Picão Preto

Conheça nossas fórmulas magistrais para Picão Preto. Veja nossa lista de opções:
Chá orgânico 30g,   Tintura 60mL,   90 cápsulas de 300mg,   Tintura 60mL (Kit com 2 frascos),   90 cápsulas de 300mg (Kit com 2 frascos),   

Você conhece o Picão Preto?

picao pretoBidens pilosa ou Picão Preto é uma espécie vegetal da família Asteraceae. Nativa da América do Sul (Bidens subalternans) e América Tropical (Bidens pilosa). É considerada uma erva daninha em alguns habitats tropicais. No entanto, algumas partes do mundo é usada como alimento.

É chamada por nomes comuns: Picão-preto, Amor-de-burro, Amor-seco, Carrapicho, Carrapicho-agulha, Carrapicho-cuambu, Carrapicho-de-agulha, Carrapicho-de-duas-pontas, Carrapicho-picão, Coambi, Cuambri, Cuambú, Erva-de-picão, Erva-picão, Erva-pilão, Fura-capa, Furacapa, Goambú, Macela-do-campo, Paconca, Picacho, Picacho-negro, Picão, Picão-do-campo, Pico-pico, Piolho-de-padre.

Está presente em quase todos os continentes e é considerada daninha principalmente em culturas anuais como soja, milho, algodão entre outras, sendo bastante comum em regiões de clima tropical e subtropical. Sem embargo é muito comum nas zonas urbanas como em praças, terrenos baldios, beiras de estrada e jardins.

Quais os benefícios do Picão Preto para a saúde? Serve para que?

Em algumas partes do mundo, Bidens pilosa é usada como planta medicinal, salada e matéria prima para bebida destilada, não sendo considerada planta daninha nestes casos.

Foram avaliados em estudo científico os efeitos do banho de picão-preto, tradicionalmente utilizada pela cultura popular para tratar icterícia, doença comum em recém-nascidos, provocada por bilirrubina no sangue e que deixa a pele e a parte branca dos olhos amareladas. Já havia estudos sobre a ingestão do chá da erva e o novo experimento buscou saber se o banho apresenta o mesmo efeito em relação ao consumo por via oral. Ambos apresentam resultados, mas foi detectado como melhor efeito a utilização conjunta do banho e a ingestão do chá.

Alguns grupos indígenas da Amazônia utilizam-na contra angina, diabetes, disenteria, dismenorreia, edema, hepatite, laringite, icterícia e contra vermes distintos (Rutter, 1990). Outros usos indígenas incluem a decocção no tratamento da hepatite alcoólica e contra vermes, dores de cabeça e de dentes (De Feo, 1992; Vasquez, 1990; Duke et ai., 1994). Na medicina tradicional peruana, a espécie é usada como anti-inflamatório, diurético e contra hepatite, conjuntivite, micoses, infecções urinárias. No Leste da África, o suco da planta fresca é usado contra dores de ouvido e conjuntivite, bem como no combate a dores em geral.

Indicações para uso interno do Picão Preto:

Sistema Gastrointestinal: disenteria, gastroenterite, hemorroida, inapetência, indigestão, infecção do estômago, intoxicação alimentar, problemas do estômago, úlceras gastroduodenais, vermes, controle da acidez estomacal.

Sistema Urinário e Genital: blenorragia, dismenorreia, distúrbios da menstruação, edemas, infecção urinária e vaginal, leucorreia,

Sistema Hepático: desobstruente do fígado, distúrbios hepáticos, hepatite, icterícia, hepatite alcoólica,

Sistema Cardíaco, Sanguíneo e Circulatório: tônico do sangue, angina, colesterol, hemorragia pós-parto, hipertensão, leucemia,

Sistema Imunológico, Nervoso e Linfático: ingurgitamento das glândulas mamárias, febre, resfriados, 

Sistema Musculoesquelético e Conjuntivo: dores osteoarticulares,

Sistema Renal: infecção dos rins.

Referências:

http://www.unoeste.br/Noticias/2018/3/banho-de-picao-preto-associado-ao-cha-gera-melhores-efeitos

https://ervanarium.com.br/planta/picao-preto-planta-medicinal/

Eliza Harada

Comentários


  • Rosana
    Bom dia meu cachorro está com amarelo poderia dar o chá pra ele tomar
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Rosana. Em primeiro lugar é preciso saber qual o diagnóstico dele, para então definir se pode dar o picão preto ou qualquer outra planta. Caso queira passar as informações para o nosso fitoterapeuta, entre em contato pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Ester Morato
    Ajuda na cura da Esteatose hepática ?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Ester. O Picão Preto possui ação hepatoprotetora ela pode auxiliar no tratamento, porem deve ser feito o acompanhamento medico também .Para obter melhores resultados o uso deve ser associada a uma alimentação equilibrada e atividade física. Qualquer duvida entre em contato conosco pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.
  • Manoel Fontes
    O meu netinho recém nascido está com icterícia, como posso preparar o banho e com quantos banhos com a erva ele já estará bom sem a icterícia
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Manoel. Você pode ferver 1L de água e colocar o Picão Preto. Desligar, tampar e abafar. Depois, pode diluir na água da banheira e colocar a criança para banhar por alguns minutos. Pode fazer esse banho 1 a 2 vezes ao dia por 1 semana ou mais se necessário. Faça acompanhamento com o médico, pois a cor amarela não deve descer até o peito da criança. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Ana Paula
    Boa tarde! Quais os riscos que essa planta pode causar ao bebe se utilizada contra a ictericia? Tem contra-indicação? O amarelo da pele nao pode chegar no peito porque?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Ana Paula. Como o uso do Picão Preto seria apenas na forma de banho não a contra indicação .Essa disfunção ocorre quando o organismo produz excessivamente a bilirrubina, substância não metabolizada pelo fígado por causa da imaturidade do órgão, e que deixa a pele do bebê amarelada, por esse motivo não pode deixar que chegue ate o peito pois é sinal que o corpo esta produzindo em excesso. Para fazer o banho você pode ferver 1L de água e colocar o Picão Preto. Desligar, tampar e abafar. Depois, pode diluir na água da banheira e colocar a criança para banhar por alguns minutos. Pode fazer esse banho 1 a 2 vezes ao dia por 1 semana ou mais se necessário ele deve ser associado ao banho de sol também . É muito importante que faça acompanhamento com o médico.Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br .Estamos a disposição.
  • Regiane
    Boa tarde, minha cadelinha também está com icterícia. Me indicaram chá de picão. Mandei uma mensagem no seu telegram
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Regiane. O Picão Preto pode auxiliar, para saber a dosagem exata precisamos de algumas informações como raça e peso do animal. Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinaderevas.com.br para que possamos auxiliar. Estamos a disposição.
  • Fabio Luiz
    Olá, na forma de cápsulas tem a mesma eficiência como em chá?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Fabio. Os dois possuem as mesma ação, o que muda seria apenas a apresentação e a forma de uso. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.br . Estamos a disposição.
  • Adenis José monfardini
    Olá gente a uma semana atrás estava com desconforto gazes barriga inchada parei de beber tem uma semana mas a noite a barriga continua inchada fiz exame gama GT e deu 101 resultado acima do normal eu tenho agora 4pes de picão preto será que posso fazer um chá agora a noite porém só vou conseguir médico semana que vem devo tar com gordura eu pesava 58kl agora estou com 64 estou melhor um pouco porque tem uma semana que não estou ingerindo bebidas alcoólicas será que posso beber o chá a noite me informe eu agradeço ok obrigado
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Adenis. Pode tomar o chá de picão preto durante o dia e mesmo de noite. Faça o uso por pelo menos 1 mês. Se depois você tiver confirmação de gordura no fígado, pode usar o picão preto e a Silimarina para fazer o tratamento. Entre em contato com nosso fitoterapeuta para qualquer dúvida.
  • danilo ribeiro
    ola boa tarde . tenho um bebe recém nascido e ele nasceu com pele amarelada e olhos conhecido como ictérica como devo usar o picão preto no recém nascido pode me ajuda e por quanto tempo de usar nele ?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Danilo. Para esse tratamento, geralmente se prepara o chá bem forte e depois dilui na água da banheira para deixar a criança um tempo nessa água. O tratamento pode durar 10 dias ou mais, desde que o amarelo esteja regredindo. É importante também o banho de sol. Se o amarelo da pele chegar até o peito do bebê, deve ser cuidado pelo médico. Estamos à disposição.
  • Vanessa lima
    Olá boa noite percebi meus olhos já faz um tempo meio amarelo dos e aparentemente manchados não sei o que é tenho problemas de circulação posso Omar o chá obrigado
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Vanessa. Quando a parte branca dos olhos ficam amarelados, pode ser sinal de problema do fígado. Você até pode tomar o Picão Preto, mas é bom procurar um médico para fazer os exames e avaliar a causa desse sintoma. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Daniele
    Olá. Posso dar um pouquíssimo de chá de picão pra minha bebê que está com icterícia?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Daniele. O correto é dar o banho com o chá de picão preto, deixando um tempinho em imersão. Há quem deixe a criança engolir ao lavar o rosto dela, mas o resultado com o banho é excelente. O cuidado é dar banho de sol também, e prestar atenção para que o tom amarelo não chegue até o peito. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Hortelina
    Boa tarde! meu esposo está com cirrose alcoolismo ainda não está fazendo o tratamento completo por conta da pandemia e dificuldades pra conseguir a consulta. pode tomar o chá de picao?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Hortelina. Ele pode tomar o chá de picão preto sim, mas no caso de cirrose, pode tomar também a Silimarina. Se quiser orientação dos nossos fitoterapeutas, entre em contato conosco e relate com mais detalhes o caso. Estamos à disposição.
  • Hortelina
    Boa tarde. como consigo o chá de picao preto ? a silimariba e fácil em farmácia de manipulação.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Hortelina. Você pode comprar direto pelo nosso site ou pedindo pelo nosso email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16) 99159-9056. Estamos à disposição.
  • Denise
    Boa tarde! Estou tomando chá de picão preto orgânico junto com o chá de dente de leão há um mês e meio, tomo três vezes ao dia, devo dar uma pausa ou posso continuar tomando o chá? Vou começar a tomar o chá de crajiru também, posso misturar junto ao picão preto e ao dente de leão ou seria melhor tomá-lo separado em outros horários ou dar uma pausa no picão preto e dente de leão e tomar somente o crajiru? Até por quanto tempo posso tomar o chá de crajiru sem dar uma pausa? Muito obrigada!
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Denise. O chá de picão preto e o de dente de leão você pode fazer uso contínuo. Também pode fazer uma alternância, tomando 1 mês de um e 1 mês do outro, já que os dois são para o f~igado. Quanto ao crajiru, para qual finalidade você quer usar? É para anemia? Preciso saber isso para te orientar. Entre em contato conosco e fale com nossos fitoterapeutas. Informe todos os sintomas e suas necessidades. Estamos à disposição.
  • Linda rosa
    Ola meu nome linda estou cuidado do meu pai aki casa ele veio trata um cancer no canto do olho fes radioterapia terminou so que ele tem diabeste presao alra e hepatite c começou emodialise aki fevereiro e ta ficando fraco nao caminha fraco das pernas agora começou alucinacao tamb colocou fistula deu trobose de uma infcao tou tratando antibioticos ....ok pisso fazer melhora este quadro
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Linda. O controle do diabetes, da pressão e da trombose tem que ser feito com o médico mesmo. Com relação à hepatite C, se ele tem sintomas de má digestão ou não consegue comer bem, pode dar o picão preto, 1 xícara de chá após as refeições. Estamos à disposição.
  • Maria do Carmo Braz
    Tenho um serio problema de refluxo, que ha 3 anos fiz cirurgia de Hérnia de Hiato, por vídeo, mesmo com essa cirurgia não tive grande de melhora, no mesmo ano fiz uma outra cirurgia de desvio de septo, com essa cirurgia foi retirado uma parte da cartilagem interna do nariz,. com o problema do refluxo gastroesofágico, meu nariz arde o tempo todo com ou sem alimentação no estômago. Já mudei minha alimentação, durmo com a cama mais alta na cabeceira, mas nada contribuiu, descobri tudo isso quando precisei usar o CIPAP devido a apneia noturna, mesmo com as duas cirurgias ate hoje não consigo usar o aparelho com o ressecamento que fica meu nariz com o refluxo, as vezes até meu olhos lacrimejam. qdo meu estomago entra na digestão vem a crise de arrotamento. todo o tipo de prazois ja tomei, mas ate agora só complicou, mas não curou. Hoje estou tomando chá de espinheira santa, mas por aqui o cha não e muito confiável. Plantas que possuo no meu quintal: Bardana, picão preto, mirra, bodo, quebra pedra, arnica brasileira, cana do brejo, aroeira, cúrcuma(açafrão da terra), Araruta, quebra-pedra, capim cidreira, erva cidreira, abacate, hortelã, até cipo mil homens plantei entre outras. quero saber se dessas plantas como fazer o chá que combina que venha aliviar e ter uma digestão tranquila sem esses gazes que sobe para o esófago. Tenho também muitos gazes intestinais e esse ataque e mais a noite, que para dormir preciso tomar hemitartarato de zolpidem 5mg SL da Patz. Acredito nos chás pra cura. Tenho hoje 62 anos, perdendo muita massa muscular e ficando muito com a pele flácida. Um abraço a todos e bom trabalho
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria. Das plantas que você tem, pode tomar o chá de hortelã para controlar a formação de gases. Se quiser, pode misturar com o capim limão para ajudar a dormir melhor. Quanto ao problema de refluxo, pode tomar o chá de espinheira santa e também o alcaçuz, que é uma planta que diminui a produção de ácidos. Se você pudesse usar a Espinheira Santa na forma de extrato fluido ,ela é a forma mais concentrada para o seu caso. Para proteger a mucosa nasal, temos um óleo para aplicar de noite, ou até 2 vezes ao dia. https://www.oficinadeervas.com.br/fito-oleo-nasal. Os demais cuidados com o refluxo são: comer em menor quantidade, não tomar líquidos durante a refeição, não deitar após comer, evitar esforço físico. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Herminia Inacio da Silva
    Estou com esteatose hepatica mais de 150 % segundo exames medicos e li que uma pessoa ficou com o figado limpo apos 5 meses tomando capsulas 3 x ao dia
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Hermínia. É isso mesmo. O Picão Preto ajuda a eliminar a gordura do fígado. Geralmente recomendamos usar a cápsula de Picão Preto e a Silimarina de 140mg também 3 vezes ao dia. Faça os exames periodicamente para confirmar a melhora. Faça também restrição no consumo de alimentos gordurosos e procure fazer exercícios físicos. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Patrícia
    Olá , boa tarde , estou acabando que minha filha de 2 anos está com infecção de urina , posso fazer o chá e dar pra ela tomar ?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Patrícia. Para infecção de urina você pode dar o suco de cranberry que é uma planta que protege as paredes da bexiga. Por ser uma fruta, não tem muito risco. Pela idade, é melhor consultar um médico e fazer exames. De qualquer forma, entre em contato conosco para passar mais informações sobre o caso. Estamos à disposição.
  • Rita de Cácia Cabral de paula
    Minha sobrinha tem 35 anos e já sofre muito com fibromialgia dores no corpo inteiro tem alguma erva que pode ajudar ela
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Rita. Tem sim. A questão é que temos que saber o que ela já toma para tratar a fibromialgia, para podermos orientar sem nenhum risco. Entre em contato conosco.
  • Andrea
    Olá me chamo Andrea Tive hepatite e tratei com chá de lição, tive uma recuperação muito rápida. Gostaria de saber se posso usar as mudinhas de picao que nascem na minha horta na salada ?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Andrea. A forma mais comum de usar é colher a parte aérea do picão e deixar secar. Depois de bem seco, guarde em um recipiente bem fechado e use para fazer chá. Eu não sei se o sabor é agradável na forma de salada, mas vale tentar. Mal não vai fazer, mas controle a quantidade ingerida.
  • Anne Barros
    Olá! Soube da cura de pessoas com Esteatose Hepática, com o uso do Picão Preto associado a Silimarina. E, como eu tenho esteatose grau 3, gostaria de saber como tomar. E se tem alguma conte indicação pra hipertensos.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Anne. Geralmente o uso é de picão preto 300mg + silimarina 140mg antes do café, almoço e jantar. Além dos fitoterápicos, sempre orientamos a pessoa para fazer exercícios físicos, controle alimentar e perda de peso em caso de obesidade. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas para informar com detalhes o seu caso e que tratamentos você faz. Assim poderemos orientar melhor. Estamos à disposição.
  • Karina lima
    Olá estou grávida e com icterícia e em avaliação de hipótese de Colestase posso tomar chá de picao estou com 23semanas e tenho lúpus
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Karina. Durante a gestação não é recomendado que faça o uso salvo se o seu médico permitir.
  • Robiena
    Bom dia,meu bebê está com icterícia, o médico disse que não pode chegar até as pernas,mas já está na altura da cintura,pq não consigo dar tanto o banho de sol nele somente com fralda,pois dentro de casa no horário adequado não bate sol,somente do lado de fora e com o vento gelado aqui,tenho que dar banho de sol com meu bebê todo agasalhado. Pode por gentileza me informar qual é a dosagem do chá que devo dar para meu bebê?... Pois quero dar o chá junto com o banho de picão... Desde já muito obrigada!
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Robiena. Pelo que sei, o amarelo da pele do bebê não deve chegar até o peito, por questão de segurança. O que se recomenda é o preparo do chá de picão preto bem forte para ser diluído na banheira. Deixe o seu bebê por um bom tempo em imersão e não precisa enxaguar depois disso. Se precisar, repita o processo banhando ele 2 vezes ao dia. Não é indicado dar para ele tomar, pois no próprio banho já tem o efeito desejado e ao lavar o rosto, acaba entrando em contato com a mucosa da boca. De qualquer forma, converse de novo com o pediatra, pois talvez seja necessário o banho de luz. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
  • HENRY SANTANA MATOS
    Boa tarde. Acabei de fazer compras de picao preto e silimarina com vocês. Estou com gordura no fígado grau 1. Como devo tomar os dois?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Henry. Você pode tomar 1 cápsula de cada antes do café, almoço e jantar. Associe ao tratamento um controle alimentar evitando gorduras e faça exercícios físicos. qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Rose
    Oi Bom dia tenho hepatite b cronica inativa posso fazer o uso do chá de picão tanto no banho como ingerir
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Rose. Pode usar o picão preto na forma de infusão para tomar 1 xícara após cada refeição. O uso em banhos é geralmente para bebês com problema de icterícia, em imersão na banheira. Caso você tenha algum sintoma, entre em contato com nossos fitoterapeutas, pois existem outras plantas que também podem te ajudar. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
  • Eliane de Oliveira Rodrigues
    Olá, tenho hepatite b, qual a eficácia do picao para essa doença, tbm gostaria de comprar as cápsulas.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Eliane. O Picão Preto é um hepatoprotetor e é indicado para hepatites, geralmente com icterícia. Ela pode ser usada na forma de chá ou de cápsulas. Nesse caso, pode tomar 1 cáps de 300mg após café, almoço e jantar. Dependendo do seu estado, pode ser associado ao uso do Cardo Mariano. Se você quiser passar com detalhes o seu caso, fale com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Viviane Marceli Rodrigues Carneiro
    olá tenho um bebe de 1 mes e 20 dias e foi constatado icterícia tipo 2 fui para um pronto socorro e chegando lá não precisou tomar o banho de luz, a medica falou que banho de sol 5 minutos e o suficiente mas mesmo assim estou dando uma vez por dia banho de picão preto no meu bebe, o amarelão só estar no rosto e um pouco nos olhos será que seria bom dar o chá pois ta demorando pra sair o amarelão do olho e do rosto ( estar só em algumas partes do rosto).
    ⇒ Oficina de Ervas: Viviane, não recomendamos que de o chá para o seu bebê, é normal demorar para sair o amarelo . Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Adriana Araujo
    Tenho colangite esclerosante primária,com obstrução do canal da bile que me fez usar dreno. Interno sempre por causa da bilirrubina alta e icterícia severa,será que o chá de picao pode me ajudar?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá, Adriana. No seu caso pode usar o picão preto em chá ou em cápsula. Qualquer dúvida entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Picão Preto