Você sabia que o Óleo de Linhaça possui vários tipos de benefícios?

Sobre Óleo de Linhaça (Linum usitatissimum)

A Linhaça é uma das mais antigas plantas cultivadas, e que cresce ao redor do mundo em muitas variedades e formas, cultivada por sua fibra e óleo.

Principais componentes do Óleo de Linhaça (Linum usitatissimum)

Os principais componentes do Óleo de Linhaça são os ácidos graxos da família Ômega 3, e também os da família Ômega 6, com seus respectivos precursores e derivados, além das lignanas e mucilagem.

Óleo de Linhaça possui os ácidos graxos ômega 6 e ômega 3 em uma proporção que é considerada a ideal pela maioria dos pesquisadores, sendo altamente indicado para o reequilíbrio das proporções entre os dois grupos de ácidos graxos ômega. O Óleo de Linhaça contém entre 50% e 60% de ômega 3 (ácido linolênico) e entre 14% e 20% de ômega 6 (ácido linoléico).

A suplementação com Óleo de Linhaça resultou em uma redução na freqüência de ataques de asma e uma redução no uso de medicamentos para a condição. Níveis reduzidos de ácidos graxos ômega 3 são associados ao aumento na incidência de câncer de mama, próstata e cólon.

O ômega 3 reduz os triglicérides plasmáticos, a agregação plaquetária, relaxa os vasos sangüíneos e reduz a pressão arterial.

Pacientes com artrite reumatóide participaram de um estudo duplo-cego de um ano de duração, no qual receberam 2,6 g de ômega 3 diariamente, e obtiveram significativas melhoras no todo e redução da dor, o que permitiu uma redução correspondente no uso de analgésicos.

Os ácidos graxos ômega 3 freqüentemente proporcionam melhoras em anormalidades no metabolismo dos ácidos graxos descobertas em pacientes com psoríase e eczema. A suplementação com Óleo de Linhaça  aumentou a concentração de Ômega 3 nos fosfolipídeos das plaquetas e lipídeos plasmáticos de voluntários vegetarianos masculinos.

Propriedades Funcionais da Linhaça:

Seus componentes ativos são as lignanas que podem prevenir e controlar câncer como o de mama e pulmão. Ela é considerada a fonte rica de precursores de lignana de mamíferos (THOMPSON et al., 1991).

Entre os principais óleos extraídos de sementes, o Óleo de Linhaça contém o maior conteúdo (57%) do ácido graxo ômega 3, um ácido a-linolênico.

As pesquisas atuais, todavia, têm se concentrado mais especificamente nos compostos associados a fibras conhecidos como lignanas. As duas lignanas primárias de mamíferos, enterodiol e seu produto oxidado, enterolactona são formadas no trato intestinal pela ação bacteriana sobre precursores da lignana vegetal.

A lignana nada mais é que uma das quatro famílias dos polifenóis.

O termo polifenóis ou compostos fenólicos refere-se a um amplo e numeroso grupo de moléculas encontradas em hortaliças, frutas, cereais, chás, café, cacau, vinho, suco de frutas e soja.

Indicação do Óleo de Linhaça (ação funcional):

• Na prevenção de doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto; 
• Para reduzir os níveis sangüíneos de colesterol e triglicérides; 
• Ajuda a manter a pele saudável e fortalece o sistema imune; 
• No tratamento da depressão, asma e osteoporose; 
• Como auxiliar no tratamento da artrite reumatóide; 
• Útil na dieta de vegetarianos.

 

Confira aqui, o Óleo de Linhaça em cápsula.

Óleo de Linhaça como alimento funcional

Veja aqui sobre mais informações do Óleo de Linhaça como alimento funcional, clicando aqui.

Está com dúvidas sobre o Óleo de Linhaça?

Clique aqui e fale com o nosso fitoterapeuta.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Afonso Jorge Filgueiras
Estou com: ácido úrico: 7,9 ; glicemia 120mg/dl; colesterol 194mg/dl ; triglicerideos 481mg/dl ; o que devo fazer uso pra baixar essas taxas, aguardo retorno, obrigado
⇒ Oficina de Ervas: Olá Afonso, Para cada caso que citou existem fitoterápicos com ação para controlar. Por exemplo, para glicemia tem o Melão de São Caetano entre outras. Para podermos lhe orientar melhor peço que entre em contato com os nossos fitoterapeutas através do link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• TURIBIO ALBERTO MACHADO MACHADO
NÃO TENHO DÚVIDA NENHUMA SOBRE À SEMENTE DE LINHAÇA,OLEO !!! FUNCIONA MESMO!!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Turibio Agradecemos o seu comentário, ficamos felizes que alcançou o resultado esperado. Para maiores orientações acesse o link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Dalva de F. Silva
Estava pesquisando se o óleo de linhaça combate tbm inflamação do estômago. Muito interessante. Mas não ficou muito claro pra mim.
⇒ Oficina de Ervas: Boa tarde Dalva, Alguns estudos apontam que o Óleo de Linhaça auxilia na prevenção e tratamento de inflamações no intestino, como por exemplo a Doença de Crohn, Diverticulite e quadros inflmatórios em geral no intestino. Para podermos orientá-la melhor, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos