Quente ou frio: Chás medicinais só funcionam quando quentes?

O Bem Estar desta quinta-feira (18) falou sobre os chás. Você toma muito chá? Por que gosta, para emagrecer? Mas nem todos os chás são medicinais. Eles convidaram a consultora e pediatra Ana Escobar e o farmacêutico Nilton Luz Netto Junior para falar sobre o assunto.

Chás de saquinho vendidos nos mercados não possuem indicações medicinais, pois são alimentícios. Os chás medicinais são vendidos em lojas especializadas ou em farmácias de manipulação. Especialistas lembram que o chá perde parte das propriedades quando está gelado. Ele funciona melhor quando está quente.

E como preparar? Muita gente acha que é fácil fazer o chá por infusão. Siga a recomendação da embalagem para a dose. Se a folha estiver fresca, não deve ser fervida junto com a água. Já as raízes, cascas e folhas duras podem ser fervidas junto com a água. O uso deve ser imediato para não perder o princípio ativo.

 

Propriedades

Cada planta tem indicação para um sintoma. Veja a lista:

- Bebês podem tomar chá desde pequenos. Os mais indicados são erva doce, erva cidreira e camomila.

- Espinheira santa: antiácido, má digestão e protetora mucosa gástrica.

- Capim santo: utilizado para cólicas e como sedativo leve.

- Erva cidreira: bastante usada como sedativo, relaxante muscular e para cólicas.

- Erva doce: ajuda na má digestão, cólicas, evita formação de gases e favorece sua eliminação.

- Gengibre: usado para enjoos de gestantes e os causados pelo movimento, mal-estar gástrico e expectorante.

- Boldo: má digestão, auxilia a função intestinal e estimula a digestão hepática.

- Guaco: é opção para quem não pode tomar o xarope de guaco, que é expectorante.

- Hortelã: auxilio contra gripes e resfriados, auxílio na digestão.

 

Fitoterápicos no SUS

O Governo disponibiliza medicamentos fitoterápicos. Mas vale ressaltar que não é porque está na lista que estão disponíveis, isso varia de acordo com a prefeitura ou governo de cada região:

- Alcachofra (cápsula, comprimido, drágea, solução oral e tintura);

- Aroeira (gel e óvulo);

- Babosa (creme);

- Cáscara-sagrada (cápsula e tintura);

- Espinheira santa (cápsula, emulsão, solução oral e tintura);

- Guaco (cápsula, solução oral, tintura e xarope);

- Garra-do-diabo (cápsula e comprimido);

- Hortelã (cápsula);

- Isoflavona de soja (cápsula e comprimido);

- Plantago (pó para dispersão oral);

- Salgueiro (comprimido);

- Unha-de-gato (cápsula, comprimido e gel).

18/02/2016 10h39 - Atualizado em 18/02/2016 15h05

Fonte: G1, São Paulo

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/02/quente-ou-frio-chas-medicinais-so-funcionam-quando-estao-quentes.htmll

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Carla Beatriz Cerqueira de Souza
O cha medicinal se for gelado não funciona como vocês falaram, mas ele em temperatura ambiente sem estar quente, assim ele serve?
⇒ Oficina de Ervas: Carla, bom dia. A ação existe em qualquer temperatura, mas a ação é intensa quando está quente. Isso pode variar de planta para planta, pois não há estudo comparativo. De qualquer forma, mais do que a temperatura, o que mais funciona é acertar a dosagem e o tempo de tratamento. Por isso, nossa equipe está sempre à disposição. Abraços!


• JOZIMARA VICARIA ROSA
Boa tarde, o chá de uxi amarelo e unha de gato, pode tomar gelado, e têm a mesma funcionalidade? Obg.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Jozimara. Você pode preparar o chá e esperar esfriar, mas é melhor tomar na temperatura ambiente e não gelado. Não há relato de que o chá gelado diminua a ação, mas sabemos que o mais saudável e a maior absorção ocorre na temperatura ambiente ou mais aquecido. Estamos à disposição para qualquer dúvida.


• Elaine
Chá de marcela pode tomar gelado ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Elaine. A ação existe em qualquer temperatura, mas ela é mais intensa quando está quente. Isso pode variar de planta para planta, pois não há estudo comparativo. De qualquer forma, mais do que a temperatura, o que mais funciona é acertar a dosagem e o tempo de tratamento.Não há relato de que o chá gelado diminua a ação, mas sabemos que o mais saudável e a maior absorção ocorre na temperatura ambiente ou mais aquecido. Estamos a disposição.


• Lindemberg Benevides
O chá da graviola,pode tomar gelado? Bom dia!
⇒ Oficina de Ervas: Olá Lindenberg. Normalmente, todos os chás devem ser ingeridos em temperatura ambiente. Entre em contato conosco para qualquer dúvida. Estamos à disposição.


• Edna
O chá de canela com gengibre eu faço quente e coloco na geladeira para tomar durante o dia por 3 x, então está errado ? Tenho q nas 3 x esquentar ele ? Eu faço assim corto um pedaço e gengibre é uma canela em pau , quando começa a ferver a água jogo e deixo fervendo durante 5 min e depois deixo mais 5 com fogo desligado e tampado depois jogo fora o gengibre e a canela e coloco na geladeira para beber essas 3 c ao dia
⇒ Oficina de Ervas: Oi Edna. A forma de preparo está correta. Você pode deixar os pedaços na água, assim continua a extração, mesmo que seja pouco. O uso dele na temperatura ambiente ajuda na absorção dos ativos. Quanto mais frio, menor o aproveitamento. Mas isso não tem como quantificar, pois depende também da concentração que foi preparada. Qualquer dúvida, estamos à disposição


• MARCOS FATIMA PEREIRA
O chá de boldo pode ser batido com água gelado e tomar? Não age como deveria?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Marcos.A ação existe em qualquer temperatura, mas a ação é intensa quando está quente. Isso pode variar de planta para planta, pois não há estudo comparativo. De qualquer forma, mais do que a temperatura, o que mais funciona é acertar a dosagem e o tempo de tratamento.Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.


• Milla lorrane
Eu faço chá de espinheira santa e deixo na geladeira, não faz efeito assim?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Milla. O importante que você faça o chá em infusão (água quente) e coloque depois na geladeira. Vale lembrar que você deve tomar no mesmo dia e não deixar na geladeira para tomar no dia seguinte. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• Daiana
O chà Ype roxo pode ser tomado frio ou tem que ser quente? Obg.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Daiana. Todo chá tomado quente tem maior absorção dos seus ativos, mas isso não quer dizer que ele não funcione se for tomado frio. Evite que seja ingerido gelado. O mais importante é preparar o chá e tomar no mesmo dia, pois seus efeitos podem ser alterados se ficar preparado de um dia para o outro. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.


• Mateus Lino
O chá de espinheira santa pode tomar gelado?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Mateus. Todo chá deve ser tomado em temperatura ambiente ou quente. Assim terá mais efeito. Qualquer dúvida, estamos à disposição.


• Orlando
Chá de Melissa como preparar e como tomar pra ter um sono melhor eu estava tomando clonezapam prá dormir fui diminuindo a dose prá meio comprimido depois pra um 1/4 de comprimido agora estou tomando floral de tintura de valeriana Melissa e passiflora mais aínda não consigo dormir direito levo horas me virando na cama
⇒ Oficina de Ervas: Olá Orlando. Talvez seja importante mudar a dosagem da tintura para acertar seu sono. Outra tática importante é tomar no final da tarde e repetir 1 hora antes de deitar. Pode preparar o chá de melissa também se precisar, e tomar de noite. O preparo é de infusão colocando 1/4 da palma da sua mão em folhas picadinhas e secas para 1 xícara de água fervente. Não deixar ferver, somente fazer a infusão por uns 5 minutos e tomar. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e nos informe a composição da sua tintura e a dosagem que estão tomando. Estamos à disposição.


• Bianca
Tomo Chá de Louro em temperatura Ambiente e está fazendo Efeito . Está diminuindo minha ansiedade e melhora meu inchaço no estômago e sem contar que estou urinando abeça
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Bianca Agradeço pelo seu depoimento. Estamos à disposição sempre que precisar. Abaixo segue o link para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/


• Rejane g germano
Tomo chá de quixaba para cisto no ovário. Tem mais algum chá potente para isso?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rejane O Vitex é uma planta indicada para tratar cistos no ovário. No entanto ele é contraindicado se você usa anticoncepcional ou algum outro tipo de hormônio. Clique no link abaixo para ver mais informações sobre o Vitex: https://www.oficinadeervas.com.br/vitex Para esclarecimento de dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Vera Lucia
Eu tomo chá de amora miúda para colesterol e sintomas da menopausa,esse chá serve mesmo para esses probleminhas?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vera A Amora tem indicação para diminuir os sintomas da menopausa, para o controle do colesterol existem fitoterápicos mais específicos como a Alcachofra com Berinjela. Clique no link abaixo para mais informações dos fitoterápicos citados: https://www.oficinadeervas.com.br/alcachofra https://www.oficinadeervas.com.br/berinjela Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos