2021-08-24

Quercetina: para que serve, dose diária e efeitos colaterais

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A quercetina está mais presente em nossa alimentação do que imaginamos, porém pouco sabemos sobre essa substância natural. O nome da quercetina vem de quercetum, que significa “floresta de carvalho” em latim e trata-se de um flavonóide, um tipo de substância encontrado com abundância na natureza, tanto que encontramos mais de cinco mil compostos no mundo vegetal. Os flavonoides conferem textura, pigmentação e sabor aos vegetais e são responsáveis por inúmeros benefícios ao nosso organismo!

Ela ficou mais conhecida por ser utilizada para amenizar sintomas de Covid-19, tanto durante a doença quanto em casos de sequelas. Veja neste artigo sobre os benefícios da quercetina, para que serve e como tomar.

 

Quercetina: para que serve

De modo geral, os flavonóides possuem ações antioxidantes e anti-inflamatórias, que por sua vez desencadeiam resultados positivos em nossa saúde. Como isso acontece? A quercetina se liga e neutraliza os radicais livres, evitando envelhecimento celular e doenças degenerativas, como o câncer.

A quercetina possui ações:

  • Antioxidante
  • Anti-inflamatória
  • Anti-hipertensiva
  • Antitumoral
  • Anticarcinogênica (inibe o desenvolvimento do câncer)
  • Ergogênica (melhora o desempenho físico)

 

A quercetina também é encontrada em alcaparras, uvas e maracujás; bem como em sementes, nozes, cascas e folhas. Em cebolas roxas, a maior concentração de quercetina fica nos anéis mais externos e na parte mais próxima à raiz. Outras ervas possuem quercetina em sua composição, como Gingko (Ginkgo biloba), Hipérico (Hypericum perforatum) e Sabugueiro (Sambucus canadensis).

Cebola quercetina

Porém o corpo não absorve bem a quercetina. Como vamos consumi-la da melhor forma?

Existem outros componentes que ajudam a absorção da quercetina no corpo e dentro desses componentes estão: vitamina C, pimenta preta e a bromelina.

Você também pode aproveitar os benefícios da quercetina em cápsulas, que é uma opção prática para ingerir tanto em casa quanto no trabalho — ou qualquer outro lugar que você esteja.

 

E quais são as indicações de uso da quercetina?

  • Aliviar sintomas alérgicos
  • Melhor desempenho de exercícios
  • Controle de açúcar no sangue
  • Prevenção de problemas cardiovasculares
  • Prevenção de opacidade ocular (por exemplo, catarata)
  • Resistência capilar
  • Prevenção ao câncer
  • Melhora de dores inflamatórias, como artrite

 

Sobre a resistência capilar, a quercetina se mostra uma possível aliada para pacientes que contraíram Covid-19 e desenvolveram queda dos fios de cabelo. Além disso, a quercetina pode ajudar em outros aspectos do Covid-19, como a falta de fôlego e cansaço, devido a suas ações ergogênica e anti-inflamatória.

Embora não seja possível dizer que a quercetina promove o emagrecimento por si só, atividades físicas combinadas com os efeitos ergogênicos da quercetina servem para melhorar o desempenho físico e esportivo.

 

Quercetina: efeitos colaterais e contraindicações

Não existem ainda contraindicações detalhadas para a quercetina. No entanto, é recomendado que não seja consumido por gestantes e lactantes.

Dosagem usual recomendada

A dosagem segura é de até 500mg, 3x ao dia.

 

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Capsulas de quercetina

Bibliografia

https://pharmes.com.br/quercetina

https://www.drbarakat.com.br/para-que-serve-a-quercetina/

https://go.gale.com/ps/i.do?id=GALE%7CA259077887&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=10895159&p=AONE&sw=w&userGroupName=anon~d9e567

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0278691595000771

https://www.mdpi.com/2072-6643/8/3/167/htm

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/113893/000796053.pdf;jsessionid=FDC9A0B86530DA5912A8C19E51AFDFEB?sequence=1

https://www.akspublication.com/Paper05_Jul-Dec2007.pdf

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