2018-09-20

Meu Colesterol subiu. O que isso significa?

O que é o Colesterol?

colesterol gordura no sangueO colesterol é um tipo de gordura presente no sangue e em todos os tecidos do corpo, sendo essencial para o funcionamento do organismo. Ele pode ser produzido pelo próprio corpo ou pode ser obtido por certos tipos de alimentos como carnes, ovos e leite. Apesar de sua importância, o colesterol pode trazer várias complicações quando em excesso.

 

Colesterol bom e ruim, qual a diferença entre eles?

Existem dois tipos de colesterol: o bom, chamado de HDL (High Density Lipoproteins), e o ruim, chamado de LDL (Low Density Lipoprotein).

O HDL é o bom pois ele recolhe o colesterol ruim acumulado nos vasos para ser eliminado no fígado.

O LDL é o ruim pois, quando acumulado, forma placas de gordura nas veias e artérias, que acabam entupindo-as. Com essa obstrução, o coração recebe menos oxigênio e nutrientes, levando à doenças como infarto, angina, morte súbita e AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais).

Quais são os sintomas do Colesterol alto?

Não há sintomas obrigatoriamente, mas na maioria dos casos, aparecem sinais das consequências da formação de placas de gordura nas artérias, como dores no peito, falta de ar, sudorese, fadiga e palpitação. Quando as placas ocorrem nas artérias cerebrais, podem aparecer sintomas como formigamento, paralisias, sonolências e perda de fala.

Como posso descobrir antes dos sintomas aparecerem?

colesterol medicoÉ muito importante manter os exames em dia, inclusive acompanhar os níveis de colesterol, principalmente quem tem histórico familiar, que deve fazer o acompanhamento desde a infância. A partir dos 20 anos, os exames devem ser feitos de 5 em 5 anos e, a partir dos 35 anos, devem ser feitos anualmente.

O que fazer e como tratar e prevenir o Colesterol alto?

Existem medicamentos que ajudam a diminuir o colesterol ruim, mas o ideal é associar esse tratamento à mudanças no estilo de vida. Essas mudanças, se forem mantidas desde a juventude, irão prevenir não só o colesterol alto, como várias outras doenças.

As mudanças são as seguintes:

• Fazer exercícios, como caminhadas diárias de 30 minutos, e se alimentar de forma saudável são ações que já contribuem muito para a melhora do colesterol no sangue.

• Para quem está acima do peso, é preciso emagrecer, principalmente se o acúmulo de gordura estiver na região abdominal.

• Consumir mais fibras, que estão presentes em alimentos como frutas e grãos integrais.

• Evitar gorduras trans, presentes em frituras e alimentos industrializados como congelados, salgadinhos, bolos, etc.

• Trocar os laticínios comuns pelos light, pois, apesar de conter colesterol, eles possuem menos gordura saturada. E prefira os queijos brancos, pois quanto mais amarelo o queijo, maior a quantidade de gordura nele.

• Um grande fator de mudança é parar de fumar, pois o cigarro, além de todos os danos, ainda diminui os níveis de de colesterol bom.

Mas há plantas que podem te ajudar na jornada contra o colesterol alto também, como a Cúrcuma, Melão de São Caetano, Alcachofra, Chlorella, Berinjela, Chá Verde, óleo de Linhaça, óleo de Coco e óleo de Chia. Além dessas plantas, há também o Resveratrol (um ativo muito encontrado em vinho e uvas), o Ômega 3 e o DHA, que são extraídos de peixes.

Está com dúvidas? Fale com o nosso fitoterapeuta clicando aqui.

Comentários


  • Nelice
    Gostaria por favor. Algo para colesterol alto
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Nelice

    Clique no link abaixo e informe aos nossos fitoterpaeutas sua idade, se tem algum problema de saúde, se faz uso de algum medicamento e qual o valor do colesterol total:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Aguardamos seu contato.

    Estamos à disposição.
  • Teresa demetrio
    Tenho colesterol alto e nem a dieta e perda de peso não diminui. Gostaria de saber de plantas que possam me ajudar pois as estéticas comprometem minhas articulações, piorando minhas dores na fibromialgia. Grata.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Teresa. Há casos de colesterol genético, isto é, está pouco relacionado à alimentação. Nesses casos os cuidados devem ser redobrados, principalmente em relação a exercícios físicos para manter os níveis mais baixos. O que você pode usar é o ômega 3 para proteção do sistema cardiovascular e plantas como a alcachofra, cúrcuma e berinjela. No seu caso, por conta da fibromialgia, não é aconselhável o chá verde, por ser estimulante, apesar de controlar bem o colesterol. Se quiser, entre em contato com nossos fitoterapeutas e relate seu caso com detalhes. Assim poderemos orientar melhor. Estamos à disposição.
  • Eunice de paula moreira
    Meu colesterol esta um pouco alto,quería saber o que leva isso tenho 57 anos e ja tive menopausa pratico esporte corrida e so que agora o metabolismo fica mais lento pode ser isso eu corría mais agora corro menos.tem tambem o problema da falta de hormonio por causa da menopausa e tambem tomo remedio pra tireoide tem alguma coisa a ver esses itens que falei.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Eunice. Com o tempo existe a tendência de aumentar o colesterol sim. Os motivos são vários e todos eles contribuem um pouco. Desses que você citou, os principais são ligados à diminuição do metabolismo, diminuição dos exercícios físicos e menopausa. Se quiser usar alguma planta ou produto que ajude a controlar, fale com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • ANTONIO SALVADOR ROCHA
    Boa tarde. Tenho 64 anos e gostaria de saber o que posso fazer para melhorar esses resultados.
    A dosagem sérica de Colesterol foi 152 mg/dL .O desejável é 190 mg/dL - A dosagem serica de colesterol HDL foi 38 mg/dL Desejal 40 mg/dL - Colasterol não HDL foi 114 mg/dL desejavel 130 - 159 mg/dL. , - Valor calculado de colesterol LDL foi 94 mg/ dL desejavel 100 - 129 mg/ dL - Valor calculado de VLDL foi 20 mg / dL Valor de referencia 10 - 50 mg / dL. - Dosagem serica de Triglicerides foi 100 mg / dL Desejavel 150 mg/ dL - Dosagem serica de potassio foi 5,1 mmol / L Valor de referencia 3,5 até 5,6 mmol / L
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Antonio,tudo bem ? Peço que entre em contato conosco através de nosso e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whatsapp (16) 98234-0111 . Precisamos de algumas informações para sugerir o melhor fitoterápico para seu caso. Ficamos a disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Meu Colesterol subiu. O que isso significa?