2022-02-17

Resveratrol: benefícios e como tomar

Conheça nossas fórmulas magistrais para Resveratrol.
Veja nossa lista de opções:
30 cápsulas de 10mg,     60 cápsulas de 10mg,     90 cápsulas de 10mg,     90 cápsulas de 40mg,     30 cápsulas de 40mg,     60 cápsulas de 40mg,     30 cápsulas de 100 mg ,     60 cápsulas de 100 mg,     90 cápsulas de 100 mg,     120 cápsulas de 100 mg,     

Você sabe que o Resveratrol pode proteger seu coração? Encontrado em diversas fontes alimentícias, como frutas vermelhas e chocolate, o Resveratrol é um polifenol com alta capacidade antioxidante e ajuda a manter a saúde das células e do organismo em geral. E não precisa comer essas frutas ou sucos todos os dias! O suplemento ajuda muito bem e é fácil de tomar. Conheça todos seus benefícios, contraindicações e como tomar!

 

O que é Resveratrol?

Você já deve ter ouvido falar que vinho e chocolate fazem bem à saúde, mas você sabe por quê isso é dito? Vamos desvendar isso hoje e, enfim, entender como o componente comum entre esses produtos — o Resveratrol — age no nosso corpo.

O Resveratrol é um polifenol encontrado em certos alimentos, principalmente na uva, onde é potencializado no processo de fabricação do vinho. Conhecido quimicamente como trans-3,5,4-trihidroxistilbeno, o Resveratrol é um metabólito secundário das plantas, protegendo-as de fatores de estresse como radiações ultravioletas (UV) mais intensas, infecções e pragas.

Atualmente, as plantas contam com o auxílio da intervenção humana para se proteger, por exemplo com defensivos agrícolas, mas opções orgânicas permitem que a planta desenvolva mais sua autodefesa, ou seja, mais Resveratrol.

Esse polifenol passou a ser pesquisado com maior intensidade a partir de um fenômeno conhecido como “Paradoxo Francês”, um termo criado por um cientista de Bordeaux (França) durante os anos 90, para designar o fato de que os franceses, embora tenham em geral uma dieta rica em gorduras, possuem menor incidência de doenças cardiovasculares e maior expectativa de vida do que alguns países europeus e o Estados Unidos. Esse fenômeno foi associado ao consumo de vinho por esta população.

Hoje, essa associação sofre certas críticas e deve considerar-se que o restante da dieta, antecedentes genéticos e estilo de vida diferentes geram um grande impacto na longevidade e saúde das pessoas. Ainda assim, isso não desmerece o valor positivo que o Resveratrol acarreta ao nosso corpo.

Resveratrol suco de uva antioxidante

 

Onde encontrar naturalmente o Resveratrol?

O Resveratrol pode ser encontrado em diversos alimentos, como:

  • Uvas (principalmente as pretas)
  • Ameixas
  • Mirtilo
  • Framboesa
  • Pele do amendoim
  • Cacau
  • Amora
  • Pistache

 

Ele aparece em maior concentração nas uvas, especialmente na espécie europeia Vitis vinifera L., cujas variedades dão nome a vinhos renomados. Vale lembrar que sucos orgânicos de uva também são excelentes fontes de Resveratrol, portanto não há necessidade de focar somente na opção alcóolica. A ingestão de álcool sem moderação pode levar à dependência e problemas de saúde, justamente o que deseja-se evitar aqui.

O chocolate amargo, por sua vez, é uma escolha interessante também! Mas indica-se conferir a procedência do chocolate e consumi-lo com moderação também.

 

E a gente tem que comer com muita frequência alimentos que contenham Resveratrol?

O consumo destas opções alimentícias, ainda mais em suas versões orgânicas, é muito saudável e age de maneira abrangente no nosso organismo, afinal, uma boa alimentação impacta diretamente em nossa saúde. Entretanto, não é sempre que conseguimos consumir essas opções, seja por questão de preço quanto por sazonalidade dos alimentos; é para isso que serve a suplementação de Resveratrol em cápsulas! Dessa forma, é possível ingerir mais deste polifenol antioxidante.

 

 Resveratrol uva antioxidante

Resveratrol: para que serve

O Resveratrol é um polifenol muito conhecido por sua ação antioxidante. Mas o que realmente é essa ação antioxidante?

A oxidação ocorre quando moléculas do nosso corpo reagem com o oxigênio, causando envelhecimento e inflamações que podem virar doenças mais sérias, até mesmo câncer. Chamamos de antioxidante o composto que retarda essa reação com o oxigênio, ajudando a prevenir essas doenças.

Por isso, os polifenóis antioxidantes são muito importantes para o nosso corpo, protegendo órgãos como:

  • Coração
  • Cérebro
  • Fígado
  • Rins
  • Pâncreas
  • Células do sangue

 

E, de modo geral, o Resveratrol possui ações:

  • Antioxidante
  • Cardioprotetora
  • Anticolesterolêmica (LDL)
  • Inibidora de agregação plaquetária
  • Estimulante do sistema imunológico

E seu suplemento é manipulado e vendido na forma de cápsulas!

 

Quais são as indicações de uso do Resveratrol?

Ele costuma ser utilizado para doenças metabólicas, como:

 

Sua ação antioxidante é responsável por um impacto positivo que afeta vários aspectos do nosso organismo, prevenindo doenças associadas a danos e envelhecimento celular, como doenças degenerativas.

São necessários mais estudos para comprovar os mecanismos exatos do potencial antioxidante e rejuvenescedor do Resveratrol nas células humanas, mas já existem investigações importantes sobre a inibição do desligamento dos "fatores de empalme", que nada mais são do que uma classe de genes que asseguram o funcionamento pleno das células.

Com o envelhecimento natural, as células em envelhecimento — senescentes — têm menos “fatores de empalme” do que as mais jovens, ou seja, têm menor índice de funcionamento pleno em relação às outras, mais novas; e estes estudos avaliam o papel do Resveratrol na reversão ou retardamento deste efeito do envelhecimento.


Dosagem usual recomendada e como tomar Resveratrol

O Resveratrol pode ser consumido em cápsulas e sua dosagem depende das necessidades de cada paciente, variando de 5mg a 30mg ao dia normalmente, podendo chegar a 100mg/dia. Você pode conversar com nossos fitoterapeutas para saber uma sugestão de dosagem mais espécifica para o seu caso!

 Resveratrol hipertens?o

Resveratrol e Covid-19

Há alguns meses, circulou uma notícia associando o consumo de vinho e a menor probabilidade de se contrair o Covid-19. Nisto, o Resveratrol foi associado com esse suposto efeito, mas é necessária muita cautela nesta afirmação: os estudos são iniciais e o componente mais citado, na realidade, é o tanino — que também faz parte dos polifenois.

O estudo não é conclusivo e não deve-se assumir que o consumo de vinho poderá, sozinho, auxiliar contra a infecção por coronavírus. Ainda que o Resveratrol possa auxiliar na nossa imunidade, não pode-se dizer que ele é uma substância de uso adequado para evitar a contaminação.

 

Resveratrol emagrece?

Os estudos que relacionam perda de gordura e peso com o consumo de Resveratrol são inconclusivas, ainda restritas pesquisas iniciais com roedores e pesquisas com humanos em andamento. Sugere-se que o efeito do Resveratrol consiga otimizar o metabolismo e estimular maior resistência em atividades físicas, melhorando o desempenho físico.

Desta forma, o suplemento de Resveratrol poderia ser associado com exercícios físicos e uma dieta saudável para emagrecimento; mas ainda é cedo para afirmar sua eficácia para este propósito. Existem fitoterápicos mais indicados para isso e você pode conferir no nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas!

 

Resveratrol: efeitos colaterais e contraindicações

O Resveratrol em si não apresenta efeitos colaterais graves por fazer parte da alimentação e ser facilmente encontrado em uvas, ameixas, chocolate amargo e outros alimentos. No entanto, há recomendações importantes: o equilíbrio é uma indicação fundamental sempre, então não há necessidade de hiper consumir tais alimentos, principalmente no caso do vinho.

Gestantes, lactantes e crianças devem evitar a suplementação, bem como pessoas hipersensíveis aos componentes. Efeitos colaterais possíveis da suplementação, embora raros, são náuseas, vômitos e diarréias.


Resveratrol: preço e onde comprar

Você pode comprar Resveratrol no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 Resveratrol colesterol cora??o

Bibliografia

https://tommasi.com.br/blog/uva-passa-ajuda-prevenir-cancer-alzheimer-parkinson-e-demencia/

https://www.fitbook.de/health/resveratrol-was-bringt-es-fuers-anti-aging

https://www.revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/621

https://exame.com/casual/vinho-e-chocolate-por-que-a-combinacao-alem-de-saborosa-e-boa-para-a-saude/

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/afinal-o-que-e-o-resveratrol-

https://www.cosmeticsdesign-asia.com/Article/2022/02/15/resveratrol-rising-why-polyphenol-could-be-a-promising-candidate-for-new-skin-care-treatments-study

https://revistaadega.uol.com.br/artigo/o-paradoxo-frances_434.html

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/pesquisa-sugere-que-tanino-presente-no-vinho-pode-inibir-infeccao-por-covid-19/

https://www.shape.com/weight-loss/management/resveratrol-weight-loss-supplement

Comentários


  • Mirian Padilha
    Como tomar trans resveratrol de 600mg . Posso tomar com vitamina de frutas com leite? Tenho problema de anemia tem algum problema? Desde já agradeço
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Mirian

    600mg de transresveratrol é uma dosagem absurda. Além de ser caro, seu corpo não vai usar tudo isso e vai excretar, além de sobrecarregar rins e fígado.

    50mg de trans resveratrol diarimente já é suficiente.

    O ideal é tomar as cápsulas com água ou até mesmo suco, leite não é indicado.

    Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Rosemeire
    Eu tomo o resveratrol de 250mg, esse dosagem é muito ou posso tomar 1 ( uma) vez ao dia
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Rosemeire.

    Provavelmente a sua dosagem de 250mg não é de resveratrol puro, a não ser que tenha sido manipulado a pedido médico.
    A dosagem diária máxima é de 100mg.

    https://www.oficinadeervas.com.br/resveratrol

    Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

  • Rosa Maria
    Boa tarde,

    O resveratrol pode atuar nos fogachos da menopausa?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Rosa

    O Resveratrol é muito bom como antioxidante e para prevenção de doenças cardíacas e neurológicas. No entanto, existem plantas mais específicas para fogachos, como a Amora, Cimicifuga, Red Clover, Yam Mexicano.

    Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento.

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Resveratrol: benefícios e como tomar