Uxi amarelo (Endopleura uchi)

Família: Humiriaceae

Parte Utilizada: Casca

 

O Uxi Amarelo é uma árvore alta, nativa da Amazônia, de tronco reto e liso, casca cinzenta, madeira de boa qualidade, folhas denteadas e drupas comestíveis, com sementes oleaginosas. Também chamada de uxipuçu, encontrada em estado silvestre da mata primária de terra firme dispersa por todo Pará e Amazonas. Essa planta é considerada quase milagrosa no tratamento de mioma, um tumor benigno cujo tratamento existente até bem pouco tempo era a cirurgia, que extirpa os nódulos ou o útero inteiro.

 

Propriedades Funcionais:

A casca do Uxi amarelo é utilizada no tratamento de miomas, ovário policístico, infecções urinárias.

Indicado também para cólicas menstruais, hemorragia uterina.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Antonia cunha trindade
Bom dia! Há menos de duas semanas consumi o fruto, local onde trabalho tem pés. Fiz até uma receita.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Antonia. Sabemos que na região nativa o Uxi amarelo é consumido como alimento. Bom saber que você fez até receita com ele.


• larissa
Qual a posologia pro uso da tintura do Uxi amarelo? Devo tomar quantas gotas e quantas vezes ao dia? Agradeço desde ja!!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Larissa Geralmente a dosagem da tintura varia de 25 a 35 gotas 3 vezes ao dia. Você pode pingar as gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool antes de tomar. Dependendo da finalidade, o uso deve ser prolongado (4 a 6 meses). Caso queira alguma orientação ou mais informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• d.d
Qual é o mecanismo de ação do Uxi Amarelo ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Daniela. O Uxi Amarelo é uma árvore originária da Amazônia brasileira e seu uso tradicional pelo povo da região é para tratamento de inflamações uterinas e outras afecções femininas. Atualmente o seu uso associado à Unha de Gato tem mostrado bons resultados em casos de miomas uterinos. https://www.oficinadeervas.com.br/uxi-amarelo O composto químico isolado da casca do Uxi Amarelo chamado Bergenina é um dos principais carotenoides, presente também nos frutos, que são usados como alimento. Outros compostos presentes também estão sendo alvo de estudos, para compreender a atividade terapêutica e buscar a comprovação científica, uma vez que seus resultados são observados na prática e no uso empírico. Deixo aqui um dos estudos sobre a composição química dessa planta e as referências bibliográficas que serviram de apoio para a pesquisa. https://www.scielo.br/j/aa/a/VdbbWnSGZ83SfFvpS7FxFRj/?lang=pt Acredito que logo teremos os esclarecimentos que desejamos, pois o que vivenciamos aqui é um resultado muito positivo. Caso você queira mais informações ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Elisangela
Estou sofrendo com miomas e cisto muito sangramento e dor. Como devo tomar o chá de uxi amarelo. Por favor me ajudem
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Elisangela Pode fazer por forma de infusão, 1 colher de chá para 200ml de água. Para sua comodidade nós temos em forma de cápsula e tintura, recomendo o uso do Uxi Amarelo junto com a Unha de Gato. Clique no link abaixo para mais informações sobre o Uxi Amarelo: https://www.oficinadeervas.com.br/uxi-amarelo Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos