2022-01-21

Caapeba ou Pariparoba: para que serve

Conheça nossas fórmulas magistrais para Pariparoba (Caapeba).
Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL,     90 cápsulas de 300mg,     Tintura 100mL (Kit com 2 frascos),     Tintura 100mL,     Extrato Fluido 60mL,     Extrato Fluido 100mL,     90 cápsulas de 300mg (Kit com 2 frascos),     

A Caapeba (ou Pariparoba) é uma planta conhecida no Brasil há séculos, muito utilizada na medicina tradicional para diversas finalidades, como doenças hepáticas e resfriados. Ainda hoje podemos utilizar a Caapeba para melhorar a nossa saúde! Conheça o que é, seus benefícios e como tomar.

 

O que é a Caapeba ou Pariparoba

A Caapeba é uma planta relativamente comum na América do Sul, encontrada nos limites de matas desde a Amazônia até a Mata Atlântica, nos estados de São Paulo e Paraná. É uma espécie arbustiva e que prefere ambientes úmidos e pouco iluminados, sendo portanto um esciófita.

Essa planta pode ser conhecida pelo nomes populares: pariparoba, capeba, caena, malvarisco, guaxima, entre outros. Os nomes pariparoba e caapeba são derivadas do Tupi (Pari=ferida, Pa=acabar, Rob=amargo e Caa=vegetal e Peba=Plano). Também tem mais de um nome científico! O nome mais atual é Piper umbellatum, mas pode ser chamada por suas sinonímias científicas: Pothomorphe umbellata e Heckeria umbellata.

Além das folhagens bonitas que podem ser usadas para simples fins ornamentais, a Caapeba apresenta propriedades medicinais reconhecidas há anos. Sua primeira menção por escrito no Brasil aconteceu em meados do século XVIII, por um padre português que buscava recriar um medicamento europeu, o Theriac, composto por mais de 100 plantas e que tinha como objetivo curar muitas doenças. A versão brasileira descrita no manuscrito é conhecida por Triaga Brasilica, criada por jesuítas. No entanto, vamos lembrar que o conhecimento de suas propriedades pode ser anterior ao período colonial, inserido na cultura indígena.

E hoje? O mundo contemporâneo ainda pode aproveitar a Caapeba? Claro que sim! Essa planta auxilia nossa saúde em vários aspectos, como em casos de doenças hepáticas e também serve para o estômago. Atualmente, existem pesquisas que avaliam impactos positivos da Caapeba na regressão de tumores. Vamos explicar tudo com mais detalhes a seguir.

Caapeba pariparoba para que serve

Caapeba (Pariparoba): para que serve

Popularmente, a Caapeba é famosa por oferecer benefícios para fígado e baço, além de ajudar em casos de resfriados e febres. As partes utilizadas são as folhas e talos da planta, e seus componentes em geral são:

  • Flavonóides
  • Lactonas diterpênicas
  • Saponinas
  • Fitosteróis
  • Polifenóis taninos

 

Uma das substâncias de grande importância da Caapeba é o 4-nerolidilcatecol (ou 4-NC), que é o segundo produto metabólico mais produzido pela pela planta e, segundo estudos recentes indicam, responsável por suas ações antioxidantes e antitumorais.

De modo geral, a Caapeba possui ações:

  • Digestiva
  • Diurética (leve)
  • Gastroprotetora
  • Antiulcerogênica
  • Anti-inflamatória
  • Antioxidante
  • Antipirética
  • Fotoprotetora
  • Antimicrobiana
  • Colagoga
  • Colerética

 

E se você tem dúvida de como preparar, como usar ou como consumir, você não precisa mais se preocupar! A Caapeba é vendida na forma de cápsulas, tintura e extrato fluido pela Oficina de Ervas, o que garante mais praticidade na sua rotina.

 

E quais são as indicações de uso da Caapeba (Pariparoba)?

As principais funções da Caapeba (Pariproba) são para:

  • Patologias hepáticas (as ações colagogas e coleréticas estimulam, respectivamente, a contração da vesícula biliar e o fluxo de bile; e estimulam o fígado para produção em si da bile - que por sua vez, promove a solubilidade de colesterol no organismo)
  • Úlceras, gastrites e irritações estomacais
  • Infecções urinárias
  • Resfriados e gripes

Dosagem usual 

  • Cápsulas do pó — 1 a 2 cápsulas de 300mg 3 vezes ao dia
  • Tintura — 30 a 50 gotas 3 vezes ao dia
  • Extrato fluido — 10 a 30 gotas 3 vezes ao dia

Vale lembrar que a dosagem pode variar de acordo com as condições dos pacientes e suas necessidades específicas. Confira com nossos fitoterapeutas o que é mais indicado para você!

Caapeba pariparoba para figado e estomago

Caapeba (Pariparoba) para câncer?

Existem cada vez mais pesquisas nacionais sobre a ação da Caapeba sobre câncer e as evidências sugerem fortemente que esta erva tem um valioso efeito para regressão de tumores. Até o momento, foram realizados experimentos in vitro e in vivo, ou seja, experimentos fora de organismos vivos (sem animais) e também em animais, como ratos.

O extrato da Caapeba (Pariparoba) inibe a proliferação de células cancerígenas e combate a metástase. Para dar um exemplo mais palpável, uma pesquisa da UNICAMP indica que ratos com câncer tratados com o extrato da Caapeba tiveram a vida prolongada. Os mecanismos de ação ainda são estudados pela medicina, mas sugere-se que o 4-nerolidilcatecol (4-NC) é um componente importante para seu efeito antitumoral.

 

Caapeba (Pariparoba) emagrece ou engorda?

As calorias do fitoterápico de Caapeba não são significativas para causar alterações de peso e, embora tenha ações digestivas, levemente diuréticas e benéficas para o fígado, não é uma planta indicada especificamente para emagrecimento. Se você tem interesse em adquirir um estilo de vida mais saudável e tem o objetivo de emagrecer, existem plantas mais adequadas! Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas!

 

Caapeba (Pariparoba): efeitos colaterais e contraindicações

O grau de toxicidade de Caapeba ainda não está totalmente esclarecido e não encontram-se relatos frequentes de efeitos colaterais negativos ou sequer morte pelo consumo desta erva. No entanto, vamos ressaltar aqui precauções básicas: não recomenda-se a ingestão de Caapeba por gestantes, lactantes, crianças e pessoas que apresentem qualquer sinal de alergia. Efeitos colaterais estão relacionados à náuseas, diarréia, tremores e febre. Se você já faz uso contínuo de algum medicamento, procure orientação médica antes de começar a utilizar a Caapeba.

Uma orientação importante é não deixar de fazer acompanhamentos médicos e exames em casos de tumores. Ainda que a Caapeba possa te auxiliar, ela deve ser considerada uma aliada adjuvante em tratamentos e prevenção ao câncer.

 

Caapeba (Pariparoba): preço e onde comprar

Você pode comprar a Caapeba no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Caapeba beneficios

Bibliografia

https://www.scielo.br/j/bjmbr/a/trkdmwKXXJzDSRPKMX6D5jc/?format=pdf&lang=en

https://www.oficinadeervas.com.br/arquivos/Pothomorphe%20umbellata%20Caapeba.pdf

https://www.scielo.br/j/bjmbr/a/trkdmwKXXJzDSRPKMX6D5jc/?format=pdf&lang=en

http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30030/1/ModulacaoCitocinasTratamento.pdf

https://bjns.com.br/index.php/BJNS/article/view/41/23

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/8rXtLwNF3wVBPjjhcVPWwkt/abstract/?lang=pt

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/8rXtLwNF3wVBPjjhcVPWwkt/?format=pdf&lang=pt

https://www.scielo.br/j/hoehnea/a/sh7hFd5RjTkGW9s3fBjY7Tk/?format=pdf&lang=pt

Comentários


  • Valter Eliogabalos Rosa de Azambuja
    Tenho a planta em cultivo doméstico. Estou compartilhando as infirmações com uma grupo de fitoterapia e fitoenergetica. Gostaria de saber se tem indicações para animais domésticos, pos, sou médico veterinário.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Valter.

    Não conhecemos estudos desta planta para uso em animais domésticos, mas se trata de uma planta de baixa toxicidade. Segue uma lista de plantas usadas em animais (cães e gatos):

    https://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/11/infarma06.pdf

    Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Caapeba ou Pariparoba: para que serve