Tanchagem 

Plantago lanceolata 
A Tanchagem é um nome popular dado a várias espécies do gênero plantago, tanto espécies brasileiras quanto espécies exóticas. Isto devido a semelhança entre as diferentes espécies, não só com relação à forma externa, quanto também à suas ações terapêuticas. A espécie denominada Plantago lanceolata é originária da Europa, sendo que atualmente já se encontra dispersa por vários continentes. O Plantago major em algumas literaturas é citado como originário da Europa, em outras na Ásia e tem alguns autores que colocam o Brasil como sendo o seu local de origem. Existe ainda o Plantago minor, espécie que encontramos vegetando em grande quantidade na Mata Atlântica, formando um verdadeiro tapete sob a mata. De forma geral as folhas desta planta se assemelham a uma folha de almeirão, possui uma coloração verde escuro, e forma pequenas touceiras que podem atingir cerca de 30 cm de altura. Produz uma inflorescência no formato de espiga que em algumas espécies é a parte mais importante, como é o caso do Plantago psilium. Neste caso, como as sementes são muito ricas em mucilagens, estas são utilizadas na fabricação de medicamentos para amenizar problemas de constipação intestinal ou prisão de ventre. É encontrado no mercado na forma de cápsulas de psilium ou então em saquinhos da farinha da semente, que as pessoas adicionam em seus alimentos.
Agora, de forma geral, utilizam-se as folhas da Tanchagem para uma infinidade de doenças, principalmente para aquelas do sistema digestório e respiratório. Como suas folhas também possuem uma quantidade muito grande de muscilagens, é muito usada para proteger a garganta e as cordas vocais, alem disso, possui uma ação antitussígena e antibiótica natural. Com estas atribuições esta planta produz um excelente xarope para a tosse, ainda mais se associar um óleo de Eucaliptus globulus e um extrato de Guaco. Pode ser usado não só na forma curativa como também na preventiva, pois é uma planta muito saudável, praticamente atóxica, sendo que em alguns lugares são utilizadas na alimentação como saladas. Também pode-se usar a Tanchagem para aftas, gastrite, úlceras, fissuras anais e até mesmo hemorróidas.


Ademar Menezes Junior

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Adriana Schwarz
Gostaria de saber se realmente não tem problema comer as folhas de tanchagem como salada por qualquer pessoa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Adriana. A Tanchagem é uma planta segura e algumas pessoas a consomem como salada. Se você tem algum problema de saúde e quer consumir com finalidade terapêutica, entre em contato com nossos fitoterapeutas para orientações. Segue o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Arroz Vermelho Fermentado baixa colesterol? Entenda os benefícios! 28 Nov 2024 Artigo Gymnema sylvestre ajuda na diabetes e emagrece? Entenda os benefícios! 25 Nov 2024 Informativo Como surgiu a Fitoterapia? Entenda os benefícios e a ciência das plantas medicinais 21 Nov 2024 Artigo Tanacetum parthenium: para que serve e efeitos colaterais 31 Out 2024 Artigo Boldo-do-Chile é o boldo verdadeiro? Confira para que serve e todos os benefícios da planta! 28 Out 2024 Artigo Camomila é bom para quê? Entenda para que serve e todos benefícios! 23 Out 2024

Ver Outros Conteúdos