xilitol

O Xilitol é um adoçante natural que é encontrado nas fibras de muitos vegetais. Tem a aparência e o gosto bem parecido com o do açúcar, com 40% menos de calorias e baixo índice glicêmico, de apenas 7, enquanto o do açúcar comum está entre 60 e 70. O xilitol não afeta a insulina, portanto é uma excelente opção para pessoas com diabetes, pré-diabetes e obesidade. Uma curiosidade sobre o xilitol é que ele deixa uma sensação refrescante na boca e melhora a saúde bucal, ajudando a prevenir cáries e outros problemas. O xilitol é benéfico por diversos motivos:

Diferentemente da sacarose, não serve como alimento para as bactérias nocivas.

O xilitol, ao contrário do açúcar, alcaliniza a saliva, ajudando a prevenir a placa bacteriana e as cáries. Ao fermentar o açúcar, as bactérias se proliferam, deixando o ph do interior da boca mais ácido, o que vai corroendo o esmalte e aumentando a placa bacteriana que pode levar a gengivite e cáries.

o xilitol ataca diretamente as bactérias patogênica da boca. Ao diminuir a glicose disponível no sangue e na boca, diminuímos também os nutrientes destas bactérias, e ao consumir o xilitol, não só não fornecemos alimento para estas, mas ao tentarem se alimentar de xilitol, elas deixam de consumir glicose e morrem.

Estudos mostraram que o xilitol aumenta a absorção de cálcio no sistema digestivo, contribuindo para a saúde dos dentes e dos ossos. Por isso tem ação também na prevenção de osteoporose e enfraquecimento dos ossos.

Combate infecções nos ouvidos e sinus. Os mesmos tipos de bactérias que causam cáries e gengivite, causam também infecções nos ouvidos e na cavidade nasal, e como os três estão interligados, o efeito protetor do xilitol se estende para o nariz e os ouvidos.

Combate a Candida Albicans, fungo causador de inúmeros problemas de saúde.

O xilitol tem o potencial de alimentar as bactérias benéficas da flora intestinal, atuando como um prebiótico, similar às fibras.

O Xilitol pode ser usado por pessoas de todas as idades.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Francieli
Posso utilizar as folhas da planta do xilitol no preparo dos alimentos, como por exemplo um bolo?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Francieli. O Xilitol é um dos componentes da planta, principalmente da chicória. Ela pode ser utilizada em receitas sem problema. Estamos a disposição.


• rubens Gomes vieira
vou comprar
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rubens Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria Célia
Como faço pra conseguir comprar o xilitol pois tenho diabetes tipo 2 Mas estou controlando o máximo que posso más não consigo tira o açúcar do meu café da manhã já tentei adoçante más passo mal
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos