Benefícios da Douradinha: para que serve a planta e onde comprar

A Douradinha é uma erva encontrada na América do Sul, especialmente no bioma dos pampas. É associada com diversos benefícios em seu uso na medicina tradicional, por exemplo no tratamento de cistites e disenterias. Veja neste artigo para que serve, efeitos colaterais e como consumir.

 

O que é a Douradinha

A Douradinha é uma planta herbácea encontrada na América do Sul, especialmente no Paraguai, Argentina e na região Sul do Brasil. Existem outras espécies do gênero Waltheria, como a Waltheria cinerescens, Waltheria ferrugine e Waltheria americana, mas aqui estamos tratando da Douradinha, cujo nome científico é Waltheria douradinha A. St.-Hil.

Ela pertence à família Sterculiaceae, embora a APG (Angiosperm Philogeny Group) inclua essa família dentro da Malvaceae, considerando Sterculioideae como subfamília. Essa mudança de classificação não é ainda conclusiva, então podemos encontrar informações na web citando tanto a família Malvaceae quanto a família Sterculiaceae.

É conhecida popularmente como Douradinha ou Douradinha do Campo, encontrada em solos rochosos, arenosos e férteis na região dos Pampas. Chega até 50cm de altura e suas flores são amarelas de tonalidade forte. Seu uso empírico e tradicional — que até é mencionado em uma cartilha de plantas medicinais nativas de uso popular no RS, elaborado pela UFSM — indica melhoras em casos de inflamações, bronquites e até pressão alta.

Douradinha: para que serve

As partes utilizadas são a casca, as folhas e os ramos e seus componentes são:

Um dos pontos importantes das quinolonas presentes na Douradinha é sua capacidade de inibir divisão celular em determinados tipos de bactérias, por exemplo Pseudomonas aeruginosa e Eschericha coli.

A Douradinha também possui ações:

Os componentes importantes e responsáveis pela ação anti-inflamatória são a Rutina, Quercetina, Campferol e Luteolina, dando o potencial para a Douradinha auxiliar no tratamento de doenças inflamatórias crônicas.

 

E quais são suas indicações de uso?

Há diversos usos para a Douradinha, como para:

A Douradinha também pode ser usada externamente, tratando feridas e úlceras.

Douradinha: efeitos colaterais e contraindicações

Pessoas sensíveis ou alérgicas devem evitar o consumo, assim como não indica-se à gestantes ou lactantes. Deve observar-se sinais de reações adversas, principalmente àqueles que tomam outros tipos de medicações. Não recomenda-se para pacientes com problemas de coagulação de sangue.

 

Dosagem usual recomendada

A Douradinha é vendida na forma de tintura e cápsulas. Veja abaixo como tomar.

Cápsula do pó: Tomar uma cápsula de 400g junto das refeições, 3 vezes ao dia.

Tintura: Tomar 40 gotas junto das refeições, 3 vezes ao dia.

 

Douradinha: preço e onde comprar

Você pode comprar a Douradinha no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Bibliografia

https://www.coisasdaroca.com/plantas-medicinais/douradinha.html

https://www.portalsaofrancisco.com.br/bem-estar/douradinha

https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/12/Cartilha-Plantas-Medicinais.pdf

https://www.queplantaeessa.com.br/douradinha-do-campo-cha/

http://arsveterinaria.org.br/ars/article/view/1262/1186

https://wp.ufpel.edu.br/ppgveterinaria/files/2018/10/Eduardo-Garcia-Fontoura.pdf

https://fortissima.com.br/2015/01/23/douradinha-campo-conheca-tudo-sobre-essa-planta-14683657/

https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/19229

https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/26436/1/Estudofitoquimicobiologico_Caridade_2018.pdf

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Tania Maria Fagundes Rabelo
Olá! Realmente a Douradinha é uma erva fantástica! Ela curou uma infecção urinária bem persistente, juntamente com chapéu de couro, cabelo de milho e quebra pedra!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Tânia Realmente, você citou plantas muito ricas e eficazes. Para esclarecimento de dúvidas e/ou orientações, clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Antenor Figueiredo
Ótima essa douradinha ! Pra baixar a pressão e infecções urinárias etc!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Antenor A Douradinha é uma planta que pode ser usada para diversos problemas de saúde, especialmente para infecção de urina, como você citou. Para esclarecimento de dúvidas e/ou orientações, clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Francisco Tavares Filho
Olá Bom Dia a Todos, sou idoso e utilizo as plantas como forma de melhorar e cuidar da saúde e a douradinha é muito boa e eficiente.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Francisco. A Souradinha é realmente uma planta muito rica. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Geralda Elias dos Santos
Essa planta é muito boa curei uma infecção urinária repetitiva de muitos anos somente com a douradinha
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Geralda Realmente é uma planta muita rica, com muitos benefícios. Clique no link abaixo para mais informações sobre a Douradinha: https://www.oficinadeervas.com.br/douradinha Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Nires Gizene Orguissa
Sou paciente oncológica, porém, não preciso mais fazer quimioterapia. Posso fazer uso da douradinha? Quanto tempo depois da última quimioterapia posso usar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Nires Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde, qual era o local do CA, se faz uso de algum medicamento e para qual finalidade deseja usar a Douradinha. Estamos à disposição.


• José Adelmo Pereira da
Onde adiquirir a planta
⇒ Oficina de Ervas: Olá, José Adelmo Você consegue adquirir através do link https://www.oficinadeervas.com.br/douradinha Caso tenha alguma dúvida, clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ou através do WhatsApp (16) 9.8234.0111. Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos