2021-02-10

Spirulina: Quais os benefícios e para que serve?

Conheça nossas fórmulas magistrais para Spirulina (Espirulina).
Veja nossa lista de opções:
90 cápsulas de 400mg,     180 cápsulas de 400mg,     120 cápsulas de 400mg,     120 comprimidos de Spirulina 400mg (Kampo de Ervas),     Kit com 2 potes de 120 comprimidos de Spirulina 400mg (Kampo de Ervas),     

A Spirulina é uma cianobactéria muito conhecida por auxiliar em regimes de emagrecimento. Ela possui um alto valor nutritivo, por isso ajuda a suprimir o apetite em dietas de emagrecimento e também serve como suplemento para pessoas que seguem uma alimentação vegana.

Neste artigo, vamos falar dos benefícios da Spirulina, suas características e porque é considerada uma planta rica em nutrientes.

Leia sobre a importância da suplementação na saúde de vegetarianos e veganos

Para que serve a Spirulina em pó?

A Spirulina atua como supressor do apetite, revestindo as paredes do estômago e promovendo sensação de plenitude gástrica e saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento. 

Veja um informativo só sobre emagrecimento aqui

Ela tem função coadjuvante na suplementação de vegetarianos e veganos. Além disso,  pode ser utilizada como suplemento dietético em indivíduos com osteoporose pelo seu teor de minerais.

Spirulina

Um dos benefícios da Spirulina é a melhora do trânsito intestinal, pois possui um alto nível digestivo, com uma absorção próxima de 90%.

Ela também auxilia no combate de vírus, câncer, desnutrição, diabetes, colesterol alto e outros, além de proporcionar melhorias na saúde como um todo.

Um destaque é sua utilização como nutracêutico e, por isso, desperta o interesse no seu emprego como uma fonte farmacêutica em potencial.

Conheça também a Chlorella e seus benefícios

Características da Spirulina

A Spirulina é da família Cyanophyceae e seu nome científico era Spirulina platensis, porém foi alterado para Arthrospira sp por ser considerada de um gênero distinto. Mas por seu uso amplamente conhecido como alimento e suplemento dietético, passou-se a utilizar os dois termos.

Essa microalga é uma cianobactéria filamentosa de cor verde-azulada, que forma tricomonas cilíndricos multicelulares, e se dispõem na forma espiralada.

Quais os nutrientes da Spirulina?

A Spirulina possui um alto valor nutritivo, sendo rica em proteínas, pigmentos, ácidos graxos e diversas vitaminas benéficas para a saúde.

Grande parte de suas proteínas contém todos os aminoácidos essenciais. Estes representam 47% do total das proteínas como isoleucina, leucina, lisina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e metionina, um aminoácido ausente na maioria das cianobactérias e algas.

O ácido gama-linolênico se destaca entre os ácidos graxos que compõem a Spirulina, representando 20% a 25% dos lipídios presentes nela. Além disso, possui pigmentos como a ficocianina (20% do peso seco) e carotenoides (0,37%).

As vitaminas presentes na Spirulina são a biotina, ácido fólico, inositol, as vitaminas B12, B6, B3, B2, B1 e E, além do ácido pantotênico.

Já os minerais são o cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, zinco, cobre, cromo, manganês e o sódio. 

Como tomar Spirulina em pó?

A Spirulina em pó pode ser encontrada em cápsulas e comprimidos.

A dose diária pode variar de 500 mg a 3.000 mg, divididas em duas a três vezes ao dia, antes das principais refeições.

Contraindicações da Spirulina: Quem não pode usar?

Não é recomendado que pessoas com quadros de gota ou hiperuricemia usem a Spirulina. Também é desaconselhável o uso por mulheres grávidas ou lactantes.

Reações adversas e efeitos colaterais da Spirulina

A Spirulina pertence ao grupo de substâncias listadas como Geralmente Reconhecida como Segura (GRAS). Porém, pode ocasionalmente causar náuseas, vômitos e diarreias durante a administração.

Onde comprar Spirulina?

Aqui em nosso site você encontra a Spirulina em cápsulas ou comprimidos. É só clicar aqui!

Bibliografia

http://revista.oswaldocruz.br/Content/pdf/Edicao_19_Vivian_Borba.pdf

https://infinitypharma.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Espirulina.pdf

https://www.oficinadeervas.com.br/arquivos/propriedades-de-saude-de-spirullina-spp.pdf

Comentários


  • Heleno Campos
    Tenho vontade de experimentar a espirulina, quais os beneficios que ela traria para mim ja tenho 70 anos
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Heleno. As ações e indicações da Spirulina são: redutora natural de apetite; protege e equilibra a flora intestinal; combate anemia e desnutrição; aumenta a absorção de minerais; O mais importante é que ela não possui efeitos tóxicos no organismo. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Spirulina: Quais os benefícios e para que serve?