2023-02-06

Benefícios do Óleo de Prímula: para que serve e como tomar

Conheça nossas fórmulas magistrais para Óleo de Prímula.
Veja nossa lista de opções:
60 Cápsulas de 500mg ,     

Será que não existe melhora para TPM ou sintomas da menopausa? Existe sim! Chegou a hora de você conhecer o Óleo de Prímula. Esse óleo vem das sementes de uma flor amarela, sendo uma alternativa natural para amenizar esses sintomas negativos que chegam a cada mês! Neste artigo, veremos para que serve o Óleo de Prímula e todos seus benefícios.

 

O que é Óleo de Prímula?

O Óleo de Prímula é extraído das sementes de uma planta chamada Prímula, também conhecida por outros nomes populares como onográcea, estrela-da-tarde e "evening primrose" em inglês. Esse último nome se justifica pelo fato das flores se abrirem ao entardecer. Já seu nome científico é Oenothera biennis, da família botânica Onagraceae.

Trata-se de uma flor muito versátil! É nativa da América do Norte, sendo de grande importância para povos indígenas — como os Anishinaabe — que usam essa planta medicinalmente para reduzir fadiga. Há relatos de usos tradicionais como cataplasmas para feridas e furúnculos.

A Prímula também apresenta relevância como alimento, pois suas folhas podem ser consumidas em saladas ou sopas, já suas raízes são cozidas. A característica mais notada da flor é sua abertura ao entardecer, muitas vezes ao finalzinho do dia.

Foi introduzida como planta ornamental na Europa durante o século XVII, pois suas belas flores amarelas atraem polinizadores e as sementes servem de alimento para as aves. Em 1970, começaram os estudos científicos mais robustos em países europeus como a Alemanha, Inglaterra e Holanda. Hoje, contamos com o Óleo de Prímula, que traz benefícios muito interessantes para a nossa saúde de uma forma bem prática para inserir na nossa rotina: em cápsulas!

oleo de primula como tomar em capsulas

Agora que já exploramos informações sobre essa planta, vamos entender mais detalhes para que serve o Óleo de Prímula.

 

Óleo de Prímula: para que serve

O Óleo de Prímula é muito popular para ajudar os sintomas de Tensão Pré-Menstrual, menopausa e também na redução de dores reumáticas. Mas ainda existem outros dados interessantes sobre o Óleo de Prímula que vamos conferir abaixo!

As partes utilizadas são suas sementes, das quais é extraído o óleo na prensagem a frio. Seus principais componentes são:

  • Ácido gamalinolênico (GLA)
  • Ácido linolênico
  • Ácido palmítico
  • Ácido esteárico
  • Ácido oléico
  • Fitosterol
  • Onoterina
  • Taninos
  • Compostos flavônicos
  • Mucilagens
  • Beta-sitosterol
  • Citostadieno

 

De modo geral, é comum ouvir que o Óleo de Prímula é um regulador hormonal. E embora essa afirmação não esteja errada, existem detalhes para explicar as ações desse óleo no organismo.

Vimos acima que o óleo extraído das sementes de Prímula possui dois ácidos graxos essenciais: o ácido linoleico e o ácido gama-linoleico. Ambos pertencem à classe ômega-6 e, entre seus inúmeros benefícios, contribuem para o funcionamento pleno de vários tipos de tecidos no corpo, já que são precursores de compostos com ações anti-inflamatórias.

E para explorar mais a fundo, precisamos citar as prostaglandinas E1 como moduladores hormonais de estrógeno, progesterona e prolactina — justamente os hormônios dos ciclos menstruais cuja oscilação é associada à Tensão Pré-Menstrual.

Por exemplo, existe uma estimativa de que 40% de pacientes com sintomas de TPM apresentem níveis altos de prolactina, sendo que o aumento deste hormônio pode causar a mastalgia, retenção de líquidos e diminuição de dopamina. Ao regular a prolactina, é esperado que tais sintomas sejam amenizados. Se você deseja entender mais sobre a TPM e encontrar mais estratégias para lidar com seus ciclos hormonais, recomendamos que leia nosso informativo “TPM (Tensão Pré-Menstrual): o que é e como aliviar com alternativas naturais” clicando aqui.

oleo de primula para que serve tpm

E quais são as indicações de uso do Óleo de Prímula?

O Óleo de Prímula é utilizado para várias situações, como:

 

Dosagem usual recomendada e como tomar

Conforme vimos anteriormente, o principal uso do Óleo de Prímula é para alívio de sintomas da Tensão Pré-Menstrual e da menopausa, mas ela também pode ser recomendada para auxiliar o controle de colesterol sanguíneo e artrite.

Portanto, a dosagem pode ser diferente dependendo de cada quadro de saúde e pode variar de 1g a 3g diários. Se você tem dúvida de como usar, converse logo com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar cada uma dessas opções da melhor forma.

oleo de primula para que serve menopausa artrite

Óleo de Prímula engorda ou emagrece?

O Óleo de Prímula em si não tem componentes em quantidades significativas para aumentar taxas de gordura corporal, e nem possui propriedades específicas que as reduzam. Não há estudos que atestem benefícios específicos ou diretos para emagrecer.

O que este óleo pode fazer é auxiliar no combate de processos inflamatórios no corpo e na melhora da sensação de saciedade, fatores que favorecem a rotina de emagrecimento. Ainda assim, os relatos mencionam apenas melhora sensível após 3 meses, o que pode desestimular bastante quem tem o desejo de reduzir as medidas. Atividades físicas e reeducação alimentar continuam sendo fatores fundamentais para emagrecer.

Assim, recomendamos sempre manter hábitos saudáveis e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

 

Óleo de Prímula: efeitos colaterais e contraindicações

O Óleo de Prímula é considerado seguro para consumo, sendo bem tolerado pelo organismo humano. Reações adversas, quando ocorrem, variam entre náusea, cefaléia, diarréia e vômito.

  • Não recomenda-se Óleo de Prímula a gestantes ou lactantes por falta de estudos que atestem um consumo seguro por estes pacientes. Deve-se suspender o uso na suspeita de gravidez.
  • Não é recomendado para crianças e pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
  • Pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes não devem consumir Óleo de Prímula.
  • Quem possui câncer associado a causas hormonais não deve consumir Óleo de Prímula.
  • De modo geral, recomenda-se a suspensão do uso de Óleo de Prímula duas semanas antes de cirurgias agendadas.

 

Óleo de Prímula: preço e onde comprar

Você pode comprar o Óleo de Prímula no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

beneficios do oleo de primula

Bibliografia

https://www.bjns.com.br/index.php/BJNS/article/view/54/39

https://www.healthline.com/health/evening-primrose-oil

https://synapse.koreamed.org/upload/synapsedata/pdfdata/3165jmm/jmm-25-74.pdf

https://www.researchgate.net/profile/Keli-Camargo-Rocha/publication/361048130_Oleo_de_primula_como_suplemento_alimentar_Evening_primrose_oil_as_a_dietary_supplement/links/62a26c4bc660ab61f871028f/Oleo-de-primula-como-suplemento-alimentar-Evening-primrose-oil-as-a-dietary-supplement.pdf

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32441049/

https://www.ufrgs.br/lacvet/site/wp-content/uploads/2014/08/prostaglandinas.pdf

https://www.isaude.com.br/noticias/detalhe/noticia/ansiedade-tristeza-irritabilidade-estes-sao-apenas-alguns-dos-sintomas-da-tpm/

https://www.mundoboaforma.com.br/oleo-de-primula-engorda-ou-emagrece/

https://en.wikipedia.org/wiki/Oenothera_biennis

https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ÓLEO-DE-PRIMULA.pdf

Comentários


  • Deise Aparecida Bianchi
    Gostaria de saber se para já fez dois cateterismo e toma medicação para colesterol, pode tomar prímula, eu tenho muitas ondas de calor e não estou mais na menopausa,segundo o cardiologista, mais tô sofrendo a mais de 12 anos com esse calor, agradeço Deise
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Deise

    Pode sim fazer o uso do Óleo de Prímula.

    Para mais informações e adquirir, clique no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-de-primula

    Para falar com nossos fitoterapeutas clique em um dos links abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    https://www.oficinadeervas.com.br/zap

    Estamos à disposição.

  • Jaciara Rocha
    Tenho 65 anos e ainda sinto muito calor relativo a menopausa, queda de cabelo, insônia e etc...
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Jaciara

    Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Informe se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento.

    Estamos à disposição.
  • Sandra antunes
    Tenho que tomar para desfazer um cisto na mama
    Está certo
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Sandra

    Se for um cisto benigno diagnosticado pelo seu médico, pode ser utilizado o Óleo de Prímula ou Óleo de Borragem em conjunto com a Vitamina E.

    Em caso de dúvidas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • simone
    estout tomando uns tres potes ou quatro já de 500 mg, dois oor dia
    mas achio que pra menopausa ajudou pouco ,tive que voltar a usar horrmônio
    mas continuo tomando igual
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Simone.

    O Óleo de Prímula pode ser insuficiente para diminuir os sintomas da menopausa, mas ele pode ser associado a outras plantas ou mesmo aos hormônios sintéticos.

    Deixo abaixo um informativo sobre menopausa e os tratamentos naturais existentes:

    https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/menopausa-fogo-que-arde-sem-se-ver

    Qualquer dúvida ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Benefícios do Óleo de Prímula: para que serve e como tomar