Artemisia vulgaris: para que serve e benefícios

Existe mais de uma artemísia, mas você sabe para que serve a Artemisia vulgaris? Essa planta é conhecida há muito tempo pela humanidade e se espalhou no mundo inteiro, ajudando principalmente a saúde de quem sofre de cólicas menstruais e problemas digestivos. Neste artigo, veremos para que serve a Artemisia vulgaris e todos os seus benefícios!

 

O que é a Artemisia vulgaris?

Artemisia vulgaris é o nome científico da planta que podemos popularmente chamar de artemísia verdadeira, artemísia comum, erva-de-fogo, erva-de-são-joão, artemigem e absinto selvagem. Mas já que existe outra artemísia bem famosa, cujo outro nome popular é Losna, vamos tratar essa pelo seu nome científico para não confundir as duas.

Afinal, por mais que elas pertençam ao mesmo gênero botânico — Artemisia, da família Asteraceae — a Artemisia vulgaris possui usos tradicionais um pouco diferentes de sua parente Losna. É uma espécie herbácea e arbustiva, com folhas bem recortadas e com intensa cor verde. Também apresenta inflorescências entre Julho e Outubro, no formato que podem lembrar pequenas espigas — geralmente esbranquiçadas.

As propriedades medicinais da Artemisia vulgaris já eram aproveitadas há milênios na Medicina Tradicional Chinesa, com a moxaterapia. Para quem não conhece, a moxa é uma terapia que consiste resumidamente na queima de ervas em bastões ou em pequenas porções da erva seca, em pontos específicos no corpo para que o calor diminua dores e minimize outros problemas de saúde, como ansiedade e até dores menstruais.

Vale lembrar que essa terapia não causa dor quando usada em bastão, por conta da distância que se mantém do bastão com a erva da pele do paciente e somente profissionais capacitados devem aplicar essa terapia. A fumaça aspirada também pode trazer benefícios para o paciente, dependendo da erva queimada.

E não é só na moxaterapia que essa planta é apreciada! Ela apresenta sabor amargo, mas ainda assim faz parte de receitas de linguiças, saladas e bolinhos na Europa e também aparece na composição de algumas cervejas, embora essa adição seja feita com cautela para não competir com o Lúpulo.

Agora que já exploramos informações sobre essa planta, vamos entender mais detalhes sobre para que serve a Artemisia vulgaris.

 

Artemisia vulgaris: para que serve

Essa espécie serve principalmente para amenizar cólicas, sejam decorrentes de problemas na digestão, flatulências ou menstruação. Pode também combater dores na garganta ou dores inflamatórias, embora não sejam as principais indicações dessa planta.

As partes utilizadas são as partes aéreas da planta desidratadas, ou seja, ramos e folhas. Seus componentes em geral são:

 

A Artemisia vulgaris possui ações

 

Ela é vendido na forma de tintura, que é bem prática de se consumir.

E quais são as indicações de uso da Artemísia?

A Artemisia vulgaris tem mais de uma indicação de uso medicinal. Vamos ver as principais a seguir:

 

Através das atividades anti-inflamatórias, analgésicas e antiespasmódicas, as dores abdominais — incluindo indigestão e cólicas — são reduzidas pela Artemisia vulgaris. O fluxo menstrual se beneficia da ação emenagoga dessa planta, oferecendo mais segurança nos ciclos menstruais. Por isso, a origem do nome desta espécie é uma homenagem à deusa grega Ártemis, uma deidade associada à lua, fertilidade e caça.

Tradicionalmente, a Artemisia vulgaris também é utilizada para combater vermes intestinais como nematelmintos, mas o ideal é consultar médicos para averiguar se não é necessária uma intervenção mais específica — embora tratamentos de verminoses sejam simples.

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do quadro da sua saúde, pois a Artemisia vulgaris é indicada para fins diversos, como cólicas menstruais e problemas digestivos. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Artemisia vulgaris da melhor forma.

 

Artemisia vulgaris emagrece ou engorda?

Não há evidências de que a Artemisia vulgaris influencie na taxa de gordura corporal de alguma forma específica. Esta planta não possui propriedades que reduzam taxas de gordura no corpo e não há estudos que atestem sua capacidade de emagrecer, nem de engordar.

Se você precisa de dicas para emagrecimento, confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas! (clique aqui)

 

Artemisia vulgaris: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, a Artemisia vulgaris é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos e diarreia. Existem outros cuidados importantes para o consumo da Artemisia:

 

Artemisia vulgaris: preço e onde comprar

Você pode comprar a Artemisia vulgaris no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/11122

https://digital.csic.es/handle/10261/197086

https://www.mdpi.com/1420-3049/25/19/4415

https://fitoterapiabrasil.com.br/planta-medicinal/artemisia-vulgaris

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Paulo Tavares dos Santos
Excelente descrição sobre a Artemísia Vulgaris"...foi bem didática ! Na infância, minha falecida mãe, fazia o chá de "Losna", para vários máles sintomáticos, principalmente, gástricos !
⇒ Oficina de Ervas: Boa tarde Paulo Ficamos muito felizes que tenha gostado de nosso informativo. Se precisar de algum esclarecimento ou orientação, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos