Sete sangrias: benefícios e como tomar

Não se assuste com o nome desta erva: A Sete sangrias é uma planta nativa da América do Sul muito conhecida pelas suas propriedades medicinais, sendo o seu principal uso para pressão alta. Mas será que esta é a única função dessa espécie? Confira neste artigo para que serve a Sete sangrias e como tomar.

 

Comprar Sete Sangrias

O que é Sete Sangrias?

Assim como tantas outras plantas medicinais, a Sete sangrias é uma erva muito utilizada popularmente e vem atraindo cada vez mais a atenção de estudos científicos. Afinal, essa espécie se dispersa fácil e é até mesmo considerada invasora de plantações de monocultura. Ela nasce de maneira espontânea, portanto é considerada uma planta ruderal: um tipo de vegetal que cresce entre entulhos, pastagens, terrenos baldios e outros lugares que inicialmente são considerados impróprios para o crescimento de plantas, mas que podem abrigar espécies com grande potencial.

O nome científico da Sete sangrias é Cuphea balsamona, da família Lythraceae. A origem desse nome vem de uma expressão popular, referindo-se ao fato de que o tratamento por esta planta era tão bom que era equivalente ao tratamento por “sete sangrias” — lembrando que sangria, ou flebotomia terapêutica, consiste na retirada de certo volume de sangue para aliviar sintomas. Essa prática é antiga, mas não mais utilizada com frequência na medicina contemporânea.

E além de contar com outras sinonímias científicas, ela possui outros nomes populares como erva de sangue, guanxuma vermelha e pé de pinto.

A grande função do chá de Sete Sangrias na medicina tradicional é a promessa de que a infusão baixa a pressão arterial. Existem também relatos, principalmente de cidadãos mais velhos e áreas rurais, de usos ainda mais amplos da Sete Sangrias, como reduções de palpitações, redução de colesterol, afecções respiratórias e até cataplasmas de uso externo. É sempre importante resgatar esses relatos para que estudos científicos possam atestar o uso seguro de plantas medicinais!

Felizmente, existem estudos buscando entender os mecanismos de ação para comprovar a eficácia dos usos tradicionais da Sete sangrias. São necessárias mais pesquisas e investimento na área, mas já temos evidências que certos componentes desta espécie possuem atividade hipotensora e hipocolesterolêmicas. Agora que você conhece um pouco mais sobre a Sete sangrias, leia a seguir mais detalhes!

Comprar Sete Sangrias

Sete Sangrias: para que serve

De modo geral, a Sete Sangrias serve para pressão alta e colesterol alto. Mas existem ainda detalhes importantes sobre seus benefícios!

Pode-se utilizar a planta inteira, exceto em casos em que o caule é muito lenhoso. Nestas situações, indica-se o uso de folhas e ramos finos apenas. De modo geral, seus componentes são:

 

A Sete Sangrias possui ações:

 

Ela é vendida na forma de cápsulas, tintura e extrato fluido. Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico manipulado para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem estas versões para você escolher.

 

Comprar Sete Sangrias

E quais são as indicações de uso da Sete Sangrias?

A Sete Sangrias costuma ser utilizada para:

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do quadro da sua saúde! Afinal, questões de pressão necessitam de atenção redobrada, conferindo outros detalhes da sua saúde e estilo de vida. Também avalia-se a preferência do modo de consumo da Sete sangrias, por exemplo em cápsulas ou tintura.

Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Sete sangrias da melhor forma.

 

Comprar Sete Sangrias

Sete Sangrias emagrece?

Não há evidências de que a Sete Sangrias reduza taxas de lipídios depositados em excesso no tecido adiposo no corpo, apenas melhora o controle de colesterol e triglicérides. São gorduras com características diferentes e não há estudos que atestem sua capacidade de emagrecer, nem de engordar. Por ter ação diurética, o consumo de Sete sangrias pode ajudar na eliminação da retenção de líquidos.

Portanto, recomendamos sempre uma rotina saudável e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

 

Comprar Sete Sangrias

Sete Sangrias: efeitos colaterais e contraindicações

A erva Sete Sangrias é bem tolerada pelo organismo, tanto que não encontram-se relatos negativos do uso dela. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, diarréia, mal-estar e leve urticária. Ainda assim, existem outros lembretes importantes para o consumo de Sete sangrias:

 

Comprar Sete Sangrias

Sete sangrias: preço e onde comprar

Você pode comprar Sete sangrias no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

COLLE, Mariana Possamai Della. ROSSATO, Angela Erna. CITADINI-ZANETTE, Vanilde. Estudo Etnobotânico de Cuphea carthagenensis (Jacq.) J. Macbr. “Sete sangrias” (Lythraceae) Junto à Pastoral da Saúde, Santa Catarina. Journal of Social, Technological and Environmental Science, v.8, n.2, p. 333-347, 2019. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/f33a/542ed2085cf9f7cbefb1200294ef06b0c9c3.pdf>. Acesso em: 29 sep. 2022.

LORENZO, Marco Antônio de. Estudo do efeito do tipo ansiolítico da Cuphea carthagenensis (JACQ.) J.F. Macbr. (Sete sangrias) em camundongos. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Farmacologia. Florianóplois, p. 115, 2000. Documento eletrônico, disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/78537/171614.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 29 sep. 2022

SANTOS, Marí C. et al. Cuphea spp.: antichemotactic study for a potential anti-inflammatory drug. Natural Product Research, v.35, n.24, p. 6058-6061, 2020. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14786419.2020.1817921>. Acesso em: 29 sep. 2022.

Sete sangrias. Horto Didático de Plantas Medicinais do HU/CCS, 2020. Disponível em: <https://hortodidatico.ufsc.br/Sete sangrias/> Acesso em: 29 set. 2022.

Sete sangrias In: Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sete sangrias> Acesso em: 29 set. 2022.

SIQUEIRA, M. de C.; STUTZ, E. T. G.; DA SILVA, T. C.; ALVES, J. N. de C. Avaliação do efeito hipocolesterolêmico da Cuphea ingrata cham. & schltdl. (Sete sangrias) em camundongos induzidos à hipercolesterolemia / Evaluation of the hypocolesterolemic effect of Cuphea ingrata cham. & schltdl. In mice induced to hypercolesterolemia. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 60518–60531, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n8-461. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/15347>. Acesso em: 29 sep. 2022.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• ANSELMO RIBEIRO GOMES
BOM DIA! EQUIPE OFICINA DE ERVAS. PERGUNTO: A SETE SANGRIAS É O MAIS PODEROSO FITOTERÁPICO QUE VOCÊS TEM PARA COMBATER O COLESTEROL OU HÁ OUTRO MAIS POTENTE PARA COMBATER O COLESTEROL E OS TRIGLICERÍDEOS EM FORMA DE EXTRATO? AGRADEÇO PELA A ATENÇÃO DISPENSADA, E AGUARDO RESPOSTA PARA REALIZAR COMPRA. ANSELMO/CLIENTE.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Anselmo A Sete Sangrias é mais indicar para hipertensão arterial. Nos casos de colesterol e triglicerídeos elevados, existe a Cassiolamina e o composto de Berinjela com Alcachofra, que são mais específicos para dislipidemias. Tem também o DHA e as folhas de Oliveira (cápsula ou gotas). Deixo abaixo os links do fitoterápicos mencionados acima para ver mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/cassiolamina https://www.oficinadeervas.com.br/berinjela https://www.oficinadeervas.com.br/alcachofra https://www.oficinadeervas.com.br/dha/ Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Silvia
Olá! Fiz exames cardiológicos e fui diagnosticada c hipertensão leve, qual a dosagem segura pra uso do medicamento em tintura, dosagem segura sem risco de quedas brusca da pressão. Grata!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sílvia Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem outro problema de saúde e se faz uso de algum medicamento - em caso afirmativo, cite-os. Aguardamos seu contato. Estamos à disposição.


• Marta Denise
Sete sangria tomei o cha no chimarrao pois sou constipada deu trez horas depois do consumo ,meu intestino limpou sem dor nem uma ,muito bom o cha nao tome muito pois é forte
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marta. Nunca ouvi que alguém tomasse a Sete Sangrias no chimarrão. Essa planta é usada principalmente para o controle da hipertensão. O uso em excesso pode causar náusea, diarreia, mal-estar e leve urticária. Agradecemos pelo seu depoimento e ficamos à disposição.


• Kátia
Boa tarde. Posso usar a tintura ou extrato fluido para reduzir a pressão arterial? Grata .
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Kátia. O extrato fluido é a forma mais concentrada que existe, com concentração a 100%. Geralmente é indicado para casos mais agudos ou quando se necessita usar maior quantidade em princípio ativo. A tintura tem a concentração a 20% e geralmente se usa em casos preventivos ou controlados. https://www.oficinadeervas.com.br/sete-sangrias A escolha da forma farmacêutica e a dosagem dependerá da sua necessidade. Caso queira orientações de nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo link abaixo e informe a sua idade, que medicamentos toma, qual a sua pressão arterial atual, se tem algum problema de saúde, etc. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ereni Malta
Comecei a tomar hoje , minha pressao logo de manhã , 16 por 9 ! Sou um pouco ansiosa , nao quero mais tomar losartana e clortalidona ! Devo tomar 3 xicaras por dia ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ereni Pode tomar 3 xícaras ao dia, contendo a infusão (1 colher de sobremesa de planta para 200mL de água). Como a elevação da pressão arterial está relacionada à ansiedade, vale tratar a causa também, utilizando algum fitoterápico com ação ansiolítica. Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas para que eles possam te orientar melhor: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se usa algum medicamento além do mencionados no comentário. Estamos à disposição.


• Gilberto
Sete sangria baixa nível ácido úrico Como tomar chá e por qto tempo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gilberto Existem Fitoterápicos mais especifico, como Salsaparrilha, Quebra Pedra e Urtiga. Clique no link abaixo para mais informações sobre os fitoterápicos mencionados: https://www.oficinadeervas.com.br/salsaparrilha https://www.oficinadeervas.com.br/quebra-pedra https://www.oficinadeervas.com.br/urtiga Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Edna
Quero pedir a tintura de sete sangrias, e gostaria de saber como tomar
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Edna Posologia usual da tintura de Sete Sangrias: Tomar 30 gotas diluidas em água 3 vezes ao dia. Clique no link abaixo para ver mais informações, valores e adquirir: https://www.oficinadeervas.com.br/sete-sangrias Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Eliseu
Eziste cura Pará emorroida
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eliseu Nós temos fitoterápicos que auxiliam no tratamento, como Castanha da Índia com Erva de bicho e um creme especifico para esse quadro. Para mais informações clique no link abaixo para ver os fitoterápicos mencionados: https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india https://www.oficinadeervas.com.br/erva-de-bicho Para maiores orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• João Batista Xavier da Silva
A sete sangria auxilia em algum tratamento de câncer?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, João Existem fitoterápicos mais especifico para o tratamento de câncer. Para auxiliar melhor em seu caso, clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Sônia Maria Silva de Souza
Bom dia tomo Valsartana 320mg a 10 anos .Minha pressão nunca passou de 16 . Quero tomar sete sangrias, posso tomar a cápsula de 300? Tenho 62 anos .Também tomo anticoagulante pois tive uma FA.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sônia A Sete Sangrias é indicada para esse caso, no entanto não deixe de tomar o medicamento que já faz uso sem falar com seu medicamento. Posologia usual: Sete Sangrias 300mg - tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia. Link com mais informações e valores da Sete Sangrias: https://www.oficinadeervas.com.br/sete-sangrias Caso tenha alguma dúvida clique nos links abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição.


• Fernanda
Bom dia sete sangrias é tomado puro ou tem tomar com água
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Fernanda Se você quiser tomar a Sete Sangrias na forma de Tintura ou Extrato Fluido, orientamos que pingue as gotas em um pouco de água para tomar. Caso tenha restrição ao consumo de álcool, você pode pingar em água morna e esperar um pouco, pois assim, todo o álcool evapora. Tem a forma também de cápsulas que é tomado com um pouco de água. https://www.oficinadeervas.com.br/sete-sangrias Caso queira mais orientações, entre em contato conosco pelos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição.


• Edson isaias
Boa noite, tenho 65 anos quero saber se posso fazer o chá com 1 colher de planta seca de 7 sangria,e 1 colher de planta seca de oliveira em 200 ml de água para pressão obrigado.
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Edson Você pode fazer o chá da seguinte maneira: Aquecer 1 xícara de chá ou 250ml de água até levantar fervura.Desligar o fogo e adicionar 1 colher de chá de chá da mistura das 2 ervas, Oliveira e Sete Sangrias. Tampar e deixar em repouso por aproxiamdamente 5 minutos. Coar e tomar. O ideal é tomar de 2 a 3 vezes ao dia. Se preferir preparar a quantidade para tomar o dia todo, mantenha a mesma proporção e se ao final do dia não consumir tudo, descarte e preppare outro no dia seguinte. Não acondicionar em utensílios de alumínio a quantidade preparada. Segue abaixo link com mais informações sobre os produtos: SETE SANGRIAS:https://www.oficinadeervas.com.br/sete-sangrias OLIVEIRA: https://www.oficinadeervas.com.br/oliveira Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• TARCILEIDE RODRIGUES
QUERO TOMAR A TINTURA DE SETE SANGRIAS QUAL VALAOR ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Tarcileide Para ver mais informações e valores, clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/sete-sangrias Para falar com nossos fitoterapeutas clique em um dos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos