O tema do nosso informativo de hoje é obesidade.

Conectada diretamente à má alimentação e ao sedentarismo, a obesidade é um grande perigo para saúde, podendo causar diversas complicações no nosso organismo e na nossa qualidade de vida.

Estatísticas da obesidade no Brasil*

*dados de 2014

O que é obesidade?

A obesidade é o excesso de peso, causada por má alimentação e sedentarismo.

Segundo a própria OMS (Organização Mundial da Saúde), a obesidade é um dos dez maiores problemas de saúde pública no mundo. No Brasil, metade da população está acima do peso e a obesidade vem crescendo de forma preocupante nos últimos 30 anos.

Classificação da obesidade

O método mais comum de classificação internacional da obesidade é o sistema de IMC - Índice de Massa Corpórea, por ser o mais fácil de ser calculado. O IMC pode ser encontrado por meio da divisão do peso do indivíduo (em quilos – kg) pela sua altura ao quadrado (em metros – m).

Com o resultado, é possível saber o grau de sobrepeso que a pessoa tem, conforme os parâmetros a seguir:

Complicações causadas pela obesidade

A obesidade está relacionada a vários males, e por isso é importante buscar ajuda profissional para evitar complicações mais graves. Confira abaixo algumas doenças e condições que são mais prováveis em pessoas obesas com hábitos sedentários:

Se quiser ver mais detalhes, separamos um mapa do corpo humano feito pelo Hospital Albert Einstein com todas as complicações da falta de exercício físico. Clique aqui para ver o mapa.

Como prevenir a obesidade

É possível se prevenir apenas com uma adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e atividades físicas frequentes. Confira abaixo algumas práticas recomendadas:

Há dois tipos de atividades, aeróbica e fortalecimento muscular, e o ideal é tentar alternar entre eles, para manter o condicionamento físico e os músculos fortes.

Fitoterapia e obesidade

Procurar uma ajuda especializada é o primeiro passo para poder emagrecer de forma saudável, sem prejudicar o corpo e a mente no processo, que com certeza vai incluir mudanças nos hábitos alimentares e exercícios físicos de baixo impacto.

Algumas plantas também podem ajudar nesse intuito, facilitando a perda de peso de forma saudável. Confira abaixo uma lista que separamos para você.

Laxativos

Para gordura localizada

 Inibidores de apetite

Diuréticos

Para compulsão alimentar

Digestivos

Para uso externo

Ainda está com dúvidas ou precisa de ajuda? Nós estamos a disposição e você pode falar agora mesmo com um Fitoterapeuta clicando aqui.

 

Fontes que usamos neste informativo:

Tudo sobre a obesidade

A corrida da sua vida

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Artigo Losna é artemísia? Entenda para que serve essa erva amarga! 25 Abr 2024 Artigo Damiana e Chanana são a mesma coisa? Entenda os benefícios! 19 Abr 2024 Informativo Saúde da Pele de dentro pra fora: Como cuidar além da Alimentação 10 Abr 2024 Artigo Sabugueiro: é planta medicinal? Entenda para que serve 27 Mar 2024 Artigo Amora: Para que serve e benefícios 25 Mar 2024 Artigo Jasmim: benefícios e usos medicinais 25 Mar 2024

Ver Outros Conteúdos