2020-09-14

A importância da suplementação na saúde de vegetarianos e veganos

Conheça nossas fórmulas magistrais para Vegano.
Veja nossa lista de opções:
60 doses (120 cápsulas vegetais) de Vitamina B12 0,25mg + Orepronóbilis 400mg + Spirulina 350mg,     60 doses (120 cápsulas vegetais) de Vitamina B12 0,25mg + Orepronóbilis 400mg + Spirulina 350mg (Kit com 2 frascos),     

Adotar uma alimentação vegetariana equilibrada é uma decisão saudável. A American Dietetic Association (ADA*) apresentou seu posicionamento em 2009 reunindo os principais estudos científicos sobre saúde e vegetarianismo. Segundo a Associação, a dieta vegetariana, comparada à dieta com consumo de carnes vermelhas e/ ou brancas, está ligada a inúmeros benefícios para a saúde.

Os estudos populacionais que comparam grupos vegetarianos e não vegetarianos com estilo de vida similar mostram que, no grupo que têm alimentação vegetariana, há menor incidência de todas as doenças crônicas não transmissíveis, como:

 

Sendo assim, um padrão de alimentação como a vegetariana ou vegana, que promove tantos benefícios não pode ser constituído de uma dieta carente. Daí a importância da suplementação para quem pratica a dieta vegetariana ou vegana.

Dieta vegetariana faz bem para o coracao

 

A dieta vegetariana é deficiente?

O que leva uma dieta a ser deficiente ou não deficiente não é o fato de incluir ou não a carne no cardápio, mas sim a forma como a dieta é feita. Uma dieta vegetariana ou vegana bem planejada, como qualquer dieta, pode oferecer todos os nutrientes necessários para o organismo permanecer saudável. 

Para tanto, vegetarianos e veganos podem contar com suplementos alimentares que fornecem os nutrientes que normalmente são obtidos do consumo de animais. Confira abaixo alguns exemplos de suplementação para a dieta vegana ou vegetariana.

 

O que é e para que serve a suplementação alimentar?

A suplementação alimentar é necessária quando há carência de algum nutriente no organismo. Muitas vezes as deficiências encontradas em pessoas com alimentação vegetariana ou vegana são as mesmas encontradas em pessoas que comem carne.

A escolha dos suplementos para essas pessoas com deficiência de nutrientes depende dos achados em exames laboratoriais e da avaliação médica e nutricional realizada por um profissional de saúde.

Para vegetarianos que não têm exames avaliados, é prudente contar com uma suplementação profilática com vitamina B12.

Espetinho vegetariano

 

Vitamina B12: Por que é importante para vegetarianos e veganos?

A vitamina B12 é ausente no reino vegetal. Sua suplementação pode ser importante na dieta vegetariana estrita (na qual a pessoa não consome nenhum alimento de origem animal, por exemplo, ovos, queijos, mel, etc.) Porém, cerca de 50% da população brasileira que come carne também tem níveis corporais insuficientes de vitamina B12, o que torna os cuidados com os onívoros igualmente importante. 

Comer carne e laticínios não garante bons níveis de vitamina B12, nem níveis mais elevados que os presentes em veganos, pois a manutenção dos bons níveis de B12 no sangue dependem mais do metabolismo da pessoa que da ingestão diária.

 

Proteína: Como obter esse nutriente na dieta vegana ou vegetariana?

Em geral, retirar carnes da dieta alimentar é muito simples, pois em geral basta trocar 100 gramas de carne por uma concha de leguminosa, como feijão, ervilha, lentilha ou grão de bico.

Além disso, também existem plantas como a Ora-pro-nóbis (ou Orepronobilis), ou cianobactérias como a Spirulina, que são fontes muito ricas de proteínas, além de vitaminas e minerais. Várias pesquisas comprovam os benefícios desses suplementos à saúde.

 

Suplemento alimentar em cápsulas vegetais

Outro ponto importante na hora de vegetarianos e veganos consumirem suplementos alimentares é se atentar a outros ingredientes utilizados na fórmula e no encapsulamento do suplemento. Muitas marcas utilizam cápsulas gelatinosas, que possuem origem animal, por isso é necessário se informar para garantir que está consumindo cápsulas veganas, isto é, sem nenhuma origem animal.

Por fim, o mais importante ao escolher o estilo de vida da sua alimentação é lembrar que a saúde é o fator mais importante para ser feliz.

Quer fazer sua manipulação em cápsulas vegetarianas? Entre em contato com a gente clicando aqui.

Mulher tomando capsula vegana

 

Referência

https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/saude

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: A importância da suplementação na saúde de vegetarianos e veganos

Deixe seu comentário sobre:
A importância da suplementação na saúde de vegetarianos e veganos