Tribulus terrestris: Anabolizante ou afrodisíaco?

Tribulus terrestris é uma planta rasteira originária da Índia, também conhecida pelo nome de videira da punctura, abrolhos e abre olhos. Ele é mencionado em antigos textos médicos da ayurvédica indiana, que datam de milhares de anos, sendo até hoje muito usado como tônico e afrodisíaco nas práticas ayurvédicas.

Acredita-se que ele pode contribuir para o vigor físico em geral, bem como o vigor sexual, a construção de todos os tecidos, especialmente Shukra dhatu (tecido reprodutivo). Também crê-se que possa ser útil ao rim, bexiga, aparelho urinário e doenças relacionadas urogenitais, onde funcionaria como diurético.

Na Grécia Antiga, era comum o uso dos frutos secos do Tribulus terrestris como um laxante suave e um tônico geral.

Durante a década de 1970 no leste da Europa, sobretudo na Bulgária, foi que o uso do Tribulus terrestris no tratamento de infertilidade, impotência ou disfunção erétil nos homens e aumento da libido em ambos os sexos passou a se dar.

Através de alguns estudos foi descoberto que o Tribulus terrestris aumenta os níveis dos hormônios testosterona, LH, FSH e estradiol. Houve melhoras nas funções reprodutivas, incluindo aumento na produção de espermatozoides e níveis de testosterona em homens.

É usado também para tratar infecções urinárias. O aumento dos níveis de testosterona causado pelo Tribulus terrestris, promove síntese de proteínas, balanço positivo de nitrogênio, melhorando também o stress muscular.

O Tribulus terrestris tem se tornado popular entre os atletas, pois também aumenta a força e resistência muscular. Pode ser usado associado ao Long Jack, pois o mesmo tem sido usado como uma erva medicinal por séculos no Sudeste Asiático, conhecido por Tongkat Ali, para favorecer o bem-estar, melhorar a saúde, incrementar a força e a libido.

Outros resultados positivos do Tribulus terrestris foram relacionados com o declínio nas taxas de colesterol, bom humor e melhora da autoestima pessoal, memória, raciocínio, diminuição de estresse e estafa.

É contraindicado em casos de gravidez, lactância, câncer de próstata e hepatopatias.

As pesquisas e o conhecimento sobre as plantas são fatores essenciais para o uso seguro e bons resultados.

Por: Eliza Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Bruno
Tribulus é ineficaz
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Bruno. O Tribulus é eficaz em casos de homens acima de 45 anos e que apresentem a diminuição da produção de testosterona, pois é essa a ação do Tribulus. O seu uso indiscriminado pode provocar a diminuição da produção de testosterona, principalmente em jovens. Por esse motivo essa planta passou a ser manipulada apenas com prescrição médica. https://www.oficinadeervas.com.br/tribulus-terrestris Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• edson teles machado
BOM DIA. GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER USO DESTA MEDICAÇÃO, RIBULUS TERRETRIS, PORQUANTO, SOU HIPERTENSO E DIABÉTICO, E TOMO MEDICAÇAO PARA ISSO
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Edson. O uso em hipertensos que tomam medicamentos deve ser feito com prescrição médica, uma vez que ele pode interferir e potencializar a ação do medicamento. Não há restrição quanto ao diabetes, mas ele somente pode ser manipulado mediante receita médica. Caso queira maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Mauro júnior
Olá gostaria de saber de concreto o trubulus terrestre aumenta a massa muscular...?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mauro. O Tribulus tem essa ação, mas também aumenta a produção de testosterona. Como a sua venda passou a ser de forma indiscriminada em academias e lojas de produtos naturais, a ANVISA proibiu a sua comercialização sem receita médica. https://www.oficinadeervas.com.br/tribulus-terrestris Temos o Tribulus para manipular mediante receita médica. Para aumentar massa muscular, existem também outros produtos. Segue o link com informações: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/como-fortalecer-os-musculos-com-plantas-medicinais Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• maria
qual a planta afrodisíaca
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria. Existem plantas que possuem ação como afrodisíacas. A escolha depende do sexo, idade, condições de saúde mental e física, etc. As mais comuns são : Long Jack, Epimedium , Maca e Mucuna. https://www.oficinadeervas.com.br/long-jack https://www.oficinadeervas.com.br/epimedium https://www.oficinadeervas.com.br/mucuna https://www.oficinadeervas.com.br/maca Caso você queira orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo e relate suas necessidades. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos