Gordura no fígado tem jeito?

A gordura no fígado acontece, na maioria das vezes, devido à obesidade, mas há outras causas que levam a essa condição que atinge tanta gente. Leia aqui as causas, sintomas e como tratar a teimosa gordura no fígado.

O que é gordura no fígado? É grave?

Gordura no figadoTecnicamente chamada de esteatose hepática, a gordura no fígado é uma inflamação causada literalmente pelo acúmulo de gordura dentro do órgão. Pode surgir a partir da obesidade, hepatite, diabetes, síndrome metabólica e excesso de álcool ou anabolizantes.

Cerca de 50% dos pacientes obesos possuem gordura no fígado. Sua incidência é geralmente em pessoas de 40 a 50 anos e, se não tratada, pode evoluir para fibrose, cirrose ou até tumores malignos.

 

Como eu sei que tenho gordura no fígado? Quais os sintomas?

A maioria dos casos não apresentam sintomas, mas quando apresentam, pode haver mal-estar, fadiga e desconforto abdominal. O diagnóstico é dado por exames de ultrassom, tomografia ou ressonância.

Mas quais as causas e como é o tratamento da esteatose?

Tratamento para Gordura no figadoParar de ingerir álcool é essencial e prioritário. Os tratamentos com medicamentos são feitos apenas quando a gordura no fígado é resultado de outra doença ou condição, como obesidade, diabéticos, etc. Nesses casos, os remédios são indicados para tratar essas doenças no geral, e não somente a gordura no fígado. Quando a esteatose hepática já evoluiu para uma cirrose, pode ser necessário fazer transplante de fígado.

Há, também, plantas que podem ajudar a diminuir a gordura do fígado, caso o paciente não tenha essas outras doenças causadoras ou caso o tratamento deles não esteja fazendo tanto efeito direto no fígado. A planta mais indicada para o caso é o Cardo Mariano (Silimarina), mas há outras que também funcionam, como a Carqueja, Alcachofra, Dente de Leão, Boldo do Chile, Picão Preto e Chlorella.

E há prevenção ou dieta para gordura no fígado?

A prevenção é a mudança no estilo de vida e, com isso, na alimentação. Evitar a ingestão de álcool, manter uma alimentação saudável, controlar o peso do corpo e fazer exercícios com frequência são as ações mais importantes.

Evite ingerir excessivamente gorduras, carnes vermelhas, laticínios, pães gordurosos, bolos, frituras e alimentos industrializados e em conserva.

Para quem está obeso, cuidado com as dietas radicais e fórmulas milagrosas, pois a perda de peso muito rápida pode piorar a esteatose hepática no começo do emagrecimento. O ideal é fazer tudo com equilíbrio, sem extremismos.

Também é muito importante manter os exames de rotina em dia, principalmente depois dos 40 anos, para poder detectar qualquer alteração logo no início.

Está com dúvidas? Fale com o nosso fitoterapeuta clicando aqui.

Comentários


  • Marta
    Tenho gordura no fígado, faço exercício físico e cuido minha alimentação, Tem dias que não suporto o inchaço abdominal. E nem intestino funciona normal junta os dois problemas fico mal.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Marta. O problema da gordura no fígado é que causa esse inchaço abdominal. É importante fazer o tratamento para diminuir essa gordura. Tem a Silimarina e o Picão Preto que você pode usar para tratar, mas entre em contato com nosso fitoterapeuta para que possamos te orientar. Nossos contatos: farmacia@oficinadeervas.com.br ou whats (16)98234-0111. Estamos à disposição.
  • Cristina Vicente de Sá
    Olá. Estou c gordura no fígado, já tomei alcachofra em cápsula , fiz uso de um composto fitoterápicos, e continuo c a gordura. Estou preocupada? O q fazer?. Eu não bebo.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Cristina. A esteatose pode ser controlada e até curada, mas depende de vários fatores como mudanças de hábitos na alimentação e exercícios físicos. As plantas mais indicadas são o Cardo Mariano e o Picão Preto. Para obter informação seguras para o seu caso, entre em contato conosco e relate com mais detalhes o que você usa para tratar. Deixo aqui o nosso contato: Tel (16)2133-4455, email farmacia@oficinadeervas.com.br ou whats (16)99159-9056. Estamos à disposição.
  • Edson Marques
    Existem contraindicações para o uso das plantas citadas acima
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Edson. Sempre é bom termos informações sobre o paciente, principalmente se ele estiver fazendo uso de algum medicamento ou tem algum outro problema de saúde. Para isso, temos nossos fitoterapeutas para te orientar. Entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Edith saraiva
    Ola tudo bem? olha acabei de descobrir que tenho gordura no figado,TGO 108 e TGP 72 e minha filha tambem, o dela esta mais alto que o meu ,sou hipetensa pde me ajudar ? o que devo fazer para que acabe esta gordura? por favor
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Edith. Tem plantas que ajudam a controlar a gordura no fígado, como o Cardo Mariana e o picão preto. Para poder te orientar, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br e fale com nosso fitoterapeuta. Você precisa informar sua idade, sua dieta, se faz exercícios físicos, se toma algum medicamento, que sintomas você apresenta. Ficamos no aguardo do seu contato para poder te auxiliar.
  • Hebert
    Olá tudo bem eu tenho gordura no figado grau 3 queria saber se tem algum remedio para combater eu estou fazendo a dieta mais não esta resolvendo
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Hebert. Para controlar a esteatose, pode tomar a Silimarina 140mg e 1 cáps de Picão preto 300mg antes do café, almoço e jantar. Deixo os links para você ler: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano https://www.oficinadeervas.com.br/picao-preto. Fico à disposição.
  • Raquel Carvalho
    Oi! Boa noite! Foi muito útil as informações que tiver de vocês Meu marido está com gordura no fígado. Obrigada por compartilhar comigo os conhecimentos de vocês. Um grande abraço. Raquel.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Raquel .Que bom que você gostou de nosso informativo. Seu depoimento é muito importante para nós, para que possamos saber se o nosso trabalho está sendo efetivo. Nossa missão é levar informação para que as pessoas possam aprender a se cuidar.Estamos a disposição.
  • Ivete Roque
    Olá boa tarde. Gostaria de informações, de gordura no fígado. Pois tenho é também tomo remédio para tiróide. Obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Ivete. Para controlar essa gordura, é importante fazer exercícios físicos e controlar a alimentação. Pode tomar a silimarina e o picão preto. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para passar mais informações sobre seus sintomas, nome dos medicamentos que você usa, sua rotina, idade, etc. Estamos à disposição.
  • Meire
    Bom dia gostaria de saber se tem cura estou com gordura no fígado gra2
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Meire. Existem algumas plantas que auxiliam no tratamento, como o Picão Preto e a Silimarina. Mas o uso deve ser associado a uma alimentação equilibrada e atividade física caso tenha condição de praticar, para obter melhores resultados . Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • João
    Minha esposa tem gordura no fígado e e sente muito dor na barriga porque da muitos gases o que fazer?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá João. Se ela não está fazendo nenhum tratamento para isso, ela pode começar a tomar a Silimarina 140mg junto com o Picão Preto 300mg no café, almoço e jantar. Caso queira conversar com nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo email. Nos informe que tratamentos ela faz, se usa algum tipo de medicamento e a idade dela. Passaremos todas as orientações. Estamos à disposição.
  • Ednei barreira
    Olá eu estou com a boca amargando e tudo que como com gosto parece sabão as vezes com gosto de perfume na boca i e sintomas de gordura no fígado oque posso tomar
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Ednei. Existem fitoterápicos como a Silimarina e Picão Preto para esse tipo de problema. Para mais orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Gordura no fígado tem jeito?