"Conheça os benefícios que as plantas podem fazer por você."
Parcelamento em até 6X SEM JUROS!

Digite o que procura abaixo
ou entre em contato conosco.

Você pode ter Pressão Alta e nem saber disso!

Pressão Alta ou Hipertensão: está aí o nome dela!

E está aqui um dos informativos mais importantes que já fizemos para a sua saúde e a da sua família. Vamos começar logo de cara te mostrando o motivo disso.

Quer ver? Então vamos lá! Olha só essas estatísticas sobre a Hipertensão no Brasil:

Estatísticas da Hipertensão

• Atualmente, 32% da população adulta brasileira, ou o equivalente a 36 milhões de indivíduos, têm Hipertensão. Desses 36 milhões, somente 50% sabem que são hipertensos, dos quais apenas 50% se tratam.

• A Hipertensão é a principal causa do infarto e de outras doenças do coração – as que mais matam no Brasil.

• A Hipertensão é a causa de 60% dos infartos e 80% dos AVCs (Acidente Vascular Cerebral), segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

• Ainda de acordo com a SBC, mais de 80% das pessoas que sofrem de Hipertensão não têm a doença controlada.

• Em 2016, quase 50 mil brasileiros morreram por causa da Hipertensão.

• Curiosidade: no dia 26 de abril comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

O que é a Hipertensão e qual é o seu perigo

Perigo da Hipertensão ou Pressão AltaA Hipertensão, também conhecida como Pressão Alta, é uma doença que faz a pressão arterial subir e se manter alta, atingindo valores acima de 12 por 8.

Isso faz com que o coração dos hipertensos tenha que trabalhar com maior esforço do que os corações de pessoas sem pressão alta, o que prejudica não só o próprio coração como também diversos outros órgãos, como cérebro e rins, aumentando as chances de problemas como insuficiência renal, insuficiência cardíaca, infarto, AVC e outros.

Ela é muito perigosa, pois é extremamente difícil de ser percebida, já que raramente mostra sintomas no corpo. Por conta disso, ela é chamada muitas vezes de “doença silenciosa”.

Como ter diagnóstico da Hipertensão

Mesmo sendo difícil, a Pressão Alta pode ser identificada por meio de aparelhos medidores de pressão arterial, e por isso é importante medir a pressão e fazer exames de rotina anualmente.

Como a Hipertensão é uma condição crônica, não há uma cura, mas ela pode ser controlada por meio de mudanças de hábito e alguns remédios.

É indicado que pessoas acima de 20 anos de idade façam medições regulares de sua pressão no mínimo uma vez ao ano. Caso haja histórico de pessoas hipertensas na família, o ideal é realizar medições no mínimo duas vezes ao ano.

Causas da Hipertensão

Trata-se de uma doença que em quase 90% dos casos é herdada dos pais geneticamente. Porém, existem uma série de pessoas que tem maiores chances de ter Pressão Alta por conta dos seus hábitos. Confira as principais:

• Fumantes

• Pessoas que consomem bebidas alcoólicas em excesso

• Pessoas obesas

• Pessoas que convivem diariamente com estresse

• Pessoas que consomem muito sal

• Pessoas com níveis altos de colesterol

• Pessoas sedentárias (não praticam atividade física)

Como evitar a Hipertensão

Uma mudança radical de hábitos contribui imensamente para reduzir suas chances de se tornar hipertenso. Veja os hábitos abaixo e comece agora mesmo a mudar sua rotina:

• Manter o peso equilibrado

• Maneirar no consumo de sal: troque o sal e temperos prontos por ervas, frescas ou desidratadas. Também é sempre bom evitar o consumo de produtos com muito sódio (que é um tipo de sal) como embutidos, conservas, refrigerantes e alimentos processados no geral.

• Praticar atividade física regular: os exercícios mais indicados são atividades aeróbicas (de 30 a 45 minutos diários) e a musculação, por ajudar a melhorar a circulação periférica e a saúde cardiovascular.

• Ter momentos de lazer durante seu dia a dia e descansar bem, para diminuir os índices de estresse

• Parar de fumar

• Consumir álcool com moderação

• Evitar alimentos gordurosos, com muito colesterol

Vitamina D: a falta de Vitamina D também pode causar o aumento da pressão arterial, por isso é importante tomar sol diariamente e de forma controlada, pois é a exposição ao sol que sintetiza essa vitamina

• Ficar de olho no diabetes

medica apontando

Plantas e produtos naturais que ajudam a controlar a Hipertensão

Há diversas plantas e produtos naturais, por diferentes motivos, que comprovadamente podem ajudar a controlar a Pressão Alta. Como sempre, fizemos uma listinha para te ajudar, veja só:

Sete Sangrias

Embaúba

Óleo de Alho

Plantas que ajudam a controlar a Hipertensão por meio da diminuição do estresse

Lípia

Kawa Kawa

Valeriana

Mulungu

Hipérico

Maracujá

Plantas que ajudam por possuir ação diurética

Abacate

Quebra Pedra

Panacéia

Chapéu de Couro

Plantas e produtos naturais que agem no sistema cardiovascular

Crataegus

Ginkgo

Ômega 3

 

E aí, curtiu o informativo de hoje? Não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares. Vamos conscientizar todo mundo!

E não esqueça, se ainda estiver com dúvidas, é só nos chamar e falar com o nosso fitoterapeuta clicando aqui. Estamos à total disposição!

 

Dica extra

Separamos um artigo com orientação de alimentação controlada para pessoas com Pressão Alta do Hospital Israelita Albert Einstein. Para acessá-lo é só clicar aqui.

 

Fontes das estatísticas:

Brasil participa de banco de dados mundial sobre hipertensão

Hipertensão (pressão alta): causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção

             

Outros informativos que podem interessar