Picão Preto

Conheça nossas fórmulas magistrais para Picão Preto. Veja nossa lista de opções:
Chá orgânico 30g,   Tintura 60mL,   90 cápsulas de 300mg,   Tintura 60mL (Kit com 2 frascos),   90 cápsulas de 300mg (Kit com 2 frascos),   

Você conhece o Picão Preto?

picao pretoBidens pilosa ou Picão Preto é uma espécie vegetal da família Asteraceae. Nativa da América do Sul (Bidens subalternans) e América Tropical (Bidens pilosa). É considerada uma erva daninha em alguns habitats tropicais. No entanto, algumas partes do mundo é usada como alimento.

É chamada por nomes comuns: Picão-preto, Amor-de-burro, Amor-seco, Carrapicho, Carrapicho-agulha, Carrapicho-cuambu, Carrapicho-de-agulha, Carrapicho-de-duas-pontas, Carrapicho-picão, Coambi, Cuambri, Cuambú, Erva-de-picão, Erva-picão, Erva-pilão, Fura-capa, Furacapa, Goambú, Macela-do-campo, Paconca, Picacho, Picacho-negro, Picão, Picão-do-campo, Pico-pico, Piolho-de-padre.

Está presente em quase todos os continentes e é considerada daninha principalmente em culturas anuais como soja, milho, algodão entre outras, sendo bastante comum em regiões de clima tropical e subtropical. Sem embargo é muito comum nas zonas urbanas como em praças, terrenos baldios, beiras de estrada e jardins.

Quais os benefícios do Picão Preto para a saúde? Serve para que?

Em algumas partes do mundo, Bidens pilosa é usada como planta medicinal, salada e matéria prima para bebida destilada, não sendo considerada planta daninha nestes casos.

Foram avaliados em estudo científico os efeitos do banho de picão-preto, tradicionalmente utilizada pela cultura popular para tratar icterícia, doença comum em recém-nascidos, provocada por bilirrubina no sangue e que deixa a pele e a parte branca dos olhos amareladas. Já havia estudos sobre a ingestão do chá da erva e o novo experimento buscou saber se o banho apresenta o mesmo efeito em relação ao consumo por via oral. Ambos apresentam resultados, mas foi detectado como melhor efeito a utilização conjunta do banho e a ingestão do chá.

Alguns grupos indígenas da Amazônia utilizam-na contra angina, diabetes, disenteria, dismenorreia, edema, hepatite, laringite, icterícia e contra vermes distintos (Rutter, 1990). Outros usos indígenas incluem a decocção no tratamento da hepatite alcoólica e contra vermes, dores de cabeça e de dentes (De Feo, 1992; Vasquez, 1990; Duke et ai., 1994). Na medicina tradicional peruana, a espécie é usada como anti-inflamatório, diurético e contra hepatite, conjuntivite, micoses, infecções urinárias. No Leste da África, o suco da planta fresca é usado contra dores de ouvido e conjuntivite, bem como no combate a dores em geral.

Indicações para uso interno do Picão Preto:

Sistema Gastrointestinal: disenteria, gastroenterite, hemorroida, inapetência, indigestão, infecção do estômago, intoxicação alimentar, problemas do estômago, úlceras gastroduodenais, vermes, controle da acidez estomacal.

Sistema Urinário e Genital: blenorragia, dismenorreia, distúrbios da menstruação, edemas, infecção urinária e vaginal, leucorreia,

Sistema Hepático: desobstruente do fígado, distúrbios hepáticos, hepatite, icterícia, hepatite alcoólica,

Sistema Cardíaco, Sanguíneo e Circulatório: tônico do sangue, angina, colesterol, hemorragia pós-parto, hipertensão, leucemia,

Sistema Imunológico, Nervoso e Linfático: ingurgitamento das glândulas mamárias, febre, resfriados, 

Sistema Musculoesquelético e Conjuntivo: dores osteoarticulares,

Sistema Renal: infecção dos rins.

Referências:

http://www.unoeste.br/Noticias/2018/3/banho-de-picao-preto-associado-ao-cha-gera-melhores-efeitos

https://ervanarium.com.br/planta/picao-preto-planta-medicinal/

Eliza Harada

Comentários


  • Rosana
    Bom dia meu cachorro está com amarelo poderia dar o chá pra ele tomar
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Rosana. Em primeiro lugar é preciso saber qual o diagnóstico dele, para então definir se pode dar o picão preto ou qualquer outra planta. Caso queira passar as informações para o nosso fitoterapeuta, entre em contato pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Ester Morato
    Ajuda na cura da Esteatose hepática ?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Ester. O Picão Preto possui ação hepatoprotetora ela pode auxiliar no tratamento, porem deve ser feito o acompanhamento medico também .Para obter melhores resultados o uso deve ser associada a uma alimentação equilibrada e atividade física. Qualquer duvida entre em contato conosco pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.
  • Manoel Fontes
    O meu netinho recém nascido está com icterícia, como posso preparar o banho e com quantos banhos com a erva ele já estará bom sem a icterícia
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Manoel. Você pode ferver 1L de água e colocar o Picão Preto. Desligar, tampar e abafar. Depois, pode diluir na água da banheira e colocar a criança para banhar por alguns minutos. Pode fazer esse banho 1 a 2 vezes ao dia por 1 semana ou mais se necessário. Faça acompanhamento com o médico, pois a cor amarela não deve descer até o peito da criança. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Ana Paula
    Boa tarde! Quais os riscos que essa planta pode causar ao bebe se utilizada contra a ictericia? Tem contra-indicação? O amarelo da pele nao pode chegar no peito porque?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Ana Paula. Como o uso do Picão Preto seria apenas na forma de banho não a contra indicação .Essa disfunção ocorre quando o organismo produz excessivamente a bilirrubina, substância não metabolizada pelo fígado por causa da imaturidade do órgão, e que deixa a pele do bebê amarelada, por esse motivo não pode deixar que chegue ate o peito pois é sinal que o corpo esta produzindo em excesso. Para fazer o banho você pode ferver 1L de água e colocar o Picão Preto. Desligar, tampar e abafar. Depois, pode diluir na água da banheira e colocar a criança para banhar por alguns minutos. Pode fazer esse banho 1 a 2 vezes ao dia por 1 semana ou mais se necessário ele deve ser associado ao banho de sol também . É muito importante que faça acompanhamento com o médico.Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br .Estamos a disposição.
  • Regiane
    Boa tarde, minha cadelinha também está com icterícia. Me indicaram chá de picão. Mandei uma mensagem no seu telegram
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Regiane. O Picão Preto pode auxiliar, para saber a dosagem exata precisamos de algumas informações como raça e peso do animal. Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinaderevas.com.br para que possamos auxiliar. Estamos a disposição.
  • Fabio Luiz
    Olá, na forma de cápsulas tem a mesma eficiência como em chá?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Fabio. Os dois possuem as mesma ação, o que muda seria apenas a apresentação e a forma de uso. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.br . Estamos a disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Picão Preto