A importância da suplementação na saúde de vegetarianos e veganos

A importância da suplementação na saúde de vegetarianos e veganos

Adotar uma alimentação vegetariana equilibrada é uma decisão saudável. Veja, abaixo, o posicionamento da ADA* (American Dietetic Association) de 2009, que reúne os principais estudos científicos sobre saúde e vegetarianismo. Segundo essa associação, a dieta vegetariana (comparada à dieta com consumo de carnes vermelhas e/ou brancas) está ligada a inúmeros benefícios para a saúde.

Os estudos populacionais que comparam grupos vegetarianos e não vegetarianos com estilo de vida similar mostram que os vegetarianos têm menor incidência de todas as doenças crônicas não transmissíveis, como dislipidemias (alteração dos lipídios no sangue), hipertensão, cardiopatia isquêmica (infarto agudo do miocárdio), diabetes, diversos tipos de câncer e obesidade.

Um padrão de alimentação que promove tantos benefícios não pode ser constituído de uma dieta carente.

O que leva uma dieta a ser ou não deficiente não é o fato de ter ou não ter carne no cardápio, mas sim a forma que a dieta é feita. A dieta vegetariana bem planejada, como deve ser qualquer dieta, pode oferecer todos os nutrientes necessários.

SUPLEMENTAÇÃO

Ela é necessária quando há carência de algum nutriente no organismo. As deficiências encontradas nos vegetarianos são as mesmas encontradas na dieta com carne. E a escolha do suplemento depende dos achados em exames laboratoriais da avaliação médica e nutricional realizada. Para vegetarianos que não têm exames avaliados, consideramos prudente a suplementação profilática com vitamina B12.

VITAMINA B12

A vitamina B12 está ausente no reino vegetal. Sua suplementação pode ser importante na dieta vegetariana estrita, e é importante saber que cerca de 50% da população brasileira que come carne tem níveis corporais insuficientes dessa vitamina, o que torna os cuidados com os onívoros, também muito importante.

Comer carne e laticínios não garante bons níveis de B12 e nem mais elevados do que os presentes em veganos, pois a manutenção dos bons níveis sanguíneos dependem mais do metabolismo do que da ingestão diária.

PROTEÍNA

Retirar carnes da dieta é muito simples, pois em geral basta trocar 100 g de carne por uma concha de leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão de bico).

Outras plantas como o Orapronobilis ou mesmo cianobactérias como a Spirulina, são fontes de proteínas, além de vitaminas e minerais. As pesquisas comprovam seus benefícios à saúde.

Ao escolher o estilo de vida, é importante lembrar que a saúde é o fator mais importante para ser feliz.

 

https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/saude

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