O Boldo do Chile (Peumus boldus) é o verdadeiro boldo, muito indicado para se ter em casa nessa época de festas, pois muitos ainda acabam exagerando na ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos, congestionando o fígado ou passando por crises de enxaqueca e mal estar.

O boldo é originário da região dos Andes do sul, principalmente nos Andes chilenos. É uma planta arbustiva, podendo alcançar até 6 metros de altura, mas sendo encontrada na maioria das vezes com 2 ou 3 metros. Suas folhas são coriáceas, de uma cor verde acinzentado, com presença de glândulas ricas em óleo essencial de odor bem marcante, lembrando levemente a cânfora. Esta planta gosta de solos pedregosos, com pouca umidade, e com uma altitude em torno de 1.000 a 1.500 metros. Condições esta encontradas em pouquíssimas regiões, sendo portanto, restrito o seu cultivo a Itália, Marrocos e Chile.

O boldo já era utilizado pelas populações indígenas dos Andes Chilenos, sendo denominada de peumo, e foi "descoberta" pelo botânico espanhol D. Boldo, daí a origem do nome Peumus boldus. Esta população empregava o boldo para dores reumáticas e em casos de luxações. Já em 1869 o boldo era empregado na Europa como estomáquico, hepatoprotetor, antissifilítico, antiedematoso e nos casos de otites. Interessante observar o conteúdo de princípios ativos do boldo. A sua riqueza química proporciona uma ampla aplicação terapêutica.

As principais indicações são para hipoacidez e dispepsias (sensação de empanzinamento). Aumenta a produção de bile e promove a proteção hepática. Possui ação desintoxicante do fígado e pode ser usado em casos de ingestão alcoólica exagerada.

Pode ser usado na forma de chá, cápsulas ou extrato fluido como tratamento ou sempre que tiver problema de má digestão.


Cuidado para não exagerar nas festas, mas não deixe de aproveitar os bons momentos e os encontros. Cuide bem da sua saúde! Feliz 2015!

 

Por: Eliza Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Ivete Sararolli
Eu tenho. Não fico sem. Excelente para o fígado e gazes intestinais.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ivete. Realmente, o Boldo do Chile é um excelente aliado para proteger o fígado.Agradecemos seu cometário e estamos à disposição para qualquer dúvida.


• Danielle
Como faço para conseguir mudas ou sementes do boldo do chile. Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Danielle Nós trabalhamos com o Boldo do Chile apenas em apresentações farmacêuticas. Clique no link abaixo para mais informações sobre o Boldo do Chile: https://www.oficinadeervas.com.br/boldo-do-chile Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos