Assa-Peixe: benefícios e efeitos colaterais

Ih, a tosse não sumiu? Para quem sofre de tosses de bronquite ou uma gripe mais forte, existe uma planta de nome curioso para ajudar: O Assa-Peixe! Além de ser considerada uma planta alimentícia, o Assa-Peixe é bom para tosse e para gripe. Neste artigo, veremos os benefícios do Assa-Peixe e seus possíveis efeitos colaterais.

 

O que é o Assa-Peixe?

O Assa-Peixe é uma erva daninha nativa do Brasil, de fácil propagação — tanto que é considerada uma espécie invasora por agricultores e pecuaristas, embora seja bem apreciada por apicultores, pois atraem abelhas e atribuem qualidades diferentes na produção de mel.

Seu nome científico é Vernonia polyanthes, da família Asteraceae. Essa família botânica possui esse nome em referência às estruturas de suas flores, que lembram estrelas — pois Aster vem do grego e significa estrela.

Aqui no Brasil, pode ser conhecida por diferentes nomes além de Assa-Peixe, como assa-peixe branco, tramanhém, erva-preá, matapasto, cambará-guassu e cambará-do-branco. E se bateu a curiosidade de entender a razão desta planta ser chamada de Assa-Peixe, vamos logo contar o porquê: As folhas desta planta possuem nervuras que parecem espinhas de peixe.

Além de seu uso medicinal reconhecido pelo SUS, o Assa-Peixe é utilizado na alimentação e é considerado uma PANC — Planta Alimentícia Não-Convencional. Mas antes de buscar o Assa-Peixe em qualquer lugar, muita atenção! Não pegue plantas que crescem espontaneamente em calçadas ou terrenos baldios, pois não serão adequadas para consumo.

E após escolher um local responsável para obter o Assa-Peixe para alimentação, é possível preparar pratos com essa planta e até mesmo fazê-la empanada, de maneira semelhante ao que se faz com outra planta, chamada Peixinho.

 

Assa-Peixe: para que serve

De modo geral, o principal uso desta planta é para o tratamento de afecções respiratórias, apesar de ser popularmente usada no tratamento de hemorróidas em banhos de assento e infecções; e também para afecções cutâneas.

As partes utilizadas são as folhas e raízes, seus componentes são:

 

O Assa-Peixe possui ações:

 

E é vendido na forma de cápsulas, extrato fluido, tintura, xarope e folha para chá. E se você tem dúvidas de onde encontrar, saiba que você pode contar com a Oficina de Ervas! Para comprar, você pode clicar aqui.

E quais são as indicações de uso do Assa-Peixe?

O Assa-Peixe é utilizado para ajudar no tratamento de doenças como:

 

Os princípios ativos do Assa-Peixe ainda estão sendo estudados pela Ciência; e ainda não se isolaram os componentes especificamente utilizados em seu uso empírico e tradicional. Ao que indica-se, os terpenos de seus óleos essenciais podem ser os responsáveis por parte de seus benefícios como atividade expectorante, mas deve-se considerar a ação sinérgica do restante dos componentes.

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do que você necessita do Assa-Peixe e como você vai tomá-lo. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso, sendo gripe ou bronquite, e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.


Assa-Peixe: efeitos colaterais e contraindicações

O Assa-Peixe é bem tolerado pelo corpo humano, sendo até mesmo uma opção alimentícia. Portanto, não conhecem-se efeitos colaterais específicos pelo consumo desta planta.

Ainda assim, não recomenda-se Assa-Peixe às gestantes, lactantes, crianças e pacientes que apresentam hipersensibilidade/alergia aos seus componentes. Possíveis efeitos colaterais são desconfortos gastrointestinais e náusea.

 

Assa-Peixe: preço e onde comprar

Você pode comprar Assa-Peixe no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150445

https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54015/751375151722

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/Ingredientes/noticia/2019/08/panc-como-reconhecer-encontrar-e-preparar-plantas-alimenticias-nao-convencionais.html

https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/453/pdf

https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/consultas-publicas/2017/arquivos/MonografiaVernoniapolyanthes.pdf

https://pastoextraordinario.com.br/assa-peixe-branco/

https://www.nossafloranossomeio.eco.br/2021/09/assa-peixe-caracteristicas-e-propriedades-medicinais.html

https://saude.abril.com.br/alimentacao/um-cardapio-mais-panc-conheca-as-plantas-alimenticias-nao-convencionais/

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Ivaldo Raimundo de Arruda
Estou muito feliz com o aprendizado que estou tendo. Já tinha conhecimento do assunto, não com tantos detalhes. muito obrigado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá,Ivaldo Ficamos felizes que tenha gostado das informações. Caso tenha alguma dúvida, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ana
Bom dia. Muito interessante. Gostaria de saber se pode ser usada em casos de edema pulmonar e derrame pleural, em complemento
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ana Clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe a idade da pessoa, se tem algum outro problema de saúde e se usa algum medicamento. Estamos à disposição.


• Alda Mara Erthal
Boa noite eu uso sempre esse chá maravilhoso,só gostaria de saber quanto tempo posso usar para efizema pulmonar,eu tive covid e em primeiro lugar Deus 🙏 e segundo o asa peixe,me ajudou muito não chegou a pegar o meu pulmão,
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Alda A cada 90 dias de uso, pause 20 dias e repita o ciclo se desejar. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Elisabeth Rinaldi
Preciso saber qual as ervas que ajudam no colesterol alto e triglicerides alto ou glicose alta. Desde já agradeço.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Elisabeth. Para o colesterol e triglicérides, pode usar a Alcachofra, Chlorella, Lecitina de Soja, Cúrcuma, Ômega 3, dentre outras. Para controle do diabetes tem a Pata de Vaca, Jambolão, Gimena, Melão de São Caetano, dentre outras. Deixo abaixo os informativos sobre colesterol e diabetes, com mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/colesterol-e-uma-palavra-muito-ouvida-mas-voce-sabe-o-que-realmente-e https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/colesterol-e-uma-palavra-muito-ouvida-mas-voce-sabe-o-que-realmente-e Caso você queira orientações sobre esses tratamentos, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe sua idade, que medicamentos usa, quais as taxas atuais dos exames, se faz regime alimentar, se pratica exercícios físicos, se tem sobrepeso, qual a sua rotina e se tem algum outro problema de saúde. Deixo abaixo o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Sandra
Assa peixe cura a insônia
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sandra As principais indicações do Assa Peixe são relacionadas ao trato respiratório. Para insônia, existem plantas melhores, como o Mulungu, Lúpulo, Melissa, Valeriana, Capim Limão, Camomila. Qualquer dúvida ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Márcia dos santos
Olá, após uma pneumonia, passei a administrar o assa-peixe, primeiro batido com leite e mel e agora em forma de chá. ajudou bastante, porém ainda tenho tosse seca, minhas folhas escureceram, posso manter a chá coms as mesmas folhas ou devo comprar novas folhas secas. Preciso muito desse retorno pois estou com receio de manter o uso do chá coms folhas pretas.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Márcia. Quando as folhas escurecem, geralmente é porque teve contato com umidade e acaba sofrendo oxidação. O melhor é adquirir folhas secas e manter bem lacradas. Cuidado na hora de preparar o chá, pois pode ter sido com o vapor que sai na fervura e acaba entrando na embalagem. Qualquer dúvida, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Eliane Cintra de Oliveira
Olá. site muito interessante, parabéns! gostaria de saber se o assa-peixe (apesar de ser uma PANC) pode ser utilizada por crianças abaixo de 8 anos.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eliane. Por se tratar de um alimento, o Assa peixe é uma planta bem segura. No entanto, não há estudos do uso em crianças. Se a sua intenção é dar o Assa peixe para a criança por problemas respiratórios, temos uma fórmula usada na forma de xarope que é usada por crianças acima de 5 anos: Xarope de Cúrcuma Composto 250mL (E.F. Agrião, E.F.Assa-Peixe, E.F. Curcuma longa, Própolis, Óleo de Copaíba e Mel.) https://www.oficinadeervas.com.br/assa-peixe Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Marcia Rodrigues de Oliveira
Gostaria de saber se posso dar assa peixe para meu cãozinho, ele está com dificuldade de respirar
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marcia Para melhor te orientar, clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Miguel germano
Boa tarde eu tenho um filho de 1 ano e 8 meses gostaria de saber se ele pode tomar o chá da planta de assa-peixe ele tem muitas pneumonias de repetição a cada 1 mês ele fica internado . Pesquisei um pouco sobre a planta e gostaria de saber se ele pode ou não aguardo uma resposta
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Miguel. O uso desta planta não tem estudos de uso em crianças, e apesar de ser usada popularmente, não temos segurança em recomendar o seu uso. A pneumonia de repetição está associada à baixa imunidade, provavelmente provocada pelo uso de antibióticos. Para podermos auxiliar, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Existem produtos que podem ajudar no reequilíbrio da imunidade. Informe com detalhes o quadro dele, se está se alimentando bem, até quando teve amamentação materna, qual a rotina dele, quando começou a primeira infecção, etc. Deixo o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Quezia Matos Meneses
Criança com problema cardíaco pode tomar o xarope de assa peixe?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Quezia, Até o momento não teria restrição, é considerado um fitoterápico seguro. Para maiores informações entre em contato com os nossos fioterapeutas pelo link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos a disposição.


• IARA Maria Rodrigues de Oliveira
Amei as respostas dos comentários gostaria de saber mais a respeito muito obrigada fico no aguardo Boa noite
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Iara Ficamos felizes em saber que tenha gostado nosso conteúdo. Para esclarecer suas dúvidas, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ficamos a disposição.


• Gilvania
Meu esposo começou a tomar hoje.,Está gostando,pois está c pulmão muito carregado ( secreção). Ele pode continuar tomando ele tem fibrose pulmonar? Após ele tô ar 30 dias ,volto p fazer meu comentário.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gilvania. Ele pode tomar por 2 meses e fazer uma pausa de 15 dias. O Assa peixe ajuda a melhorar os sintomas relacionados à inflamação, tosse e afecções respiratórias. No entanto, ela não tem ação para diminuir a fibrose pulmonar. https://www.oficinadeervas.com.br/assa-peixe Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos