forma de chá, cápsulas ou extrato fluido como tratamento ou sempre que tiver problema de má digestão.

Boas Festas, com saúde e alegria!

Por: Eliza Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Hilda Leal
Eu pego 5 folhas, bato no pilão até virar uma pasta, ponho água e passo no coador. Faço isso e tomo um copo na hora de deitar, durmo como se estivesse anestesiada. Tenho problema de insônia, descobri, por acaso, que o boldo é um sonífero natural. Ao menos para mim. Dizem até que está curando a gripe causada pelo COVID-19, na forma de chá quente...
⇒ Oficina de Ervas: Oi Hilda. Esse boldo que você está usando deve ser aquele que tem a folha peludinha. Ela é muito boa para aliviar a digestão, para problemas de gastrite, diarreia e gases. É chamado de boldo brasileiro. Já o boldo do chile não existe no Brasil e é uma árvore grande. Quanto à ação para COVID 19, não há estudos, mas com certeza as pessoas acabam tentando usar de tudo que conhecem para não ter que ir ao hospital. Então pode ser que o doente sinta algum alívio, mesmo que seja um conforto gástrico. Agradeço por seu comentário e estamos à disposição para qualquer dúvida.


• Iarle
Realmente, aqui no Brasil até hoje só vi do tipo peludinho, mas ele é ótimo também, o boldo-do-chile a gente encontra, só em sachês ou as folhas secas.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Iarle. Sim, o boldo do chile é uma árvore frondosa e bem diferente do boldo brasileiro, e não tem aqui no Brasil. Como é uma planta conhecida no mundo todo, a forma mais encontrada é essa das folhas secas. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.


• Terezinha jesus Ferreira terzinha.j.@hotmail.com
O chá de boldo do Chile me faz muito bem digestão , i ntestino bexiga . amo chá de boldo de 🌳 arvore obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Oi Terezinha. Realmente esse boldo é incrível. Agradeço por seu depoimento. Estamos à disposição sempre que precisar.


• MARILENE SANTANA
O bolo boldo Chile é o peludo ou o liso
⇒ Oficina de Ervas: Olá Marilene, A característica das folhas do Boldo do Chile é lisa em relação ao Boldo nacional que é peludo. Caso queira falar com os nossos fitoterpeutas é só acessar o link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• John Pit
Eu tenho casa o boldo peludo , mas falaram que ele não é bom, pois já tomei o chá, e ele me faz botar tudo pra fora, e realmente resolve, mas será é porque é bom ou é um veneno?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, John Provavelmente você "bota tudo para fora" porque o gosto não é do seu agrado. Se estiver realmente falando do Boldo do Brasil, que é peludinho, cuja o nome científico é Plectranthus barbatus/ Coleus barbatus ele é sim indicado para o fígado. Mas o Boldo do Chile (que não é peludo e não é encontrado facilmente) é bem melhor. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Alexandre
Bom dia, gostaria de saber informações sobre uma planta, se alguém tiver um meio para receber uma foto eu envio, pode ser um e-mail ou WhatsApp. Meu e-mail é aroucha2@gmail.com. WhatsApp 81 99971-4481. Agradeço antecipadamente!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Alexandre Você pode entrar em contato pelo whatsApp (16) 98234-0111 ou pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição


• Tabata Costa
Nas tradições de família usamos o boldo para muitas coisas o chá de boldo para o fígado, o boldo madeirado para banhos energéticos e o boldo sem amargo para culinária! Boldo é vida!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Tabata Realmente boldo é vida! Uma planta maravilhosa e muito eficaz, sobretudo para o fígado. Para dúvidas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Luciane Machado
Olá. Vi uma reportagem no Google sobre um homem chileno que usou esse boldo do chile durante 4 anos e se curou de uma doença rara chamada Distrofia muscular, eu tenho a mesma doença e gostaria de saber como eu encontro o boldo em cápsulas, já que não conseguiria ingerir 2 litros por dia .
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luciane Você pode ver mais informações e adquirir o Boldo do Chile clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/boldo-do-chile Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Jeania
Eu me sinto muito bem com o cha de boldo di chile tenho em casa uma planta de boldo brasileiro mas tenho medo de tomar o chá
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Jeania Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos à disposição.


• Jeania
Pode tomar cha de boldo todo dia ? O do chile
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Jeania A cada 60 dias de uso faça uma pausa de 20 dias. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos