2019-04-12

Pressão Alta ou Hipertensão: o que é, sintomas, causas e como tratar

Pressão Alta ou Hipertensão: está aí o nome dela!

E está aqui um dos informativos mais importantes que já fizemos para a sua saúde e a da sua família. Afinal, essa é uma doença silenciosa e muita gente tem dúvidas sobre as causas, se dá tontura, se afeta a visão ou acelera o coração... Pois é, a Hipertensão impacta muito a nossa saúde e vamos começar logo de cara te mostrando o motivo disso.

Se você já quiser saber quais são os fitoterápicos mais utilizados para Hipertensão, clique aqui!

Quer ver? Então vamos lá! Olha só essas estatísticas sobre a Hipertensão no Brasil:

 

Estatísticas da Hipertensão

As estatísticas revelam dados preciosos sobre o que está afetando a saúde da população e como todos são impactados por essas questões. Assim, torna-se mais fácil para órgãos públicos adequarem os cuidados com os cidadãos e melhorararem a qualidade dos serviços. A saúde de todos é muito importante, então não descuide da sua! Ao ver essas estatísticas descritas abaixo, ficará mais fácil compreender a razão de sempre estar atento com o seu corpo e seus hábitos:

  • Segundo pesquisa feita em 2019 e divulgada em 2020 pelo IBGE, a Hipertensão atinge 38,1 milhões de pessoas no Brasil.

  • Essa mesma pesquisa de 2019 do IBGE indica que a pressão alta é mais comum em faixas etárias mais avançadas.

  • A Hipertensão é a causa de 60% dos infartos e 80% dos AVCs (Acidente Vascular Cerebral), segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

  • Ainda de acordo com a SBC, mais de 80% das pessoas que sofrem de Hipertensão não têm a doença controlada.

  • Curiosidade: no dia 26 de abril comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.


O que é a Hipertensão e qual é o seu perigo

A Hipertensão, também conhecida como Pressão Alta, é uma doença que faz a pressão arterial subir e se manter alta, atingindo valores acima de 12 por 8. É normal que a pressão varie um pouco ao longo do dia — tanto que ela tende a ser mais baixa a noite, quando você está dormindo, e volta a subir ao acordar, pois seu corpo começa as atividades. No entanto, não é esperado e nem saudável que ela saia dos valores citados (12 por 8) e se mantenha assim constantemente.

Isso faz com que o coração dos hipertensos tenha que trabalhar com maior esforço do que os corações de pessoas sem pressão alta, o que prejudica não só o próprio coração como também diversos outros órgãos, como cérebro e rins, aumentando as chances de problemas como insuficiência renal, insuficiência cardíaca, infarto, AVC e outros. Então se você ainda tinha alguma dúvida se a hipertensão tem um papel importante na sua saúde e se causa infarto, causa tontura ou se causa desmaio, saiba que sim. Portanto, não desconsidere os riscos da pressão alta!

Ela é muito perigosa, pois é extremamente difícil de ser percebida, já que raramente mostra sintomas no corpo. Por conta disso, ela é chamada muitas vezes de “doença silenciosa”.

Então, o que fazer?

Calma, existem formas de tratamento e não é difícil entender as estratégias de como baixar as chances de desenvolver problemas graves da hipertensão. Entender mais sobre ela é o primeiro passo para compreender como controlar a pressão e manter a saúde em dia!

Agora, confira abaixo informações preciosas sobre a Hipertensão e como você pode enriquecer seu cotidiano com novos hábitos, com novos aliados na fitoterapia e enfim controlar a pressão.

hipertensao diagnostico

Como ter diagnóstico da Hipertensão

Mesmo sendo difícil, a Pressão Alta pode ser identificada por meio de aparelhos medidores de pressão arterial, e por isso é importante medir a pressão e fazer exames de rotina anualmente.

Você pode também avaliar a possibilidade de investir em um medidor de pressão para usar em casa, mas isso também requer uma série de cuidados: além da variedade de opções no mercado, você deve conferir os selos do Inmetro e da Anvisa, que garantem que o produto passou por testes de qualidade e foi aprovado. Os aparelhos de pressão necessitam também ser calibrados, então pode ser mais conveniente escolher medidores com garantia extensa.

Há quem opte por "wearables", mais popularmente chamados de smartwatches ou relógios-inteligentes. São opções ainda mais caras do que os medidores de pressão, embora possuam vantagens de serem mais práticos e permitirem o monimoramento constante. De novo, alerta-se para conferir a qualidade dos produtos.

Como a Hipertensão é uma condição crônica, não há uma cura, mas ela pode ser controlada por meio de mudanças de hábito e alguns remédios.

É indicado que pessoas acima de 20 anos de idade façam medições regulares de sua pressão no mínimo uma vez ao ano. Caso haja histórico de pessoas hipertensas na família, o ideal é realizar medições no mínimo duas vezes ao ano.

Causas da Hipertensão

Trata-se de uma doença que em quase 90% dos casos é herdada dos pais geneticamente. Porém, existem uma série de pessoas que tem maiores chances de ter pressão alta por conta dos seus hábitos. Confira as principais:

hipertensao pressao alta sal

Como evitar a Hipertensão

Uma mudança radical de hábitos contribui imensamente para reduzir suas chances de se tornar hipertenso. Veja os hábitos abaixo e comece agora mesmo a mudar sua rotina:

Manter o peso equilibrado

O foco não é a questão estética, mas sim na prevenção de doenças metabólicas que são relacionadas a obesidade. E também vale lembrar que o processo de emagrecimento (caso você esteja com sobrepeso ou obesidade) não é um processo rápido, pois envolve reeducação alimentar, movimento e muito apoio! Conte com pessoas queridas para te ajudar e com orientações médicas de confiança. E não se esqueça: trace expectativas reais e não se compare com fotos com filtros e edições.

Praticar atividade física regular

Os exercícios mais indicados são atividades aeróbicas (de 30 a 45 minutos diários) e a musculação, por ajudar a melhorar a circulação periférica e a saúde cardiovascular. Tudo o que você puder agregar à sua rotina já melhora bastante e você não precisa abrir mão da diversão: esportes e danças com amigos ou família são excelentes para fortalecer a saúde do coração e suas relações.

Descansar

Ter momentos de lazer durante seu dia a dia e descansar bem diminuem os índices de estresse, que por sua vez é um fator preocupante para a hipertensão. Durma bem!

Evitar vícios

Deixar o tabagismo e o alcoolismo podem ser verdadeiros desafios, mas é um cuidado necessário para preservar sua saúde a longo prazo. Cerque-se de pessoas que possam te apoiar no abandono desses vícios! Conte com profissionais da saúde, incluindo psicólogos, para te orientar nesse processo e evite situações em que você sente que terá mais chances de recaída.

Melhorar a alimentação

Retire alimentos com muito gordura (colesterol) do seu cardápio ou pelo menos diminua consideravelmente o consumo desses alimentos. De modo geral, não é interessante para sua saúde favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias e dificultar a circulação de sangue, mas para hipertensos isso é ainda pior. Outro ponto fundamental é maneirar no consumo de sal: troque o sal e temperos prontos por ervas, frescas ou desidratadas. Também é sempre bom evitar o consumo de produtos com muito sódio (que é um tipo de sal) como embutidos, conservas, refrigerantes e alimentos processados no geral. (Separamos um artigo com orientação de alimentação controlada para pessoas com Pressão Alta do Hospital Israelita Albert Einstein. Para acessá-lo é só clicar aqui.)

Ingerir Vitamina D

A falta de Vitamina D também pode causar o aumento da pressão arterial, por isso é importante tomar sol diariamente e de forma controlada, pois é a exposição ao sol que sintetiza essa vitamina.

Ficar de olho na diabetes

Por ser também uma doença metabólica crônica, a diabetes pode deixar pacientes mais propensos a Hipertensão e/ou piorar o quadro de quem já tem pressão alta. Juntas, as duas doenças são mais alarmantes.

hipertensao pressa alta exercicios prevencao

Outro alerta importante: existe a falsa impressão de que a hipertensão atinge mais pessoas do sexo masculino, mas isso não corresponde às estatísticas. Segundo pesquisa da Vigitel Brasil de 2019, 27,3% de pessoas do sexo feminino foram diagnosticadas com hipertensão, em comparação com 21,2% do sexo masculino.

Todos devem se cuidar, mas é importante alertar a população do sexo feminino porque, infelizmente, problemas cardíacos são frequentemente confundidos com problemas psicológicos em mulheres — até mesmo em casos de infarto. Independente do seu sexo, mantenha os cuidados com a saúde e busque atendimento médico! E se for necessário, procure uma segunda orientação médica.

 

Pressão Alta e o nosso lado emocional

A rotina das pessoas tem sido cada vez mais tensa conforme uma variedade de desafios surgem no dia a dia: trabalho, família, estudos, falta de tempo, amigos... E não tem sido incomum ouvir relatos de algum paciente jovem desenvolver problemas cardíacos. Os hábitos e a genética tem sua grande responsabilidade nessa questão, mas é urgente comentar sobre o estresse.

O estresse é associado ao desenvolvimento de doenças além daquelas relacionadas ao nosso lado psicológico, como ansiedade. Doenças de pele, problemas no coração, problemas digestivos e imunidade baixa são causadas ou estimuladas pelo estresse.

Procure aliviar sua rotina do excesso de atividades e descanse. Quando notar sinais de que o estresse está afetando de forma contínua o seu humor, procure ajuda para evitar a pressão alta e o Burnout. Não sabe o que é Burnout? Então leia nosso informativo "Não se queime! Aprenda o que é a Síndrome de Burnout!" clicando aqui.

Existem estratégias para lidar com o estresse e muitas estão relacionados com a busca de lazer ou até mesmo espiritualidade durante o seu dia a dia. Por exemplo, encontrar formas de aliviar o estresse no trânsito — sem desviar da atenção e da responsabilidade como motorista — como ouvir música, evitar horários de pico ou conversar com a pessoa do lado no transporte público. Mas lidar com estresse também envolve aprender a lidar com as suas prioridades, afinal, é necessário reconsiderar o excesso de obrigações e atividades ao longo do dia e se certas coisas valem o estresse.

A pandemia — com todas as dificuldades (e mudanças!) que o Covid-19 trouxe — levou muitas pessoas ao extremo do estresse, com era de se esperar: incertezas, contato próximo e constante com a morte, instabilidades financeiras... E a pandemia afastou muita gente dos cuidados com a saúde, incluindo a hipertensão.

Se você já tinha hipertensão antes de 2020 e vêm se descuidando, esse é um lembrete para você buscar ajuda. E se você tem lidado com muito estresse e possui histórico familiar de problemas cardíacos e/ou hipertensão, procure orientação médica pelo sistema público ou privado de saúde. Esses últimos anos tem sido complexos para todos nós e já existem estudos avaliando o favorecimento de hipertensão após esse período. 

hipertensao emocional pressao alta

Plantas e produtos naturais que ajudam a controlar a Hipertensão

Há diversas plantas e produtos naturais, por diferentes motivos, que comprovadamente podem ajudar a controlar a Pressão Alta. E já que o organismo de certas pessoas não se adapta com possíveis efeitos colaterais de remédios alopáticos, o auxílio da natureza pode facilitar o tratamento contra hipertensão — que é contínuo. 

Como sempre, fizemos uma listinha para te ajudar, veja só:

Plantas que ajudam a controlar a Hipertensão por meio da diminuição do estresse

Plantas que ajudam por possuirem ação diurética

Plantas e produtos naturais que agem no sistema cardiovascular

Opções na Aromaterapia para auxiliar no tratamento

A aromaterapia é uma prática cujo o objetivo é melhorar o bem-estar! E através de óleos essenciais — aplicados de formas diferentes, por exemplo de maneira tópica ou difusores — a aromaterapia contribui para o relaxamento do corpo e o equilíbrio da mente, fatores muito importantes para o tratamento de hipertensão. Portanto, além de focar nas mudanças de hábitos e não esquecer de buscar orientação médica, você encontra ótimos aliados na aromaterapia. Confira abaixo:

 

Cuide da sua pressão!

E aí, curtiu o informativo de hoje? Não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares. Vamos conscientizar todo mundo!

Este conteúdo foi preparado com muito carinho e esperamos que a leitura tenha sido útil para você se cuidar melhor. Não se esqueça de que os fitoterápicos podem te ajudar! Procure o apoio de profissionais da área da saúde para uma avaliação completa e cuide da sua saúde com muito zelo, sabendo que você também pode contar com o auxílio da Oficina de Ervas!

Se gostou do nosso informativo, opte por comprar os fitoterápicos para Hipertensão clicando aqui.

E se sobrou alguma dúvida, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

hipertensao pressao alta medico coracao


Fontes das estatísticas:

Brasil participa de banco de dados mundial sobre hipertensão

Hipertensão (pressão alta): causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção

 

Bibliografia

https://saude.abril.com.br/fitness/musculacao-ajuda-a-reduzir-a-pressao-arterial-mostra-estudo/

https://saude.abril.com.br/fitness/estudo-explica-os-beneficios-do-exercicio-aerobico-contra-a-hipertensao

https://saude.abril.com.br/coluna/guenta-coracao/mulheres-jovens-sao-as-vitimas-inusitadas-das-doencas-cardiacas/

https://saude.abril.com.br/medicina/doencas-cardiacas-em-mulheres-sao-confundidas-com-problemas-psicologicos/

https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2023/03/5082412-barulho-do-transito-pode-causar-hipertensao-aponta-pesquisa.html

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-11/ibge-pelo-menos-uma-doenca-cronica-afetou-52-dos-adultos-em-2019

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/maio/relatorio-aponta-que-numero-de-adultos-com-hipertensao-aumentou-3-7-em-15-anos-no-brasil

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/vigitel_brasil_2019_vigilancia_fatores_risco.pdf

https://www.prorim.org.br/blog-artigos/5-coisas-que-eu-preciso-saber-antes-de-comprar-um-medidor-de-pressao

https://www.ipemed.com.br/blog/hipertensao-aumentou-na-pandemia-de-covid?utm_source=google&utm_medium=organic

Comentários


  • celso marques de oliveira
    Excelente.
    Estou repassando para amigos.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Celso

    Ficamos felizes que nosso informativo foi importante para você.

    Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Luiz Aquiles Biagioni
    Excelente matéria, povo padece por não conhecer a verdade e foge dela brinca com a saúde , sou hipertenso faço uso medicação para controla-la ,também faço uso do suco beterraba e tomo colher de sopa de azeite de Olivia extra virgem apos as refeições e valido, ATT
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Luiz,

    Ficamos muito felizes em saber que gostou da nossa matéria. Nossa filosofia é passar conhecimento para a comunidade de forma séria, visando, principalmente, a prevenção de doenças.

    Estamos à disposição sempre que precisar.
  • Jobel Sanseverino
    Parabéns pelo trabalho que desenvolvem
    Deus os abençoe
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Jobel. Agradeço imensamente pelo seu comentário e fico feliz que aprecie o nosso trabalho. Que Deus abençoe também você e sua família. Um grande abraço!
  • Jobel Sanseverino
    Sou hipertenso. Faço tratamento com cardiologista. Tomo medicamentos
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Jobel. Caso você queira alguma orientação, pode entrar em contato conosco pelo email ou pelo nosso whatsapp (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
  • Murcio Martins Da Silva
    boa noite... recentimente recebi o titulo de hipertenço, confesso que fiqueimuito mal no momento apois os exames e a noticia do médico, mas apois a leitura das informações da oficina de ervas, fiquei mais observador e atento.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Murcio. Estamos à disposição para qualquer dúvida ou orientação.
  • CARLOS CHAGAS DE O. DIAS
    Estou com a pressão oscilante. Faço uso de Ate nolol 25 mg 2 vezes ao dia e de Volsartana 160mg
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Carlos. Mesmo usando os medicamentos a sua pressão oscila muito? Entre em contato conosco para te orientar. Informe a sua idade, quais variações de pressão ocorrem, se faz dieta com restrição de sal, se tem sobrepeso, se tem ansiedade ou nervosismo. Estamos no seu aguardo.
  • Carla
    Eu tenho 37 anos e descobri que tenho pressão alta
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Carla. A pressão alta é mais comum em pessoas mais idosas, mas ocorre também em jovens, pois as causa podem ser variadas. O estresse é uma das principais causas, mas tem o fator genético, alimentar, sedentarismo, problemas circulatórios, etc. Se quiser conversar com nossos fitoterapeutas, entre em contato e relate com detalhes o seu caso e possíveis causas para podermos orientar. Pode ser reversível, dependendo do caso. Estamos à disposição.
  • Maria Isaura Magalhães
    Excelente matéria
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria Isaura.
    Que bom que você gostou do nosso informativo. Agradecemos pelo comentário.
    Estamos à disposição sempre que precisar.
  • Arthurnei Moreira da Cunha
    alem de hipertenso sou tambem diabetico,
    existe relacionamento entre os dois?
    voces teriam alguma erva pra ajudar a controlar o diabete?
    grato.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Arthurnei. Existe relação entre essas doenças normalmente. Para pode te orientar, preciso que entre em contato direto com nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Então informe que medicamentos você toma, se está com a glicemia e a pressão controladas, se faz exercícios, regime alimentar, qual a sua idade, etc. Somente dessa forma poderemos te orientar. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Pressão Alta ou Hipertensão: o que é, sintomas, causas e como tratar