Dioscorea villosa – Inhame mexicano

Parte utilizada: Raiz.

Composição química: Saponinas esteroidais (DHEA, diosgeninas, dioscenina, beta-sitosteral), precursores na biosíntese de estrógenos e progesterona, alcalóides (principalmente dioscoretina), taninos entre outras substâncias.

É usado na terapia de reposição hormonal no climatério, dismenorréia, tensão pré-menstrual, impotência, hipertrofia da próstata e alterações psico-sociais. Por conter precursores esteroidais são utilizados na vitalidade feminina.

Também é usado como coadjuvante no tratamento de dores e desconfortos causados pela artrite e reumatismo.

O Yam Mexicano ficou famoso por ser considerado um regulador natural dos hormônios femininos. Por sua semelhança de ação com a progesterona, estudos médicos têm descoberto os benefícios do Yam mexicano relacionados à TPM, menopausa e à osteoporose.

DOSAGEM USUAL:

250mg a 750mg ao dia ou conforme orientação de um profissional habilitado. 

PRECAUÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES:

Deve ser utilizado com cautela em pacientes sob terapia de medicações esteroidais, em pacientes submetidos à TRH, que fazem uso de contraceptivos orais e com histórico de doença trombolítica e derrame.

É contra-indicado em pacientes com histórico de tumor estrógeno dependente ou câncer endometrial.

Apresenta baixo índice de efeitos adversos. Apenas sonolência e vertigens foram relatados.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos